Confira a tabela completa da fase decisiva da Copa Maranhão de Futebol Sub-18. Todos os jogos serão realizados no Estádio Renê Bayma, em Codó.
30.11 (segunda-feira)
16h – Americano 1 x 2 Serrano
18h – Codó 3 x 2 Bacabal
1º.12 (terça-feira)
16h – Americano x Bacabal
18h – Codó x Barreirinhas
02.12 (quarta-feira)
16h – Serrano x Bacabal
18h – Americano x Barreirinhas
03.12 (quinta-feira)
16h – Serrano x Barreirinhas
18h – Codó x Americano
04.12 (sexta-feira)
16h – Bacabal x Barreirinhas
18h – Codó x Serrano
Começa na próxima quarta-feira (2), a fase semifinal do Campeonato Maranhense de Futsal. CAD e Balsas que terminaram a fase classificaçõria, respectivamente na 1ª e 2ª colocações farão a segunda partida em casa. Os vencedores farão a final em jogos de ida e volta. Os confrontos serão os seguintes:
Jogos de ida
02/12 – Quarta-feira
20h – Sampaio Corrêa X CAD – Em São Luís
20h – Açailândia X Balsas – Em Açailândia
Jogos de volta
05/12 – Sábado
CAD X Sampaio Corrêa – Em São Luís
Balsas X Açailândia – Em Balsas
Em 2007, o Náutico balançou, mas não caiu. No ano seguinte, o saldo de gols salvou o time pernambucano. Mas na terceira má campanha consecutiva do clube no Brasileirão, o rebaixamento foi inevitável. Com a derrota para o Santo André neste domingo, o Timbu não tem mais chance de se salvar da degola para a Série B.
No início da temporada, os torcedores alvirrubros chegaram a ter uma ilusão com o time. Até à 5ª rodada, o Náutico brigava entre os primeiros colocados (chegou a estar na 2ª posição, na 3ª rodada), mas logo a realidade se fez presente. A partir da 8ª partida, a colocação mais alta que o Timbu conquistou foi a 16ª, apenas uma acima da zona da degola. Foram 25 rodadas (até o fim do torneio serão 26) dentro do Z-4, ou seja, em apenas 12 o clube não esteve entre os quatro piores (sendo que dessas 12, em 5 o time ocupou o 16º lugar).
Apesar de todos os sinais da queda, o torcedor timbu ainda acreditava na salvação. Isso porque nos dois últimos anos o clube também lutou para não cair, mas se slivrou no fim da temporada. Em 2007, o sofrimento foi grande, mas o time se salvou até com alguma tranquilidade, tendo terminado em 15º, com 49 pontos. Já no ano passado, haja contas. O Náutico só não caiu porque teve um saldo de gols melhor que o Figueirense. Ambos terminaram com 44 pontos, mas o time catarinense foi rebaixado.
Agora, a esperança alvirrubra é que não demore tanto para o time voltar à elite do futebol nacional como da última vez em que o time caiu. Em 1994, com a 24ª colocação, o clube acabou sendo rebaixado. Apenas em 2006, o Timbu conseguiu ficar entre os quatro primeiros da Série B e voltar para divisão principal do Brasileirão.
Um time formado por reservas e juniores. Esse é a tendência da equipe que vai representar o Grêmio contra o Flamengo, domingo, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Marcelo Grohe, Roberson, Bruno Collaço, Maylson, Thiego, Renato Cajá e Jonas, que volta de lesão, são alguns dos prováveis titulares na partida que pode dar ao Rubro-Negro carioca o título nacional.
A definição sobre o elenco que o Tricolor gaúcho vai usar na partida do próximo domingo será tomada nesta segunda-feira, em uma reunião do Conselho de Administração do clube. O mais provável é que alguns titulares recebam férias antecipadas e náo atuem no Maracanã.
Diante do interesse do Internacional, segundo colocado do Brasileirão, em um bom resultado do maior rival no Maracanã, o discurso gremista foi definido na cabine na qual os dirigentes do clube assistem aos jogos no Olímpico. Estavam presentes o presidente Duda Kroeff, os assessores de futebol Luiz Onofre Meira e Alberto Guerra e o assessor da presidência, Evandro Krebs. Com a antecipação das férias, o Grêmio permitirá que os jogadores descansem pelo período regulamentar de 30 dias. Como o retorno está marcado para 4 de janeiro de 2010, teriam menos de um mês se jogassem dia 6, no Maracanã. Neste momento, o mais importante, para a diretoria, é planejar a temporada 2010.
– É claro que ninguém pedirá para que os jogadores entreguem o jogo. Mas também não podemos ter a torcida como nossa inimiga. Assim, usaremos time misto – antecipou um conselheiro.
Nas arquibancadas do Olímpico ao final do jogo contra o Barueri, torcedores gremistas chegaram a pedir que o clube entregasse a partida para o Flamengo, com o objetivo de prejudicar o Inter (vídeo acima).
O presidente Duda Kroeff foi explícito. Disse estar ciente do desejo dos torcedores e sensível a isso.
– Sempre existiu a possibilidade de férias antecipadas. Há jogadores que já haviam sentido algum cansaço. Não se trata de poupar ou tirar qualquer jogador. Quem puder, joga. Quem não puder, não joga – avisou.
Pressionado pelos jornalistas, o presidente reiterou sua posição de que, sob sua gestão, o Grêmio jamais irá a campo disposto a perder um jogo. Admitiu, no entanto, que a partida contra o Flamengo “não tem grande importância para o clube”. E deixou claro que não aceitará interferências externas na escalação do time.
– A vida segue normal, temos toda a semana para pensar. Ninguém vai escalar o Grêmio, quem escala somos nós.
Considerada uma das maiores do futebol brasileiro, a rivalidade entre Grêmio e Inter (a ordem alfabética foi respeitada) ganha mais um capítulo. Após a rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro, uma situação nada agradável se desenhou para os colorados. Na vice-liderança, com 62 pontos, o time ainda tem chances de ser campeão. No entanto, precisa de um tropeço do Flamengo, que tem 64, na última rodada. Nada demais numa competição tão disputada, a não ser por um detalhe gigantesco. O adversário do Rubro-Negro no momento decisivo será o Tricolor gaúcho. Em resumo: além de derrotar o Santo André, o Inter tem que torcer pelo maior rival. Diante deste cenário, os gremistas se mobilizam na internet. A campanha “Grêmio entrega” começou neste domingo com um turbilhão de ironias e ideias no Orkut e no Twitter. No site de relacionamentos, uma comunidade com o mesmo nome foi criada e tem quase 700 participantes.
Na comunidade Grêmio FBPA (Oficial), com mais de 500 mil membros, foram publicadas mais de 1.500 mensagens desde o fim dos jogos da penúltima rodada. A ironia se faz presente em todas elas. O membro Gremista ADM faz uma ameaça ao próprio time caso este não facilite o trabalho do Fla.
“Cancelar título de sócio, não comprar mais produtos do Grêmio, espalhar faixas pelo Rio Grande do Sul com frases como direção omissa e incompetente, não ir mais aos jogos e não apoiar mais” – escreveu o internauta.
Além do tom irônico, a criatividade e o bom humor não faltam. O internauta Reinoldo substituiu o vermelho do escudo do Flamengo pelo azul e o exibiu, orgulhoso, em seu perfil.
A reunião do Conselho Arbitral de Clubes marcada para o próximo dia 2 deverá confirmar o calendário do futebol maranhense e o início do Campeonato Maranhense para 31 de janeiro, mas o número de clubes é a grande incógnita. Sem esta definição fica muito difícil para o torcedor entender alguma coisa.
Serão oito, nove, dez ou doze clubes? A reunião está marcada para o dia 2, mas a definição na Comissão Disciplinar do Tribunal da Justiça Desportiva só acontece no dia seguinte (3 de dezembro). Por isso, o Departamento Técnico deverá discutir até três fórmulas de disputa. Para evitar isto, a reunião do arbitral bem que poderia ocorrer na sexta-feira (dia 4).
O início do Campeonato Maranhense estava previsto para 24 de janeiro, mas logo na primeira reunião os clubes mudaram a data de início para 31 de janeiro. Os prejudicados são Sampaio e JV Lideral que vão nos representar na Copa do Brasil.
Quem não lembra o que aconteceu este ano com Moto e Sampaio. O Sampaio, por exemplo, fez o seu primeiro jogo da temporada logo de cara com o Figueirense e ainda sem ritmo de jogo fez bonito. Venceu aqui e só foi desclassificado em Florianópolis. O Moto empatou em casa com o Náutico e depois morreu no Recife.
Agora, se Sampaio e JV Lideral não abrirem o olho, serão vítimas do nosso calendário mais uma vez.
Faltando uma rodada para o encerramento, o Flamengo é o novo líder do Campeonato Brasileiro Série A. O time carioca bateu o Corinthians, em Campinas por 2 a 0 e foi beneficiado com a derrota do São Paulo por 4 a 2, para o Goiás, no Serra Dourada. Confira os resultados, próximos jogos e a classificação.
Corinthians-SP 0 x 2 Flamengo-RJ
Palmeiras-SP 3 x 1 Atlético-MG
Santo André-SP 5 x 3 Náutico-PE
Atlético-PR 2 x 0 Botafogo-RJ
Grêmio-RS 4 x 2 Barueri-SP
Fluminense-RJ 4 x 0 Vitória-BA
Goiás-GO 4 x 2 São Paulo-SP
Sport-PE 1 x 2 Internacional-RS
Cruzeiro-MG 4 x 1 Coritiba-PR
Avaí-SC 2 x 2 Santos-SP
Última rodada
06/12 – 17h – São Paulo-SP x Sport-PE
06/12 – 17h – Santos-SP x Cruzeiro-MG
06/12 – 17h – Barueri-SP x Atlético-PR
06/12 – 17h – Coritiba-PR x Fluminense-RJ
06/12 – 17h – Internacional-RS x Santo André-SP
06/12 – 17h – Flamengo-RJ x Grêmio-RS
06/12 – 17h – Vitória-BA x Goiás-GO
06/12 – 17h – Náutico-PE x Avaí-SC
06/12 – 17h – Atlético-MG x Corinthians-SP
06/12 – 17h – Botafogo-RJ x Palmeiras-SP
Classificação
1 Flamengo-RJ 64 pontos
2 Internacional-RS 62 pontos
3 Palmeiras-SP 62 pontos
4 São Paulo-SP 62 pontos
5 Cruzeiro-MG 59 pontos
6 Atlético-MG 56 pontos
7 Grêmio-RS 55 pontos
8 Goiás-GO 54 pontos
9 Avaí-SC 54 pontos
10 Corinthians-SP 49 pontos
11 Santos-SP 49 pontos
12 Barueri-SP 48 pontos
13 Vitória-BA 47 pontos
14 Atlético-PR 47 pontos
15 Fluminense-RJ 45 pontos
16 Coritiba-PR 44 pontos
17 Botafogo-RJ 44 pontos
18 Santo André-SP 41 pontos
19 Náutico-PE 38 pontos
20 Sport-PE 31 pontos
O Juventude-RS é o último rebaixado para a Série C em 2010. O time gaúcho se juntou a Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN que já haviam sido rebaixados. Confira os resultados da última rodada da Série B.
Portuguesa-SP 1 x 1 Campinense-PB
Paraná-PR 1 x 1 Fortaleza-CE
ABC-RN 0 x 1 Bragantino-SP
Duque de Caxias-RJ 4 x 1 Ponte Preta-SP
São Caetano-SP 2 x 1 Figueirense-SC
Atlético-GO 0 x 3 Bahia-BA
Guarani-SP 2 x 1 Juventude-RS
Ipatinga-MG 2 x 0 Vasco da Gama-RJ
Brasiliense-DF 2 x 1 Vila Nova-GO
Ceará-CE 0 x 0 América-RN
Classificação
1 Vasco da Gama-RJ 76 pontos
2 Guarani-SP 69 pontos
3 Ceará-CE 68 pontos
4 Atlético-GO 65 pontos
5 Portuguesa-SP 62 pontos
6 Figueirense-SC 60 pontos
7 São Caetano-SP 54 pontos
8 Duque de Caxias-RJ 54 pontos
9 Bragantino-SP 53 pontos
10 Paraná-PR 53 pontos
11 Ponte Preta-SP 52 pontos
12 Bahia-BA 51 pontos
13 Vila Nova-GO 49 pontos
14 Brasiliense-DF 48 pontos
15 Ipatinga-MG 48 pontos
16 América-RN 46 pontos
17 Juventude-RS 44 pontos
18 Fortaleza-CE 38 pontos
19 Campinense-PB 37 pontos
20 ABC-RN 35 pontos