Rally Piocerá

0comentário

Depois de vencer o primeiro dia do Piocerá 2011 na categoria Master, o piloto oficial da Equipe Honda, Dário Júlio, obteve a segunda colocação no somatório dos pontos desta quarta (26). A prova partiu de Barreirinhas (MA) até Parnaíba (PI). O satélite Honda Sandro Hoffmann garantiu o terceiro lugar. A competição termina na próxima sexta (28) em Jijoca de Jericoacoara (CE).

Entre os obstáculos estava o trecho inicial de areião nos chamados pequenos lençóis maranhenses, na região da cidade de Paulino Neves (PI). Ao todo, foram 245 quilômetros de especiais percorridos em quase seis horas.

Alguns problemas durante a parte da manhã prejudicaram o desempenho do mineiro de Lavras. “O cabo do sensor magnético do aparelho estava com mau contato. Com isso, fiquei com a marcação da quilometragem oscilando, o que impediu um melhor resultado. Felizmente consegui consertar e andei bem a segunda etapa da prova, conquistando a vitória”, explica Dário. “Os trechos foram bem diferentes do primeiro dia. Tinha muita areia pesada e as médias estavam mais tranquilas”, completa.

Sandro Hoffmann comenta que esta é a primeira vez que o Piocerá conta com trecho com muita areia. “Foi testada a resistência dos pilotos, bem diferente de ontem quando pegamos lama e chuva”, destaca. “Ainda estamos na metade do caminho. Tem muita competição pela frente”, lembra.

Na classificação geral da categoria, Guilherme Cascaes está na frente com 92 pontos, apenas dois a mais que o piloto oficial da Equipe Honda. Sandro tem a terceira posição, com 82 pontos.

Nesta quinta (27), os participantes encaram o terceiro dia de disputa. O percurso conta com 220 quilômetros entre as cidades de Parnaíba (PI) e Ubajara (CE). A largada das motos está prevista para as 9h.

Resultados categoria Master 1º dia:

1º Dário Júlio – 47 pontos – Piloto oficial da Equipe Honda

2º Guilherme Cascaes – 47 pontos

3º Sandro Hoffmann – 40 pontos – Piloto satélite da Equipe Honda

Resultados categoria Master 2º dia:

1º Guilherme Cascaes – 45 pontos

2º Dário Júlio – 43 pontos – Piloto oficial da Equipe Honda

3º Sandro Hoffmann – 42 pontos – Piloto satélite da Equipe Honda

Confira a programação da 24ª edição do Piocerá:

27 de janeiro (quinta-feira)

Parnaíba (PI) a Ubajara (CE)

Largada das motos: 9h

28 de janeiro (sexta-feira)

Ubajara (CE) a Jijoca de Jericoacoara (CE)

29 de janeiro (sábado)

Premiação

 Da Ascom/Equipe Honda (Foto: Vipcomm)

sem comentário »

Torcedor quer apuração da Justiça Desportiva

1comentário

Olá Zeca,

Conforme já é do seu conhecimento e dos torcedores em geral, desde a última terça feira não mais faço parte da diretoria do Sampaio Corrêa Futebol Clube. Segundo informou o site do Clube, A gota d’água para a minha saída pode ter sido a decisão tomada pelo presidente Sérgio Frota que declarou que cabe somente a ele [Frota] a prerrogativa de falar pelo Sampaio. Ocorre que, em momento algum tive e não tenho a pretensão de falar pelo Sampaio ou mesmo de criticar a direção do clube na pessoa do seu presidente e demais diretores.

As críticas que faço, respeitando a integridade moral das pessoas, dizem respeito apenas aos dirigentes da FMF pela maneira de como eles estão administrando o nosso futebol, e a AMA CLUBES como entidade representativa dos clubes. Jamais critiquei o meu amigo Sérgio Frota, mesmo não concordando com algumas de suas atitudes, pois quando conversamos, faço questão de mostrar a ele a minha opinião. Mas, tudo bem, sem mágoas, vida que segue o que vale mesmo é a amizade que tenho com o Sérgio desde a infância.

Diz o ditado popular: Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Como eu não tenho juízo, vou continuar criticando e expressando o meu pensamento sobre aquilo que eu achar que não está correto. Agora, como torcedor da Bolívia querida e do futebol maranhense, é que acabei de protocolar junto à Secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA) um requerimento para que sejam apuradas as irregularidades praticadas pelos clubes de futebol, conforme declarou o Sr. José Alberto de Moraes Rego ao Jornal “O Imparcial”, na edição do 25.01.2011.

Estou fazendo como torcedor aquilo que a AMA CLUBES deveria fazer como entidade representativa dos seus associados. Vamos aguardar o posicionamento da Justiça Desportiva. Só não vale o Geografia dizer que foi mal interpretado.

Jorge Viveiros
Ex-diretor jurídico do Sampaio

1 comentário »

Viva Nota sem o Castelão?

9comentários

Tomei conhecimento hoje que os clubes teriam solicitado junto ao governo do Estado a antecipação na aquisição de ingressos do Viva Nota.

O pedido teria sido feito na reunião de terça-feira, da qual participaram a AMA Clubes, Federação Maranhense de Futebol, governo do Estado através dos secretários de Fazenda e Esporte e Lazer e ainda a Afama, uma vez que o Viva Nota também valerá para o esporte amador.

O governo não disse nem sim, nem não aos clubes.

Fico me perguntando como isto seria possível. Ao pedir a antecipação na aquisição de ingressos, os clubes, na verdade estão pedindo a antecipação de recursos para colocar o time em campo.

Ao tomar conhecimento dessa informação passei a imaginar o quanto seria importante a inversão do calendário logo agora. E vou tentar explicar porque defendo esta hipótese que para muitos pode parecer uma maluquice.

A nossa principal praça esportiva para a prática do futebol que é o Castelão está fechada. Pois bem, se o Campeonato Maranhense passasse para o 2º semestre quem sabe não poderíamos ter inclusive o Estádio Castelão.

Somente no Castelão poderíamos ter grandes públicos e grandes públicos neste casos será sinônimo de grande sucesso do Viva Nota.

O governo do Estado poderia priorizar a iluminação, vestiários e cadeiras e imediatamente liberaria o Castelão. Não dá para o futebol ficar esperando até 8 de setembro de 2012, quando a governadora Roseana Sarney já afirmou que pretende comemorar os 400 anos de São Luís com a realização de um amistoso entre as seleções do Brasil e França.

Sem o Castelão, o Viva Nota para o futebol será bastante prejudicado. Os clubes só poderão contar com o Nhozinho Santos (em São Luís) e o Frei Epifânio (em Imperatriz) os dois tem capacidade de público que não chega a 40 mil torcedores. Capacidade esta que seria, com o Castelão algançada em uma simples partida. O que vocês acham disso?

Para o futebol seria uma boa o governo começar a arrumar o Castelão aos poucos já que não é possível fazer tudo de uma vez só. Não sei se estão pensando nisto. Se estão, pelo menos ninguém no governo até agora falou sobre isto.

9 comentários »

FMF procura substituto para a arbitragem

4comentários

A Federação Maranhense de Futebol ainda procura um substituto para Lucas Lindoso na Ceaf.

Depois de investir no ex-árbitro Renato Rodrigues que declinou ao convite do presidente Alberto Ferreira quem teria sido convidado foi o ex-presidente do MAC e diretor de futebol do Moto Club e Sampaio, Evandro Marques, mas este também teria dito não à FMF.

Evandro Marques é o nome preferido dos clubes para o departamento técnico caso a Federação Maranhense de Futebol decida mesmo tirar do cargo José Alberto de Moraes Rego por exigência dos clubes. Marques também já teria dito que se for convidado não aceitará dirigir o DT da FMF.

Tá difícil! Niguém quer entrar nesse time!

Sugiro então que a Federação Maranhense de Futebol reúna o seu quadro de árbitros e peça a indicação de um nome.

Vou citar dois, mas não sei se a FMF ou eles mesmo aceitariam: Sílvio Eduardo Silva e Silva e Marcelo Filho.

4 comentários »

Votação popular vai até esta sexta-feira

0comentário

A votação popular para os atletas indicados ao Troféu Mirante Esporte ocorre até as 18h desta sexta-feira (28). Foi o que informou a comissão de organização do evento em reunião com presidentes de federações de diversos esportes no Estado e atletas indicados, na manhã desta quinta-feira (27), no auditório do Sistema Mirante de Comunicação. Na reunião, eles puderam conhecer o novo formato da cerimônia de entrega da premiação, que ocorre no próximo dia 3 de fevereiro (quinta-feira). Ao todo, vinte atletas receberão a premiação, que está em sua sexta edição.

Clique e vote na lista completa de indicados ao Troféu Mirante Esporte

Para participar, basta destacar o cupom disponível no jornal O Estado do Maranhão, votar e depositar na urna que fica na portaria do Sistema Mirante – que fica na avenida Ana Jansen nº 200, São Francisco – ou, ainda, no portal Imirante. Agora, é possível, na votação pela internet, votar apenas nos atletas da preferência do internauta, sem a obrigatoriedade de votar em todos os atletas, como ocorria anteriormente.

Por Maurício Araya/Imirante Esporte

sem comentário »

Reunião apresenta o Troféu Mirante 2010

0comentário

Presidentes de federações de diversos esportes no Estado e atletas indicados ao Troféu Mirante Esporte participaram, na manhã desta quinta-feira (27) de uma reunião no auditório do Sistema Mirante de Comunicação, no São Francisco, para conhecer o novo formato da cerimônia de entrega da premiação, que ocorre no próximo dia 3 de fevereiro (quinta-feira). Ao todo, vinte atletas receberão a premiação, que está em sua sexta edição.

A votação popular ocorre até as 18h desta sexta-feira (28). Para participar, basta destacar o cupom disponível no jornal O Estado do Maranhão, votar e depositar na urna que fica na portaria do Sistema Mirante – que fica na avenida Ana Jansen nº 200, São Francisco – ou, ainda, no portal Imirante. Agora, é possível, na votação pela internet, votar apenas nos atletas da preferência do internauta, sem a obrigatoriedade de votar em todos os atletas, como ocorria anteriormente.

Clique e vote na lista completa de indicados ao Troféu Mirante Esporte

Da comissão de organização do evento, estiveram presentes, na reunião de hoje, o coordenador de eventos esportivos do Sistema Mirante, Eurico Pacífico; o jornalista Edivaldo Pereira “Biguá”, em representação aos jornalistas esportivos dos veículos do Sistema Mirante; e o diretor de Marketing, Laércio Sousa Júnior. Os dirigentes e atletas ouviram as orientações e puderam sugerir mudanças para as próximas edições do evento.

Aluízio Ribeiro/Imirante

Eurico Pacífico explica novo formato do Troféu Mirante. Foto: Aluízio Ribeiro/Imirante.

As mudanças feitas na cerimônia atende, segundo a comissão organizadora do evento, a reivindicações das próprias federações. Entre elas, a data do evento, que foi adiada, já que no fim do ano, como ocorria anteriormente, alguns atletas ainda disputavam competições. Outra reivindicação dos atletas e dirigentes tratava da formalidade do evento. Nesta edição, a solenidade foi transferida do auditório da Faculdade Atenas Maranhense (Fama), no Turu, para o Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, o que, segundo a organização, deve tornar a premiação mais descontraída.

Investimentos

O diretor de Marketing do Sistema Mirante, Laércio Sousa Júnior, enfatizou a importância do evento para o esporte do Maranhão, além da contribuição que o grupo de Comunicação dá para o reconhecimento dos atletas. O investimento, de acordo com Laércio, é a longo prazo e visa a consolidação da premiação no Estado. “O objetivo do Troféu Mirante Esporte é repercutir o investimento que cada atleta faz em sua carreira. O prêmio já ultrapassou a importância de um simples evento”, afirmou o diretor de Marketing.

Além disso, ele ressaltou a importância do investimento de empresários em iniciativas como o Troféu Mirante Esporte. Este ano, o evento é patrocinado pelo Armazém Paraíba, Itumar, Nova Schin e Governo do Maranhão. O objetivo é atrair novos investidores para o evento.

Solenidade

De acordo com o Edivaldo Pereira “Biguá”, que explanou o roteiro de apresentações, neste ano, a premiação começará às 19h30. A comissão organizadora pediu, na reunião, que os atletas e dirigentes de federações cheguem com antecedência mínima de 30 minutos. As federações terão que indicar, também com antecedência, os representantes de atletas que não poderão comparecer ao evento da próxima quinta-feira.

Na abertura do evento, será executado o Hino Nacional com a interpretação do instrumentista maranhense Chiquinho França. A solenidade terá, primeiramente, a entrega de dez prêmios. Haverá um intervalo, com direito a apresentação de atletas do basquete de rua (Streetball), homenagens e entrega de prêmios especiais. Logo após, haverá a segunda parte da solenidade, com a entrega dos outros dez prêmios aos atletas vencedores.

Desta vez, um vídeo será exibido, em cada premiação por modalidade, sobre a carreira dos três atletas indicados, mas apenas o vencedor irá ao palco receber o prêmio. Todos os indicados, no entanto, receberão certificados do Troféu Mirante Esporte. 

Após a solenidade, atletas, parentes e dirigentes de federações poderão participar de uma confraternização no local.

Por Maurício Araya/Imirante Esporte  e (Fotos e arte: Aluízio Ribeiro/Imirante)

sem comentário »

Esporte nas comunidades indígenas e quilombolas

0comentário

Parceria firmada entre as Secretarias de Igualdade Racial (Seir) e de Esporte e Lazer (Sedel) vai promover atividades esportivas e culturais em bairros da periferia de São Luís e comunidades indígenas e quilombolas. A decisão foi tomada, no fim da tarde desta quarta-feira (26), durante reunião entre os secretários Claudett Ribeiro e Joaquim Haickel. As ações terão início ainda neste semestre.

O objetivo é desenvolver atividades que envolvam basquete de rua, hip-hop, encontro de capoeiristas, olimpíadas em comunidades indígenas e quilombolas, além da formação de jovens quilombolas como agentes de lazer. “Essa parceria vai fomentar ações afirmativas nas áreas de esporte e lazer com crianças e jovens negros, quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais”, assinalou a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, ao lado da secretária adjunta Benigna Almeida.

Os campeonatos de basquete e hip-hop reunirão jovens que residem em área de maior risco e vulnerabilidade social, caso da Liberdade, Coroadinho e Barreto. Segundo o projeto, as partidas dos campeonatos serão realizadas nesses bairros após as 22h, pois é a partir deste horário que é registrado o maior número de ocorrências criminais. A proposta de Olimpíadas nas Comunidades Indígenas incluirá atividades culturais inerentes aos índios, como disputas de arco e flecha e levantamento de toras, entre outras.

“Essa é a primeira das inúmeras parcerias que serão firmadas entre a as duas secretarias, pois ambas trabalham visando levar ações de cidadania e elevar a qualidade de vida do maranhense”, observou o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel.

O projeto é respaldado no artigo 19 do Estatuto da Igualdade Racial, segundo o qual a população afro-brasileira tem direito a participar de atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer, adequadas a seus interesses e condições.

As informações são da Secom/Governo do Maranhão (Foto: Antônio Martins)

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS