Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
Por mais essa o torcedor Tricolor não esperava. Pelo visto não vai ser fácil superar a desclassificação no Campeonato Brasileiro. Na primeira partida após o rebaixamento para a 4ª divisão, um novo tropeço do Sampaio, agora pela Taça Cidade de São Luís. Com os titulares em campo, o Tricolor foi derrotado, de virada para o Iape e perdeu a invencibilidade na competição. O curioso é que o Sampaio havia vencido os dois primeiros jogos utilizando o seu “time B”.
Com o resultado, o Iape dispara na liderança com 10 pontos ganhos, quatro a mais que o 2º colocado que é o próprio Sampaio, embora tenha um jogo a mais.
O Tricolor abriu o placar com um gol de Gabriel, aos 10 minutos do 1º tempo. O Iape empatou com Wancerman , aos 27 minutos do 2º tempo. Aos 36 minutos, Robson bate a defesa do Sampaio e chuta na saída de Rodrigo Ramos para fazer 2 a 1 para o Iape.
O próximo adversário do Sampaio será o Bacabal, na próxima quarta-feira (12), às 20h30. O Iape enfrentará o São José, na próxima quinta-feira (13), às 18h30. Os dois jogos serão no Nhozinho Santos.
Categoria Sampaio • Taça Cidade
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
É de conhecimento geral que a CBF só valoriza os chamados clubes grandes e fecha os olhos para os times das Séries C e D. No ano passado, a entidade prometera custear passagens e transporte dos clubes da Terceirona neste ano, mas isso não aconteceu, e agora quem sofrem são os clubes. Time de melhor campanha na primeira fase da competição, o Icasa vem encontrando dificuldades para se deslocar à Belém, local da partida deste domingo, contra o Paysandu, pelo jogo de ida das quartas-de-final.
O presidente do Verdão do Cariri, Zacarias Silva, comentou as dificuldades e lamentou a atitude da CBF de “esquecer” dos times da Terceirona. “Infelizmente a CBF abandonou a Série C e nós estamos tendo muitas dificuldades, pois as despesas são muito altas”, explicou o dirigente, que está apelando para ajuda de comerciantes e empresários locais.
“Temos duas opções. Na primeira saímos muito cedo de Juazeiro (4 da manhã), o que prejudica o repouso dos atletas e na outra chegamos muito tarde em Belém (por volta de uma hora da manhã do dia do jogo)”, completou Zacarias Silva. Existe a possibilidade do Icasa fretar um avião de pequeno porte até o local do jogo.
Agência Futebol Interior
Categoria Série C
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
A dois jogos de conquistar o tão sonhado acesso no Campeonato Brasileiro da Série C, o Paysandu pretende largar na frente do Icasa nas quartas-de-final da competição. O jogo de ida acontece neste domingo, em Belém, e para chegar com tranquilidade à segunda e decisiva partida, o elenco do time paraense está consciente de que precisará atacar.
“Dessa vez, ao contrário do que fizemos contra o Sampaio, nós teremos que partir para o ataque e buscar a vitória. Temos que ter muito cuidado, jogar com muita raça e tentar fazer o resultado para consolidar a classificação no jogo da volta, na casa deles”, afirmou o goleiro Paulo Wanzeler, que ganhou a vaga de Rafael Córdova no decorrer do campeonato.
O técnico Válter Lima ainda não definiu o time que começa jogando. O único desfalque é o zagueiro Bernardo, expulso no último jogo, qe deve ser substituído por Luciano.
Em contrapartida, o atacante Torrô está de recuperado de contusão e deve ser relacionado para o jogo. Inclusive, não está descartada a escalação do jogador desde o início, deixando o time com três atacantes. Outra opção é a saída de Michel para a sua entrada.
Agência Futebol Interior
Categoria Série C
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
A diretoria do Nacional vem mantendo sigilo em relação aos seis reforços que estão sendo contactados e que podem chegar ainda nesta quarta-feira. O presidente Luiz Mitoso teme a concorrência dos demais clubes classificados, mas, até ontem à noite alguns nomes faziam parte da lista de pretendidos.
O lateral direito Ivonaldo, que jogou a Série C pelo Gama (DF) e mais um meia, do próprio Gama, que pode ser Doda, Thiaguinho ou Allan. Ivonaldo já passou pelo Atlético-MG e, no ano passado, jogou pelo Rio Branco-AC.
Outro jogador que deve ser anunciado é o zagueiro Anderson, com passagem pelo Vasco da Gama, do Rio, e que no ano passado foi campeão goiano pelo Itumbiara.
A diretoria do Nacional está em contato com os dirigentes do Águia de Marabá para contratar o atacante Bruno Rangel. Ele é o artilheiro da Série C com sete gols.
A preocupação do Nacional é negociar diretamente com a diretoria do clube paraense, mas em uma conversa com o técnico João Galvão, do Águia, ele disse ao CRAQUE que o jogador tem contrato até o fim de 2009, mas que não haverá empecilho para liberar o craque.
“Não podemos segurar o jogador. Se ele quiser viajar hoje não tem problemas, queremos o bem dele”, disse Galvão.
Jornal A Crítica
Categoria Série D
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
Três dias após o rebaixamento para a 4ª divisão do futebol brasileiro, o Sampaio entra em campo pela Taça Cidade de São Luís com uma formação bem diferente daquela que conquistou duas vitórias, nos dois primeiros jogos realizados, quando atuou com o “time B”.
A equipe será a mesma que enfrentou o Paysandu, no domingo, no Estádio Renê Bayma, em Codó. Será a primeira vez que os titulares do Sampaio disputarão uma partida pela Taça Cidade. Apenas não estarão em campo o meia Dinei e o atacante Jacques que pediram para deixar o Tricolor.
O Iape não quer nem saber da situação do Sampaio. O rebaixamento para a Série D é problema apenas para o Tricolor. O técnico Paulo Fernando Cabrera espera manter a liderança da competição. Com 7 pontos ganhos, o Iape venceu o Moto na estreia. Depois bateu o Bacabal, no Correão e por último empatou como JV Lideral em Imperatriz. O zagueiro Mimica, ex-Sampaio, poderá fazer a estreia no Iape. O jogador ficará como opção de Cabrera no banco de reservas.
Ficha técnica:
Sampaio x Iape
Taça Cidade de São Luís
Data: 05/08 (Quarta-feira)
Árbitro: Marcelo Filho
Assistentes: José Henrique Cantanhede Mendonça e ELson Araújo da Silva
4º Árbitro: José Carlos Alves Pereira
Sampaio: Rodrigo Ramos; Fernandinho, Leandro, Johíldo e Eloir; Cristiano, Marcinho, Kléo e Jean Carlo; Gabriel e Célo Codó
Técnico: Edson Porto
Iape: Jade; Aldinho, Hans Müller e Daniel; Jouberth, Wellington, André Ramos, Paulo César (Curuca) e Walcerman; Robson e Jonatan
Técnico: Paulo Fernando Cabrera
Categoria Sampaio • Taça Cidade
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
De Marabá para Santarém. Depois da desclassificação do Águia de Marabá do Campeonato Brasileiro da Série C, o São Raimundo não contou conversa e já correu atrás de reforços do clube marabaense para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Os zagueiros Darlan e Charles, além do meio-campo Soares, estão quase fechados para serem comandados pelo técnico Artur Oliveira.
Os jogadores do Azulão chegariam à Pérola do Tapajós através de empréstimo, podendo haver uma divisão no valor do salário dos mesmos entre as duas equipes. O zagueiro Darlan, que passou pela Pantera Mocoronga durante o Campeonato Santareno de 2007, já estaria acertado com o alvinegro, restando somente o acerto entre a diretoria aguiana com Soares e o defensor Charles.
Aliás, Charles já trabalhou com Artur Oliveira no Ananindeua e no Clube do Remo, e teria o aval do comandante. Depois da saída de Filho e a contusão de Felipe Bragança – que não vai mais disputar a Série D, pois irá passar por uma cirurgia no joelho direito -, o Mundicão se ressentia de atletas no setor de zaga. Por isso a contratação dos dois jogadores. “Esperamos contar com os jogadores o mais depressa possível. A conversa com o Ferreirinha (presidente do Águia) já está bastante adiantada”, disse o diretor de futebol da Pantera, Sandicley Monte.
Diário do Pará
Categoria Série D
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
A classificação para a segunda fase da Série D do Brasileiro não segurou o emprego de sete jogadores do Nacional, ou dez, se computar Américo, Coquinho e Kitó, que anteciparam uma decisão da diretoria que iria demiti-los juntamente com Fininho, Vidinha, Biro Gomes, Jorginho, Zé Rebite, Marco Aurélio e Delciney.
A dispensa faz parte de um conjunto de mudanças que inclui também a proibição da presença de torcedores que não forem sócios do clube, durante os treinos no CT Barbosa Filho.
“Já não estávamos mais aguentando pessoas que tinham livre acesso e ficavam xingando os jogadores durante os treinos. A medida prestigia o sócio e dá privacidade no trabalho da comissão técnica”, justificou o vice-presidente Édson Rosas.
Seis dos sete jogadores dispensados ontem são do setor mais carente do time, o meio de campo. Biro Gomes, Vidinha, Jorginho e Zé Rebite são canhotos, enquanto que Delcinei e Fininho, destros. Isso prova que houve falta de planejamento da diretoria e da antiga comissão técnica, que mesmo perdendo o Estadual para o América, renovou com todos.
O treinador Aderbal Lana afirmou que colocou os nomes em disponibilidade e ficou a cargo da diretoria dispensá-los.
“Não posso trabalhar com o coração e sim com a razão. Teremos jogos difíceis no sistema mata-mata”, disse o treinador que anuncia o início de um trabalho igual ao que desenvolveu no São Raimundo na década de 90.
Sobre a proibição de torcedores no local de treino, Lana disse que tinha gente levando até bebida para a beira do campo, durante os treinos.
O Nacional terá como adversário na próxima fase Moto Club, Cristal ou Tocantins.
Jornal A Crítica
Categoria Série D
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
Com a classificação à fase seguinte da Série D assegurada, o São Raimundo busca forças para se manter na condição de líder do Grupo 2. Nessa luta, a mais nova ameaça é um “fogo amigo”: a presença tímida da torcida nos jogos, que deixa os cartolas do clube em maus lençóis para honrar os compromissos com o plantel.
A ponta na tabela resultaria em vantagens: com 10 pontos, o alvinegro só é ameaçado pelo Cristal na tabela.
E se depender do retrospecto, os torcedores da Pantera podem ficar tranquilos. Em dois jogos fora, a equipe obteve 100% de aproveitamento, superando Tocantins e o Cristal.
O fator que realmente incomoda a diretoria do clube é a baixa arrecadação oriunda dos borderôs das partidas se comparados ao último Estadual.
“Caso o torcedor não faça a sua parte, o São Raimundo irá abandonar o certame por falta de recursos financeiros”, diz uma nota publicada no site oficial do clube.
Diário do Pará
Opinião do BLOG
Esta é a segunda vez que os dirigentes do São Raimundo fazem esta ameaça. Na minha opinião não passa de “charminho” para sensibilizar o o poder público no Pará a liberar uma grana para o clube de Santarém, até porque, como todos nós sabemos, torcida não banca time de futebol nenhum para essas bandas.
Categoria Série D
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
O presidente do Central de Caruaru, Ronaldo Lima, esteve nesta segunda-feira na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Durante a visita, o dirigente do Patativa encontrou o presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho. Depois de uma breve conversa, Lima confirmou que ouviu do presidente tricolor a promessa de R$ 100 mil por uma vitória sobre o Sergipe.
O jogo entre Central e Sergipe acontece no domingo, quando será disputada a última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Do valor oferecido, R$ 50 mil a título de premiação pela vitória e os outros R$ 50 mil para ajudar no pagamento da folha salarial do time da terra de Vitalino.
Com a vitória do Central sobre o Sergipe e uma vitória do Santa Cruz, em casa, diante do CSA, os dois times pernambucanos estariam na segunda fase da competição nacional e ainda na disputa por um lugar na Série C do Brasileiro de 2010.
Coletiva e contratação
Na coletiva no gabinete do presidente da FPF, o presidente Fernando Bezerra Coelho ratificou a sua confiança na classificação do Santa Cruz à segunda fase, bem como, agradeceu todo o apoio dado pelo presidente Carlos Alberto Oliveira a sua administração ao frente do clube das três cores.
O dirigente aproveitou também a presença de toda imprensa pernambucana para mais uma vez convocar o povão tricolor visando lotar o Arruda no domingo na partida contra o CSA.
Na movimentada sala da presidência da FPF, surgiu a notícia da contratação do atacante Paulo Rangel, que disputou pelo Salgueiro a Série C. Posteriormente a informação foi confirmada pelo empresário do jogador Adson Gomes.
Agência Futebol Interior
Categoria Série D
Por Zeca Soares • quarta-feira, 05 de agosto de 2009
O Flamengo-PI vive um drama psicológico no Campeonato Brasileiro da Série D. Tudo por conta de uma possível mala preta, que deverá entrar em campo no próximo domingo, na última rodada da primeira fase da competição. As notícias que chegam em Teresina dão conta que o Treze da Paraíba estaria oferecendo R$ 50 mil reais para o Alecrim vencer o Ferroviário.
Outro assunto que preocupa os torcedores piauiense é a arbitragem, que poderá ser o ponto fundamental no jogo do Flamengo diante do Treze, em Campina Grande. Mas se depender dos diretores do rubro-negro e da Federação de Futebol do Piauí, eles irão solicitar da CBF um trio de arbitragem todo ele de fora, já que na Série D somente o arbitro é de outra federação.
O Flamengo voltou aos treinos nesta quarta-feira, mas se depender do técnico Paulo Morone esse trabalho psicológico já está sendo feito, para que dentro de campo os jogadores não entrem desmotivado, para a partida contra o Treze. O jogo será uma verdadeira decisão para ambas as equipes. Mas vale lembrar que dentro desta rodada e todo este suspense, os dois clubes podem morrer abraçados caso o Ferroviário vença o Alecrim na cidade de Natal.
Sidney Santos, para a Agência Futebol Interior
Categoria Série D