É preciso dar importância ao Esporte

7comentários

A governadora Roseana Sarney pode anunciar esta semana o seu secretariado. Prefiro escrever que pode porque dentro do próprio governo há quem garanta que o anúncio só vai acontecer mesmo após a posse. Mas não é em relação a isso que quero me posicionar. Esta é apenas a introdução do assunto sobre o qual quero falar.

Quero me referir à indicação do nome do novo secretário de Esporte. Já ouvi muita gente dizer que a pasta não tem a mesma visibilidade como muitas outras. Não concordo. O esporte também tem muita importância.

E porque estou falando de importância? É que, neste momento, o esporte não está recebendo a importância que merece. Todo dia é um nome. A pasta virou uma espécie de prêmio de consolação e, embora tudo venha sendo tratado como especulação, a repercussão não poderia ser outra. Não acredito mais em nenhuma solução técnica como disse a governadora. A solução será política.

O primeiro nome convidado foi o do deputado eleito Roberto Costa, mas este declinou ao convite. Chegou-se a comentar a permanência do atual secretário Souza Neto. Especularam, também, sobre o nome do ex-atleta China, da Seleção Brasileira de Handebol e de um nome ligado ao vereador Isaías Pereirinha. No início de dezembro, a bola da vez foi o deputado Jura Filho. O martelo teria sido batido no dia 11 de dezembro.

Na semana passada, surgiu uma nova informação. O nome a ser comentado passou a ser o de Joaquim Haickel que já havia recusado este mesmo convite em abril do ano passado. Joaquim disse, em alto e bom som, que não aceitaria ser o secretário de Esporte. E pelo visto não aceitou.

Voltei a procurar o deputado Jura Filho. Ele confirmou que acredita no que já foi acertado e que deverá ser o secretário de Esporte, mas também prefere aguardar o anúncio oficial da governadora.

Hoje, dois novos nomes começaram a ser especulados: o de Ricardo Guterres e até o de Fábio Braga. Não me perguntem mais nada. Procurei saber a opinião de alguns desportistas e a opinião foi a pior possível.

É lamentável como o segmento esportivo vem sendo tratado neste momento tão importante e decisivo. É preciso lembrar que teremos pela frente a Copa do Mundo (o Maranhão briga para ser um dos Centros de Treinamentos de Seleções) e as Olimpíadas, isto para citar apenas os dois maiores eventos esportivos que ocorrerão no Brasil até 2016.

Já começo a desconfiar que, o anúncio de programas como o Viva Nota que surgiriam como uma “luz no fim do túnel” para o esporte amador e profissional e a formação de atletas para as Olimpíadas de 2016, além da recuperação do Estádio Castelão e do Ginásio Costa Rodrigues poderão ficar apenas no papel se não houver a sensibilidade e a visão do nome que, por ventura venha a ser escolhido para assumir a secretaria de Esporte.

Através do esporte muitos jovens que estão entregues ao crime e às drogas, por exemplo poderiam ser inseridos novamente na sociedade. Mas para isso, o governo precisa ter uma política para o esporte e juventude. E precisa também ter gente capaz e comprometida com as duas causas.

O valor do esporte não deve ser reconhecido apenas por quem pratica ou por quem está perto dele, mas por todos: pelos políticos e pelo governo também. Se existe uma pasta para a qual o indicado deveria ser alguém com conhecimento de causa, diria a vocês que esta seria o Esporte. É o mínimo que alguém da área esportiva pode esperar.

Bem, mas tudo por enquanto é mera especulação. Vou torcer para que a governadora Roseana Sarney, de fato, dê ao esporte a importância que ele tem e merece.

Os desportistas agradecerão!!!

7 comentários para "É preciso dar importância ao Esporte"


  1. cleide nunes

    Em se trtando de compromisso com o esporte em geral, uma pessoa que tem bastante competência, compromisso com o esporte amador e profissional é o de Edmilson Santos que, não a toa em pouco tempo como secretário de Esportes de Chapadinha mostrou serviço e têm abraçado o Despoto e o Lazer da Cidade dando uma “nova cara” a estes que vinham definhando. O Esporte em geral não é para quem acha bonitó apenas, mas para quem ama e se dedica para que este melhore sempre rumando a boa qualidade daqueles que admiram e almejam um Futuro melhor para todas as categorias emodalidades esportivas, assim como o percebem como um mecanismo de sensibilização para uma sociedade cada vez melhor. Sabe se que as dificuldades são muitas, mas, não há conquistas sem batalhas!!!!!!!!!

  2. Sérgio Macedo de Abreu

    Caro Zeca,

    Gostaria de sugerir a nossa querida Governadora que o nome escolhido para o esporte fosse um nome de consenso e escolhido pelo vários seguimentos do esporte no Estado Maranhão. O esporte não pode apenas se resumir ao futebol como pensam a maioria das pessoas, precisamos pensar grande e olhar o esporte como um grande indutor de inclusão social e de formação de cidadania, principalmente dos jovens. Precisamos de alguém que tenha competência técnica. Que Deus na sua imensa sabedoria possa iluminar a nossa Governadora para o nome a ser escolhido venha mudar o esporte tão sofrido no Estado do Maranhão.

    Atenciosamente,

    Sérgio Macedo de Abreu
    Presidente do Conselho Fiscal do Sampaio Correa.

  3. Joaquim Aguiar

    QUE VENHA UM SECRETÁRIO COM ESPIRITO DESPORTIVO ,PREFERENCIALMENTE ALGUEM LIGADO AO ESPORTE AMADOR E PROFISSIONAL OU ATÉ MESMO UM BOM GESTOR QUE CUMPRO A CONSTITUIÇÃO .DESPORTO E LAZER SÃO CONSTITUCIONAIS ESTÁ LÁ ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO DO MA . IMPRESSIONANTE COMO OUTROS EVENTOS ( LAZER ) SÃO ALTAMENTE PRESTIGIADOS E BEM PATROCINADOS ( CARNAVAL ,BUMBA BOI ETC. ) CARNAVAL VEM AI VAMOS VER QUANTO VAI SER LIBERADO PARA A SECRETARIA DE CULTURA , ACHO ATÉ CORRETO MERITOS PARA OS SECRETARIOS QUE SEMPRE CONSEGUEM BOAS VERBAS . E O FUTEBOL ?

  4. Samyr Cutrim

    Zeca estou com vc, a secretaria de esportes virou um prêmio de consolação , realmente não teremos um tecnico na área , e o pior é que nenhum dos possíveis indicados tem alguma coisa haver com esporte nenhum dos “possíveis ” tem qualquer ligação com o esporte, com exceção ao Joaquim que do meio político creio ser um bom nome , pois ja escutei histórias no esporte sobre , no mais nenhum tem qualquer capacidade . Dos citados pelo Mário acho que o único capacitado seria o Eurico que têm um bom histórico a frente do Beach Soccer e pelo trabalho de formação que vem desenvolvendo seria um nome ideal para o esporte , no mais qualquer outro nome não tão gabaritado quanto seria só continuar brincando com a nós desportista que ainda esperamos ver dias de glórias pelo nosso esporte.

  5. Mario

    Zeca sinceramente nenhum desses nomes pode ser pior que o atual Souza.Esse rapaz é inoperante e tratou com descaso a secretaria tanto que nem senta os pés lá.Os jems foram um fracasso embora ele plante noticias que bateu record.record so se for de pagamentos na folha de serviços mas de publico e de resultados um fracasso tanto que se não fosse a natação quase nenhuma medalha viria.Que vergonha esse que se diz motense e desportista,antes um politico que faça alguma coisa ao invés de um “desportista” inoperante.Grande abraço Zeca e vamos torcer para que a nossa governadora se sensibilize e coloque alguem comprometido com o esporte.O que achas nome de Eurico Pacifico?Alim Maluf?Sergio Frota? Ou até mesmo você companheiro? Tem tantas pessoas que fariam boas gestões.

    RESPOSTA: OBRIGADO PELA CONFIANÇA. SOBRE OS NOMES QUE VOCÊ INDICA SÃO BONS NOMES.

  6. Raymundo José

    Taí Zeca, Vc foi bem no alvo.
    O esporte é coisa séria, e a prova está aí:

    Os dois maiores eventos que acontecerão no planeta até 2016 serão aqui no Brasil e o governo tá correndo estreito para cumprir o caderno de obrigações.

    – Se o esporte não fosse sério esses eventos não chamariam a atenção de todos neste planeta.

    Chegaremos lá

  7. Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Boa Tarde, Zeca!

    Realmente o esporte em nosso estado não está sendo levado à sério. Nenhuma das pessoas que você citou para comandar a Secretaria de esporte do Estado tem afinidade com o esporte, e, principalmente com o futebol que é uma das maiores paixões do maranhense.

    A Governadora precisa ser alertada que cargo de Secretário de Esporte não pode ser exercido por políticos que não conseguiram se eleger e agora pretendem uma vaguinha no Governo como forma de meio de vida. Entendo que o cargo não pode ser Político mais sim Técnico. Não adianta querer agradar meia dúzia de políticos e desagradar um milhão de torcedores e eleitores.

    O futuro Secretário tem que gostar do esporte e principalmente do futebol, caso contrário passaremos mais 4 (quatro) anos com o Castelão fechado, Costa Rodrigues no chão e outras praças e quadras esportivas abandonadas.

    Se estiverem esperando por uma decisão da Justiça para saber quem ficou com o dinheiro do Castelão, e se quem ficou vai devolver, não teremos nunca mais a nossa principal praça de esporte, inclusive todo o complexo em torno do mesmo. Assim também como nunca mais teremos de volta o Costa Rodrigues, pois dificilmente que ficou com o dinheiro vai devolver ou mesmo ser condenado a devolvê-lo.

    Jorge Viveiros.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: