O Castelão da propaganda eleitoral
No dia 4 de agosto estive no Estádio Castelão. Fui ver de perto como estava o principal palco do futebol maranhense.
Para a minha surpresa, um mês depois ouço no horário da propaganda eleitoral que o Castelão está pronto, completamente reformado, inclusive com cadeiras, vestiários, iluminação, enfim, tudo que um grande estádio de futebol pode oferecer de melhor.
Bem, mas não é nada disso. É apenas mais uma peça da campanha eleitoral na tentativa de confundir o eleitor.
Vou reproduzir novamente a matéria que fiz para que vocês possam ver como o Castelão foi deixado por administrações anteriores. Tire as suas conclusões:
Reportagem do dia 4 de agosto de 2010
Quando visto de longe, a impressão é a melhor possível. Poderíamos até arriscar um palpite: o Castelão está totalmente pronto para a prática do futebol. Mas a impressão vai mudando à medida que começamos a passear pelo estádio. Com exclusividade, o BLOG teve acesso a todos os setores do Castelão.
Segundo o secretário de Esportes, Francisco Souza Neto, foram gastos R$ 44 milhões no governo anterior, mas a obra não foi concluída pela construtora Petra. Foram realizadas obras estruturais e no campo de jogo, mas muita coisa ainda precisa ser feita para que o Castelão possa voltar a funcionar de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.
– Estruturalmente, foi tudo concluído. O estádio não corre mais perigo de cair, segundo os laudos técnicos encaminhados à Secretaria – afirmou Souza Neto.
O gramado é, sem dúvida, um dos melhores do país, mas pouca coisa foi feita fora dele.
A estrutura das arquibancadas continua no cimento. Nenhuma cadeira sequer foi instalada. Até mesmo as que existiam no setor de cadeiras foram retiradas dando lugar a mais uma imensa arquibancada de concreto.
Nos vestiários, as obras foram apenas iniciadas. Somente o revestimento nas paredes foi colocado. Não há banheiros, portas, cadeiras, e o acesso aos vestiários continua um imenso lago.
Nenhum dos dois placares eletrônicos funciona. A iluminação do Castelão também precisa ser toda renovada. Embora existam lâmpadas instaladas nas torres, elas não funcionam. As lâmpadas que existiam nas marquises foram retiradas.
No setor de imprensa, falta concluir as cabines de transmissão das emissoras de rádio e TV. Os camarotes VIPs ainda não foram finalizados, assim como os bares.
Souza Neto afirmou à reportagem que um novo processo de licitação será aberto após o período eleitoral.
Veja mais fotos do Estádio Castelão