O presidente da Federação Maranhense de Tênis (FMT), Clineu César Filho, está com um largo sorriso no rosto. E motivo é simples: a inclusão do tênis nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) de 2011.
Clineu Filho adiantou ao Imirante Esporte que, pela primeira vez, a modalidade fará parte dos JEMs. Para o presidente da FMT, este é o primeiro passo para que o tênis faça parte da vida dos jovens atletas.
– O tênis não é um esporte de elite. Ele é um esporte da comunidade. A inclusão do tênis nos Jogos Escolares é o primeiro passo para o sucesso do esporte no Estado. A Secretaria de Esporte e Lazer já deu sinal de que o tênis vai participar do Jems pela primeira vez este ano, com o apoio da FMT, das academias e dos clubes – explicou Clineu.
Para o presidente da FMT, além da inclusão do tênis no Jems, é preciso que quadras sejam construídas no Estado para a prática do esporte. E, segundo Clineu Filho, este foi um dos pedidos feitos ao secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel.
– Com o novo secretário, a nossa expectativa é a melhor possível. Estamos confiantes de que ele consiga reorganizar o esporte no Estado. Esperamos que ele reorganize o esporte e que, de fato, aconteça. O secretário sabe da necessidade de fazer quadras de tênis no nosso Estado – finalizou.
Atualmente, o Maranhão conta com 1.245 atletas praticando o tênis. Destes, 280 estão filiados na FMT.
Por Paulo de Tarso Jr.
CARO AMIGO SANDOW, É SEMPRE BOM LER SEUS COMENTÁRIOS.
CONCORDO PLENAMENTE COM SEU COMENTÁRIO, VOCÊ SINTETIZOU MUITO BEM O QUE É DESPORTO ESCOLAR, E COMO É O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. HÁ UMA META NA SESP-MA DE QUANTIFICAR TUDO!! NÚMERO DE ATLETAS, DE MODALIDADES, DE ESCOLAS PARTICIPANTES, DE MUNICÍPIOS PARTICIPANTES E OUTROS, E ME PREOCUPA ISSO. PORQUE QUALIDADE NÃO PRECISA DE QUANTIDADE, PELO CONTRÁRIO.
O SECRETÁRIO DEVE TOMAR CUIDADO COM ISSO! MAS ISSO É CONSEQUÊNCIA DA PRECARIEDADE DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SESP, AS TOMADAS DE DECISÕES SÃO POLÍTICAS E NÃO TÉCNICAS, COMO DEVERIA SER. INFELIZMENTE, TODO MUNDO É ENTENDEDOR DE ESPORTE!!!
DANIELLE NAVA
Desporto Escolar.
O Desporto Escolar presente no ambiente escolar é um construto que se alicerça num entendimento plural e num conceito representativo, agregador, sintetizador e unificador de dimensões biológicas, físicas, motoras, lúdicas, corporais, técnicas e táticas, culturais, mentais, espirítuais, psicológicas, sociais e afetivas. Tudo isso são representações e construções pedagógicas. Ademais, sem matéria de ensino e sem aprendizagem condizentes, não há nenhuma disciplina que justifique a razão de figurar no cânone das disciplinas escolares. O único ambiente capaz de proporcionar tudo isso é a ESCOLA, então Presidente, o tênis primeiro tem que adentrar esse ambiente. O Sr. está querendo inverter o processo, a Secretaria tem que tomar muito cuidado quando o assunto é DESPORTO ESCOLAR.