Petkovic e Romário. Bastou uma pergunta para se ter a certeza da ousadia de Manin Leal, prefeito, presidente de honra e jogador do Santa Quitéria. O sérvio e o Baixinho foram os álibis do maranhense, que mesmo aos 52 anos segue na carreira como atleta profissional.
Com sua equipe classificada por antecipação para a Primeira Divisão, Manin resolveu se divertir e entrou em campo na derrota por 5 a 1 do Santa Quitéria para o Moto Club, pela Segundona do Maranhão. O fato revoltou jogadores de Viana e Chapadinha e foi apontado como um dos causadores da goleada vianense por 11 a 0. O político-jogador, no entanto, deu de ombros para os protestos.
Prefeito de Santa Quitéria pela terceira vez, Manin revelou que alcançou tal status na cidade graças ao passado como jogador da própria equipe e que nunca deixará o futebol por pressão alheia.
– Sou bom de bola. Sempre disputo jogos em Santa Quitéria e pela seleção do Piauí. Se comecei a minha vida jogando bola, não posso desprezá-la agora. Cheguei a Santa Quitéria de calção e chuteira, agora estou no terceiro mandato como prefeito. Cargo político passa, futebol é o tempo todo.
Com o acesso garantido e em momento muito mais tranquilo do que os rivais de Segundona, que brigam na justiça, ele esbanjou bom humor em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM. Sem a menor cerimônia, Manin definiu seu estilo de jogo e depois se comparou a um dos maiores ídolos do futebol brasileiro.
– Meu estilo é de atleta de interior, que joga com vontade. Gosto de correr muito. Tenho o mesmo estilo do Romário. Tenho condição de jogar não só no Santa Quitéria. Sou preparado fisicamente, apesar de ter 52 anos. Não bebo, não fumo, só pratico esportes.
Empolgado, o polivalente Manin não se dá por satisfeito com os 10 minutos que atuou diante do Moto Club. Após ver o sucesso de Petkovic com a camisa do Flamengo, ele projetou alavancar a carreira.
– Queria atuar pelo Flamengo. Você vê o Pet com 38 (NR: o sérvio tem 37) fazendo gols. Tem que ter uma vaga para mim também. Quem gosta de esporte, tem que ter vaga. Independentemente de idade. Na minha cidade tem um senhor de 70 anos que joga e faz gol.
O perfil três em um não impede que Manin faça parte da folha salarial do Santa Quitéria. Diante das funções políticas e como cartola, ele, no entanto, revelou receber um “valor simbólico”.
– Ganho um salário mínimo. Mas se tiver vitória eu ganho o bicho também.
Enquanto não é procurado pelo Flamengo e não tem a oportunidade de jogar com Petkovic, Manin disputa suas peladas em Santa Quitéria, cidade próxima da divisa com o Piauí, e aguarda “na sombra” a resolução da polêmica envolvendo Chapadinha, Viana e Moto Club.
Zeca creio que isso é um marketing negativo do Sr Prefeito ele vai ver só nas próximas eleições, ao invés de trabalhar para a sua cidade, o mesmo estava jogando bola em plena quinta-feira a tarde.
´JOSÉ no senado,ALBERTO na fmf e MANIN em santa quiteria o que mais o Maranhão precisa para ser desmoralizado?ATENÇÃO; cabeça chata não é porque sou cearense, é de tanto levar paulada destes ilustres cidadões do meu estado, E AI ATÉ QUANDO?
VOCÊ DIZ QUE NUNCA DEU MIDIA A POLITICO NENHUM.. MAIS NESSE CASO ESPECIFICO DESCULPE DISCORDAR DO JORNALISTA, POIS ACREDITO, QUE INOCENTEMENTE VOCÊ ESTÁ DANDO MIDIA SIM, POIS ESSA MATÉRIA EM QUE APARECE A FOTO DO INDIGITADO PRIMEIRO MANDATÁRIO DE SANTA QUITÉRIA ESTÁ PUBLICADA NO SEU BLOG OU É ILUSÃO DE ÓTICA ???
AQUELA FOTO DO CARA DE PAU RINDO DE TODO MUNDO NÃO ESTÁ PUBLICADA NO BLOG???
GRANDE ABRAÇO!!!
RESPOSTA: ESTÁ SIM CHICÃO, MAS NESTE CASO É PARA TODOS OLHAREM A CARA DE UM PREFEITO QUE NÃO DEVE TER MUITO O QUE FAZER NA SUA CIDADE E ESTÁ TENDO UM TEMPINHO PARA TREINAR E ATÉ JOGAR FUTEBOL. APENAS POR ISSO.
ZECA…OU VOCÊS ESTÃO SERVINDO DE INOCENTE UTIL OU ESTÃO CONIVENTE COM ESSA FIGURA RIDICULA QUE É ESSE TAL PREFEITO DE SANTA QUITÉRIA.
O QUE ELE PROCUROU ELE CONSEGUI, TODO DIA VOCÊS DA IMPRENSA DÃO 15 MINUTOS DE FAMA PRÁ ELE, SÓ TEM DUAS EXPLICAÇÕES PRÁ ISSO…OU A IMPRENSA ESPORTIVA ESTÁ SENDO USADA OU ESTÁ DE ALGUMA FORMA CONIVENTE COM ESSA PALHAÇADA PROMOVIDA POR ESSA INDIGITADA FIGURA.
OLHA..PRÁ DIZER A VERDADE VOCÊS ESTÃO SERVINDO DE INSTRUMENTO…BATENDO PALMAS PRÁ MALUCO DANÇAR!!!
RESPOSTA: EU NUNCA DEI MÍDIA A POLÍTICO NENHUM. NESTE CASO ESPECÍFICO SEMPRE CRITIQUEI A POSTURA DO PREFEITO-JOGADOR-CARTOLA.
Eis aí mais um que vem para aparecer… O pessoal de outros estados nos perguntam: É isso que vocês tem de melhor no Maranhão?
O que o Prefeito Manin queria conseguiu. Aparecer!!! Acho que chegou a hora de unir forças e fazer o que fez o Roberto Fernandes que não aceitou comentar os jogos dessa taça desmotivada após o vexame das nossas equipes no Campeonato Brasileiro. Confesso que perdi toda a motivação que tinha, e cada dia que passo, sei que fiz a coisa certa ao procurar outra coisa além do futebol para buscar o meu sustento dentro da profissão de comunicador. É por isso que cada vez menos jovens querem seguir carreira de cronista esportivo no Maranhão.
Um abraço e parabéns pelo Blog, saudações vascainas!!!
É por isso que os nossos municípios estão em situação de atraso, pelo fato de elegerem pessoas mal preparadas para o exércicio de cargo público. O pior foi a Federação aceitar a inscrição desse pseudo atleta é uma vergonha.