Prezado Zeca Soares,
2010 ainda não acabou e já é um pesadelo para o futebol maranhense: clubes enfraquecidos como nunca, falta de organização, perspectivas cada vez mais modestas. O torcedor, quase um herói, lamenta. Mas chegou-se a um ponto em que apenas lamentar não basta. O que estará faltando? Sonho ver torcida, imprensa, clubes lutando pelo bem comum do nosso esporte. Todo apoio é não apenas bem-vindo como absolutamente necessário. Não é difícil enumerar as frentes desta batalha:
1) Precisamos que a torcida vá realmente ao estádio. O Nhozinho Santos cheio no jogo de ontem mostrou que isso é possível. Agora cabe à torcida conscientizar-se da sua força e cabe a todos motivar o público e fazê-lo comparecer: com campanhas e promoções, com a manutenção e modernização dos estádios (incluindo o Castelão), com o resgate do orgulho de se torcer por nossos times.
2) Precisamos de um calendário sensato, com tabelas divulgadas com antecedência e que não sofram alterações a cada rodada. Acima de tudo, um calendário compatível com o do restante do país, pois só assim será possível começar a olhar os demais estados em pé de igualdade. Este ajuste do calendário me parece tão fácil de fazer, estarei querendo demais?
3) Precisamos dar todo o apoio aos times que estiverem disputando as competições nacionais, pois é aí que mostraremos a força que pretendemos ter. Há formas lícitas de fornecer este apoio, estabelecendo com antecedência as regras e fazendo com que sejam iguais para todos. O que estamos vendo – a tabela do Estadual bagunçada para acomodar a participação de um time na Série D – pode ser justificado, mas não passa de um remendo grosseiro para consertar o que começou errado, com o Campeonato não sendo disputado no primeiro semestre, e acaba prejudicando todos.
4) Precisamos que a imprensa e os formadores de opinião apóiem ativamente as iniciativas de valorização do futebol maranhense. Não podemos permitir que vestir uma camisa de um clube carioca ou paulista seja mais motivo de orgulho que vestir a de um clube local.
5) Precisamos de patrocínio forte e apoio do governo. Não podemos culpar a iniciativa privada de e afastar quando o cenário é tão confuso quanto o atual. Mas, à medida que a mudança comece a acontecer, os empresários não hesitarão em voltar. E o governo terá o papel de facilitar este reencontro para que ele seja vantajoso para todos – sociedade, clubes e empresários.
Há outros pontos, mas eu gostaria de pensar que estes já são um ótimo começo. Estarei sonhando? Não me respondam. Antes, digam: quem está comigo neste sonho?
Por Eduardo Trindade
Quando se tem uma infecção em algum orgão do nosso corpo,toma um antibiótico para elimina-la,ou esta infecção fica generalizada,aí o ser humano morre.
No futebol maranhense tem tambêm uma infecção,só que esta é generalizada.Então tem que abrir e tirar todo o pus,que é a causa de tanta desgraças no futebol maranhense.
Este pus se chama: O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO MARANHENSE,que não vou mais citar seu nome.
olha pra nos desportista foi bom estao elito leo aqui em imperatriz o jota pinto o cleber verde o joao alberto o helio soares de açailamdia max barros agora e ajudar o futebol do nosso estado;;;;;;;;;;;;;;covenhamos senao ele acaba?????????????
PRA ME ACABOU O FUTEBOL MARANHENSE …
AQUI É COMO FLAVIO PRADO FALA NA JOVEM PAN.,.. FUTEBOL MARANHENSE É LIXO. EAE ACHU QUE ELE TEM TODA RAZÃO…
LIXOOOOOOOOOOOOOOO
A GRANDE OPORTUNIDADE DE MUDANÇAS , DE CORRIGIR OS DESMANDOS , DE FAZER ALGO MELHOR FOI AGORA RECENTEMENTE QANDO VIERAM A TONA VARIOS CASOS PRINCIPALMENTE O EPISODIO DA SEGUNDA DIVISÃO DE 2009 E OUTROS . OUE FIZERAM OS CLUBES ?, A ASSOCIAÇÃO DE CLUBES ? AS TORCIDAS ? PARTE DA CRONICA ? ENQUANTO NÃO PARAR , NÃO SE REFLETIR NESTAS PERDAS ,NÃO FIZEREM MUDANÇAS DE VERDADE NOSSO FUTEBOL FICARÁ NISTO . HÁ TEMPOS NÃO TEMOS CONQUISTAS SIGNIFICATIVAS EM AMBITO NACIONAL , NÃO TEMOS ESTADIOS ,NÃO TEMOS ESTRUTURA . TODAS ESTAS PERDAS SÃO REFLEXOS DA NOSSA FALTA DE ESTRUTURA .ACHO QUE ESTAMOS FADADOS A CONVIVER COM ESTAS SITUAÇÕES . ACHO ATÉ QUE NÃO QUEREM MUDANÇAS , PERECE-ME QUE HA CONIVENCIA E UM GRANDE ATRELAMENTO ENTRE PARTES O QUE FAZ COM QUE AS MUDANÇAS NÃO ACONTEÇAM . PARA TERMINAR O ANO TEREMOS QUE ATURAR ESTE CAMPEONATO DEFICITÁRIO E A SEGUNDONA DE 2010 .GRANDES ATRAÇÕES ! ESTE É O NOSSO FUTEBOL.
Caro Zeca, hj à tarde surgiu na comunidade do Sampaio Corrêa (Orkut) uma questão: o regulamento incial da CBF, muito confuso por sinal, falava uma coisa para a segunda etapa. Como houve muita confusãopor parte de torcedores, imprensa e acredito que até meso por parte de membros da CBF com o confuso regulamento, eles inventaram um ofício com ” essa novidade ” e enviou há pouco tempo para as federações. CBF enviou este ofício para as federações justamente com o intuito de acobertar o erro na interpretação do regulamento e tentar evitar que o clube prejudicado entre com recurso no STJD. Ou seja: mudou o regulamento no meio da competição. Isso não vai contra o estatuto do torcedor??? O Sampaio pode entrar na justiça??? E a força do Fernando Sarney, vice da CBF, numa hora dessas? por favor, Zeca, me dê uma luz ai… E, se possível, vá a fundo nisso, pq toda a torcida boliviana está apegada nessa esperança p continuar na competição. Abraços e saudações de um boliviano que chorou muito ontem depois do jogo…
A CULPA DA DESGRAÇA DO FUTEBOL MARANHENSE SÃO VOCÊS DA IMPRENSA QUE NADA FAZEM PARA O FUTEBOL MELHORAR.
REGULAMENTO – Sampaio Correa no STJD !!!
Assim como fez o Sergipe em 2009, o Sampaio Correa tem a OBRIGAÇÃO de entrar com recurso no STJD para tentar paralisar a competição. A CBF não sabe elaborar e nem interpretar o próprio regulamento do campeonato.
O regulamento é claríssimo neste ponto. Para efeito de classificação é considerado apenas os pontos da fase em questão. Qualquer estágiario de direito consegue interpretar o regulamento. A CBF não.
http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/06/16/640914.html
A questão é, que, com base num artigo que cita critérios de desempate para elaboração dos confrontos das quartas-de-final a entidade considera que os 3 melhores perdedores desta fase serão denominados pela somatória de pontos das equipes durante o campeonato todo.
No ano passado, o Sergipe foi prejudicado por conta desta interpretação errada da entidade e tentou paralisar o campeonato. STJD / CBF manipularam e julgaram o caso somente em dezembro. O clube sergipano que atravessava enorme dificuldade financeira e não tinha força política foi derrotado nos tribunais por 3 votos a 2.
http://www.futebolinterior.com.br/clube/rio_branco-es/99154+BOMBA!_STJD_adia_julgamento_que_poderia_melar_a_S%C3%A9rie_D
Repare no texto acima o motivo que o auditor solicitou o adiamento do caso.
” Segundo Couto, o tempo será útil para solicitar mais documentos junto a CBF “.
Mas a força pra mudança, não tem que acontecer SÓ no futebol. Tem que começar de CIMA. POLÍTICA, é isso que envolve também!
Não adianta dar murro em ponta de faca.
Uma federação que toma de conta de toda renda, de tudo e de todos, não faz clube nenhum emergir.
Torcida vai ao estádio sim, mas o que a galera mais gosta, está em reformas ATÉ HOJE.
E aí? Fica difícil.
Futebol maranhense não presta desde anos 2000.
Pra quem já foi papel fundamental nos brasileiros de Série B e A.
Agora, é preciso saber com quem e como jogar.
@TykOz
Disso tudo, cara!
Zeca, a vaga pra Série D D do ano que vem vai ser dada ao campeão estadual desse ano ou so do ano de 2011??
Moto Club, sempre
RESPOSTA: É O CAMPEÃO DESTE ANO.
Realmente está correto o Eduardo Trindade, concordo em tudo que comentou.