“O futebol maranhense é só para torcedores românticos, meia-dúzia de gatos pingados que insistem em ir ao estádio, e alguns “ingênuos” profissionais de imprensa, que ainda acreditam que tudo vai dar certo. O futebol maranhense não existe há anos e nunca vai existir. Não tem estrutura, não tem craques, não tem torcida”. A opinião é do jornalista Marco Aurélio D’Eça.
O Marco Aurélio D’Eça para quem não sabe é um dos amigos que tenho na profissão. Geralmente me chama de professor. Pura bondade. Não sou nada disso. Mas o D’Eça é uma pessoa com a qual discuto muitos assuntos. Discutimos sobre política, educação, família e sempre que possível sobre o futebol. É um cara de cultura elevada e que sabe sobre alguns assuntos como poucos, mas que por ser humano também comete os seus pecados.
É exatamente quando discutimos futebol que começamos a encontrar as nossas diferenças. Tudo bem normal, afinal, como disse não somos e nem pensamos de maneira igual. A maior das nossas diferenças é que, Marco Aurélio D’Eça torce para a Alemanha na Copa do Mundo. Eu, torço é claro para o Brasil – o único país pentacampeão do mundo. Imaginem o sofrimento do Marco D’Eça naquela decisão em que o Brasil não tomou conhecimento e fez 2 a 0 contra a toda poderosa Alemanha, na final disputada no Japão.
Mas, pensamos igual quando discutimos sobre o futebol brasileiro. Somos apaixonados pelo Vasco e neste ponto jogamos no mesmo time. Mas se o futebol brasileiro, na sua opinião se resume a Flamengo e Vasco, diria que a coisa está preta então. Na Copa, Fla e Vasco tiveram apenas Kleberson na Seleção. E este, ora reserva, ora titular.
E quando o assunto é o futebol maranhense? Bem, aí a coisa pega. A opinião do Marco Aurélio D’Eça é a opinião dele. Não é a opinião de todos que gostam de futebol. Nem por isso vou dizer que ele está errado. Tem lá suas razões para chutar o pau da barraca.
Nestes anos de estrada já aprendi um pouquinho sobre futebol e diria ao meu amigo Marco Aurélio D’Eça que em matéria de organização estamos muito longe da realidade sim, mas em matéria de craques e de torcida, o meu colega vai permitir que eu discorde da sua opinião, principalmente quando o assunto é Alberto Ferreira que é sinônimo de tudo que existe de mais ultrapassado no futebol.
Se você não sabe D’Eça, mas o Sampaio colocou este ano, no Campeonato Brasileiro Série D, 16 mil pagantes no Nhozinho Santos, num jogo contra o Guarany de Sobral, do interior do Ceará. No mesmo fim de semana, o público do Sampaio, por exemplo foi 10 vezes maior do que o público que o nosso Vasco e o Flamengo levaram a jogos pela Série A. Você tem razão sim, D’Eça quando fala da desorganização no futebol maranhense, mas quanto a torcida temos uma que é de primeira. Fica aqui o meu convite a você para acompanhar os jogos de Sampaio e Iape na Copa do Brasil. Os grandes eventos, assim como no futebol são sempre muito concorridos e até você, com certeza deverá ir ao estádio.
Quanto a craques, você sabe muito bem que os clubes do país inteiro e até do exterior sempre estão vindo aqui ao Maranhão buscar as nossas revelações. Marcos D’Eça até poderia ter sido uma dessas estrelas se a carreira iniciada no Sampaio e depois no Maranhão tivesse dado certo. Não deu. Melhor para o jornalismo. Vai dizer que você não vai torcer para o maranhense Misael brilhar no nosso Vasco. Aposto que vai torcer e muito, principalmente se ele fizer gols contra o Flamengo.
Bom, já conversamos muito ao telefone. Renovo o convite a você para que esse jogo aberto continue na sexta-feira, no gramado do Adventure. A discussão é válida e oportuna, afinal todos nós somos loucos por futebol, seja no Maranhão, no Brasil ou no mundo.
Futebol entre amigos é bom por isso…
Pelas asneiras que Deça escreve eu nunca perderia tempo em conversar com ele, perdeu a credibilidade ha muito tempo.
Quanto ao fato dele torcer pela Alemanha acho que não podemos esperar algo diferente , não podemos fazer as pessoas ter opnião igual a gente mas qualificamos as pessoas conforme sua opnião, postura…. , e sobre o futebol Maranhense seria desnecessário a opnião dele ja que não conhece a causa ………é mas hum torcedor mixto influenciado pelo Plim Plim.
A Tv e o marketing profissional em torno dos clubes do Sudeste faz as pessoas ficarem bastardas e consumir produtos (Camisas) deles , O D´eça é só hum das milhares de vitimas do Pais . Não o condeno pois ele ainda não entendeu a extrutura montada no futebol Brasileiro (Pelo clube dos 13, Globo e CBF), que visa manter os grandes sempre na mídia e os torcedores do Brasil inteiro aplaudindo e lhes dando receita .
Se os jogos dos clubes do Rio / SP não fosse transmitido em nível nacional toda semana eles teriam torcedores regionailzados, assim como Sampaio e Moto . Qdo a Mirante transmitiu jogos do Moto e Sampaio pela Copa do Brasil oportunizou aos Maranhenses 90 minutos na telinha e certamente gerou afinidade dos torcedores a estes clubes , Jogos pela TV faz muita diferença ,pois a TV forma opnião / torcedores.
Hum dia hum torcedor do Central (Caruaru) falou ” Prefiro sofrer por algo que pertence a mim a me contentar com o que é dos outros e não me diz respeito .
.
PARA ALGUÉM QUE NÃO ACREDITA EM DEUS ( marco deça ) NÃO PASSA DE UM POBRE COITADO VAZIO DE ESPIRITO, MAIS UM DOENTE DA ALMA, CHEGARA UM DIA QUE TU marco deça IRA IMPLORA POR DEUS E TALVEZ SEJA TARDE,
Nunca vi uma pessoa escrever tanta besteira sobre futebol esse cara conhece mesmo os esquemas na assembleia
Esse marco seca sovaabe falar mal do futebol maranhense
Manda esse marco D’eca falar do prato que ele come na assembleia
Zeca continue trabalhando e acreditando no nosso futebol nos torcedores estamos com voce
Caro Zeca, quero começar o parabenizando pelo belo texto, dentro do que foi escrito, uma frase visitou minha cabeça: “Que amor é esse?”.
Digo isso pois, ouço quase todos os dias as reclamações de minha esposa, coisa que não deve ser diferente com a grande maioria dos apaixonados por este esporte. Me considero suspetio a falar, pois milito no meio, mais posso dizer a você, ao D´eça, dos quais sou leitor assíduo e a todos aqueles eternamente apaixonados, que esse amor independe da nossa força, do nosso pensamento e vontade, uma vez apaixonado sempre apaixonado.
JÁ OUVI E LI VÁRIAS VEZES QUE NOSSA REALIDADE É ESTA ,QUE É ASSIM MESMO ETC. REALMENTE PARECE QUE PERDEMOS O AMOR PELO NOSSO FUTEBOL ,MESMO AINDA TENDO UM CELEIRO DE CRAQUES ,ONTEM MESMO VI 02 MARANHENSES ATUANDO NO AMERICA MINEIRO ( DUDU E PRETO ) E POR AI AFORA TEM MUITOS OUTROS . EXISTEM DOIS PROBLEMAS CRUCIAIS : NÃO DEVEMOS FICAR ACANHADOS,PENSANDO PEQUENO SEMPRE ACHANDO QUE É ASSIM MESMO .DEVEMOS PENSAR GRANDE FAZER MELHOR .OUTRO É QUE NÃO VALORIZAMOS O QUE É NOSSO . VEJAM UM EXEMPLO : LÁ NO PARÁ CERVEJA É “CERPA ” CLUBE É “REMO E PAYSANDU” MUSICA É ” TECNO MELODY-RITIMO DO PARÁ” ,COMIDA É “TACACÁ” (ELES ESTÃO CERTOS VALORIZAM O QUE É DELES ) . ENQUNTO ISTO NOS AQUI ESTAMOS PERDENDO NOSSSAS CARACTERISTICAS, NOSSOS CUSTUMES . QUANDO EU ERA MOLEQUE IA AO NHOZINHO SANTOS ,CASA CHEIA VER O QUE ERA NOSSO : GOJOBA ,ANANIAS ,BAEZINHO , PELEZINHO ,CARLOS ALBERTO ,SANTANA ,DEJALMA ,BARRÃO,ZUZA ,NEGÃO E VÁRIOS OUTROS . O MAC MONTOU MUITOS ELENCOS GENUINAMENTE MARANHENSE ,DAVA GOSTO DE VER .EM UMA OUTRA FASE TIVEMOS GRANDES NOMES VINDO DE FORA TRAZIDOS PELOS EMPRESARIOS PRESIDENTES DE CLUBES : VILA NOVA ,HOMENA ,ALVIM DA GUIA, FERNANDO ,CLESIO ,HAMILTON E VARIOS OUTROS .HOJE NÃO SE VÊ NADA , PERDEMOS NOSSAS TRADIÇÕES , PERDEMOS NOSSSAS RAIZES ,SOMOS UM POVO DIFERENTE ,FAZEMOS AS COISAS DIFERENTES PRINCIPALMENTE NO FUTEBOL .A CIDADE ERA BEM MENOR , O ESTADIO ACANHADO ( ALIÁS CONTINUA ACANHADO) E TINHAMOS UM FUTEBOL MUITO MAIOR .A DIFERENÇA DO ONTEM PARA O HOJE É QUE TINHAMOS GRANDES CRAQUES ,GRANDES ESPETACULOS .ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE MUDARMOS ,FAZERMOS MELHOR .
Zeca o Marco Deça é um verdadeiro torcedor maranhense, só que ele é um cidadão muito passional, quando o time dele do coração aqui, Sampaio, chegar na série A, ou seja, na elite do futebol, lá estará seu Deça, com a sua bandeira, boné e tudo que um torcedor apaixonado com ele tem direito, Deça quando o Sampaio subir eu vou atrás de você em qualquer lugar desta Ilha de Upaon-açú e vou te presentear a camisa mais linda do Estado.
RESPOSTA: NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA DISSO. O SARARÁ ADORA O FUTEBOL. ATÉ TENTOU A CARREIRA NO SAMPAIO. HOJE PERTENCE AO TIME DO BASTICO (EMBORA NÃO APAREÇA MAIS). VOCÊ PODE PRESENTEÁ-LO LOGO COM A CAMISA NÃO PRECISA ESPERAR O DIA QUE VOCÊ FALA CHEGAR.
Zeca,
Temos sim uma boa e apaixonada torcida e craques não faltam também. Falta mesmo é organização, credibilidade e patrocínios para o futebol crescer e tudo passa pela saída do Alberto Ferreira.
Caro Zeca,
Nós que vamos ao estádio sabemos do seu compromisso com o futebol. Como você disse, a opinião do Marco D’Eça deve ser respeitada, mas ele realmente está vendo de longe e não está lá para ver o que acontece.