O BLOG inicia a partir de hoje, uma série de entrevistas com técnicos, dirigentes, jornalistas e torcedores para discutir um pouco mais sobre o momento atual do futebol no Maranhão. A série será publicada no caderno de esportes E+, do jornal O Estado do Maranhão, a partir desta quinta-feira.
Nesta primeira entrevista, o técnico Sandow Feques, campeão maranhense pelo JV Lideral diz que já previa a situação por total falta de organização da Federação e pela forma imediatista como os clubes são administrados. Ele também culpa a imprensa e diz que não sabe como será o futuro.
Entrevista com Sandow Feques
Técnico do JV Lideral
BLOG – Em algum momento da sua carreira, você chegou a imaginar que chegaríamos a essa situação atual do futebol no Maranhão?
SANDOW – Sim. A total falta de organização da mentora do nosso futebol e a maneira imediatista de direção dos clubes.
BLOG – Existe um culpado pela situação ou são vários?
SANDOW – Não podemos culpar somente a Federação, os dirigentes, imprensa tem grande parcela de culpa, a verdade foi que houve uma acomodação. Os dirigentes não querendo se indispor com os gestores da Federação, a imprensa não querendo mostrar sua cara, foram poucos que tiveram a coragem de falar muitas verdades.
BLOG – Muito se fala da culpa da imprensa? Nós temos culpa nisso realmente? Onde é que nós estamos errando?
SANDOW – A Imprensa nesse país tem um papel importante em todos os segmentos e no esporte de maneira geral deixa muito a desejar. Cada emissora de rádio, televisão, jornal trabalha o futebol de acordo com seus interesses, muitos dos jornalistas se prestam a receber uma “ajuda” para falar bem de alguns e se esquecem de colocar o futebol em primeiro lugar.
BLOG – Bem e você diria o que sobre o papel da Federação?
SANDOW – A Federação não se modernizou em todos os aspectos inerentes ao bom desenvolvimento do futebol, não buscou pessoas qualificadas para os lugares essencias, como por exemplo a direção técnica, arbitragem, direção financeira, etc.
BLOG – E os clubes porque não reagem?
SANDOW – Os dirigentes são conviventes. Eles reclamam só nos momentos de desespero como agora. Não estão administrando de forma séria e por isso aceitam os erros da Federação.
BLOG – Porque o torcedor se mantém passivo a tudo isso?
SANDOW – Os torcedores são passivos porque a imprensa é passiva nos seus comentários. A imprensa induz o torcedor a aceitar o errado. Um exemplo maior desse fato é dizer que os treinadores maranhenses não são bons, são poucos de vocês que apóiam os treinadores maranhenses. Ainda bem que tanto Moto como Sampaio caíram com técnicos vindos de fora.
BLOG – Muito se fala que o Maranhão é um celeiro de “craques”. Você acha que o profissional maranhense é valorizado como deveria?
SANDOW – Não. Culpa dos dirigentes, jornalista, torcedores que não oferece aos daqui a mesma condição dada aos que vem de fora. Eu conheço muito bem esse tratamento.
BLOG – Ouço muita reclamação sobre falta de planejamento nos clubes. O que você pensa sobre este assunto?
SANDOW – Muitos falam de planejamento mais não sabem o que é planejamento, como querem planejar sem antes saber o que pretendem?
BLOG – Porque as nossas equipes não conseguem bons patrocínios?
SANDOW – Credibilidade. Você como bom empresário daria uma ajuda para quem está hoje a frente do Moto, Sampaio, Maranhão, Imperatriz, Bacabal, JV, etc?
BLOG – Qual é a saída agora que o nosso futebol está na 4ª divisão?
SANDOW – Primeiro, ter a consciência da situação e mudar todos os segmentos do futebol. Dar oportunidade a pessoas novas, com visão no futebol e acreditar no potencial do talento maranhense em todos os sentidos.
BLOG – O que podemos esperar no futuro?
SANDOW – Não sei meu amigo. Será que teremos coragem de tomar as medidas necessárias?