Dois jogadores do Ituiutaba/MG, os volantes Tarcisio e Vinicius, serão julgados nesta terça-feira, dia 23 de novembro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após testarem positivo em exame antidoping. No Macaé Esporte, a expectativa é grande para que haja uma punição ao clube mineiro, o que o eliminaria da Série C, deixando a vaga para o Alvianil Praiano.
Os atletas do Ituiutaba/MG, vice-campeão da Série C e com acesso garantido à Segunda Divisão, realizaram os exames após o jogo contra a Chapecoense, no dia 9 de outubro, em Chapecó, pelas quartas-de-finais. A substância proibida encontrada foi a fenproporex, presente em remédios para emagrecer.
A pena, com base no artigo 2.1 do Código Mundial Antidoping (presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta), pode chegar a dois anos de suspensão.
Mas uma simples punição aos atletas não basta para o Macaé ficar com a vaga do acesso. O clube espera que seja configurada uma possível participação direta do Ituiutaba no doping. Se isso ocorrer, o Alvianil Praiano, quinto colocado, conquistaria o acesso à Série B do Brasileiro de 2011.
“Sabemos de que se trata de um caso inédito. Nunca dois jogadores de um mesmo time foram pegos no antidoping, em um mesmo jogo e com a mesma substância. Comunicamos o caso ao nosso Departamento Jurídico, que já tomou todas as medidas cabíveis. Agora, vamos aguardar o julgamento para nos posicionarmos”, disse o presidente do Macaé, Valter Bittencourt, através da assessoria do clube.
Se for punido, o Ituiutaba será rebaixado à Série D e o Juventude, 17º na tabela da Série C, escaparia do rebaixamento. Neste caso, o time mineiro se juntaria a Marília, Gama e São Raimundo na degola.
Justiça Desportiva