Por Zeca Soares • domingo, 11 de abril de 2010
A Federação Maranhense de Futebol achou que era melhor os finalistas do 1º turno da Copa União fugirem da concorrência com a televisão que mostrará ao vivo, neste domingo para todo o país, a semifinal da Taça Rio entre Vasco e Flamengo.
Só não entendi ainda, porque a FMF não decidiu adotar a mesma medida para as próximas rodadas. E explico.
No próximo domingo, dia 18, a TV estará mostrando novamente a decisão dos campeonatos do Rio de Janeiro e São Paulo. Na mesma data, a FMF marcou a rodada de abertura da Copa União, inclusive com uma rodada dupla no Nhozinho Santos. O Moto mais uma vez foi colocado para fazer uma preliminar. Vai enfrentar o Santa Quitéria, às 16h. Em seguida, o MAC jogará contra o Nacional, às 18h.
Diferentemente do próximo fim de semana quando começa o 2º turno, a partida que aconteceria hoje entre Sampaio e JV Lideral é decisiva e levaria um grande número de torcedores ao estádio, mesmo com as decisões que serão mostradas pela TV.
De hoje em diante poderemos ter até quatro domingos com as grandes decisões na TV mostrando ao vivo os jogos no Rio de Janeiro e São Paulo e não restará outra saída, senão a FMF alterar a tabela do 2º turno da Copa União.
Categoria Bacabal • Iape • Imperatriz • JV Lideral • Maranhão • Moto • Nacional • Sampaio • Santa Quitéria • Viana
Por Zeca Soares • domingo, 11 de abril de 2010
São 40.482 desalojados, 11.562 pessoas estão desabrigadas e 216 mortes registradas. Os últimos números divulgados pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros dimensionam o tamanho da tragédia que assolou o estado do Rio de Janeiro durante a semana devido as fortes chuvas. Porém, por 90 minutos, as lembranças recentes do caos dos últimos dias poderão ser esquecidas com uma boa dose de rivalidade e bom futebol.
Neste domingo, pela semifinal da Taça Rio, às 16h, no Maracanã, Flamengo e Vasco se enfrentam. O palco do encontro, aliás, também sofreu com o temporal. Mas, para reanimar a população, os jogadores dos times rivais esperam desfilar em campo um futebol de espetáculo, irreverente, como o povo carioca sempre admirou.
– Jogo de futebol é motivo de alegria para muitas pessoas. Como ser humano fico muito chateado com o que aconteceu durante a semana. Queremos trazer alegria para o povo. Temos o dever de fazer um grande jogo para dar um grande espetáculo e trazer a alegria de volta – disse o zagueiro vascaíno Titi.
Em clima de solidariedade, as torcidas do Flamengo organizaram um posto para arrecadar alimentos e roupas em frente à estátua do Bellini. Léo Moura concorda que o clássico servirá como alento aos cariocas. Principalmente se o Flamengo, clube mais popular da cidade, avançar.
– Se tiver um dia de sol melhora tudo. Precisamos desse domingo de alegria. Mais importante é o Flamengo ganhar e dar alegria para os torcedores, que são maioria – disse o lateral.
A partida começa às 16h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Diego Rodrigues, Globoesporte.com
Categoria Futebol | Tags Flamengo, Maracanã, Taça Rio, Vasco
Por Zeca Soares • domingo, 11 de abril de 2010
A tática é velha na prancheta de Joel Santana e conhecida dos adversários. Mas parece dar certo nos momentos decisivos. Com um time guerreiro, mas limitado com a bola nos pés, o Botafogo procura explorar a força aérea de Loco Abreu. E foi assim que o Alvinegro surpreendeu os favoritos e venceu a Taça Guanabara. Foi assim, também, que a equipe venceu, neste sábado, o Fluminense por 3 a 2, no Maracanã, e se classificou para a final da Taça Rio. O xodó Caio, novamente, fez o gol decisivo. O lance, porém, foi irregular. Herrera, que estava impedido, fez o corta-luz para a bola passar entre as pernas, atrapalhando o goleiro Rafael.
Com o resultado, o Botafogo está a uma vitória do título carioca. Como venceu o primeiro turno, o Alvinegro conquista o campeonato se ganhar também o segundo. Agora, o clube aguarda o duelo entre Flamengo e Vasco, neste domingo, para conhecer o rival na decisão do returno. A última vez que uma equipe conquistou as Taças Guanabara e Rio e, consequentemente, foi campeã estadual sem a necessidade da final foi em 1998, ano em que o Vasco levantou o troféu.
O Botafogo saiu na frente, o Fluminense virou para 2 a 1 e o Alvinegro, no segundo tempo, fez 3 a 2. Loco Abreu, Fahel e Caio marcaram os gols do Botafogo, todos após cruzamentos para a área. Fred, duas vezes, marcou para o Fluminense – o artilheiro tricolor ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo. A partida foi emocionante. Pena que apenas 23.445 pessoas estiveram no Maracanã para acompanhar o clássico.
A equipe alvinegra mostra também ser um algoz do Fluminense nos últimos anos. Nos confrontos recentes em jogos decisivos no Estadual, o Alvinegro leva grande vantagem. Na semifinal da Taça GB de 2008, o Botafogo venceu por 2 a 0; na decisão da Taça Rio do mesmo ano, outra vitória: 1 a 0. Ano passado, na semifinal do primeiro turno, novo placar de 1 a 0 a favor do Glorioso.
Thiago Lavinas, Globoesporte.com
Categoria Futebol | Tags Botafogo, Fluminense, Taça Rio