Na semana em que completa 73 anos de glórias no futebol maranhense, o Moto Club pode, enfim, estar começando a sair de uma das maiores crises da sua história.
Depois de anunciar no dia 25 de agosto, a desativação do departamento de futebol profissional, a diretoria do Moto vai dar entrada hoje à tarde em um ofício junto à FMF pedindo que desconsidere o pedido de desistência de participar da 2ª divisão do Maranhense, ainda este ano. O documento será entregue pelo presidente Gildo Moraes que voltou a defender a participação do Moto nas competições de futebol.
O clube estaria fechando uma parceria com um grupo que vai administrar o futebol do clube. Este grupo já teria viabilizado algumas parcerias para pagamento dos salários de jogadores, comissão técnica e material esportivo. Uma dessas parcerias será com a Futebol International, uma empresa de futebol do Canadá que já fez parceria com o Gama-DF e administra o Portugal FC, clube da 1ª divisão do Canadá e teria também parceria com o Ewerton, da Inglaterra. Clique aqui e veja o site da Futebol International.
A ideia do grupo que assumirá o departamento de futebol é disputar a Segundona do Maranhense, este ano, para que o Moto, ainda em 2011 dispute a primeira divisão, a partir de fevereiro e brigue por uma das vagas na Copa do Brasil em 2012 e do Campeonato Brasileiro Série D em 2013.
Segundo o presidente Gildo Moraes, o anúncio do fechamento da parceria será anunciado nos próximos dias.
– Nós estamos fazendo o que é melhor para o Moto. Eu acho que essa parceria é a melhor solução para o Moto no momento. O Moto é um time grande e como todo time grande não pode parar. Vai ser pior se o time ficar desativado, por isso vamos fechar essa parceria – adiantou.
O BLOG quis saber do presidente sobre a parceria semelhante fechada com uma empresa do Uruguai em 2009 e que foi um grande fracasso para o clube.
– Eu não estava no Moto naquela ocasião e desconheço o que foi feito. Nunca vi nenhum contrato assinado naquela época sobre essa parceria, mas o que eu posso garantir à torcida do Moto é que tudo que será feito agora será no papel, com as responsabilidades assumidas. Depois disso chamaremos o conselho do clube e imprensa e faremos o anúncio – adiantou.
O grupo já teria inclusive um treinador acertado para treinar o Moto, assim como os jogadores que seriam contratados. O ex-gerente de futebol do Imperatriz, Emerson Mendes (que foi campeão maranhense em 2005 pelo Imperatriz) seria o representante da empresa junto ao clube. É ele quem vai gerenciar o departamento de futebol do time rubro-negro.
A diretoria atual que tem como presidente Gildo Morais vai trabalhar na recuperação e ampliação do Centro de Treinamento do Paranã.
Sinal Verde
Se depender da Federação Maranhende de Futebol, o Moto já pode se considerar reintegrado às competições locais. Em entrevista ao BLOG, o diretor técnico da FMF, José Alberto de Moraes Rego disse que não haverá problema algum e que a entidade espera o documento oficial.
– Eu acho uma boa notícia para o futebol. A Federação nunca teve interesse que o Moto parasse, inclusive porque criamos a Copa União para que o Moto não ficasse parado e disputasse a competição enquanto aguardavámos uma definição do Tribunal de Justiça Desportiva em relação à 2ª divisão. A Federação vai esperar o Moto e vai confirmar a participação deles na 2ª divisão sem nenhum problema – confirmou.
A estreia do Moto na 2ª divisão está prevista para o dia 10 de outubro, contra o Sabiá, em Caxias.