Globo abre mão de direito de preferência

0comentário

O plenário do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) suspendeu nesta quarta-feira o processo administrativo que acusava a Globo e o Clube dos 13 por prática anticompetitiva na transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.

Isso porque a Globo concordou em abrir mão do direito de preferência de transmissão. O Clube dos 13, por sua vez, se comprometeu a fazer leilão entre as emissoras sem preferência de contrato. Em 2008, a Rede Record alegou que não conseguiu os direitos justamente por conta desta cláusula de preferência.

Na visão do Cade, a conduta da emissora e dos times garantia uma espécie de poder econômico de monopólio. O caso se arrastava desde 1997.

O único voto contrário à suspensão do processo foi o presidente do conselho, Arthur Badin.

Na prática isto representa que qualquer outra emissora poderá obter os direitos de transmissão do campeonato.

O Clube dos 13 abre leilão de três em três anos e o próximo deve ser realizado em 2011.

Procurada pela reportagem, a Globo emitiu nota afirmando que “acredita que o acordo celebrado foi uma solução adequada para a questão”.

Última vez

Em 2008, a Rede Record anunciou que havia desistido de concorrer aos direitos de transmissão do Brasileiro nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Na ocasião, a Record defendia que os direitos de transmissão fossem adquiridos pelo canal que oferecesse o maior valor, sem a possibilidade de a Globo cobrir a proposta vencedora. Mas o Clube dos 13 decidiu respeitar a cláusula que prevê a preferência da compra dos direitos pela emissora carioca.

Sem citar diretamente a Globo, o canal informou que o atual sistema “inviabiliza” outras emissoras de “concorrer em condições de igualdade com a atual detentora, diminuindo assim a importância do papel da divulgação do esporte na sociedade”.

Record

Por meio da assessoria de imprensa, a Record informou que considerou a decisão uma evolução que deve beneficiar o futebol brasileiro. A emissora também celebrou o papel do Clube dos 13 que ajudou a facilitar o acordo.

Folha.com

sem comentário »

Futebol no ‘poeirão’

0comentário

Que os estádios de futebol no Maranhão não andam lá essas coisas todo mundo já sabia, mas o que ninguém imaginava é que a cada dia a situação vai ficando ainda mais crítica.

As imagens da TV Mirante do jogo Viana x Sampaio mostraram o gramado do estádio Djalma Campos, em Viana completamente tomado pela a areia. Em poucos pontos existe grama. A cada jogada a poeira sobe e a imagem é a pior possível.

Poucos gramados se salvam. Até mesmo o do Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz que foi inaugurado este ano apresenta irregularidades. No Nhozinho Santos, em São Luís a situação é bastante crítica. Lá se joga todo dia.

O Correão que já teve um dos melhores gramados no Maranhão também está acabado. Não sobra nenhum.

A situação dos gramados é o triste retrato do nosso futebol.

sem comentário »

Arbitragem prejudica o Americano

0comentário

Outra vez a arbitragem em ação. E outra vez na 2ª divisão. Ontem, o árbitro Paulo Sérgio Santos Moreira que dirigiu o jogo entre Americano x Cordino, pela 2ª divisão do Campeonato Maranhense deixou seguir a jogada irregular do ataque do Cordino que originou o pênalti e o 1º gol do Cordino, na cobrança de pênalti de Ulisses.

No 2º tempo outro erro grave. Uma bola cabeçeada por Joãozinho explode no travessão e cai dentro do gol. O árbitro apenas manda o jogo seguir. O Americano poderia ter vencido por 3 a 2, mas acabou empatando por 2 a 2.

sem comentário »

Exclusivo: a visita de Pelé ao Maranhão

5comentários

O maior jogador de futebol de todos os tempos no planeta completa hoje, 70 anos.

Edson Arantes do Nascimento, o garoto que nasceu na cidade mineira de Três Corações, ficou conhecido no mundo inteiro pelo apelido de Pelé.

Pelé brilhou com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira. Ele encerrou a carreira quando jogava no Cosmos, dos Estados Unidos em 1974.

Quando ainda jogava pelo Santos, Pelé esteve em São Luís, no dia 5 de novembro de 1967 e participou de um amistoso contra a Seleção Maranhense. Foi uma partida beneficente realizada pela 1ª dama do Estado, Dona Marly Sarney. O jogo terminou 1 a 0 para o Santos, com gol de Silva, aos 17 minutos do 2º tempo. Foi a última vez que Pelé esteve no Maranhão.

O BLOG foi buscar no arquivo pessoal do pesquisador Talvane Lukatto as fotos da passagem histórica de Pelé no Maranhão.

Na época, Pelé foi recebido no Palácio dos Leões pelo então governador do Maranhão, José Sarney.

Na ocasião, Sarney afirmou: “Vim ver o Santos jogar e vi a Seleção Maranhense”.
 
Ficha técnica

Seleção Maranhense 0 x 1 Santos
Data: 5 de novembro de 1967
Local: Estádio Nhozinho Santos
Gol: Silva, aos 17 minutos do 2º tempo
Juiz: José Batista dos Santos – SP
Bandeirinhas: Wilson de Moraes Vanlume – MA e José Ribamar Assis Vieira – MA

Seleção Maranhense
Manguito; Paulo (Nivaldo), Alzimar, Alvin da Guia e Corrêa; Nélio (Carlos Alberto) e Barrão (Santana); Garrinchinha, Izaac, Cândido (Américo) e Pelezinho.
Técnico: Ênio Silva

Santos
Laerte; Carlos Alberto, Joel, Orlando, Geraldino e Victor (Negreiros); Lima, Orlandino e Silva (Abel); Pelé, Coutinho e Edu.
Técnico: não informado

As informações são do pesquisador Manoel do Amaral

Certidão de Nascimento de Pelé

Pelé nasceu no dia 23 de outubro, mas o registro na certidão de nascimento a data é de 21 de outubro.

5 comentários »

Americano 2 x 2 Cordino

2comentários

Americano e Cordino empataram de 2 a 2, ontem à tarde, no estádio Nhozinho Santos pelo 1º turno da 2ª divisão do Campeonato Maranhense. Os gols do Americano foram marcados por Joãozinho e Carlos, enquanto que Ulisses e Casagrande marcaram para o time de Barra do Corda. O Sabiá de Caxias lidera a competição com 3 pontos ganhos.

Classificação

1º Sabiá – 3 pontos (1 jogo)
2º Cordino – 2 pontos (2 jogos)
3º Moto – 1 ponto (1 jogo)
4º Americano – 1 ponto (2 jogos)

Próximo jogo

23/10 – Sábado
16h – Sabiá x Moto – Em Caxias

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS