Domínio do Flamengo diminuiu

0comentário

5147741Que a torcida do Flamengo no Rio é hegemônica, ninguém duvida. Que a massa rubro-negra é maior do que as dos três rivais somadas também não é novidade, pois já foi mostrado nas três primeiras pesquisas do Ibope para o LANCE!, realizadas desde 1998.

Mas a grande novidade desta pesquisa é que o Flamengo parou de avançar sobre os rivais – sempre lembrando que o quadro pode mudar em breve, pois a pesquisa, por ouvir apenas garotos a partir de dez anos, não leva o efeito de formação de torcedores gerado pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2009, há oito meses.

Em 1998, o Flamengo tinha a preferência de 39% dos fluminenses. Esse índice subiu para 44% em 2001 e para 48,3% em 2004. Agora caiu para 45,5%. A proporção entre os rubro-negros e a soma das demais torcidas caiu de 136% para 121%. Ou seja, em 2004, havia 20 rubro-negros para cada 15 torcedores de outros times e neste ano a relação caiu para 18 contra os mesmos 15.

A queda do Flamengo foi maior até do que a do seu maior rival, o Vasco, que atravessa uma das maiores secas de glórias de suas histórias – nos últimos seis anos não chegou nem sequer a uma final de turno do Campeonato Estadual. O Vasco tinha 16% do estado em 1998, subiu para 19%, caiu para 18,7% e, nesta pesquisa, se fixou em 17,8%. A queda poderia ter sido menor se a fase não fosse tão ruim, desincentivando os simpatizantes a falar como cruzmaltinos.

Os Davis dos times grandes do Rio, ao contrário, mostraram crescimento. O Botafogo, por exemplo, conseguiu crescer levemente nos últimos seis anos, de 9,2% para 9,3%. Mas nem conseguiu manter o posto de terceira maior torcida do estado.

A massa do Fluminense, que sempre contestou os resultados de pesquisa que a colocavam atrás do Botafogo, desta vez tem motivos para comemorar. Foi a única torcida a ganhar espaço no Rio de forma significativa, acima da margem de erro, passando de 8,2% para 10,2%, um crescimento de quase 25% em seis anos. É o efeito da parceria com a Unimed, que provocou o título da Copa do Brasil de 2007 e o vice-campeonato da Libertadores em 2008. Além disso, o Fluminense, por dois anos seguidos mostrou, um notável poder de recuperação no Brasileiro.

Diferentemente do Tricolor, o Fogão não conquistou nenhum título nacional nos últimos seis anos, mas foi melhor no âmbito estadual, desde que renovou sua administração, começando por Bebeto de Freitas e acentuando na era de Maurício Assumpção. Foi campeão carioca em 2006 e 2010, e conquistou três Taças Guanabara e três Taças Rio (os turnos do Campeonato Carioca, que, diferentemente de outras competições estaduais, valem troféus aos vencedores).

O América aparece com apenas 0,5% e mostra que tem um caminho muito longo até mesmo para ser considerado uma equipe de porte médio no estado. Boa parte dessa torcida tem idade avançada e por enquanto sua tendência é cair ainda mais, se nada mudar.

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.

Lancepress

Sem comentário para "Domínio do Flamengo diminuiu"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: