Bomba na Segundona

3comentários

O advogado do Viana e Santa Quitéria, Lecílio Estrela de Sá deu entrada no fim da tarde de hoje na Federação Maranhense de Futebol de uma medida cautelar contra o ato do diretor técnico, José Alberto de Moraes Rego. As duas equipes querem que a FMF só inicie a primeira divisão de 2010, após o encerramendo do “torneiozinho” que estão chamando de 2ª divisão de 2009.

Na segunda-feira, a FMF anunciou o início da 2ª divisão para o domingo (dia 8). Na mesma data, a FMF programou o início da 1ª divisão de 2010. Os jogos da Segundona inclusive foram marcados para a preliminar das partidas marcadas nos dias 8, 12 e 15 de agosto pela 1ª divisão.

Sampaio x FMF

Ontem, o departamento jurídico do Sampaio abriu guerra contra a FMF. O Sampaio encaminhou documento ao presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Antônio Américo pedindo a suspensão do início do Campeonato Maranhense 2010. Para o Sampaio, a FMF rasgou o Estatuto do Torcedor e não cumpriu os prazos quanto à divulgação da tabela.

É muita confusão para pouco futebol!!!!!

3 comentários »

O que falta para o Castelão reabrir…

11comentários

Quando visto de longe, a impressão é a melhor possível. Poderíamos até arriscar um palpite: o Castelão está totalmente pronto para a prática do futebol. Mas a impressão vai mudando à medida que começamos a passear pelo estádio. Com exclusividade, o BLOG teve acesso a todos os setores do Castelão.

Segundo o secretário de Esportes, Francisco Souza Neto, foram gastos R$ 44 milhões no governo anterior, mas a obra não foi concluída pela construtora Petra. Foram realizadas obras estruturais e no campo de jogo, mas muita coisa ainda precisa ser feita para que o Castelão possa voltar a funcionar de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.

– Estruturalmente, foi tudo concluído. O estádio não corre mais perigo de cair, segundo os laudos técnicos encaminhados à Secretaria – afirmou Souza Neto.

O gramado é, sem dúvida, um dos melhores do país, mas pouca coisa foi feita fora dele.

Foto: Zeca Soares

A estrutura das arquibancadas continua no cimento. Nenhuma cadeira sequer foi instalada. Até mesmo as que existiam no setor de cadeiras foram retiradas dando lugar a mais uma imensa arquibancada de concreto.

Foto: Zeca Soares

Nos vestiários, as obras foram apenas iniciadas. Somente o revestimento nas paredes foi colocado. Não há banheiros, portas, cadeiras, e o acesso aos vestiários continua um imenso lago.

Fotos: Zeca Soares

Nenhum dos dois placares eletrônicos funciona. A iluminação do Castelão também precisa ser toda renovada. Embora existam lâmpadas instaladas nas torres, elas não funcionam. As lâmpadas que existiam nas marquises foram retiradas.

Fotos: Zeca Soares

No setor de imprensa, falta concluir as cabines de transmissão das emissoras de rádio e TV. Os camarotes VIPs ainda não foram finalizados, assim como os bares.

Souza Neto afirmou à reportagem que um novo processo de licitação será aberto após o período eleitoral.

Copa de 2014

O secretário Souza Neto disse que o governo do Maranhão respondeu, positivamente, a uma consulta feita pela CBF. Perguntado sobre o interesse de tornar-se subsede da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, o Maranhão disse sim.

– As primeiras etapas já foram vencidas. Quanto ao aspecto belezas naturais, rede hoteleira e local de treinamento (Estádio Castelão), o Maranhão já foi aprovado, mas ainda restam algumas etapas importantes e vamos aguardar até o fim, mas se formos escolhidos como subsede da Copa de 2014 será muito importante – adiantou.

No governo anterior, o Maranhão não demonstrou qualquer interesse em sediar jogos da Copa do Mundo. Embora tenha recebido uma carta de encargos da Confederação Brasileira de Futebol, o governo sequer deu resposta.

Museu do Futebol

O Estádio Castelão deverá ganhar um “Museu do Futebol”. O secretário Souza Neto disse que pretende instalar, na entrada do setor de cadeiras, um memorial do futebol maranhense com fotos, vídeos, áudios dos grandes craques e também dos grandes nomes da crônica esportiva.

Veja mais fotos do Estádio Castelão

Fotos: Zeca Soares

11 comentários »

Seis mil atletas participarão dos JEMs 2010

1comentário

Foto: Zeca SoaresO secretário de Estado de Esporte e Juventude, Francisco Sousa Neto, foi entrevistado pelo o jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM. Na pauta da conversa: a edição 2010 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

O secretário Francisco Sousa Neto disse que cerca de 6 mil atletas estão sendo esperados para participar dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), cuja etapa final será realizada em São Luís. A abertura dos Jogos será realizada nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h, no ginásio Castelinho. Os atletas começam a competir no sábado, 7.

Cerca de 40 mil atletas e 64 municípios participaram das três etapas dos Jogos, incluindo as regionais dos Cocais, Baixada Maranhense e da região tocantina. Para Francisco Neto, os Jogos deram um salto enorme em relação ao ano passado, onde participaram 15 mil atletas e 32 municípios participaram dos Jogos Escolares.

Mesmo com a falta do ginásio Costa Rodrigues, o secretário disse que os JEMs não perderão o brilho. Ele elogiou o apoio recebido de algumas escolas particulares que dispuseram os seus ginásios para realização da competição. Os vencedores participarão das Olímpiadas Escolares O infantil será disputado, em Fortaleza, em setembro. O infanto, em novembro, na cidade de Goiânia.

Clique aqui para ouvir a entrevista

Por Pedro Sobrinho

1 comentário »

Promotor denuncia Bruno e mais oito no caso Eliza

0comentário

bruno300O Ministério Público de Minas Gerais confirmou que o promotor Gustavo Fantini, de Contagem, ofereceu, nesta quarta-feira (4), denúncia contra os nove indiciados no caso Eliza Samudio. Porém, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não confirmaram se o promotor manteve todos os crimes relatados pela polícia.

No inquérito concluído pela polícia no dia 29 de julho, o goleiro Bruno de Souza foi indiciado por homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores. De acordo com a polícia, devem responder pelos mesmos crimes Luiz Henrique Ferreira Romão (conhecido como Macarrão), Flávio Caetano de Araújo, Wemerson Marques de Souza, Dayanne Souza (mulher de Bruno), Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales (primo do atleta) e Fernanda Gomes de Castro (amante do goleiro).

Já o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola e Paulista, foi indiciado por homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver.

O parecer do promotor também pede as prisões preventivas de todos os suspeitos já presos e da suposta amante do goleiro, Fernanda Gomes de Castro, que ainda está em liberdade. Todos os outros estão presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e negam o crime.

Nesta quinta-feira (5), vencem as prisões temporárias de Bruno, Macarrão, Sales e Dayanne Souza. A prisão temporária de Bola vence na sexta-feira (6). No sábado (7), vencem as prisões temporária de Elenilson Vitor da Silva, Flávio Caetano de Araújo e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha.

Se a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do Tribunal do Júri em Contagem, aceitar o pedido do promotor sobre as prisões preventivas, todos os suspeitos permanecem presos.

Defesa
O advogado Ércio Quaresma, que defende Bruno, Macarrão, Dayanne, Flávio, Wemerson, Elenilson e Fernanda disse à reportagem do G1 que ainda não leu o parecer do promotor. O defensor afirmou que acredita que todos os indiciados foram denunciados por assassinato, mas que está tranquilo.

“Acredito que ele denunciou todos pelo assassinato. Não estou preocupado com a denúncia do Ministério Público. Ela não se sustenta”, afirmou o advogado.

Procurado pela reportagem, os advogados de Bola e Sales não foram encontrados para comentar o caso.

Leia também:

Nove policiais usam dados de GPS de carro para buscar corpo de Eliza

Leia mais no G1

sem comentário »

Flamengo dispensa o seu maior artilheiro

0comentário

phpThumb_generated_thumbnailA diretoria do Esporte Clube Flamengo acaba de dispensar o seu principal artilheiro da Era Everaldo Cunha – o atacante Roni. O jogador não treinou nesta terça-feira (3) e a rescisão do vínculo contratual, que iria até o dia 21 de fevereiro de 2012, já foi assinada pelo atleta e pelo presidente do clube. O jogador ainda não sabe qual o seu destino após a saída do Flamengo.

Desde a segunda-feira (2) que a saída de Roni está praticamente definida, mas a rescisão que, de fato, só foi confirmada no princípio da noite de hoje, na sede da Federação de Futebol do Piauí, onde o documento rescisório foi assinado pelas duas partes. O termo indisciplina, que justificou a demissão do jogador, teve causa no fato do clube estar em débito com o atleta.

Roni recebeu parte do seu salário, mas ainda tem dinheiro a receber, o que gerou descontentamento por parte do atacante. Desmotivado, não tem sido o mesmo de outras jornadas, o que provocou a reação do presidente Everaldo Cunha: “Não quero prejudicar ninguém. Não vejo motivo suficiente para o Roni ficar desmotivado, mas no Flamengo só joga quem tiver querendo. Se o atleta está descontente, não tem problema. Não serei eu quem irá prejudica-lo. Ele está livre para seguir sua trajetória no futebol brasileiro”, afirmou.

Roni chegou ao Flamengo com o próprio Everaldo na presidência, em 2007. Desde então tem sido o principal goleador da equipe. Em jogos de caráter oficial, foram 25 só em campeonatos piauienses. Após assinar a rescisão, Roni falou ao Acessepiauí e disse que vai aguardar novas propostas. Esteve por se transferir para o Itauçu, mas a diretoria do clube goiano já acertou com Índio, atacante que atuou no Piauí. Além dele, lá já estão Zé Rodrigues e o zagueiro Índio.

No Flamengo, o técnico Paulo Ricardo Moroni, de uma certa forma, lamentou a saída do atacante, mas agora sabe que o futuro tem que ser mesmo com os gols de Joniel, Rigoberto, Marcinho e Ricardo Oliveira. A propósito, o time prossegue seus treinamentos amanhã, em expediente nos dois turnos, visando o jogo de volta contra o Sampaio Correa, em Codó.

Por Severino Filho

sem comentário »

Não vão cumprir a decisão do TJD?

0comentário

acordao

A Federação Maranhense de Futebol esperou bem menos do que todo mundo imaginava para descumprir a primeira decisão tomada pelo Tribunal de Justiça Desportiva na gestão do presidente Antônio Américo Lobato Gonçalves.

Na sexta-feira passada, o TJD-MA decidiu, por unanimidade manter a decisão da 2ª Comissão Disciplinar que anulou a participação do Moto Club de São Luís no Campeonato Maranhense Série “B” 2009, mantendo-o na 2ª divisão de 2010.

Por maioria, o TJD-MA anulou todo o Campeonato Maranhense Série “B” 2009 e determinou que a Federação Maranhense de Futebol realize o novo Campeonato Série “B” 2009, antes de iniciar o Campeonato Maranhense de Futebol Série “A” 2010, nos termos do voto do Relator Carlos Roberto Feirosa Costa. (clique no documento e leia o acórdão).

Num flagrante desrespeito à decisão do TJD-MA, ainda na segunda-feira (2), a FMF anunciou o início da 2ª divisão para este domingo (dia 8), na mesma data do início da 1ª divisão 2010. E ainda fez mais: marcou as partidas da 2ª divisão de 2009 na preliminar dos jogos da 1ª divisão de 2010.

Nem precisa dizer que o Estatuto do Torcedor mais uma vez foi rasgado, uma vez que o prazo de inscrições e para a divulgação da tabela não foram obedecidos.

Em nome do que estão chamandando de “moralização do futebol maranhense” vou esperar para ver se o TJD e o clubes vão aceitar mais essa da FMF de braços cruzados.

sem comentário »

JV acerta parceria com o Santo André

2comentários

Pelo menos quatro jogadores deverão deixar o JV Lideral após o Campeonato Brasileiro Série D. Toninho e Valdanes (atacantes), Fagundes (zagueiro) e Raniére (lateral-direito) seguirão para o Santo André-SP, vice-campeão paulista e que disputa o Campeonato Brasileiro Série B.

Um dirigente do time paulista estará em Imperatriz neste fim de semana e vai acompanhar a partida do JV Lideral com o Guarany de Sobral-CE, no sábado, às 18h, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia.

Participação indefinida no Campeonato Maranhense

O presidente do JV Lideral, Walter Lira adiantou ao BLOG que o foco é o Campeonato Brasileiro Série D. Ele disse que ainda não definiu se a equipe participará ou não do Maranhense.

– Eu disse aos jogadores após a derrota para o Guarany que se nós saírmos do Brasileiro, o nosso trabalho pode acabar alí. Eu ainda não decidi se a equipe vai participar ou não do Campeonato Maranhense uma vez que só tem jogo nosso no dia 28. Até lá eu vou pensar sobre isto. Mas se continuarmos no Brasileiro e decidirmos disputar o Estadual vamos pensar em colocar as nossas equipes do Sub-18 ou Sub-20 – explicou.

2 comentários »

Sampaio pede a suspensão do início do Estadual

4comentários

O departamento jurídico do Sampaio, através do seu advogado Jorge Henrique Viveiros encaminhou um documento ao presidente do TJD, Antônio Américo Lobato Gonçalves pedindo a suspensão do início do Campeonato Maranhense da 1ª Divisão previsto para começar no próximo domingo (8). O Sampaio quer que seja apreciada por este Tribunal a Notícia de Infração praticada pela FMF, ao desrespeitar o Estatuto do Torcedor em seus artigos 5º, 6º e 9º, tendo em vista a sua omissão em apreciar o seu pedido.

Além disso pede a abertura de processo administrativo disciplinar contra o Procurador de Justiça Dr. Hugo Leonardo Veiga, em razão da sua negligência e omissão para com os processos que lhes são distribuídos e finalmente que seja determinado imediatamente a suspensão do início do Campeonato Maranhense de Futebol da 1ª Divisão previsto para o dia 08.08.2010, tendo em vista o não cumprimento do Estatuto do Torcedor, mais precisamente em seu artigo 9º.

Antônio Américo disse em entrevista à Rádio Mirante AM que iria analisar o documento encaminhado pelo Sampaio e prometeu para hoje uma resposta.

Veja a íntegra do documento

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR ANTONIO AMÉRICO LOBATO GONÇALVES, MD. AUDITOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE FUTEBOL DO ESTADO DO MARANHÃO

SAMPAIO CORRÊA FUTEBOL CLUBE, agremiação profissional de futebol, filiada à FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL, inscrito no CNPJ/MF sob o nº.06.048.870/0001-17, com sede social e administrativa localizada na Estrada General Arthur Carvalho, km-03, Bairro Turú, nesta cidade, por seu procurador e advogado, infra-assinado e devidamente credenciado junto a este Tribunal, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência expor e requerer o seguinte:

No dia 14 de julho de 2010, o Requerente protocolizou junto a Secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, com base no artigo 74 do CBJD, Notícia de Infração Disciplinar praticada pela Federação Maranhense de Futebol, por ter a mesma infringido a Lei nº. 10.671, de 15 de maio de 2003 – Estatuto do Torcedor. A referida Notícia de Infração Disciplinar foi dirigida à Procuradoria da Justiça Desportiva na pessoa do seu Procurador Geral Dr. Ezequias Sousa de Carvalho conforme doc. anexo.
    
De acordo com as informações prestadas pelo  Secretario Adjunto deste Tribunal Sr. Francisco das Chagas Bertrand, o Procurador Geral designou o Dr. Hugo Leonardo Veiga, Procurador da 2ª Comissão Disciplinar, para avaliar a mencionada Notícia de Infração praticada pela FMF, sendo que até a data do dia 23.07.2010 o referido procurador não havia proferido nenhum despacho ou sequer devolvido os autos à Secretária.

Assim, no dia 26 de julho próximo passado o Requerente formalizou uma REPRESENTAÇÃO junto à Procuradoria da Justiça Desportiva, contra o Procurador Dr. Hugo Leonardo da Veiga tendo em vista a sua inércia e total falta de compromisso com a Justiça Desportiva do nosso estado. (doc. anexo).

Ocorre, Sr. Presidente, que até a presente data  nada foi feito, ou seja, não foi apreciada a Notícia de Infração praticada pela FMF e muito menos a representação formalizada pelo requerente contra o Procurador Dr. Hugo Leonardo Veiga.

Dessa forma, considerando que a matéria acima mencionada está diretamente ligada à Justiça Desportiva do País e às leis que norteiam o seu funcionamento, considerando o propósito de Vossa Excelência em cumprir fielmente o que determina o CBJD, o Estatuto do Torcedor e a moralização do Futebol Maranhense, considerando a inércia da Procuradoria em não apreciar os processos de sua competência, e, considerando ainda, a proximidade da data de início do Campeonato Maranhense de Futebol prevista para o dia 08.08.2010, é que o Requerente, visando resguardar os seus direitos e o ajuizamento de demandas futuras, requer:
    
a) que seja apreciada por este Tribunal a Notícia de Infração praticada pela FMF, ao desrespeitar o Estatuto do Torcedor em seus artigos 5º, 6º e 9º, tendo em vista a sua omissão em apreciar o seu pedido. 

b) que seja aberto processo administrativo disciplinar contra o Procurador de Justiça Dr. Hugo Leonardo Veiga, em razão da sua negligência e omissão para com os processos que lhes são distribuídos;
 
c) que seja determinado imediatamente a suspensão do início do Campeonato Maranhense de Futebol da 1ª Divisão previsto para o dia 08.08.2010, tendo em vista o não cumprimento do Estatuto do Torcedor, mais precisamente em seu artigo 9º.

Nestes termos, pede e espera deferimento.

São Luís (MA), 03 de agosto de 2010.
                           
Jorge Henrique de Viveiros Vieira

4 comentários »

Conheça o regulamento da Série D

0comentário

Estive analisando cuidadosamente o regulamento do Campeonato Brasileiro Série D para saber o que os representantes maranhenses terão pela frente.

Se Sampaio e JV Lideral garantirem a classificação vão enfrentar na próxima fase o 1º e 2º colocados no Grupo 4 que tem CSA-AL, Santa Cruz-PE, Confiança-SE e Potiguar-RN. Neste caso, apenas o primeiro colocado no Grupo 3 (Guarany-CE, Sampaio-MA, JV Lideral-MA e Flamengo-PI) terão mando de campo no jogo de volta, mas não terão vantagem de empate. Se os dois jogos terminarem com resultados iguais, a vaga será decidida nos pênaltis. Vale lembrar que o gol fora de casa vale dobrado, a exemplo da Copa do Brasil.

Na terceira fase, os nossos representantes continuarão enfrentando equipes do Grupo 4 ou ainda poderão jogar entre si. Se isto acontecer, o critério de gol fora ter o peso dobrado também vale. Isto só não seria considerado se Sampaio e JV Lideral fossem equipes da mesma cidade e se realizassem os jogos no mesmo estádio. Nesta fase, os cinco primeiros estarão garantidos nas quartas-de-final. Outras três equipes entrerão através do critério técnico na soma geral de pontos em todas as fases.

Essas oito equipes formarão quatro mata-mata. Os vencedores farão as semifinais e já estarão garantidos na Série C em 2011. Os vencedores fazem a grande final.

Clique aqui e veja o regulamento completo

sem comentário »

Segue o “calvário” do América de Natal

0comentário

A Portuguesa-SP venceu o América-RN, em Natal, pelo Campeonato Brasileiro Série B, por 3 x 1 e assumiu a 2ª colocação com 23 pontos. O resultado afundou ainda mais o time de Natal que segue sem vencer em casa e permanece na 19ª colocação com apenas 8 pontos. No outro jogo da noite, a Ponte Preta-SP bateu o São Caetano-SP, por 2 x 0.

Veja os próximos jogos

6/08 – 21h00 América-MG x Duque de Caxias-RJ
6/08 – 21h00 Paraná-PR x Coritiba-PR
6/08 – 21h00 Bragantino-SP x Ipatinga-MG
7/08 – 16h10 ASA-AL x Bahia-BA
7/08 – 16h10 Brasiliense-DF x Vila Nova-GO
7/08 – 16h10 Figueirense-SC x Icasa-CE
7/08 – 16h10 Náutico-PE x Sport-PE
7/08 – 21h00 São Caetano-SP x Guaratinguetá-SP

Classificação

1  Coritiba-PR 24 pontos
2  Portuguesa-SP 23 pontos
3  Náutico-PE 23 pontos
4  Figueirense-SC 21 pontos
5  Paraná-PR 19 pontos
6  América-MG 18 pontos
7  São Caetano-SP 18 pontos
8  Guaratinguetá-SP 18 pontos
9  Bahia-BA 17 pontos
10  Ponte Preta-SP 17 pontos
11  ASA-AL 16 pontos
12  Icasa-CE 14 pontos
13  Brasiliense-DF 14 pontos
14  Duque de Caxias-RJ 12 pontos
15  Santo André-SP 12 pontos
16  Sport-PE 11 pontos
17  Bragantino-SP 10 pontos
18  Ipatinga-MG 8 pontos
19  América-RN 8 pontos
20  Vila Nova-GO 4 pontos

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS