Festa na abertura dos Jogos Escolares 2009

1comentário

jemsblog.jpg

A maior competição escolar maranhense foi oficialmente aberta, na noite desta quinta-feira (13), no Ginásio Castelinho, pelo vice-governador João Alberto, que esteve representando a governadora Roseana Sarney, e o secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa. Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil, iniciam, nesta sexta-feira pela manhã, nas modalidades de handebol, beach soccer, futebol, futsal e voleibol.

João Alberto desejou boas vindas a todos os participantes dos XXXVII Jogos Escolares Maranhenses e lembrou que o sucesso e a grandiosidade desta competição, que é maior evento da cultura esportiva do Maranhão, é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido à frente da Secretaria de Estado do Esporte e Juventude (Sespjuv). “A governadora Roseana Sarney está dando todas as condições para que o secretário Roberto Costa possa realizar os jogos e prestigiar a comunidade estudantil do nosso Estado” enfatizou João Alberto.

O JEMs 2009 foi realizado nas etapas municipal (São Luís) e regionais (Pinheiro, Imperatriz e Bacabal). O secretário Roberto Costa agradeceu o empenho e a dedicação dos alunos/atletas, professores e pais que contribuíram com a realização das atividades esportivas. Ele lembrou que, há pouco mais de 100 dias, quando recebeu a Secretaria de Esporte, os recursos para a realização dos Jogos Escolares Maranhenses já haviam sido gastos pelo governo anterior.

“A governadora Roseana Sarney nos deu todas as condições e a parceria com professores, prefeitos e pais de alunos possibilitou chegar a este grande momento”, completou Roberto Costa. A 37ª edição dos JEMs 2009 terá seguimento a partir do dia 22, com a abertura da etapa infanto – alunos/atletas de 14 a 17 anos. As medalhas e troféus serão disputados por dez mil atletas em 20 modalidades. Os atletas representarão 200 escolas da rede pública e particular de 16 municípios.

Estavam presentes a solenidade de abertura da primeira etapa dos JEMs também o secretário-adjunto do Esporte, Francisco Dias Neto; o diretor-geral do JEMs, Marcello Jacintho; o prefeito de Pinheiro, José Arlindo e representantes das delegações de Açailândia, Coelho Neto, Codó, Imperatriz, Itinga, Timon, Pinheiro, São Luís e Paço do Lumiar. A 37ª edição dos JEMs 2009 terá seguimento a partir do dia 22, com a abertura da etapa infanto – alunos/atletas de 14 a 17 anos.    
        
Jogos

Os boletins que informam os locais, datas, horários e resultados dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) estarão disponibilizados no site www.esporteejuventude.ma.gov.br As competições começam na manhã desta sexta-feira (14), a partir das 08 horas, nas categorias de handebol, beach soccer, futebol, futsal e voleibol.

Os jogos de handebol serão disputados no Ginásio Dom Bosco e a Arena Domingos Leal será palco das competições de beach soccer. As partidas de futebol infantil no Quartel da PM (Calhau) e as de futsal nos Ginásios Upaon-Açu e Castelinho. Os jogos de vôlei acontecerão no Ginásio da AABB.    

Com informações da secom / Foto: Handson Chagas

1 comentário »

Leomir faz a diferença e o Moto goleia o MAC

4comentários

O Moto não tomou conhecimento e venceu o clássico contra o MAC por 3 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Nhozinho Santos. E Leomir marcou dois gols e fez a diferença. O resultado deixou o time rubro-negro na liderança ao lado do Iape com 10 pontos ganhos perdendo apenas no confronto direto.

O Moto só precisou de 23 minutos para liquidar o adversário. Rigo marcou o primeiro gol aos 20 minutos. Leomir ampliou aos 23 minutos do 1º tempo. A noite era do mesmo do meia Leomir, ele ainda marcaria o terceiro gol aos 26 minutos.

Esta foi a terceira derrota do Maranhão em quatro jogos realizados. O time atleticano segue na última colocação com apenas um ponto.

O próximo adversário do Moto será o Sampaio, no clássico marcado para o dia 23 de agosto. O Maranhão enfrenta o JV Lideral, neste domingo, às 17h, no Nhozinho Santos.

Classificação

1º Iape – 10 pontos
2º Moto – 10 pontos
3º Sampaio – 9 pontos
4º São José – 7 pontos
5º JV Lideral – 5 pontos
6º Bacabal – 5 pontos
7º Maranhão – 1 ponto

Próximos jogos

16/08 – Domingo
17h – Maranhão x JV Lideral

19/08 – Quarta-feira
15h30 – JV LIderal x Sampaio

20/08 – Quinta-feira
20h30 – Iape x Maranhão

23/08 – Domingo
17h – Sampaio x Moto

4 comentários »

São José derruba o Iape

6comentários

O São José quebrou a invencibilidade do Iape na Taça Cidade de São Luís. O time de Ribamar fez 1 a 0, nesta quinta-feira à noite, no Estádio Nhozinho Santos. O gol foi marcado por Jheyms, aos 36 minutos do 2º tempo.

Com o resultado, o São José subiu para a 4ª colocação com 7 pontos ganhos. O Iape divide a 1ª colocação ao lado do Moto, com 10 pontos que goleou o MAC, por 3 a 0, mas leva a vantagem no confronto direto.

O próximo adversário do Iape será o Maranhão, na próxima quinta-feira (20), às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos. O São José só voltará a jogar no dia 3 de setembro, contra o Sampaio, já pela volta desta 1ª fase.

6 comentários »

Passando a limpo – Geraldo Castro

8comentários

O radialista Geraldo Castro, apresentador dos programas Abrindo o Verbo e Rádiomania, na Rádio Mirante AM é mais um convidado do BLOG, dentro da série “Passando a limpo” o futebol maranhense. Geraldo também é cronista esportivo e já acompanha o nosso futebol desde os anos 80.

Ele diz ao BLOG que não é hora de apontar culpados, reconhece que a imprensa tem uma parcela de culpa e afirma: “A Federação não tem papel. Não existe”. Quando o assunto é planejamento, Geraldo que acabou de se formar em administração manda um recado aos clubes: “Nenhum deles trabalha com planejamento estratégico. Não se sabe quando o time vai disputar alguma coisa, não se programam para nada. Nos times, planejamento é uma palavra em mandarim”

Entrevista com Geraldo Castro
Radialista

BLOG – Em algum momento da sua carreira, você chegou a imaginar que chegaríamos a essa situação atual do futebol no Maranhão?
 
GERALDO CASTRO – Imaginar eu até já cheguei, mas não esperava que acontecesse neste momento, quando as competições nacionais ficaram melhores para seguir em frente. Mas a incompetência dos dirigentes, aqui não se livra ninguém e nos levou a este quadro deprimente.
 
BLOG – Existe um culpado pela situação ou são vários?

GERALDO CASTRO – Apontar culpados não seria o correto, ou melhor, nominá-los. Este problema faz parte de todo um sistema falido em que ao longo dos anos se permitiu que o futebol fosse definhando a cada temporada.
 
BLOG – Muito se fala da culpa da imprensa? Nós temos culpa nisso realmente? Onde é que nós estamos errando?

GERALDO CASTRO – Claro que a imprensa tem sua parcela de culpa, quando alguns integrantes da crônica esportiva colaboram encobrindo ou escondendo fatos que deveriam ser revelados. É necessário que, a própria Imprensa faça sua “meã culpa”.
 
BLOG – Bem e você diria o que sobre o papel da Federação?

GERALDO CASTRO – A Federação não tem papel. Não existe. Tem uma administração desastrada, sem compromisso com o futebol, onde a continuidade, ao contrário em outras partes do Brasil, tem até contribuído. Entretanto, a Federação Maranhense de Futebol, como diria Gilson Rodrigues, “simplesmente não existe”. Precisa ser feito uma reengenharia na FMF. Uma limpeza geral. Até nos ratos.
 
BLOG – E os clubes porque não reagem?

GERALDO CASTRO – Clubes? Que clubes. Os times do futebol maranhense são os primeiros a começar a mudança. Não se impõem contra a Federação. Os dirigentes pensam que são donos dos times, suas administrações estão em mãos de pessoas amadoras (que me desculpe o futebol amador), falta profissionalismo, administração séria e com visão de empreendedor, tratando o futebol como negócio.
 
BLOG – Porque o torcedor se mantém passivo a tudo isso?

GERALDO CASTRO – Ora, o torcedor maranhense sempre foi passivo. Se o time vai bem, lá está ele no estádio. Se o time está ruim, lá vai ele pra casa, e fica a protestar nos programas de rádio. Quando resolve protestar, é na base da briga, do confronto, da esculhambação.
 
BLOG – Muito se fala que o Maranhão é um celeiro de “craques”. Você acha que o profissional maranhense é valorizado como deveria?

GERALDO CASTRO – Não tenho nem dúvida; o jogador maranhense é craque. O Maranhão é um celeiro de craques. Mas os jogadores não tem apoio, não são preparados como deveriam ser, são pessimamente pagos, a despeito de verdadeiros “bagulhos” que vem para tirar a oportunidade daquele que está ralando aqui. Veja o exemplo de Cléo. É craque. Mas como pode desenvolver seu futebol sem preparação adequada, e vendo Jean Carlo completamente fora de forma e tempo, recebendo muito mais que ele? Célio Codó, Edgar, Robinho, Wallax, Marquinho, entre outros. Ora, se não preparamos, como poderemos exigir destes atletas?
 
BLOG – Ouço muita reclamação sobre falta de planejamento nos clubes. O que você pensa sobre este assunto?

GERALDO CASTRO – Não tenho tempo para pensar. Dou a resposta: nenhum deles trabalha com planejamento estratégico. Não se sabe quando o time vai disputar alguma coisa, não se programam para nada. Nos times, planejamento é uma palavra em mandarim.
 
BLOG – Porque as nossas equipes não conseguem bons patrocínios?

GERALDO CASTRO – Resumo em uma só frase; falta planejamento e credibilidade.
 
BLOG – Qual é a saída agora que o nosso futebol está na 4ª divisão?

GERALDO CASTRO – Planejar, organizar, preparar e retomar o caminho da terceira e da segunda. Simples assim.
 
BLOG – E finalmente o que podemos esperar no futuro?

GERALDO CASTRO – Em curto prazo, uma parada para reorganizar os times. A médio prazo um forte planejamento estratégico, buscando patrocinadores, cobrando fortemente da FMF postura de gestora, para alcançarmos a longo prazo os objetivos. Segunda ou até primeira divisão.

8 comentários »

FMF divulga nova tabela da Taça Cidade

0comentário

A Federação Maranhense de Futebol divulgou a nova tabela da Taça Cidade de São Luís com as modificações, após a desclassificação de Moto e Sampaio do Campeonato Brasileiro. Os jogos agora acontecerão às quintas e domingos, a maioria em rodadas duplas. A competição terminará no dia 25 de outubro.

Acho que os jogos poderiam ser realizados apenas aos domingos, mas os clubes preferem diminuir o tempo de duração da competição para tentar diminuir o prejuízo, no que estão certos. Pelo menos a 2ª fase (quadrangular) e a decisão deveriam acontecer aoenas aos domingos. Mas não foi isso que ficou acordado.

Veja a tabela:

13/08 – Quinta-feira
18h30 – São José x Iape
20h30 – Moto x Maranhão

16/08 – Domingo
17h – Maranhão x JV Lideral

19/08 – Quarta-feira
15h30 – JV Lideral x Sampaio

20/08 – Quinta-feira
20h30 – Iape x Maranhão

23/08 – Domingo
17h – Sampaio x Moto

FASE DE VOLTA

27/08 – Quinta-feira
20h30 – Bacabal x JV Lideral
20h30 – Moto x Iape

30/08 – Domingo
15h – Iape x Bacabal
17h – Sampaio x Maranhão

03/09 – Quinta-feira
20h30 – Sampaio x São José
20h30 – Bacabal x Moto

06/09 – Domingo
15h – Maranhão x Bacabal
17h – Iape x JV Lideral

10/09 – Quarta-feira
18h30 – São José x Bacabal
20h30 – Sampaio x JV Lideral

13/09 – Domingo
15h – Iape x São José
17h – Maranhão x Moto
17h – Bacabal x Sampaio

17/09 – Quinta-feira
18h30 – São José x Moto
20h30 – Iape x Sampaio
15h30 – JV Lideral x Maranhão

20/09 – Domingo
15h30 – JV Lideral x São José
17h – Maranhão x Iape

23/09 – Quarta-feira
15h30 – JV Lideral x Moto

27/09 – Domingo
15h – São José x Maranhão
17h – Moto x Sampaio

SEGUNDA FASE

1º/10 – Quinta-feira – 1ª rodada
04/10 – Domingo – 2ª rodada
08/10 – Quinta-feira – 3ª rodada
11/10 – Domingo – 4ª rodada
15/10 – Quinta-feira – 5ª rodada
18/10 – Domingo – 6ª rodada

DECISÃO

22/10 – Quinta-feira – 1ª partida
25/10 – Domingo – 2ª partida

sem comentário »

Moto e Maranhão fazem o clássico na Taça

2comentários

De olho na liderança, o Moto enfrenta o Maranhão, hoje, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos, pela Taça Cidade de São Luís. Para as duas equipes o momento é de reação.

O Moto faz a primeira partida após a desclassificação no Campeonato Brasileiro Série D. Se vencer de goleada e o Iape perder para o São José, o time rubro-negro poderá até assumira liderança da competição.

O técnico Arlindo Azevedo perdeu o matador Jack Jone que se machucou no jogo com o São Raimundo-PA e Didi Cearense com um problema na coxa é dúvida e deverá fazer um teste no vestiário, antes do início da partida. Se não tiver condição, o substituto de Didi será Fábio Ricardo.

No MAC, a situação é bastante crítica. O time fez três jogos e ocupa a última colocação com apenas um ponto ganho. O técnico Hilton Soares só deverá definir a equipe no vestiário. A única dúvida é no meio-campo entre Francisco Júnior e Renato. Hiltinho mantém o goleiro Júnior no time titular e confirmou o ataque com Naor e Marquinhos.

2 comentários »

Iape pega o São José pela Taça Cidade

0comentário

O Iape enfrenta o São José, hoje à noite defendendo a invencibilidade de quatro jogos e a liderança da Taça Cidade de São Luís. Com 10 pontos ganhos, o Iape só perderá a primeira colocação se for derrotado e o Moto golear o Maranhão.

Após um início muito ruim quando sofreu duas derrotas, o São José conquistou dois bons resultados: um empate com o Moto e uma vitória contra o MAC.

A partida entre Iape e São José será realizada às 18h30, na preliminar de Moto e Maranhão, no Estádio Nhozinho Santos.

sem comentário »

Passando a limpo – Jorge Aragão

4comentários

O repórter Jorge Aragão, da Rádio Mirante AM é o terceiro entrevistado dentro da série “Passando a limpo” o futebol no Maranhão, lançada pelo BLOG para discutir e encontrar saídas para tirá-lo do fundo do poço.

Na opinião de Jorge Aragão para que o futebol maranhense possa reviver os seus grandes momentos é necessário uma grande “faxina” na Federação Maranhense de Futebol. Ele acredita que, se bem administrado e planejado, o futebol aqui é bastante viável, afinal somos um celeiro de “craques” e a nossa torcida é apaixonada e adora o futebol.

A série é publlicada também no caderno de esportes E+, do jornal O Estado do Maranhão.

Entrevista Jorge Aragão
Repórter

BLOG – Em algum momento da sua carreira, você chegou a imaginar que chegaríamos a essa situação atual do futebol no Maranhão?

JORGE ARAGÃO – Jamais, até por ser uma pessoa otimista por natureza, nunca imaginei que chegassemos a essa situação. É deprimente e de fazer vergonha mesmo, sermos eliminados por equipes de Estados como: Acre e Amapá. Isso desestimula e nos faz repensar se ainda vale realmente continuar trabalhando no nosso futebol com esses dirigentes.
 
BLOG – Existe um culpado pela situação ou são vários?

JORGE ARAGÃO – Existem vários culpados. Os principais são os dirigentes da Federação Maranhense de Futebol, principalmente seu presidente Alberto Ferreira, em seguida culpo os dirigentes dos clubes, apesar de reconhecer o esforço pessoal de cada um para manter suas equipes, eles se submetem a essa nefasta administração que só colabora para o declínio do nosso futebol. Parte da imprensa que concorda com esse posicionamento também tem culpa e a Justiça que não age com tantas denúncias feitas contra a gestão da FMF e faz de conta de não enxerga nada.
 
BLOG – Muito se fala da culpa da imprensa? Nós temos culpa nisso realmente? Onde é que nós estamos errando?

JORGE ARAGÃO – Sem hipocrisia e sem generalizar, tem parte da imprensa esportiva que se submete a esse tipo de administração da Federação Maranhense de Futebol em troca de favores, que nem quero pensar quais sejam, mas se a imprensa realmente se unisse para melhorar o futebol não tenho a menor dúvida que mudaríamos os rumos do futebol maranhense. Uns pecam por omissão, outros por favores e alguns poucos, infelizmente, continuam criticando os desmandos do futebol. O que mais me impressiona é que ainda tem cronista que defende a administração Alberto Ferreira, mas esse é um direito de cada um, mas como já dizia um adágio popular antigo: o pior cego é aquele que não quer ver ou não tem interesse em enxergar.
 
BLOG – Bem e você diria o que sobre o papel da Federação?

JORGE ARAGÃO – A Federação não é a única culpada pelo atual momento do futebol maranhense, mas entendo ser a principal responsável. Não consegue representar seus filiados em competições nacionais, não ajuda os clubes nos momentos difíceis de crise, não consegue organizar qualquer competição que seja, enfim, a FMF na gestão Alberto Ferreira não tem serventia de nada e só atrapalha. E o que mais impressiona é que essas pessoas sequer se dão o trabalho de acompanhar as suas próprias competições, contando ninguém acredita, e para piorar não pensam em deixar o futebol, ou pelo menos se afastar.
 
BLOG – E os clubes porque não reagem?

JORGE ARAGÃO – Não reagem e nem vão reagir enquanto agirem assim. Primeiro enquanto forem participes dessa gestão Alberto Ferreira não vão a lugar algum. Depois deveriam procurar se unir fora de campo, coisa que só fazem quando estão atrás de recursos públicos e mesmo assim de forma desorganizada. Além disso, deveriam ter uma preocupação maior com a sua base, com as categorias amadoras para que possam revelar jogadores e lucrar com isso. Enquanto não entenderem que o futebol tem que dar lucro, não vão sair do lugar e isso é perfeitamente possível, se várias equipes que não tem sequer torcidas conseguem, porque as nossas equipes que tem torcedores apaixonados não conseguem? É hora de repensar as suas gestões, incluindo profissionalismo, marketing e planejamento palavras hoje essenciais para o sucesso de um clube de futebol.
 
BLOG – Porque o torcedor se mantém passivo a tudo isso?

JORGE ARAGÃO – Essa é a única culpa que o torcedor tem, mas a passividade é infelizmente uma característica do brasileiro que no maranhense aflora ainda mais.
 
BLOG – Muito se fala que o Maranhão é um celeiro de “craques”. Você acha que o profissional maranhense é valorizado como deveria?

JORGE ARAGÃO – Não acho que o problema seja valorização, mas sim de trabalho de base, e nesse caso não falo apenas em ensinar futebol, mas em também preparar esses atletas para o mundo, com educação, alimentação e palestras que ajudariam muito esses jovens jogadores. Um grande exemplo foi o Moto Club que conseguiu uma bela campanha na Taça São Paulo de Juniores e não conseguiu sequer fazer um bom negócio com nenhum atleta, emprestou todos quase de graça e todos voltaram porque não estavam preparados fisicamente e mentalmente, apesar de tecnicamente serem diferenciados. Além disso, não existe um trabalho de marketing para a valorização desses atletas para uma futura negociação. Veja o belo exemplo que deu o JV Lideral, investiu e conseguiu o retorno financeiro em uma única negociação e ainda levou o título. Será que é difícil pelo menos copiar?
 
BLOG – Ouço muita reclamação sobre falta de planejamento nos clubes. O que você pensa sobre este assunto?

JORGE ARAGÃO – Não existe planejamento nos nossos clubes, acho que os nossos dirigentes não sabem nem o significado. Para não ir muito longe veja os exemplos de Moto e Sampaio no Brasileiro. O Sampaio tem um time caro, mas com jogadores com qualidade duvidosa, o mercado foi inflacionado desnecessariamente, poderia ser montado um time bem melhor com o dinheiro gasto e para variar com contratações com a competição em andamento. A única preocupação do Sampaio era querer passar a perna no Moto fora de campo e esqueceu de planejar e montar uma equipe a nível de sua tradição. O Moto esse foi um desastre, pela falta de planejamento conseguiu ser rebaixado no Campeonato Maranhense, depois de ser campeão no ano anterior, e ser eliminado num grupo com equipes inexpressivas e parar na primeira fase de um brasileiro, ou será que alguém tem dúvida que se o Moto tivesse mantido a comissão técnica e a base da equipe que foi campeã maranhense no ano passado os resultados da equipe seriam outros? Eu não. A falta de planejamento fez o Moto fazer uma viagem para o Amapá ridícula. Teve que se deslocar de microônibus para Belém e de lá seguir de teco-teco para Macapá, por simplesmente não ter feito reserva das passagens, esse episódio demonstra que não existe planejamento no nosso futebol. Além das inúmeras contratações equivocadas e fora de tempo, o exemplo Jack Jone é outro clássico. O Moto inventou um jogador chamado Rodrigão, quando tinha à sua disposição um jogador ídolo da torcida e que não precisava provar nada para ninguém. Resultado: dispensou o Rodrigão e quando trouxe o Jack Jone o jogador já estava três meses parados e mesmo assim ainda ajudou muito. Esse ano trouxe jogadores que foram embora sem sequer estrear por não conseguirem regularizar (La Rossa e Gardela) e agora repetiu no Brasileiro com o atacante Paulinho. São apenas alguns dos inúmeros exemplos de 2009, mas que infelizmente se repetem ano a ano.
 
BLOG – Porque as nossas equipes não conseguem bons patrocínios?

JORGE ARAGÃO – Principalmente pela falta de credibilidade do nosso futebol, de quem dirige, de quem comanda. O empresário não vai fazer favor, ele quer investir, mas quer retorno. Nós começamos e terminamos uma competição sem a maioria da população saber, não existe lançamento, nem festa de encerramento, enfim só se investe no que tem retorno e hoje o futebol do Maranhão como está sendo administrado não proporciona retorno a ninguém. Mas não tenho dúvida que bem administrado é viável.
 
BLOG – Qual é a saída agora que o nosso futebol está na 4ª divisão?

JORGE ARAGÃO – Parar e começar do zero, mas com mudanças radicais, principalmente nos dirigentes que comandam o futebol maranhense, senão iremos continuar regredindo. Para mim qualquer perspectiva passa por uma mudança geral na FMF.
 
BLOG – E finalmente o que podemos esperar no futuro?

JORGE ARAGÃO – Podemos ter um futuro promissor, mas para isso precisa de união de todos, clubes, dirigentes, torcedores e imprensa, mas com a saída dessas pessoas que atrapalham o futebol, porque senão temo pelo pior, ou seja, voltarmos a ser um futebol amador, mas diga-se de passagem qualquer competição amadora consegue ser mais organizada do que uma promovida pela FMF.

4 comentários »

Cristal não cometeu irregularidade, diz CBF

0comentário

Nenhuma irregularidade foi constatada no Caso Thiego. Dirigentes rubro-negros estiveram ontem à tarde, na Federação Maranhense de Futebol para pedir a apuração de uma “possível” irregularidade que teria sido cometida pelo Cristal-AP, nas partidas contra o São Raimundo (19/07) e Moto (02/08). Os dirigentes do time maranhense suspeitavam que o jogador Thiego teria atuado sem ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID).

Mas o que foi realmente que aconteceu? Thiego Artur Rodrigues Pereira assinou contrato profissional com o Cristal no dia 13/07, mas o nome do atleta só aparece no BID do dia 3 de agosto.  E por ter atuado nos dois jogos estaria irregular.

Segundo o departamento de registro da CBF, Thiego teve o nome publicado no BID, do dia 20 de fevereiro como atleta amador. No dia 13 de julho assinou contrato de profissional. De acordo com o Regulamento Geral das Competições, no seu capítulo III, artigo 34, ocorrendo a profissionalização de atletas pelo mesmo clube, tais atletas estarão em condição de jogo a qualquer tempo desde que já registrados na competição.

Foi este o caso. O jogador havia sido registrado como amador no dia 20 de fevereiro. Se não tivesse o nome de Thiego sido incluído no BID como atleta amador, ele realmente teria sido lançado irregularmente e o Cristal perderia 6 pontos.

Bom, o Cristal segue e se prepara para receber o Nacional-AM, no próximo domingo, às 18h30, no Estádio Glicério Marques, pelo Campeonato Brasileiro Série D.

sem comentário »

Abertura dos JEMs acontece hoje

0comentário

robertocosta120809blog.jpgOs 10 mil alunos/atletas que estarão participando da fase final da 37ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), no período de 14 a 30, terão à disposição uma estrutura médica e receberão informações preventivas sobre a Influenza A (H1N1). “A governadora Roseana Sarney determinou que todas as medidas fossem adotadas no sentido de garantir assistência médica 24 horas para os atletas”, afirmou o secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa, ontem, em entrevista concedida na sede do órgão.
      
A Secretaria de Esporte e Juventude firmou parceria com a Secretaria de Saúde e o atendimento médico será disponibilizado nos alojamentos do Castelão, Castelinho e Colégio Máster. “Além de prevenção sobre a Nova Gripe (H1N1) e a disponibilização de uma ambulância da Samu, estaremos prestando informações sobre prevenção bucal e DSTs”, adiantou Roberto Costa. No Castelinho também será montada uma sala para emissão de carteiras de identidade e de trabalho e número de CPF.
        
A abertura da primeira etapa estadual do JEMs é nesta quinta-feira (13), às 17 horas, no Castelinho. Nesta fase participam alunos/atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, 20 municípios e cinco mil atletas inscritos. A segunda etapa, que será aberta dia 22, terá a participação de 229 escolas e cinco mil alunos da faixa etária de 15 a 17 anos. Roberto Costa informou que alunos campeões das modalidades infantil e infanto serão homenageados com a medalha Djalma Campos, em reconhecimento ao grande serviço prestado pelo esportista e político falecido na semana passada.
        
Os JEMs 2009 será disputado em 20 modalidades e os jogos acontecerão no Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz, Arena Domingos Leal e nos Ginásios do Lítero e dos colégios Dom Bosco, Upaon-Açu, Dom Pedro II, Marista e Máster. “O nosso compromisso é, além de devolver à juventude maranhense a grande emoção de estar participando dos Jogos Escolares Maranhenses, é fazer com que as competições sejam instrumentos de utilidade no combate ao insucesso escolar e de melhoria do ensino e da aprendizagem”, finalizou o secretário.

As informações são da Secom e foto: Handson Chagas

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS