Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Jogos de quinta-feira
Santa Quitéria 2 x 1 Imperatriz
Maranhão 3 x 3 Bacabal
Iape 1 x 0 JV Lideral
Classificação
1º Iape – 10 pontos (4 vitórias e saldo 9 )
2º Santa Quitéria – 9 pontos (3 vitórias)
3º Moto – 9 pontos (2 vitórias)
4º Imperatriz – 7 pontos (2 vitórias e saldo 2)
5º Maranhão – 7 pontos (1 vitória)
6º Viana – 5 pontos (saldo 1 e 8 gols pró)
7º Sampaio – 5 pontos (saldo 1 e 7 gols pró)
8º Bacabal – 4 pontos (saldo -3)
9º JV Lideral – 3 pontos (saldo -2)
10º Nacional – 0 ponto
Próximos jogos
09/05 – Domingo
15h45 – Nacional x Moto
15h45 – Santa Quitéria x Iape
17h – Sampaio x JV Lideral
18h30 – Imperatriz x Bacabal
Categoria Futebol | Tags Copa União, Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Uma vitória difícil. Uma vitória com um jogador a menos. Mas uma vitória para não empolgar. Pelo menos este é o pensamento do técnico do Iape, Paulo Cabrera.
De acordo com o treinador, em entrevista à Rádio Mirante AM, a vitória sobre o JV Lideral só foi possível porque o Iape se entregou durante os 90 minutos. Para Cabrera, o Canário da Ilha “correu”.
– A gente confia no grupo. O time brigou. O time tem que correr. Nosso time correu com dez homens. Isso aqui [a vitória] não empolga nada. Mas é uma grande vitória.
O próximo compromisso do Iape será no domingo, quando vai enfrentar o Santa Quitéria fora de casa.
Por Paulo de Tarso Jr./Imirante
Categoria Futebol • Iape | Tags Copa União, Futebol, paulo cabrera
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Noite de futebol no Nhozinho Santos. De um lado, um JV Lideral que realmente teve uma “briga” séria com as vitórias. Simplesmente o Trator do Camaçari não consegue mais vencer na Copa União. Do outro lado, um Iape valente. O Canário da Ilha venceu o JV por 1 a 0, mesmo tendo um jogador a menos durante boa parte do jogo. O zagueiro Carlinhos foi expulso ainda na etapa inicial.
A partida entre Iape e JV foi até equilibrada. As duas equipes se esforçaram para tirar o zero do placar. Mas melhor para o Canário da Ilha, que desbancou o campeão do primeiro turno da Copa União com um belo gol de Dieguinho aos 37 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Iape pulou para a liderança do returno com 10 pontos ganhos. E no domingo, o Canário da Ilha tentará manter a primeira colocação diante do Santa Quitéria.
Enquanto isso, o JV Lideral vai em busca de refazer as pazes com as vitórias. Mas a tarefa será indigesta. O Trator do Camaçari, que soma somente 3 pontos no returno, encara o Sampaio Corrêa, no Nhozinho Santos.
Por Paulo de Tarso Jr./Imirante
Categoria Futebol • Iape • JV Lideral | Tags Copa União, Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
O empate fora de casa e após estar perdendo por 2 a 0, foi comemorado pelo time do Bacabal. O Leão do Mearim mostrou poder de reação nesta quinta-feira no Nhozinho Santos e foi contemplado com um pontinho.
Para o técnico Djalma Ramos, o BEC provou que quis empatar e conseguiu. De acordo com o treinador, o “segredo” do futebol é querer.
– O futebol é nivelado. O jogo contra o MAC foi uma prova de que no futebol basta querer – explicou.
Por Paulo de Tarso Jr./Imirante
Categoria Bacabal • Futebol | Tags Bacabal, Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Desta vez o jogo foi contra o Bacabal. Mas a história se repetiu. Após estar em vantagem no placar – o time fez 2 a 0 –, o Maranhão Atlético não conseguiu segurar o resultado favorável e saiu de campo com apenas um empate.
Em entrevista ao final do jogo para a Rádio Mirante AM, o técnico Arlindo Azevedo tentou explicar o tropeço dentro de casa. De acordo com Arlindo, o time maqueano “relaxou” e a personalidade de alguns jogadores “faltou”.
– A gente explica o que tem que fazer. Fizemos 2 a 0 e o time relaxou achando que o jogo tava ganho. Muitos jogadores sentiram [contusões]. Aí é difícil. A gente precisava ter calma e experiência. Acho que tá faltando personalidade para alguns jogadores – disse.
Mas além de ver o que está errado com seu time, Arlindo Azevedo também disse o que é preciso fazer para conseguir os resultados. No entanto, o treinador garantiu que não é milagreiro.
– Se o time botar a bola para o Edgar, ele faz o gol. Eu não posso fazer milagre – finalizou.
Por Paulo de Tarso Jr./Imirante
Categoria Futebol • Maranhão | Tags Arlindo Azevedo, Futebol, MAC
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Se a partida é do Maranhão Atlético, significa que os locutores esportivos vão soltar muitos gritos de gol. E nesta quinta-feira (6) não foi diferente. O MAC entrou em campo com o objetivo de vencer o Bacabal no Estádio Nhozinho Santos e entrar no G4 do returno da Copa União. E até que o MAC começou bem, mas no final, o time maqueano vacilou e cedeu um empate por 3 a 3 com BEC.
Com o resultado, o Maranhão Atlético chegou aos 7 pontos, mas ficou fora do G4. Já o BEC, subiu para os 4 pontos.
O jogo
Os personagens do futebol sempre dizem que cada jogo tem sua história. Mas não foi o que se viu no Nhozinho Santos. O MAC começa a partida indo para cima do adversário, abre boa vantagem, mas vitória não vem. E contra o Bacabal não foi diferente.
O time maqueano tirou o zero do placar logo aos 16 minutos com Edgar. O gol animou o MAC que continuou pressionando o Leão do Mearim. E não demorou muito para o MAC ampliar a vantagem. Aos 22 minutos, Raimundinho fez 2 a 0, resultado que permaneceu durante o restante da etapa inicial.
Quem acredita que fazer 2 a 0 é sinônimo de três pontos na classificação está bem enganado. E o MAC fez questão de provar que tal vantagem não significa muita coisa. Isso porque, logo aos 8 minutos da etapa final, Jônatas diminuiu para o BEC: 2 a 1.
O torcedor maqueano pensou por um momento: será que o filme se repetirá e o MAC não coseguirá segurar a vantagem. Aos 20 minutos, novamente Edgar balançou as redes adversárias para tentar responder à torcida que desta vez o MAC sairia de campo com uma vitória.
No entanto, o MAC não contava com uma reação do Bacabal. Aos 20 minutos, Wellington fez o segundo do BEC,mantendo o Leão do Mearim vivo na partida.
E se o Leão continuava vivo, significava que ainda podia rugir. E o rugido, para tristeza do MAC, aconteceu aos 40 minutos. O zagueiro Deivid fez pênalti em Júlio. Na cobrança da penalidade, Jônatas não desperdiçou e deu números finais. Fim de jogo no Nhozinho: MAC 3 x 3 BEC.
Por Paulo de Tarso Jr./Imirante
Categoria Bacabal • Futebol • Maranhão | Tags Copa União, Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Um dia depois da eliminação diante do Flamengo na Taça Libertadores, Ronaldo voltou a mostrar suas “costas largas” para proteger o elenco. Mas, além de sair em defesa de todos no Timão após o fracasso no principal objetivo da temporada, o Fenômeno usou a entrevista coletiva desta quinta-feira, no Parque São Jorge, para desabafar. Criticado pela forma física e pela baixa produtividade em 2010, o camisa 9 quase foi às lágrimas ao se defender e pedir respeito por tudo o que já construiu na carreira.
– É muito fácil falar de comprometimento. Eu estava vendo essa semana com o Valmir (Cruz, preparador físico). Estou entre os dez que mais treinaram esse ano, com a maior média de carga horária e distância percorrida dos treinos. Muitas vezes, esses dados não são passados ao torcedor porque ele não quer saber isso. O torcedor quer saber de futebol jogado, com vitórias e derrotas. Eu tenho 33 anos, tenho oito operações no corpo e muitas dores. Mas o povo está comigo. O corintiano está comigo – disse, com os olhos marejados.
Pela primeira vez, Ronaldo rebateu as provocações relacionadas ao escândalo em que se envolveu com travestis, em 2008, no Rio de Janeiro. Na semana passada, torcedores do Flamengo levaram transexuais ao Maracanã para provocá-lo. Durante a partida, os rubro-negros entoaram vários cânticos citando o assunto. O Fenômeno cobrou respeito aos títulos e realizações que obteve na carreira.
– Estamos muito atrasados no nosso comportamento, até mesmo com as chacotas, que podem ser engraçadas, mas são muito ofensivas. Tenho muita admiração pelos Estados Unidos por isso. O ídolo é realmente um ídolo, quase intocável. Eles falam do Jordan como se fosse um Deus. Não pretendo isso para mim, mas, sim, respeito pela carreira – acrescentou.
Em tom de desabafo, Ronaldo lembrou ainda as dificuldades que um jogador de futebol tem em conviver com concentrações e períodos longe da família.
– A carreira de um jogador, na maioria das vezes, é sofrida. Enquanto seus amigos têm um final de semana, feriado, você está jogando ou treinando. No meu caso, desde os 18 anos não sei o que é um feriado prolongado, um final de semana. No início você pensa em dinheiro. Depois, isso vem em segundo plano e você pensa só no sonho de criança de jogar futebol. Por isso, acho que estamos atrasados. É preciso ter respeito com o profissional. Temos que evoluir. Não podemos parar no tempo – completou.
Globoesporte.com
Categoria Copa do Brasil | Tags Copa do Brasil, Corinthians, Flamengo, Ronaldo Fenômeno
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
O Santinha aprontou de novo na Copa União. Em tarde de Lúcio, o Santa Quitéria venceu o Imperatriz por 2 a 1, no estádio Rodrigão. Com 9 pontos, O Santa Quitéria passou a dividir a liderança do 2º turno com o Moto Club, mas leva a melhor no número de vitórias. São três do Santa Quitéria contra apenas duas do Moto. Esta foi a primeira derrota do Imperatriz neste returno.
O Santa saiu na frente aos 41 minutos do 1º tempo com um belo gol de Lúcio. Ele mesmo ampliou o placar, logo a 2 minutos do 2º tempo, numa cobrança de pênalti. O atacante Raylan descontou para o Imperatriz, aos 28 minutos do 2º tempo.
Com o resultado, o Santa Quitéria está mais vivo do que nunca na briga por uma vaga na semifinal do 2º turno. Os dois próximos jogos serão em casa e o Santa já poderá garantir a classificação em caso de vitória. No próximo domingo, o Santa Quitéria recebe o Iape, as 15h45, no Rodrigão. O Imperatriz enfrenta o Bacabal, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia.
Próximos jogos
09/05 – Santa Quitéria x Iape
20/05 – Santa Quitéria x Viana
23/05 – Maranhão x Santa Quitéria
30/05 – Nacional x Santa Quitéria
Categoria Imperatriz • Santa Quitéria | Tags Copa União, Imperatriz, Santa Quitéria
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
Com o tema “Plano Decenal do Esporte e lazer – 10 pontos, em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais” foi aberta, nesta quinta-feira (6), no Hotel Praia Mar, na Praia da Ponta d’Areia, a III Conferência Estadual de Esporte (CEE). Na solenidade estavam participantes de 57 municípios maranhenses.
Após a execução do hino maranhense, apresentado no estilo forró pé de serra, a coordenadora estadual da III CEE deu início a solenidade agradecendo a presença de todas as pessoas que vieram para participar das discussões, reconhecendo os esforços de todos os municípios que realizaram suas etapas municipais, aos secretários e representantes do esporte.
Representando o ministro do Esporte Orlando Silva, a gerente de projetos da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, Luiza Nogueira Rangel, falou sobre políticas de inclusão social no âmbito do esporte. “É motivo de muito orgulho estar aqui com vocês participando das discussões e espero ver vocês produzindo para que a gente consiga entrar para os 10 mais.”
“Temos ido aos municípios buscar parceria com todos que estão envolvidos para trabalhar pela melhoria do esporte maranhense e projeção do esporte estadual para o Brasil,” disse o secretário de Esporte e Juventude, Sousa Neto.
Nesta sexta-feira (7), será encerrada a II CEE com a escolha dos 30 delegados que participarão da etapa nacional que acontecerá, no período de 3 a 6 de julho, em Brasília.
As informações são da Secom do governo do Maranhão
Categoria Sem categoria | Tags Souza Neto
Por Zeca Soares • quinta-feira, 06 de maio de 2010
O troféu da Copa do Mundo chegou nesta quinta-feira à África do Sul e foi recebido pelas mãos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, na fundação que leva seu nome, em Joanesburgo. Nesta sexta, inicia-se um tour da taça, que visitará 38 cidades e povoados nas nove províncias do país.
A taça chegou à África do Sul pelas mãos do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente do comitê organizador da Copa, Danny Jordaan.
Achmat Dangor, membro da Fundação Nelson Mandela, disse desejar que os sul-africanos e o mundo vejam o troféu “como um símbolo do bem”.
Feita de ouro 18 quilates, a taça tem 36,8 cm de altura e pesa 6,175 quilos. Ela é propriedade da Fifa e o campeão da Copa do Mundo recebe uma réplica.
Leia mais no Globoesporte.com
Categoria Copa do Mundo