A Confederação Brasileira de Futebol – CBF, divulgou no último dia 23, o Cadastro Nacional de Clubes de Futebol. É um amplo levantamento do número de clubes profissionais no país em atividade nos últimos três anos. Estão cadastrados 783 clubes profissionais de futebol, distribuídos por regiões e estados. No Maranhão foram cadastradas 19 equipes.
A surpresa fica por conta da não inclusão no cadastro da CBF do JV Lideral (atual campeão maranhense) e do Iape (campeão da 2º divisão estadual em 2008). Confira o cadastro nas páginas 32 e 33.
Segundo o site da CBF, os dados constantes do Cadastro foram fornecidos pelos clubes e federações.
Francisco, Tímon era um filósofo grego que denunciava as mazelas da sociedade helênica. O nome (que é sim de gente ao contrário do que o amigo pensa) foi resgatado, no Maranhão, na pessoa de João Lisboa que, dentre outros, denunciava as mazelas da Atenas brasileira. Portanto, ajudando a fragilidade cultural de nosso outrora (atenienses brasileiros), lembro-te aqui este fato histórico para te livrar, bem como os demais deste blog, da ignorância. Tímons sempre surgirão, desde que pontuais, mostrando a face oculta de uma sociedade decadente. É personagem certo para a cidade de São Luís, o estado do Maranhão e, sobretudo, para o futebol local.
Estranho isso. Será que isso é por causa de algum problema? Ou pode dar em algum problema para o ano que vem? O JV Lideral jogará a primeira competição pela CBF, né. E o IAPE poderá jogar se classificar na taça cidade.
RESPOSTA: O CADASTRO NÃO IMPLICARÁ EM PERDA DE VAGA PARA A COPA DO BRASIL.
ACREDITO SINCERAMENTE QUE NÃO ACONTEÇA, MAIS CONCORDO INTEIRAMENTE O AMIGO DE PSEUDONIMO “TIMON RESSUSCITADO” POIS ACREDITO QUE ISSO NÃO É NOME DE GENTE…RSSSSS OS VERDADEIROS TIMES DE TRADIÇÃO, NÃO DIGA NEM CLUBES, SÃO SAMPAIO, MOTO E MAC, O RESTO SÃO TIMES DE OCASIÃO, OU SEJA, DE POLÍTICOS, CANDIDATOS A FUTURO POLITICOS E EMPRESÁRIOS DE FUTEBOL, NA HORA QUE A FONTE SECAR, TIRAM PRA FORA E NÃO ESTÃO NEM AI.
CADE O MARILIA QUE ERA FILIADO?
E QUE FALAM QUE TEM A VAGA DA TAÇA SAO PAULO
Concordo contigo, Zeca. JV Lideral e IAPE demonstraram, em tão pouco tempo, um bom trabalho no futebol maranhense e se o IAPE vencer a Taça São Luís, os dois serão os nossos representantes na Copa do Brasil. Os “grandes” deveriam copiar tudo o que foi feito de bom nesses clubes, principalmente, o Moto, que se encontra nesta situação lastimável. Agora, porque esses dois times foram esquecidos pela nossa Federação?
Sr. Zeca Soares discordo, em parte, de tua resposta ao Paulo. Permita-me fazer-te uma pergunta: JV e IAPE são exemplos porque possuem uma estrutura de “clube????” (coisa que não existe no Maranhão) ou por que os ditos “grandes” como tu frizaste, em especial o teu Moto Club. se encontram em má fase? Sim, amigo, digo isto porque, no passado, outros pequenos “clubes ????” foram tidos como exemplos para os “grandes?????” , vide Expressinho, e jazem no seol, no limbo, no caos, no tártaro, no geena. A verdade é que times surgem e morrem no Maranhão com velocidade espantosa. Na década de 80 ouvíamos falar naquele Tocantins, o mesmo que rivalizava com o Imperatriz pela hegemonia do futebol daquela cidade. Onde está? Vitória do Mar, S. José, Tupan, Ferroviário (o Jason do futebol local) todos sepultados, sem falar nos comerciários da vida e outros times do interior. Na verdade contemos os anos e dificilmente ainda veremos falar em JV’s e IAPEs da vida. Gostaria de estar errado, mas contra fatos poucos argumentos se sustentam. Exatamente quando surgiram semelhantes “clubes???” no futebol do Piauí e do Amazonas outros sumiram do mapa – onde estão Piauí E.C, Tiradentes, Rio Negro? O Fast só há pouco tempo deu as caras, assim como o Nacional. Pode ser que o JV tenha mais sorte, pois o filho do seu fundador talvez queira perpetuar o seu nome e se o suporte empresarial não sucumbir nos próximos anos (o que em se tratando de investimentos no Maranhão não seria nenhuma novidade). O IAPE é melhor nem falar, já que a origem não se confunde com um histórico de homenagens como Sampaio Corrêa (ao primeiro avião que cruzou as Américas), ao Moto Club (homenagem óbvia), ao MAC (ao próprio estado) e por aí vai. É aguardar o tempo, a grande Quimera, pois aposto exatamente no contrário!!!
Esses clubes nem deveriam existir um de empresários e outros de um politico que está brigado com o seu clube do coração.
RESPOSTA: VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO. SÃO DOIS CLUBES QUE DESENVOLVEM UM BOM TRABALHO E QUE SERVEM DE EXEMPLOS PARA OS “DITOS” GRANDES.
Isso quer dizer q por causa disso essas equipes não vão participar da Copa do Brasil???
Tire essa dúvida.
RESPOSTA: NÃO ACREDITO DE FORMA ALGUMA. A FEDERAÇÃO NÃO PASSOU OS DADOS DOS DOIS CLUBES À CBF.