O jornalista Márcio Pinto, chefe do Núcleo de Esportes da TV Mirante e editor chefe do Esporte 10 é o entrevistado de hoje, na série “Passando a limpo” o futebol maranhense.
Márcio conta que “em 2002 o Sampaio foi rebaixado na Série B, deixando de enfrentar Palmeiras e Botafogo no ano seguinte. Alí imaginei quando o futebol maranhense teria outra oportunidade como essa, mas infelizmente Série B é assunto do passado. Pior é desconfiar que a Terceira Divisão também possa ser”.
Ele diz que a passividade do torcedor maranhense é fruto da falta de resultados, de ídolos e manda um recado a todos: “planejamento para uma temporada começa na anterior. Sampaio e JV Lideral já tem disputas nacionais definidas. Vão começar a pensar nisso em janeiro ou vão deixar também o carnaval passar?”.
Entrevista com Márcio Pinto
Jornalista
BLOG – Em algum momento da sua carreira, você chegou a imaginar que chegaríamos a essa situação atual do futebol no Maranhão?
MÁRCIO PINTO – Em 2002 o Sampaio foi rebaixado na Série B, deixando de enfrentar Palmeiras e Botafogo no ano seguinte. Alí imaginei quando o futebol maranhense teria outra oportunidade como essa, mas infelizmente Série B é assunto do passado. Pior é desconfiar que a Terceira Divisão também possa ser.
BLOG – Existe um culpado pela situação ou são vários?
MÁRCIO PINTO – Fácil culpar quem está no comando (Federação ou clubes), mas todos que trabalham no futebol maranhense tem uma parcela, mínima que seja.
BLOG – Muito se fala da culpa da imprensa? Nós temos culpa nisso realmente? Onde é que nós estamos errando?
MÁRCIO PINTO – A imprensa precisa valorizar o jogador na busca de personagens e histórias que atraiam o interesse da torcida. Precisa ver criticamente a fase de treinamentos para mostrar onde o time está errando. Precisa ser informativa e fugir do “oba oba” com dirigentes.
BLOG – Bem e você diria o que sobre o papel da Federação?
MÁRCIO PINTO – Tem que ser participativa nesse projeto geral que é subir um time maranhense de divisão. A FMF não pode ser omissa sobre o pretexto de que a responsabilidade é toda dos clubes. Não é.
BLOG – E os clubes porque não reagem?
MÁRCIO PINTO – “Interesses”.
BLOG – Porque o torcedor se mantém passivo a tudo isso?
MÁRCIO PINTO – A passividade veio da falta de resultados e da falta de ídolos. Há mais coisas que eles queiram fazer do que ver o seu time num processo de implosão.
BLOG – Muito se fala que o Maranhão é um celeiro de “craques”. Você acha que o profissional maranhense é valorizado como deveria?
MÁRCIO PINTO – A valorização precisa ser feita, mesmo acontecendo casos como o do Edgar que marcou 4 gols num “maremoto”, saiu no “gols do Fantástico” e …. nunca mais jogou metade do que tinha mostrado naquela partida. Foi disputar depois a Série C no sul do país e … já está voltando. Precisa cabeça pra ser trabalhada essa valorização.
BLOG – Ouço muita reclamação sobre falta de planejamento nos clubes. O que você pensa sobre este assunto?
MÁRCIO PINTO – Planejamento para uma temporada começa na anterior. Sampaio e JV Lideral já tem disputas nacionais definidas. Vão começar a pensar nisso em janeiro ou vão deixar também o carnaval passar?
BLOG – Porque as nossas equipes não conseguem bons patrocínios?
MÁRCIO PINTO – Primeiro tem que ter planejamento para que o patrocinador acredite no projeto. Os resultados que podem vir disso estimulariam outros investimentos. Futebol é paixão e mesmo na situação em que estamos é um excelente produto.
BLOG – Qual é a saída agora que o nosso futebol está na 4ª divisão?
MÁRCIO PINTO – “Saída” não. Chega. Temos que ter é a “Entrada” de volta para a Série C que aliás nem pode ser o objetivo final.
BLOG – E finalmente o que podemos esperar no futuro?
MÁRCIO PINTO – Esse “futuro” já começa por uma torcida para que o Moto Club volte para a primeira divisão do Estadual. Depois é planejar dias melhores. Aprender com os erros é fundamental e persistir neles é estupidez.