Expectativa para a definição da data de início do Campeonato Maranhense 2011. A Federação Maranhense de Futebol marcou para esta terça-feira (28), mais uma reunião do Conselho Arbitral de clubes. O presidente Alberto Ferreira tem pressa para marcar o início da competição. Ele vai propor que a bola começe a rolar no dia 1º de março. O BLOG conseguiu apurar esta manhã que os três principais clubes da Capital, Sampaio, Moto e Maranhão não deverão, sequer comparecer à reunião convocada pelo presidente da FMF, Alberto Ferreira.
O presidente da AMA Clube, Sérgio Frota adiantou que os clubes estarão se reunindo hoje ou amanhã para definir uma posição.
– Os clubes ainda estão tentando se viabilizar, por isso, vamos nos reunir novamente e decidir sobre este assunto. A situação está bastante complicada para os clubes. Eu sei que o governo não tem obrigação de manter os clubes de futebol, mas não há qualquer definição quanto ao Viva Nota. A situação não mudou em nada e eu posso de adiantar que nós podemos realizar o Campeonato Maranhense em qualquer período do ano – explicou.
Segundo Sérgio Frota, a situação mais complicada é a de Sampaio e Iape que vão jogar a Copa do Brasil sem ter feito, sequer uma partida oficial na temporada. O Sampaio enfrentará o Sport-PE, no dia 24 de fevereiro, às 21h, no Nhozinho Santos. Um dia antes, o Iape pegará o Atlético-MG, também em São Luís. Perguntado à posição do Sampaio, Sérgio Frota adiantou:
– A minha posição é que o Campeonato Maranhense deva ser começado o quanto antes, mas esta é a minha opinião como presidente do Sampaio – disse.
O presidente do Maranhão, Carlos Moreira disse que aguarda a viabilização financeira das competições para uma tomada de posição do MAC.
– Nós estamos atrás de patrocinadores. Todos os dias eu ligo para um, para outro, mas não está fácil. Eu acredito que o melhor para os clubes é esperar um pouco mais. Posso te adiantar que as coisas não mudaram após a última reunião marcada e que nem chegou a acontecer, por isso, acredito que os clubes vão continuar com a mesma posição. Esta semana falei com o presidente do Moto e ele defende a mesma posição. Até o São José que tem uma verba de R$ 70 mil garantida através de lei municipal defende que é preciso aguardar um pouco mais – afirmou.
O presidente do Moto, Gildo Moraes também não abre mão e só aceita discutir a tabela e marcar o início do Estadual depois que a competição estiver viabilizada financeiramente.
– O Moto não vai mandar nenhum representante ao Conselho Arbitral. Nós vamos esperar primeiro a viabilização financeira da competição. Não faz sentido nenhum a gente ir a essa reunião amanhã (28) porque não há nada definido – finalizou.
PARECE QUE AQUI É TUDO DIFERENTE .NEM OS CLUBES ,NEM A FMF CONSEGUEM VIABILIZAR O FUTEBOL PROFISSIONAL . ALTERNATIVAS EXISTEM ENTRETANTO TUDO DEVE COMEÇAR DENTRO DOS CLUBES E NA FMF EIS O PROBLEMA .ESTIVE NA LOJA DE ARTIGOS ESPORTIVOS “CANTO DO TORCEDOR NO JARACATI SHOPING E RIO ANIL SHOPING ,NÃO VI NENHUM ARTIGO DOS NOSSOS CLUBES . OS CLUBES NÃO TEM NENHUM PROJETO SOCIO TORCEDOR , NENHUM POJETO QUE POSSIBILITE VENDER COTAS DOS JOGOS E POR AI VAI . O PAINEL QUE FOI PROMOVIDO PARA DISCUTIR SOLUÇÕES SE PREOCUPOU MAIS COM AJUDAS DO GOVERNO DO QUE COM PROJETOS APRESENTADOS PELOS CLUBES E FMF.
Percebe-se que não há direcionamento concreto com objetivo de viabilizar financeiramente o campeonato . a FMF é a instituição que deveria encabeçar, fazer hum projeto , agregar os clubes, buscar patrocinadores, imprensa e fazer marketing do Estadual e vendê-lo , é asssim no Brasil inteiro . A Globo paga uma boa grana aos clubes para transmitir os jogos dos Estaduais (Paulista, Carioca) e os clubes tambem arrecadam vendendo espaço publicitarios nas camisas além de vender camisas oficiais..
Existe vários caminhos / meios de buscar fundos , dinheiro aos clubes Maranhense o que falta são profissionais para viabilizar e por em prática, isto ja é feito no resto do Pais. Pelo visto os torcedores Maranhense irão consumir os campeonatos Paulistas e Cariocas por muito tempo além de dar receita a eles comprando suas camisas , o mercado Maranhense é totalmente explorado pelos clubes do Sul. LAMENTÁVEL.
O que percebe-se é que não há comando no futebol Maranhense , então a FMF quer resolver o seu problema , que é fazer a bola rolar + não sabe hum modelo de viabilizar finaceiramente o campeonato e os clubes agem isoladamente sem conseguir vender a sua marca ,sem patrocinio e sem público no estádio …
É hora de parar pra acertar , do contrario iremos ver novamente os problemas passados .