Tinha certeza que a repercussão da notícia sobre o Campeonato Maranhense com 12 equipes seria a pior possível. FMF e dirigentes de clubes também. Mesmo assim parecem mais do que dispostos a enfrentar o novo problema.
Nunca considerei a segundona do ano passado uma competição legítima. Antes mesmo de começar, por diversas vezes escrevi que a FMF estava de olho apenas na taxa de inscrição dos clubes. Depois, o Conselho Arbitral aprovou por unanimidade a participação do Moto Club na segundona no mesmo ano que foi rebaixado. Clubes e Federação fizeram tudo de mãos dadas.
Finalmente o episódio lamentável registrado na última rodada: dois jogos com resultados bem estranhos. Foi o suficiente para o escândalo ganhar o mundo. Começou então a batalha no Tapetão. Sobrou para Moto e Chapadinha. Santa Quitéria, Viana, FMF e demais clubes seriam inocentes na história.
Quem não sabia que o Moto deveria disputar a segunda divisão apenas este ano? Aprovaram a entrada do time rubro-negro na competição e só depois descobriram a irregularidade? E se o Moto tivesse tido competência e tivesse ganho a segundona será que ainda estaríamos discutindo alguma coisa.
Dizer que aqueles 11 x 0 do Viana sobre o Chapadinha ou os 5 x 1 do Moto sobre o Santa Quitéria foram resultados normais parece outro absurdo.
O Tribunal de Justiça Despotiva bem que poderia ter dado um exemplo a clubes e FMF. Se tivesse considerado a competição toda irregular não teria cometido exagero algum.
Não entendo muito dessas coisas de legislação esportiva, prazos, enfim. Mas na minha opinião a segunda divisão deveria ser sido toda anulada. O escândalo foi grande demais e a “armação” de resultados ficou mais do que evidente.
Mas punir apenas os quatro clubes que disputaram a segunda divisão não me parece o bastante. Se a competição foi um escândalo só e a participação do Moto teve o aval dos clubes e da Federação, todos erraram e devem pagar por isso.
Já está mais do que na hora da Justiça Desportiva tão questionada por clubes, dirigentes, torcedores e imprensa esportiva dar um basta em tudo isso. Ela não pode continuar de braços cruzados. É preciso tomar uma decisão. Doa a quem doer. Do jeito que está é que não pode ficar mais.
COM ESTA DECISAO DOS SENHORES PRESIDENTES DE CLUBES QUE APOIA ESTA DESORGANIZAÇAO SO NOS RESTA UMA COISA E ESTA NOS TORCEDORES PODEMOS FAZER, ENTRAR UMA AÇAO NA PROCURADORIA PUBLICA SE E
Geralmente Tribunais de Justiça a nível de Brasil e Mundo,são realmente de pessoas ilibadas e sem máculas.No maranhão acredito que as pessoas que compõem o Tribunal de Justiça Desportivo no Maranhão é composto por membros que todos os Maranhenses podem realmente confiar,e jamais vão atropelar as leís do nosso País. Sendo assim não vão rasgar a nossa Constituição,ora os seus menbros geralmente são formados e conhece a constituição,como as leís do nosso futebol,e jamais vão concordar com as arbitrariedades que sutilmente a velha raposa do futebol Maranhense sugere, e os presidentes de clubes aceitam,para minha decepção até mesmo o Valter Lira e o Lêo Cunha estão concordando pois não se manifestaram e quem cala consente.O Presidente da federação não abre a boca,mais arma as confusões na calada da noite.
HOJE A TARDE OUVI UMA ENTREVISTA QUE O SR.SÉRGIO FROTA CONCEDEU AO REPORTER TÉCIO DOMINICI, DIZENDO A PLENOS PULMÕES QUE NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DO SAMPAIO CORREA ERA CONTRA A ENTRADA DO MOTO CLUBE NO CAMPEONATO MARANHENSE DE FUTEBOL DA 1ª DIVISÃO, SEGUIDO PELO VICE-PRESIDENTE DO MAC, SR.JOÃO VICENTE, QUE AIRMARAM QUE JÁ TINHAM ERRADO UMA VEZ QUANDO PERMITIRAM AO MOTO CLUBE DISPUTAR A 2ª DIVISÃO NO MESMO ANO EM QUE FOI REBAIXADO E QUE NÃO IRIAM ERRAR A SEGUNDA VEZ…ISSO ONTEM A NOITE.
AGORA PARECE QUE A COISA MUDOU, E AMBOS OS DIRIGENTES VÃO DIZER AMÉM A ESSE ABSURDO. QUANDO OUVI A FALA DO SR.SÉRGIO FROTA, NAQUELE MOMENTO EU ACREDITEI QUE O FUTEBOL MARANHENSE COMEÇAVA A SAIR DO FUNDO DO POÇO, MAS AGORA, DEPOIS DESSA, ACHO QUE A COISA VAI CONTINUAR COMO ESTÁ, OU MELHOR, VÃO JOGAR A ÚLTIMA PÁ DE CAL QUE FALTAVA PARA ENTERRAR DE VEZ O JÁ FALIDO E DESACREDITADO FUTEBOL MARANHENSE.
LAMENTÁVEL..DEPRIMENTE…TRISTE…UMA VERDADEIRA PALHAÇADA, UMA ABSOLUTA E TOTAL FALTA DE RESPEITO AO TORCEDOR. DEPOIS AINDA QUEREM DINHEIRO PÚBLICO PARA BANCAR ESSA BAGUNÇA.
Concordo com vc! o melhor a fazer era ter anulado toda a competição da 2ª divisão do ano passado, ficou muito feio pra Maranhão isso tudo!