Geografia se diz surpreso com decisão dos clubes

1comentário

O diretor-técnico da FMF, José Alberto de Moraes Rego, disse que a Federação foi pega de surpresa com a decisão dos clubes que não compareceram no início da noite desta sexta-feira para a reunião do Conselho Arbitral.

– Quem pediu para ter reunião foi o Sérgio Frota, mas, agora, fica difícil assim porque apenas três clubes apareceram e não tem como fazer a reunião assim. Foi uma surpresa para todos nós e, agora, tem esse ofício da AMA Clube pedindo o cancelamento da reunião. Para mim, tanto faz ser convocado hoje, ou a data que for. Agora, só se faz o arbitral 60 dias após o arbitral. Eles não sabem nem quando querem o campeonato. Nós não temos conhecimento de quando eles querem começar o campeonato – disse José Alberto.

O diretor-técnico da FMF disse não acreditar que a posição dos clubes seja um boicote.

– Eu acho que não. Quem vai disputar são os clubes. Eles é quem têm que dizer quando vão jogar, e a Federação tem que fazer cumprir o calendário dela. Para a Federação, tanto faz como tanto fez. O dia em que eles acharem que tem condição de fazer o campeonato, eles chegam aqui e fazem o ofício dizendo quando querem para começar. A Federação está fazendo a parte dela. Tanto malharam a Federação que realizava o maranhense no segundo semestre e se o Campeonato agora começar em 19 de fevereiro, por exemplo vai terminar dentro do Campeonato Brasileiro Série D – afirmou.

Estiveram presentes para a reunião do Conselho Arbitral da FMF, apenas o Iape, Cordino e Imperatriz, por meio de seus representantes.

1 comentário »

Após eleição, deputado pode deixar o Imperatriz

4comentários

O presidente do Imperatriz, o deputado estadual eleito Léo Cunha decidirá neste sabado se continua ou não no comando do Cavalo de Aço.

O dirigente adiantou ao BLOG que está há cinco anos no clube e se sente desgastado. Além disso, Léo Cunha alegou que as coisas no futebol do Maranhão não andam e que nada muda na Federação Maranhense de Futebol.

– Nós vamos nos reunir com o povo e a imprensa neste sábado, às 9h e vamos tomar uma posição. Eu acho que há um desgaste após cinco anos no clube e as coisas que não mudam na Federação, mas vamos discutir e decidir tudo amanhã – explicou.

Léo Cunha alegou também que no próximo ano, com a implantação do programa Viva Nota pelo governo do Maranhão não ficaria bem para ele, como deputado estadual defender a utilização de recursos públicos pelo clube do qual é o presidente.

Então tá!!!

Em tempo

No sábado, Leó Cunha cumpriu a promessa e renunciou à presidência do Imperatriz.

4 comentários »

Bomba! Campeonato não começará mais em fevereiro

1comentário

A bola vai continuar parada até depois do Carnaval, pelo menos nas competições estaduais. O Campeonato Maranhense não começará mais no dia 12 de fevereiro como pretendia a Federação Maranhense de Futebol.

Os clubes filiados à AMA Clube não participarão da reunião marcada para hoje na FMF. A informação foi confirmada em primeira mão ao BLOG pelo presidente da AMA Club e presidente do Sampaio, Sérgio Frota. Os clubes não querem que o Campeonato Maranhense comece antes que a competição seja viabilizada financeiramente.

– Nós convocamos uma reunião da AMA Clube, nós mantivemos um contato, hoje, com o relator do orçamento, Carlos Braide, e ele afirmou que o governo só pretende discutir qualquer ajuda ao futebol no mês de janeiro. E nós discutimos que é melhor deixar para depois, quem sabe depois do Carnaval. Nós temos clubes que ainda estão honrando os compromissos assumidos. Não adianta a gente começar um campeonato sem qualquer condição financeira. Primeiro, nós temos que discutir a viabilidade financeira dos clubes. Não é uma posição contra ninguém, contra Federação ou o diretor técnico. Nós que gastamos é que sabemos o quanto é difícil ficar tirando dinheiro do bolso e, por isso, tomamos esta posição – explicou Sérgio Frota.

Um documento foi protocolado esta tarde, na FMF, comunicando a posição dos clubes. Na reunião marcada para esta sexta-feira, o departamento técnico da FMF irá propor o início do Campeonato Maranhense para o dia 12 de fevereiro.

1 comentário »

Qual é o horário ideal para os jogos noturnos?

5comentários

Bem, o Senado aprovou a flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil. Agora, as emissoras de rádio poderão transmitir o programa entre 19 e 22 horas o que possibilita a transmissões dos jogos bem mais cedo.

O BLOG quer discutir com você o horário ideal dos jogos noturnos de futebol no Maranhão. O que você acha? Os jogos poderiam começas às 19h? As rodadas duplas poderiam ter jogos às 17h e 19h? Qual é a sua opinião.

Os jogos mais cedo poderão facilitar o acesso dos torcedores? Deixe a sua opinião aqui.

5 comentários »

Sérgio Frota critica situação de estádios

0comentário

O presidente do Sampaio, Sérgio Frota (e também presidente da AMA CLUBE – Associação Maranhense de Clubes) criticou a situação dos dois estádios de futebol de São Luís. Frota disse que é preciso mais empenho dos políticos e até do governo para a conclusão da reforma do estádio Castelão, iniciada no governo anterior, mas que embora todo o valor destinado à reforma tenha sido pago à construtora que ganhou a licitação, a obra não foi concluída. Frota também fez críticas quanto à situação do Nhozinho Santos.

– Os dois maiores públicos este ano aqui no Maranhão foram do Sampaio. Levamos 16 mil torcedores no jogo com o Atlético-PR pela Copa do Brasil e com o Guarany de Sobral pela Série D. Se o Castelão estivesse aberto teríamos levado 40 mil torcedores. É preciso que se tenha mais responsabilidade e que os nossos estádios venham a oferecer o mínimo de conforto aos torcedores e jogadores. Veja a situação do Nhzonho Santos. Em um ano não conseguem arrumar a iluminação. O gramado é horrível também. Lá é muito acanhado. Tem mais de 50 anos.  Mas não arrumam o Nhozinho Santos, porém liberam mais de R$ 600 mil para o Fecurão. Como isso é possível. Eu não sei como é que se pode pensar em trazer o Flamengo aqui. Para jogar onde? – explicou.

Sérgio Frota disse que, mesmo com a dificuldade de estádios na Capital vai defender na reunião de hoje do Conselho Arbitral, o início do Campeonato Maranhense o quanto antes. Para ele, Sampaio e Iape serão os prejudicados se a indefinição quanto ao Estadual continuar.

– Todos nós sabemos da dificuldade que os clubes maranhenses enfrentam e por isso estamos tentando viabilizar a participação das equipes no campeonato, mas é muito difícil porque ninguém ajuda o futebol –  finalizou.

sem comentário »

Ranking de público no Brasileirão

0comentário

O Sampaio foi o 37º colocado em média de público no Campeonato Brasileiro Série D. O representate maranhense chegou até a 3ª fase e realizou apenas 4 jogos em São Luís devido à punição da perda do mando de campo imposta pelo STJD, mesmo assim levou 21.964 torcedores ao Nhozinho Santos e obteve média de 5.494 torcedores.

O JV Lideral foi o 83º colocado entre os cem participantes nas quatro divisões do futebol brasileiro. Em três jogos realizados no Frei Epifânio D’Abadia, o time de Imperatriz teve média de 633 torcedores por jogo.

sem comentário »

Grand Finale!

1comentário

O blog rbrito preparou uma semana especial para encerrar de vez a temporada 2010. Começamos com o tributo ao novo campeão Brasileiro, passamos pelas médias de público, pelos polêmicos pênaltis e damos sequência com o ranking de clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Não se preocupe que ainda nesta semana, o blog rbrito, a pedido dos torcedores-internautas Lucas Vandal e Flávio Nóbrega, irá apresentar o ranking separado pelas Séries A, B, C e D.

Top 42 teve líder repetido no ranking de aproveitamento

Como todas as divisões já foram encerradas, o blog rbrito volta a apresentar o Top 100, com todos os clubes que disputaram as quatro divisões nacionais em 2010. Esta é a sexta atualização do blog rbrito. Antes, CSA-AL, Uberaba-MG, Madureira-RJ e Coritiba, duas vezes, tiveram o privilégio de ocuparem a liderança do ranking.

Novamente um clube da Série D terá o prazer de bater no peito e gritar que foi o melhor do Brasil, em aproveitamento, na temporada 2010. O Mixto-MT que, sequer, conquistou o acesso na Série D, é o novo líder, com aproveitamento incrível de 79,1%.

O time matogrossense conquistou seis vitórias, um empate e apenas uma derrota. Mas foi justamente este tropeço que o tirou da briga pelo acesso ainda na segunda fase diante do surpreendente América-AM.

Top 3

Outros dois clubes da Série D foram muito bem no ranking, mas naufragaram em campo. O CSA, que chegou a liderar o ranking do blog rbrito, ocupa a segunda colocação, com aproveitamento de 66,6%. Logo atrás está o Madureira-RJ, com aproveitamento de 64,2%.

Campeões das Séries A, B e C são os três próximos na lista. O Fluminense é o quinto colocado, atrás do Coritiba, mas na frente do ABC. Já o Guarany, campeão da Série D, ocupa a modesta 11ª colocação.

Curiosidade

Campeão da Libertadores e postulante ao título do Mundial de Clubes, o Internacional aparece na modesta 25ª colocação, com aproveitamento de 50,9%. Já o São Paulo, melhor clube brasileiro no ranking mundial do século XXI, segundo o IFFHS, ocupa o 34º lugar, com aproveitamento de 48,2%.

Outra realidade

A situação é tenebrosa para alguns clubes e desesperadora para os torcedores. O Potiguar-RN foi o pior time da temporada 2010. O clube não conseguiu marcar, sequer, um ponto na Série D. Aproveitamento de 0% e 100º lugar no ranking. O Náuas, do Acre, também derrapou. Outro time da Série D que passou vergonha e teve aproveitamento de míseros 5,6%.

Número igual do antepenúltimo Camaçari-BA. Aliás, os torcedores-internautas do blog rbrito conhecem muito bem o time baiano, um desastre nas arquibancadas e lanterna no ranking geral de média de público. São Raimundo-PA, Flamengo-PI e Marcílio Dias-SC foram outros clubes que não conquistaram aproveitamento de 20%.

O lanterninha da Série A Grêmio Prudente ocupa o nada honroso 88º lugar, com aproveitamento de 24,6%. Um pouco acima, na 82ª colocação, aparece o América-RN, lanterna da Série B, com aproveitamento de 36%. O Mecão tem aproveitamento superior ao de Goiás e Guarani, outros dois rebaixados na Série A.

Daqueles clubes já foram campeões Brasileiro, assim como o Guarani, passam vergonha: Flamengo (75º), Atlético-MG (73º), Vasco (58º) e Palmeiras (55º) – todos abaixo do Top 50.

Os critérios de desempate utilizados pelo blog rbrito foram pela ordem: vitória, saldo de gols, gols marcados e ordem alfabética.

Confira o ranking de aproveitamento dos 100 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão:

1 – Mixto-MT – 79,1%
2 – CSA-AL – 66,6%
3 – Madureira-RJ – 64,2%
4 – Coritiba – 62,3%
5 – Fluminense – 62,3%
6 – ABC – 61,9%
7 – Joinville-SC – 61,1%
8 – Cruzeiro – 60,5%
9 – Corinthians – 59,6%
10 – Figueirense – 58,8%
11 – Guarany-CE – 58,3%
12 – Treze-PB – 58,3%
13 – Santa Cruz – 58,3%
14 – Bahia – 57%
15 – Macaé-RJ – 56,6%
16 – América-RJ – 55,6%
17 – Uberaba-MG – 55,5%
18 – América-MG – 55,3%
19 – Grêmio – 55,3%
20 – Portuguesa – 54,4%
21 – Fluminense-BA – 54,1%
22 – Remo-PA – 54,1%
23 – Atlético-PR – 52,6%
24 – Botafogo – 51,8%
25 – Internacional – 50,9%
26 – Araguaína-TO – 50%
27 – Luverdense-MT – 50%
28 – Paysandu – 50%
29 – Fortaleza – 50%
30 – CENE-MS – 50%
31 – JV Lideral-MA – 50%
32 – Santos – 49,1%
33 – Sport – 49,1%
34 – São Paulo – 48,2%
35 – América-AM – 47,9%
36 – Ituiutaba-MG – 47,6%
37 – Operário-PR – 47,2%
38 – Criciúma – 47,2%
39 – Sampaio Corrêa-MA – 46,6%
40 – Paraná – 46,5%
41 – Bragantino – 46,5%
42 – Metropolitano-SC – 45,8%
43 – Rio Branco-ES – 45,8%
44 – CRB – 45,8%
45 – ASA – 45,6%
46 – São Caetano – 45,6%
47 – Vila Aurora-MT – 44,4%
48 – Salgueiro-PE – 44,4%
49 – Pelotas-RS – 44,4%
50 – Cametá-PA – 44,4%
51 – Ceilândia-DF – 44,4%
52 – Confiança-SE – 44,4%
53 – River Plate-SE – 44,4%
54 – Duque de Caxias – 43,9%
55 – Palmeiras – 43,9%
56 – Chapecoense-SC – 43,3%
57 – Icasa – 43%
58 – Vasco – 43%
59 – Náutico – 42,1%
60 – Ponte Preta – 42,1%
61 – Campinense – 41,7%
62 – Caxias – 41,7%
63 – Alecrim-RN – 41,7%
64 – Brasil-RS – 41,7%
65 – Rio Branco-AC – 41,7%
66 – Tupi-MG – 41,6%
67 – Guaratinguetá – 41,2%
68 – Ceará – 41,2%
69 – Vila Nova – 40,4%
70 – Brasiliense – 40,4%
71 – Brasília-DF – 40%
72 – Águia-PA – 40%
73 – Atlético-MG – 39,5%
74 – São José-RS – 38,9%
75 – Flamengo – 38,6%
76 – Santo André – 37,7%
77 – Avaí – 37,7%
78 – Iraty-PR – 37,5%
79 – Atlético-GO – 36,8%
80 – Vitória – 36,8%
81 – Ipatinga – 36%
82 – América-RN – 36%
83 – Vilhena-RO – 33,3%
84 – Juventude – 33,3%
85 – Guarani – 32,5%
86 – Goiás – 28,9%
87 – Oeste-SP – 27,8%
88 – Grêmio Prudente – 24,6%
89 – Marília – 25%
90 – Central-PE – 22,2%
91 – Botafogo-SP – 22,2%
92 – Cristal-AP – 22,2%
93 – Botafogo-DF – 22,2%
94 – Gama – 20,8%
95 – Marcílio Dias-SC – 16,7%
96 – Flamengo-PI – 16,7%
97 – São Raimundo-PA – 12,5%
98 – Camaçari-BA – 5,6%
99 – Náuas-AC – 5,6%
100 – Potiguar-RN – 0%

1 comentário »

Olimpíadas Escolares

0comentário

Os times de Basquete do Y. Bacanga (masculino) e Dom Bosco (feminino) venceram seus jogos na rodada desta quinta-feira da modalidade nas Olimpíadas Escolares.

O Y. Bacanga derrotou na parte da manhã o Dom Bosco do Amazonas pelo placar de 72 x 64 em jogo realizado no Clube de Engenharia do Goiás. Na rodada desta sexta-feira, os Maranhenses enfrentam a escola Santa Rosa, do Pará

No segundo jogo do dia, as meninas do Colégio Dom Bosco derrotaram o colégio Atual, de Pernambuco por 55 x 50 em jogo realizado no Ginásio do SESC. Nesta sexta-feira, o Dom Bosco volta à quadra para enfrentar o CETEC, de São Paulo.

Voleibol

A equipe de voleibol feminino do Colégio Objetivo Adonai, da cidade de Açailandia, conquistou a primeira vitoria nas Olimpíadas Escolares em Goiânia.
Após a derrota na estreia para o Geo Tambaú, de Santa Catarina, nesta quinta-feira, as Maranhenses derrotaram o  Colégio Visão, de Goiás por 2 sets a 0, com as parcias de 25 x 19 e 25 x 11.

As meninas do Adonai voltam à quadra nesta sexta-feira, às 9h30 para enfrentar o Colégio Intensivo, de Alagoas.

Por Igor Leonardo

sem comentário »

Campeonato Maranhense 2011

1comentário

Os clubes da primeira divisão do Campeonato Maranhense estarão reunidos hoje na FMF para bater o martelo sobre o início do Estadual 2011.

O campeonato será disputado por dez equipes: Bacabal, Cordino, Iape, Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Nacional, Sampaio, São José e Santa Quitéria.

O departamento técnico vai propor o início para 12 de fevereiro. A competição será disputada em pontos corridos a exemplo do que já ocorreu este ano.

O início do Campeonato Maranhense chegou a ser marcado para o dia 30 de janeiro, mas os clubes preferiram mudar a data alegando que precisariam viabilizar financeiramente a competição promovida pela Federação Maranhense de Futebol.

Confira os jogos da 1ª rodada

12/02 – Sábado

Imperatriz x Moto – Frei Epifânio D’Abadia

13/02 – Domingo

16h – Maranhão x Nacional – Nhozinho Santos
18h – Sampaio x Bacabal – Nhozinho Santos
16h – Cordino x Iape
16h – Santa Quitéria x São José

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS