Bem, a Federação Maranhense de Futebol divulgou ontem o calendário para o futebol maranhense em 2011. O calendário prevê a reedição da Taça Cidade de São Luís, além da realização do Campeonato Maranhense e da Copa União. Três competições com as mesmas equipes na minha opinião é muito.
Acho que os clubes e a Federação podem pensar um pouco mais até a reunião do arbitral marcada para o dia 25. Até lá terão tempo para avaliar como foram os últimos anos e corrigir os erros encontrados nas fórmulas de disputa e principalmente nas tabelas mal elaboradas.
Vou aproveitar a oportunidade e dar a minha contribuição aos clubes e Federação. O primeiro ponto que tem que ser definido é quanto ao Campeonato Maranhense. Ele deve ser realizado no primeiro ou no segundo semestre? Isto precisa ser definido. Se for no primeiro semestre como acontece em todo o país, já temos a fórmula que considero razoável – a de pontos corridos.
Tomando como referência o início do Campeonato Brasileiro Série D que começará no dia 17 de julho, o Campeonato Maranhense 2011 poderia ser realizado de 30 de janeiro a 10 de julho. Seriam 22 datas disponíveis para apenas 16 rodadas necessárias. O Estadual terminaria duas semanas antes do início do Brasileiro Série D.
Se tiverem mais paciência, poderão começar o Campeonato Maranhense após o carnaval e buscar junto ao Governo do Maranhão meios para que, de fato, o projeto Nota Premiada venha a ser implementado. Não acredito que o Estado tenha condição de colocar o programa em funcionamento antes do mês de março.
E um detalhe na sugesão que apresento: seriam apenas jogos no fim de semana. Os clubes teriam a semana para preparação e os jogos aos sábados e domingos. Evitaríamos os jogos no horário vespertinos nos estádios que não possuem iluminação ou a iluminação é precária.
Além disso, o Campeonato Maranhense 2011 valeria apenas uma vaga para a Copa do Brasil em 2012. Desta forma adequaríamos o calendário de 2012. O Campeonato Maranhense de 2012 seria classificatório para o Campeonato Brasileiro Série D do mesmo ano.
Não vejo com bons olhos um time disputar o Campeonato Maranhense no primeiro semestre de 2011 e ganhar vaga para uma competição que somente será realizada no segundo semestre de 2012. É distante demais.
No segundo semestre disputaríamos a Taça Cidade de São Luís que valeria uma vaga para a Copa do Brasil em 2012. Assim, a Taça Cidade de São Luís 2012 valeria uma ou as duas vagas para a Copa do Brasil em 2013.
Portanto, basta aproveitar melhor das datas e realizar apenas o Campeonato Maranhense e a Taça Cidade de São Luís aproveitando o ano inteiro. Pensem um pouquinho que vocês enfim, poderão fazer um calendário bastante interessante. E será muito bom para clubes, Federação, imprensa e principalmente para os torcedores.
Datas disponíveis no primeiro semestre de 2011
Janeiro (30)
Fevereiro (06 – 13 – 20 – 27)
Março (13 – 20 – 27)
Abril (03 – 10 – 17 – 24)
Maio (1º – 08 – 15 – 22 – 29)
Junho (05 – 12 – 19 – 26)
Julho (03)