O desfecho do Campeonato Paulista terá o famoso duelo entre Davi e Golias. Com o cruzamento das semifinais do Estadual decidido nesta quarta, ficou definido que a final da competição será entre um “favorito” e um “intruso”. De um lado, Santos e São Paulo disputam uma vaga. Do outro, Santo André e Prudente.
O Santos chega à semifinal com a melhor campanha disparada da primeira fase. Foram dez pontos de vantagem para o segundo colocado Santo André, com o melhor ataque e uma das melhores defesas. Mas o Peixe terá logo um clássico pela frente. Depois de vencer o Ramalhão na última rodada, o São Paulo garantiu a quarta vaga. O Tricolor, porém, passou de fase com um retrospecto ruim contra os outros grandes: três derrotas.
Santo André e Prudente passaram para a semifinal quase iguais. As duas equipes fizeram 37 pontos na primeira fase. A diferença ficou no ataque. O Ramalhão levou a melhor, marcando 45 gols, contra 34.
Ponte luta pelo bi do troféu “Campeão do Interior”
Atual vencedora do troféu “Campeão do Interior”, a Ponte Preta terá a chance de buscar o bicampeonato. Apesar da derrota para o Mogi Mirim na última rodada, a Macaca ficou na décima posição e disputará o torneio. Seu adversário será o Botafogo-SP, que terminou a primeira fase em sétimo e também garantiu uma vaga na Série D do Brasileiro deste ano.
Quem também se classificou para a Quarta Divisão nacional foi o Oeste, que ficou em nono no Paulistão, e encara o São Caetano na semifinal do troféu “Campeão do Interior”.
De volta à Série A2
O Rio Claro foi goleado por 5 a 1 pelo Corinthians e se juntou a Monte Azul, Sertãozinho e Rio Branco, que já estavam rebaixados para a Série A2. Curiosamente, estas equipes são justamente as que haviam subido para a Primeira Divisão na última temporada.
Na luta contra o rebaixamento, o momento mais marcante ficou na vitória de virada do Ituano por 3 a 2 contra a Portuguesa. Em sua última partida da carreira, o pentacampeão Juninho marcou um gol e ajudou a salvar o time de Itu, onde também trabalha como gestor.