Por Zeca Soares • terça-feira, 25 de janeiro de 2011
O maranhense Rafael Duailibe Leitão (Grande Mestre Internacional) conquistou de forma convincente o título do Memorial Antonio Rocha de Xadrez, disputado de 13 a 25 de janeiro, em Campinas-SP. O evento, um dos mais fortes já organizados no Brasil, teve caráter fechado (exclusivo a convidados) e foi jogado no Sistema Shüring (todos contra todos), com a participação de sete GMs, cinco Mestres Internacionais (MIs) e dois não-titulados. Rafael foi o único participante a alcançar a invencibilidade, somando 10 dos 13 pontos possíveis, o que lhe garantiu a vitória isolada.
Campanha
De forma sólida, Rafael empatou contra os GMs e venceu os demais enxadristas, desempenho que rendeu, ainda, 11 pontos de rating Fide ao maranhense:
1ª rodada: vitória sobre o MI sérvio Dragan Stamenkovic
2ª rodada: empate contra o GM gaúcho Henrique da Costa Mecking, o “Mequinho”
3ª rodada: vitória sobre o MI paulista Marcus Vinícius “Ovelha” Santos
4ª rodada: empate contra o GM argentino Sandro Mareco
5ª rodada: empate contra o GM uruguaio Andrés Rodriguez
6ª rodada: empate contra o GM argentino Diego Flores
7ª rodada: empate contra o GM gaúcho Giovanni Vescovi
8ª rodada: vitória sobre o MI carioca Diego di Berardino
9ª rodada: vitória sobre o paulista Gilberto de Nucci
10ª rodada: vitória sobre o MI espanhol Horacio Saldano
11ª rodada: vitória sobre o MI paulista Edson Tsuboi
12ª rodada: empate contra o GM boliviano Oswaldo Zambrana
13ª rodada: vitória sobre o paulista Gabriel Name
Classificação final
1º: GM Rafael Leitão (BRA), 10 pontos
2º: GM Giovanni Vescovi (BRA), 9,5 pontos
3º: GM Henrique Mecking (BRA), 9 pontos
4º: GM Andrés Rodriguez (URU), 9 pontos
5º: GM Sandro Mareco (ARG), 8,5 pontos
Num total de 14 jogadores participaram da competição.
Categoria Iape | Tags Rafael Leitão, xadrez
Por Zeca Soares • terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Ora bolas!
Não há mais nenhuma dúvida. Os clubes pediram a cabeça de Geografia, mas o dirigente continuará comandando o departamento técnico da FMF. Se eu já não tinha a menor dúvida, depois do que presenciei nesta terça-feira, o assunto está encerrado.
Conversei agora à tarde com o presidente da FMF, Alberto Ferreira. Sempre muito tranquilo, apesar da grave crise que toma conta do futebol maranhense, Alberto afirmou que não tem pressa para resolver o impasse.
– Eu não resolvi não. Para te dizer uma coisa eu não estou nem pensando nisso ainda. Os clubes pediram a saída dele [Geografia] mas alegaram apenas que queriam alguém no departamento técnico que tivesse diálogo com os clubes. Não há outro motivo, por isso eu estou estudando com tranquilidade – adiantou.
Só para que todos vocês tenham certeza que o assunto está mesmo encerrado, o diretor técnico José Alberto de Moraes Rego foi quem representou a Federação Maranhense de Futebol na reunião realizada hoje, para discutir sobre o programa Viva Nota com clubes e o governo do Estado.
Também conversei com José Alberto sobre o assunto e a resposta que recebi foi bem curta.
– Está tudo tranquilo, não tem problema algum – disse.
E os clubes nesta história toda como ficam?
Bem, os clubes vão continuar parados. Divididos!
Terão que continuar carregando o prejuízo e pagando para jogar enquanto o futebol for administrado neste modelo.
Espero muito estar errado, mas esta é a minha sensação neste momento.
Categoria Iape
Por Zeca Soares • terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Clubes, Federação e governo do Estado estiveram reunidos hoje pela manhã. Em pauta a implantação do Viva Nota. O programa começará mesmo a funcionar no mês de junho.
Até lá, o governo finalizará toda logística, envolvendo premiação, confecção de ingressos, mídia, dentre outros pontos importantes.
O secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão adiantou ao BLOG que a premiação será em crédito na conta do consumidor. Não haverá premiação em carro, geladeira, fogão, nada disso.
Para quem pensa que o Viva Nota é um programa apenas para dar dinheiro aos clubes de futebol, Trinchão garante que serão beneficiadas também as federações amadoras e o segmento da cultura.
Segundo Trinchão, o impacto do programa Viva Nota na arrecadação do Estado será medido segmento a segmento. Ele usou o exemplo do segmento varejista (bares e restaurantes) e disse que a estimativa é de aumento entre 20 a 40% na arrecadação, numeros que, segundo ele serão bastante significativos.
O secretário Cláudio Trinchão disse que o orçamento do Estado prevê recursos da ordem de R$ 8 milhões e 800 mil reais este ano para o Viva Nota e garantiu que o programa será permanente, mas sofrerá ajustes quando necessário.
Categoria Futebol | Tags Cláudio Trinchão, Governo do Maranhão, Viva Nota
Por Zeca Soares • terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Adversário do Sampaio no dia 24 de fevereiro pela Copa do Brasil no Estádio Nhozinho Santos, o Sport anda mal das pernas no Campeonato Pernambucano. Em cinco jogos, o time rubro-negro não soma grandes resultados e é apenas o sexto colocado. Se o Estadual terminasse agora, o Sport estaria fora das finais.
Por este motivo, o sinal de alerta foi aceso na Ilha do Retiro. O técnico Geninho quer reforços para o restante da temporada. O nome da vez é o do sérvio Petkovic, atualmente no Flamengo e que tem bom relacionamento com o treinador.
– Eu sou até suspeito para falar do Pet, pois ele é um amigo pessoal, inclusive temos uma amizade que envolve a nossa família desde a época que ele chegou ao Brasil para jogar no Vitória e eu fui um de seus treinadores no clube baiano. Ele é um dos maiores meias que eu já vi jogar, pois é inteligente, técnico e trabalha com ambos os pés, além de ser um grande profissional – disse o treinador ao site SportNet.
Mas Geninho sabe que não será fácil contar com Petkovic no time pernambucano. A questão financeira talvez seja o maior empecilho.
– Não acredito em sua vinda porque se trata de uma negociação difícil pelo salário alto que ele ganha no Flamengo. Junto com esse salário ele também recebe um valor de uma dívida que o clube carioca tem com ele e por isso ele também planejava encerrar a sua carreira no Flamengo – disse.
Mesmo assim, o treinador não descarta contar com o meia sérvio nesta temporada, onde o Sport terá, além do Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B.
– Liguei para ele no Réveillon e ele me retornou para falar de outros assuntos, mas deveremos conversar novamente. Na próxima conversa com ele, vou saber da sua situação no Flamengo e, se ele quiser vir para cá com o seu corpo e a sua alma, será um grande reforço, caso contrário, não adianta tentar trazê-lo – finalizou.
Por Paulo de Tarso Jr. com informações do Globoesporte.com
Categoria Futebol | Tags Petkovic, Sport