Por Zeca Soares • segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Agora falta bem pouco para o tradicional Moto Club retornar à Primeira Divisão do Campeonato Maranhense. Com uma campanha perfeita no returno da Segundona (duas vitórias em dois jogos), o time rubro-negro precisa de um simples empate para ser campeão do segundo turno e assegurar uma vaga para a elite do futebol maranhense. E o jogo que decidirá a sorte do Moto deverá ser mesmo na próxima segunda-feira contra o Sabiá, equipe da cidade de Caxias, no Estádio Nhozinho Santos.
Apesar de jogar por um empate, o técnico do Moto, Dirceu Mattos evita criar um clima de “já ganhou”. Para o treinador o jogo contra o Sabiá será o mais difícil durante a Segunda Divisão.
– Ainda falta uma partida. Acredito que nós temos toda a competência e toda a qualidade para voltar à Primeira Divisão. Quero trabalhar esta semana em cima disso, que é uma partida decisiva. O adversário é forte e, pelas informações que temos, é o adversário mais qualificado e temos que ter competência, tranquilidade e pés no chão para voltar para Primeira Divisão. Vai ser um jogo complicado – disse em entrevista à Rádio Mirante AM.
Dirceu Mattos tem consciência de que o jogo contra o Sabiá não será mais uma partida na vida do Papão. O jogo pode selar o retorno do Moto à elite ou a permanência na Segundona. Por isso, Dirceu já sabe o que seu time deve fazer para conseguir o acesso: jogar com o coração.
– A decisão é diferente. É alma, é coração. Fazer com que o torcedor participe e se emocione junto. Precisamos fazer com que o torcedor saia com uma felicidade maior – disse.
O Moto tem 6 pontos no segundo turno e precisa de um empate para subir para a elite do futebol maranhense. No entanto, se o Sabiá derrotar o Moto, por qualquer placar, será o time da cidade Caxias quem conseguirá o acesso porque, se isso acontecer, chegará aos 7 pontos e ultrapassará a equipe rubro-negra.
Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense • Moto | Tags Moto, Moto Club
Por Zeca Soares • segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Líder do Campeonato Maranhense, o Iape ainda tem dois jogos por fazer no Estadual. E a boa campanha do Canário da Ilha faz com que o técnico Paulo Cabrera acredite em mais um título em 2010. Pelas contas de Cabrera, o Iape tem 180 minutos para ficar garantir a conquista.
– O Iape está numa crescente muito boa, e eu espero que isso continue porque é um trabalho de uma comissão, de uma diretoria. Estamos, hoje, a 180 minutos de sermos campeões do Estado e temos que saber como fazer isso – explicou o treinador.
Cabrera não mostrou preocupação com relação aos jogos a menos de seus principais rivais, que são o Sampaio e o Maranhão Atlético. O técnico do Iape disse que são os adversários que devem se preocupar com esta situação porque eles terão de ganhar as partidas atrasadas para chegarem à pontuação do Iape.
– Nós temos jogos a mais, mas nós fizemos nossa parte que foi ganhar os jogos para frente. Quem vem atrás tem que ganhar os jogos de trás pra chegar onde a gente tá. Quando chegar, aí vai igualar e vai ser diferente. Nós temos o privilégio de jogar com dois times grandes e que estão na ponta também. Então, só dependemos de nós. Se fizermos os seis pontos pela frente, somos campeões do Estado. Se não fizermos, vamos ter que depender dos outros. E a gente espera não depender de ninguém – finalizou.
O Iape volta a campo somente no domingo, quando enfrenta o Maranhão Atlético, no Estádio Nhozinho Santos.
Paulo de Tarso Jr
Categoria Campeonato Maranhense • Iape | Tags Iape
Por Zeca Soares • segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Fim do sonho do Maranhão Atlético pelo título do Campeonato Maranhense. Apesar de ainda ter três jogos a fazer, sendo que um será contra o Iape, o técnico do MAC, Arlindo Azevedo mostrou não acreditar em um milagre atleticano. Em entrevista à Rádio Mirante AM, após a derrota de virada para o Bacabal, no Estádio Nhozinho Santos, Arlindo Azevedo jogou a toalha com relação ao sonho da conquista do Estadual.
– Acho que o sonho do titulo foi embora, mas a gente tem que ter tranquilidade porque o Maranhão trabalhou muito para não cair [no ano passado] e, hoje, o Maranhão tá disputando o título. A única coisa que o treinador não pode fazer é entrar em campo e jogar. O Maranhão não é o primeiro e nem vai ser o último a perder um jogo – disse o treinador.
A derrota para o Bacabal, equipe que luta contra o rebaixamento, foi algo quase que inexplicável, uma vez que o MAC dominou a maior parte do jogo e perdeu inúmeras chances de definir a partida. Tanto, que a vitória maqueana parecia questão de tempo. Mas, no fim, a vitória não veio e o Maranhão Atlético teve de amargar uma derrota após falha do goleiro Baby, uma vez que não “abriu o olho” no momento certo.
– Um resultado que começou a se desenhar no início do jogo. A gente sentiu alguma coisa. A equipe entrou muito desconcentrada e a gente falando em algumas situações que nós tínhamos, como definir já o placar, não deram certo. Jogar com mais determinação como vínhamos jogando nos outros jogos. O cara pensa que o jogo tá fácil e, quando abre o olho, o jogo tá complicado. É preciso que se tenha equilíbrio e calma – explicou Arlindo Azevedo.
Agora, resta ao Maranhão Atlético terminar o Estadual da melhor maneira possível: somando pontos.
– O Maranhão tá fazendo uma campanha boa. Temos três jogos para pontuar. Tenho certeza que esse grupo tem hombridade necessária pra honrar as cores do Maranhão como vem honrando. O resultado não veio, paciência. Futebol é isso. Não se pode tá ganhando sempre – finalizou o treinador.
O MAC volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Nacional, no Estádio Nhozinho Santos. Depois, no domingo, a equipe atleticana enfrenta o Iape.
Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense • Maranhão | Tags MAC, Maranhão
Por Zeca Soares • segunda-feira, 15 de novembro de 2010
O Santa Quitéria goleou o Viana por 3 a 0 e segue na briga pelo título de campeão maranhense. Com a vitória, o Santa Quitéria subiu para a 3ª colocação com 25 pontos ganhos. O Viana é o lanterna com apenas 8 pontos. Os gols do Santa Quitéria foram marcados por Quirino (2) e Zé Maria. O artilheiro Quirino ainda desperdiçou duas cobranças de pênaltis.
Classificação
1 Iape 29 pontos (14 jogos)
2 Sampaio 26 pontos (12 jogos)
3 Santa Quitéria 25 pontos (13 jogos)
4 Maranhão 23 pontos (13 jogos)
5 Imperatriz 21 pontos (13 jogos)
6 São José 18 pontos (14 jogos)
7 Nacional 12 pontos (13 jogos)
8 Bacabal 10 pontos (15 jogos)
9 Viana 8 pontos (15 jogos)
Categoria Santa Quitéria • Viana | Tags Santa Quitéria, Viana
Por Zeca Soares • segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Uma virada espetacular. A seleção maranhense precisou de apenas nove minutos para derrotar a seleção de Pernambuco no Campeonato Brasileiro de Beach-Soccer por 3 a 2. De quebra, o Maranhão terminou a primeira fase na liderança do Grupo D, com 8 pontos e agora espera pelo segundo colocado do Grupo A (São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Ceará).
O jogo
Mas a vitória maranhense foi suada. Pernambuco chegou a abrir dois gols de diferença. No primeiro período, Juninho colocou os pernambucanos em vantagem: 1 a 0.
O jogo era disputado e muito estudado. Tanto, que o segundo período terminou sem gols. Mas os gols apareceram no último período. Logo no início do último tempo, Pernambuco voltou a marcar: 2 a 0.
Em desvantagem no placar, o Maranhão ousou e foi para o ataque. Faltando nove minutos para o fim do jogo, Fernando DDI diminuiu: 2 a 1.
O gol animou a equipe maranhense que não demorou muito a voltar a marcar. Datinha saiu do banco de reservas para virar herói. Ele marcou dois gols e garantiu a vitória do Maranhão por 3 a 2.
– Essa vitória veio com muita garra. Não desistimos, mesmo atrás no placar, e fomos buscar. Jaudo, nosso capitão, chamou o time e todos se uniram. Fico feliz por ter feito os dois gols que ajudaram a equipe a vencer. É o meu primeiro ano na seleção do Maranhão – falou Datinha, autor dos gols de empate e da virada maranhense.
Paulo de Tarso Jr. / Foto: Confederação Brasileira de Beach Soccer
Categoria Beach Soccer | Tags Beach Soccer