Técnico admite: ‘Não foi atitude correta’

0comentário

O comandante garante que não deu a ordem para o corpo mole, mas não nega também que se manteve passivo diante de um placar que se tornava mais elástico a cada minuto, literalmente. Técnico do Chapadinha, Jadílson Oliveira jura de pé junto que não existiu combinação de resultado na derrota por 11 a 0 de sua equipe para o Viana, pela última rodada do segundo turno da Série B do Campeonato Maranhense. Por outro lado, tenta justificar o episódio.

– Não houve combinação nem promessa de dinheiro para A ou B. O que houve foi um desânimo pela palhaçada que fizeram em São Luís. Foi uma forma de protesto contra a Federação Maranhense. É preciso respeitar os times do interior – confessou em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Simultaneamente ao jogo realizado em Viana, o Moto Club goleava o já classificado Santa Quitéria, em São Luís, e só uma vitória elástica de um dos rivais impediria o acesso. A polêmica, porém, está no fato de o Moto, um dos clubes mais tradicionais do Maranhão, ter sido rebaixado na atual temporada e, segundo a diretoria do Chapadinha, ter a participação na Segundona imposta pela federação.

– Sabemos que não é uma atitude correta, mas estamos engasgados há muito tempo com a federação. Para que acabem com essas viradas de mesa, aconteceu isso – disse o treinador.

Confira a entrevista com o técnico do Chapadinha:

GLOBOESPORTE.COM: Dois dias depois do episódio, de cabeça fria, você consegue achar explicação para uma partida tão desastrosa?

Jadílson Oliveira: Em 16 anos como profissional, nunca passei por isso. A maior culpada é a Federação Maranhense, que quebrou o estatuto do torcedor e colocou uma equipe rebaixada em 2009 para disputar da Segunda Divisão no mesmo ano (Moto Club). Isso não existe.

Mas de qualquer maneira o jogo seguiu equilibrado até os 10 minutos finais. Qual o motivo de uma mudança tão repentina de atitude?

O jogo estava bom. Foi 0 a 0 no primeiro tempo, estava duro, mas no segundo tempo começou a marmelada no outro jogo (Moto Club x Santa Quitéria), com quatro pênaltis em cinco minutos. Quem conhece futebol sabe que isso não é possível. Acaba causando desânimo em qualquer jogador. Aí, infelizmente aconteceu esse resultado.

Você acredita, então, em uma suposta armação para que o Moto Club não ficasse uma temporada fora da elite do futebol maranhense?

A Federação já tinha uma maracutaia, um plano B caso o Moto não subisse. Faltou respeito ao torcedor. Nós fomos rebaixados em 2008 e esperamos o ano seguinte. Por que o Moto não esperou? Só por ser considerado time grande. O direito é igual para todos. Temos o exemplo do Vasco e do Corinthians no Brasileirão. A federação só pensa em pisar em times do interior.

Dessa forma, podemos dizer que o Chapadinha realmente facilitou a partida para que o Viana subisse no lugar do Moto Club?

Não houve combinação nem promessa de dinheiro para A ou B. O que houve foi um desânimo pela palhaçada que fizeram em São Luís. Foi uma forma de protesto para a Federação Maranhense. É preciso respeitar os times do interior. Há um investimento, passamos 60 dias trabalhando para levar o time à primeira divisão, mas chega uma hora em que é preciso dar um basta. Todas as equipes tinham condição de levar o título. Só que vimos um papelão desse. Presidente de time assinando contrato para jogar (pelo Santa Quitéria). Isso não existe. É preciso organização.

Por outro lado, você não acredita que foi também uma falta de respeito com os torcedores uma equipe desanimar antes do fim do jogo?

Acho que os torcedores já estão atravessados há muito tempo. Sabemos que não é uma atitude correta, mas estamos engasgados há muito tempo com a federação. Para que acabem com essas viradas de mesa, aconteceu isso.

E você, do lado de fora, tentou de alguma forma mudar o panorama?

Quem está lá dentro são eles, os jogadores. Eles têm o limite deles e acharam melhor o protesto. De fora, eu só posso pedir.

Cahê Mota, Direto de Chapadinha para o Globoesporte.com

Sem comentário para "Técnico admite: ‘Não foi atitude correta’"


  1. Washington-DF

    Tem que mudar… Te que haver mudanças! Trocar dirigentes, jogadores, começar do zero e fazer a coisa certa, doa quem doer…
    2ª Divisão no mesmo ano dá isso aí.
    O Moto caiu porque não teve competêcia para permanecer na 1ª. Tudo isso contribuiu para que acontecesse esse lamaçal…
    Mudanças Já!!!

  2. rafa sousa

    “Parabéns ao CHAPADINHA, que fez um protesto a altura da FMF, é engraçado, os cronistas da capital acharem q isso tudo foi falcatrua, e não veem que tudo estava sendo armado pro moto voltar, mas esqueceram de combinar com o CHAPADINHA kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. ze carlos

    PARABÉNS A MIRANTE, POIS FOI A RESPONSÁVEL PELO ENVIO DAS IMAGENS PARA O MUNDO TODO. A UNICA COISA POSITIVA DOS ZECAS E EDVANS CHORÕES FIZERAM DE BOM.

    SÓ ASSIM O FUTEBOL MARANHENSE SAI DA ESCURIDÃO E FICA CONHECIDO NO MUNDO TODO, INCLUSIVE A 2ª DIVISÃO.

    É BESTA!!!

    AGORA EU SOU VIANA DESDE CRIANCINHA. DÁ-LHE VIANA!!!!.

    MOTO É SEGUNDONA SEMPRE, SALVO SE HOUVER MARACUTAIA DA FMF.

    ENQUANTO ISSO….. O BOLIVÃO SEGUE TREINANDO E JOGANDO SEU FUTEBOL SÉRIO E OS ZECAS E O EDVANS CHORANDO CALDO DERRAMADO.

  4. andreson

    Quem tem culpa?
    O futebol “profissional” do Maranhão virou notícia em todo o Brasil e até alguns países do mundo. Mas, não foi por causa do bom futebol, pelos bons resultados dentro de campo e nem tão pouco pelo “ótimo” desempenho das equipes nas competições nacionais. Na verdade, o futebol do nosso estado foi manchado com uma vergonhosa partida entre Viana e Chapadinha. Isso aconteceu durante a disputa do campeonato maranhense da segunda divisão de 2009. O primeiro turno foi vencido pelo Santa Quitéria, com isso conseguiu a classificação antecipada para a da primeira divisão de 2010. No segundo turno, os quatros times que disputavam a competição chegaram a última rodada empatados com 4 pontos, a classificação era essa:

    1º Chapadinha – 3 pontos (saldo 2)
    2º Santa Quitéria e Viana – 3 pontos (saldo 0)
    4º Moto Club – 3 pontos (saldo -2)

    A melhor situação era do Chapadinha com 02 gols de saldo, obrigava o Moto a vencer por goleada com uma vitória simples, já a situação do Santa Quitéria era a mais tranquila, pois já estava classificado e jogava apenas para cumprir tabela. Viana só dependia dele, pois com uma vitória simples obrigava o Moto a golear. Dessa forma, o Moto dependia dos outros resultados para se classificar, além do seu próprio resultado. Jogando em São Luís, o Moto Club atrasou o início da partida em 15 minutos, sendo que o jogo em Viana começou no horário marcado. O primeiro tempo terminou com vitória da equipe rubro-negra por 3×0, enquanto na baixada o resultado foi um empate sem gols. O segundo tempo no interior começou apenas com o início da partida de São Luís, havendo um atraso de 32 minutos. Segundo o regulamento esse atraso é punido de acordo com o regulamento da Federação, dessa maneira:

    Art. 14 – Se no curso da disputa um clube provocar a paralisação de um jogo visando ser beneficiado, ocorrerá que se segue.

    a) À equipe em vantagem no marcador, que não tenha causado o encerramento antecipado da partida, fica assegurado o resultado dele constante no momento da interrupção;
    b) A equipe que der causa ao encerramento será considerada perdedora para sua adversária pela contagem de 1 m a zero0, mesmo que se encontre em vantagem ou empatada, e ficará sujeita, ademais, às penalidades previstas na legislação desportiva.

    O problema é que a paralisação ocorreu com o consentimento das duas equipes envolvidas, então quem será punido? A lógica é que seja os dois. Em São Luís, o atraso do jogo não está previsto no regulamento, apenas a paralisação com o jogo em andamento, nesses casos a Confederação Brasileira de Futebol pune com multas e perda de mando de campo. Mas, quem é o maior culpado por essa situação?

    O regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol de 2009, redigido pela Federação Maranhense de Futebol, diz o seguinte:
    artigo 6º

    Parágrafo 2º – As duas últimas associações colocadas no Campeonato (9ª e 10ª),
    em número de pontos ganhos, serão rebaixadas para disputarem a série B de 2010.

    Dessa forma, o Moto Clube rebaixado em 2009, só poderia disputar a segunda divisão em 2010, de acordo com o regulamento. Então, o campeonato deste ano, já era o de 2010? Vejamos o que diz o regulamento:

    Art. 1º – O Campeonato Maranhense de Futebol Profissional da Série B de 2009 doravante denominado campeonato será disputado pelos clubes profissionais filiados regularmente inscritos.
    […]
    Art. 2º – O Campeonato será disputado pelos clubes relacionados abaixo:

    01. Moto Club de São Luís São Luís
    02. Santa Quitéria Futebol Clube Santa Quitéria
    03. Chapadinha Futebol Clube Chapadinha
    04. Esporte Clube Viana Viana
    05. Itinga do Maranhão Esporte Clube Itinga do Maranhão

    Como pode ser verificado acima, o Campeonato disputado é de 2009 mesmo. Ou seja, o Moto Clube e o Itinga não poderiam disputar esse campeonato, a Federação não cumpriu o próprio regulamento. Oficialmente, o Itinga não disputou por dívidas com a (des)Organizadora do futebol da nossa província, mas comenta-se que os motivos foram políticos. E não foi a primeira vez que isso aconteceu, veja abaixo:
    […]

    Apenas o Santa Inês não mandou representante. A reunião foi comandada pelo presidente da FMF, Alberto Ferreira, que colocou em votação a permanência ou não de Americano e Comerciário na 1ª divisão do Campeonato Maranhense. Em campo, os dois times foram rebaixados para a 2ª divisão. Contudo, por unanimidade, os clubes votaram pela permanência de ambos no Estadual da 1ª divisão, em 2006. Os dirigentes consideram rebaixados São Bento e Viana que desistiram da competição deste ano.
    fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2005/9/27/Pagina21159.htm

    Como se vê, é normal para a federação com a conivência dos clubes permitirem que times rebaixados disputem a competição normalmente, por ironia do destino os dois times foram rebaixados novamente no ano seguinte. Talvez, não exista culpado, mas um culpados. Quem organizou a competição? Quem permitiu o início do campeonato irregular? Quem está no comando há mais de 11 anos? Quem permite isso? Quem é conivente com a situação? As respostas dessas questões todo mundo sabe, mas são poucos aqueles que tem coragem de falar. Enquanto isso, os torcedores são obrigados a assistir jogos do campeonato brasileiro da série D, vê nossos times perderem jogo para times do interior do Pará, Tocantins, Acre, etc. Estados sem tradição no futebol nacional, hoje vivemos de lembranças dos tempos em que o Castelão lotava, dos grandes jogos, das festas das torcidas, etc. Restou apenas a lembrança do Futebol do Maranhão.

    andresonlima.blogstpot.com

  5. SHEICK

    Rapaz , esse negócio já ta virando molecagem, vocês continuam batendo no que chamam de “armação” no futebol maranhense, se referindo unicamente ao episódio de Viana e Chapadinha?
    1. ARMAÇÃO FOI A FEDERAÇÃO “DAR UM JEITO PARA O MOTO DISPUTAR A SÉRIE B NO MESMO ANO QUE CAIU.
    2. ARMAÇÃO FOI O QUE ACONTECEU NO JOGO DO MOTO CLUBE, ONDE O ÁRBITRO ASSINALOU 4 PÊNALTIS EM TEMPO RECORDE, E TODOS DUVIDOSOS.
    3. ARMAÇÃO É O QUE FAZ ESSA IMPRENSA ESPORTIVA DA CAPITAL, ONDE OS CRONISTAS ESTÃO ENVOLVIDOS ATÉ A ALMA COM AS MARACUTAIAS DA FEDERAÇÃO.
    4. ARMAÇÃO É ESSA DIRETORIA SER “REELEITA”, MESMO DANDO CLARAS DEMONSTRAÇÕES DE INCOMPETÊNCIA E DESONESTIDADE.
    5. ARMAÇÃO: È A VISÍVEL FALTA DE RESPEITO COM OS TIMES DO INTERIOR, ONDE A IMPRENSA DA CAPITAL NÃO ENXERGA AS MONTAGENS DE RESULTADOS, E NEM MESMO AS MUDANÇAS DE REGRAS: (LEMBRAM O QUE ACONTECEU QUANDO O TIME DO IMPERATRIZ FOI CAMPEÃO EM PLENA SÃO LUIS CONTRA O MOTO?, E ESSE ANO, O QUE FIZERAM COM A EQUIPE DO JV LIDERAL, QUE MESMO TENDO A MELHOR CAMPANHA VIU O SAMPAIO SENDO BENEFICIADO?)

    VOCÊS PENSAM QUE O TORCEDOR É CEGO??? CHEGA DE SE ARRANJAR RESULTADOS NO ESPORTE, NA POLÍTICA E ETC… TODO MARANHENSE MERECE RESPEITO, E COMECEM A SE ACOSTUMAR COM ATITUDES REVOLTOSAS COMO ESSA QUE ACONTECEU NO JOGO DO VIANA E CHAPADINHA! OU ESSA CORJA DE LADRÕES SÃO EXTRAÍDAS DO FUTEBOL MARANHENSE, OU A SITUAÇÃO FICARÁ AINDA PIOR, QUEM SABE, UM CAMPEONATO MARANHENSE SÓ COM OS TIMES DA CAPITAL?
    E VOCÊS DA IMPRENSA LUDOVICENSE DEVERIAM RESPEITAR O POVO!

  6. Inácio Azevedo Filho

    Isso não é apenas uma vergonha para o futebol maranhense: É muito mais. É uma vergonha para o Maranhão. Nós maranhenses, estamos envergonhados com esses profissionais que fazem o futebol do Maranhão.

    Só faltava acontecer isso para enterrar de vez esse futebol medíocre, administrado por amadores e aproveitadores da boa vontade dos torcedores apaixonados, que ainda resistem ao futebol maranhense.

    O mínimo que deverá ser feito, é uma investigação rígida e banir os responsáveis por essa vergonha que está estampada no noticiário mundial.

    Att. Inácio Azevedo

    Volta Redonda – RJ

  7. altamir

    Estou aqui no Rio e, do que posso entender do causo, a armacao foi geral, começando pelo fato do Moto participar do campeonato. Se é para anular alguma coisa, tem que anular tudo, inclusive o ingresso do Moto no campeonato.

  8. Natan Oliveira

    Direto e reto. Seu comentário: “O futebol maranhense acabou.”

    Agora, uma coisa “curiosa”… eu só vejo a galera descendo o malho nos times do Interior… e os pênaltis arranjados em favor do Moto Clube, que coincidentemente “aconteciam após” os gols na outra partida??

    E o fato de Moto (só por ser popular) rasgar o regulamento e disputar a B maranhense no ano em que caiu, com conivência do dinheiro e da midiazinha da Sarneylândia???

    E isso já é a terceira vez!!!!!

    …é… no dos outros é refresco… o futebol do MA é tão RUIM que nem precisa de Série B… os times e a federação tem nível “E”….

    Mas num país que certo time ganhou a Série A do Brasileirão “por baixo dos panos”… há de se dizer o q?

    Como diz Sebastião Oliveira (vulgo meu Pai): “depois piora!”
    ———————-

    E o engraçado é a autoridade da FEDEração… vamos investigar e punir….
    auehauehauehauehaueaheauehaeu

    ….só vai rindo mesmo dessa piada de futebol do BRASIL….

    Parabéns pela lucidez Zeca…mas se eu fosse você, arremataria com um: “DESISTO!”

    RESPOSTA: ESTOU QUASE DESISTINDO MESMO. SÓ NÃO ACHO CORRETO VOCÊ AFIRMAR QUE TUDO O QUE ACONTECEU TEM PARTICIPAÇÃO DA IMPRENSA. NÃO VAMOS PARTIR PARA QUESTÕES DE NATUREZA POLÍTICA. A POLÍTICA AQUI É O ESPORTE, O FUTEBOL.

  9. José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Só tenho que parabenizar os jogadores do Chapadinha, fizeram um protesto bacana,(À NÍVEL DA FEDERAÇÃO), pois só assim chamaram a atenção de todos.
    agora todos, mas todos mesmo deveriamos nos juntar e tentar tirar esse CARLOS ALBERTO FERREIRA, ninguém deveria ir para esses últimos jogos da taça São Luís, nem mesmo a imprensa.

  10. Saulo

    Zeca, tá na cara que esse discurso é ensaiado. Depois de 3 dias eles reaparecem (técnico e jogadores) falando a mesma coisa. É uma tentativa de mudar o foco da discursão.

    Mesmo que eles tivessem feito corpo mole em sinal de protesto, o código brasileiro desportivo mnostra, claramente, que essa atitude é antidesportiva, cabe punição e eu não tenho dúvida que o Chapadinha será penalizado.

    E se o Chapadinha quisesse protestar contra a presença do Moto na competição, fizesse isso antes da competição começar, indo à TV, rádios, tribunais ou nem entrasse em campo, protesto maior que esse não teria.

    As imagens da Mirante deixam claro que houve conversas entre ambas as partes, por isso não tenho d´vida alguma que houve combinação de resultado.

    Ah, e não sei de onde esse técnico tirou que o Moto teve 4 penaltis em 5 minutos. Fica claro que é uma tentativa de amizar a rave conduta de sua equipe.

  11. ANDERSON

    VINGANÇA UM POUCO TARDIA, SÓ FALTA AGORA A IMPRENSSA, HAHAHAHAHA….ZECA QUERIA UM FAVOR SEU, CHEQUE PARAMIM E PARA AS PESSOAS QUE SIMPATIZAM CCOM ELE, NOTICIAS SOBRE IZONI CARVALHO, POIS DIZEM QUE ELE FOI ACOMETIDO DE UMA CONVULSÃO, CONFIRME ISSO AÍ PARA MIM… UM ABRAÇO FICO FELIZ COM SUA IMPARCIALIDADE!!!

  12. maia

    VERGONHA ! todos que fazem o futebol do maranhão, precisam tomar uma atitude .
    A partir de agora, goleada e sinonimo de chapadinha . NAUTICO 3 X 0 PALMEIRAS .
    NAUTICO APLICA CHÁPADINHA NO PALMEIRAS. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr…….

  13. Ademir Rodrigues

    Nos somos um pais penta campeão mundial, os melhores jogadores do planeta são brasileiros, o mundo do futebol sempre esta focado no futebol brasileiro, e isso que aconteceu mancha o nosso futebol, não importa em que estado aconteceu, mas la fora fala no brasil aconteceu um escadalo, eu acompanhei as entrevista pelo site da globo, e da mirante, e a coisa é pior do que apresenta, 1º o time é rebaixado em 2009, e no mesmo ano disputa a 2º divisão, que manda no futebol maranhese é os prefeitos ou alguns politicos, a federação so usa o nome e mais nada, aleas usa o nome para coberta os times grandes,ou da capital, gente resumindo se a CBF. não toma uma atitude neste caso, aonde vamos para, tem que ser punido os clubes envolvidos, os atletas envolvidos, as arbitragens envolvidos, ate mesmo os politicos envolvido nessa safadeza, isso que aconteceu é um desastre para o nosso futebol, eu sou torcedor do VASCO, caiu pra 2º divisão do futebol brasileiro, e vai subir pra 1º digninamente, e tem que ser assim, não importa a grandeza do clube, mas sim o momento que cada um passar, se estiver no momento ruim e cair, vai buscar força e superar o mau momento vivido no ano anterior e sobe com mais força e como disse antes e DIGNIDADE, ser DIGNO e tudo que o homem de fe tem que ter e precisa.
    (CBF,TOMAUMA ATITUDE!?!?????!!!!!!)

    valeu pessoal

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: