Parlamentares, bancadas e comissões permanentes do Senado e da Câmara dos Deputados deram início nesta quarta-feira (17) à fase de apresentação de emendas ao projeto do Orçamento da União para 2011 (PL 59/10-CN). Essa nova etapa, que se encerra dia 24, tornou-se possível com a aprovação, pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), do relatório preliminar do senador Gim Argello (PTB-DF), que traz as regras para a apresentação de emendas tanto na parte relativa às despesas como no texto da lei.
Alguns órgãos federais que nos últimos anos conseguiram ampliar suas dotações orçamentárias por meio dessas emendas, como o Ministério do Esporte, já começaram a se movimentar. Acompanhado de ex-atletas, como Cafu (capitão da Seleção Brasileira de Futebol campeã em 2002), Maurício (ex-levantador da Seleção Masculina de Vôlei e campeão olímpico em 1992) e Flávio Canto (medalha de bronze em judô nas Olimpíadas de 2004), o ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve nesta quarta-feira com Gim Argello.
Silva disse que o Brasil trabalha no sentido de honrar os compromissos assumidos para sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Pediu aos parlamentares que participem do esforço para qualificar o esporte de alto rendimento com emendas necessárias a reforçar o programa Cidade Esportiva.
O ministro do Esporte afirmou que, com o programa, os municípios brasileiros poderão se transformar em polos de referência e contribuir para a qualificação dos atletas que vão competir em 2016. O objetivo, como assinalou, é transformar o Brasil em potência esportiva.
Gim Argello destacou o trabalho de Orlando Silva à frente da pasta e prometeu empenhar-se para viabilizar, no Orçamento da União do próximo ano, as verbas necessárias à manutenção dos diversos programas. Para tanto, ele disse contar com a reestimativa da receita da União feita pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).
Agência Senado
Esse pessoal só pensa no desporto de rendimento, se esquece da base e ainda querem que o Brasil vire uma potencial esportiva da noite pro dia. Nosso país está pessimamente representado nessa pasta.