A diretoria do Sampaio encaminhou à CBF um pedido para cumprir a punição da perda de dois mandos de campo no Campeonato Brasileiro da Série D, e não mais na primeira partida do Tricolor na Copa do Brasil. A informação foi confirmada ao BLOG pelo presidente do Sampaio, Sérgio Frota hoje (15) à tarde, que disse que o advogado do clube, Michel Assec, enviou o ofício à CBF.
No entanto, Frota disse, que em seu entendimento, o time boliviano tem apenas um jogo de punição a cumprir. Segundo o dirigente, o Sampaio cumpriu duas partidas de punição no Campeonato Brasileiro da Série C deste ano, contra o Tio Branco-AC e o Paysandu-PA.
Caso a CBF atenda ao pedido do time maranhense, o Sampaio jogará a partida de volta da Copa do Brasil, contra o São Domingos-SE, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. O jogo está marcado para o dia 24 de fevereiro.
Além disso, a punição da perda de mando campo por parte do Tricolor será cumprida somente no Brasileiro da Quarta Divisão.
No site da CBF, a partida de volta entre Sampaio e São Domingos-SE está marcada para o Estádio Nhozinho Santos. No entanto, o time maranhense ainda não tem a confirmação se esta informação será cumprida, pois ainda espera uma resposta oficial da CBF.
Atualizada às 14h13 para acréscimos de informações.
Os diretores do Sampaio deviam pensar logo em pagar essa dívida com a CBF. São dois mandos de campo que perdemos e temos que cumprir. Dívida se paga logo, não se deixa pra depois, até mesmo porque na Copa do Brasil, se passarmos pelo São Domingos, o outro mando já pagamos contra o Atlético-PR, eventualmente. Já na série D, é obrigação subirmos pra C e, portanto temos que nos valer do mando de campo é nessa competição, que não vai ser fácil, pois certamente teremos o REMO, SANTA CRUZ, FERROVIÁRIO-CE e outros na disputa.
QUanto ao ranking da CBF tenho a dizer que a entidade maior do futebol brasileiro está cometendo um equívoco com o Sampaio. Veja bem: o ranking de clubes ao final de 2008 mostrava o Sampaio com 258 pontos e o moto com 302. Agora me sai um ranking ao final de 2009 onde o Sampaio só conquistou 2 pontos, indo a 260 e o Moto tendo conquistado 8 pontos, indo a 310. Não entendo de onde o Moto tirou 8 pontos e o Sampaio ficou com apenas 2, já que o tricolor disputou uma divisão acima daquele time. Pela convenção de pontos da CBF, tanto Sampaio e Moto teriam direito a 1 ponto por terem ficado na 1ª fase da Copa do Brasil 2009. Pela participação na série C, mesmo sendo rebaixado, o sampaio ficou em 17º, conquistando então 4 pontos, conforme a convenção de pontos. Quanto à série D, que o Moto participou, a CBF é omissa e sequer fala em distribuição de pontos. Mas mesmo que houvesse distribuição de pontos na série D, o moto conquistaria menos pontos que o Sampaio, pois este disputou a “C” enquanto o Moto a série “D”. Há um equívoco flagrante e a diretoria do Sampaio tem que buscar corrigir junto à CBF.
Um forte abraço!