Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pode causar uma verdadeira reviravolta no Grupo 8 do Campeonato Brasileiro da Série D. O Araguaia-MT, que já estava classificado para a segunda fase, perdeu seis pontos no Tribunal, nesta terça-feira, e corre o risco de ser eliminado.
O clube matogrossense foi punido por unanimidade pela escalação irregular do volante Valtinho na vitória sobre o Crac-GO (2 x 1), no último dia 27 de julho, pela quarta rodada.
Valtinho havia sido expulso no duelo contra o Brasília (vitória por 3 a 2), no dia 11 de julho, pela segunda rodada. No julgamento posterior, ele levou dois jogos de suspensão e cumpriu a automática contra o mesmo Crac (vitória por 1 a 0), no dia 18 de julho, pela terceira rodada.
O time foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida”.
Com esta decisão, o Araguaia, que tem a melhor campanha da competição ao lado Macaé-RJ, viu sua vantagem para os concorrentes diminuir. A equipe ainda é líder do Grupo 8, mas com sete pontos. Dois a mais que Brasília-DF e Anapolina-GO. O Crac-GO é o quarto, com quatro.
Para se classificar sem depender de ninguém, o clube precisará vencer a Anapolina, no próximo domingo, no interior matogrossense.
Agência Futebol Interior
Categoria Série D
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
O piauiense Antonio Santos Nunes vai dirigir a partida entre Moto Club-MA e São Raimundo-PA, neste domingo, às 16h, no Estádio Nhozinho Santos. Ele apitou o jogo do time maranhense contra o Tocantins. O Moto reclamou da não marcação de um pênalti em Didi Cearense e do gol legítimo marcado no 2º tempo, também por Didi Cearense e que foi anulado com a marcação errada do auxiliar maranhense Aelson Mariano Campelo Gomes. Os auxiliares para Moto e São Raimundo serão os maranhenses Sandro do Nascimento Medeiros e Antonio Fernando de Sousa Santos. O 4º árbitro será Paulo Sérgio Santos Moreira.
A partida entre Tocantins-TO x Cristal-AP que acontece no mesmo horário, em Palmas, terá como árbitro Eduardo Tomáz de Aquino Valadão, de Goiás. Os auxiliares serão Antonio Francisco de Souza Parreão e Edilson Frasão Pereira, do Tocantins.
De todos os jogos que serão realizados nesta última rodada da primeira fase, apenas Sergipe-SE e Central-PE, que será realizado no Estádio Lourival Batista, em Aracaju terá um árbitro aspirante da Fifa, José Henrique de Carvalho (da Federação Paulista de Futebol). É que este jogo decide também o futuro do “todo poderoso” Santa Cruz que enfrenta o CSA, no Arruda.
Nenhum árbitro maranhense foi escalado para trabalhar nesta rodada fora de São Luís.
Veja a escala
Categoria Moto • Série D
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Perguntar não ofende? Alguém na Federação Maranhense de Futebol ou no Sampaio sabe explicar o motivo do borderô da partida com o Paysandu, ainda não está disponível no site da CBF?
Dos 80 jogos realizados na primeira fase do Campeonato Brasileiro Série C, somente o borderô da partida realizada domingo, no Estádio Renê Bayma, em Codó, ainda não foi publicado.
Por isso, o torcedor quer saber qual foi a renda e o público da partida entre Sampaio e Paysandu. Como o estádio estava totalmente lotado é possível que ainda estejam conferindo dinheiro. Depois querem reclamar que o torcedor não vai ao estádio.
Clique aqui e confira!
Categoria Sampaio • Série C
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Categoria Charges
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Tanto jogo assim só mesmo aqui no Maranhão. Anotem aí: ainda curtindo a ressaca após o rebaixamento para a Série D, o Sampaio enfrenta o Iape, nesta quarta-feira pela Taça Cidade de São Luís, no confrontos dos líderes da competição.
Na quinta-feira, o Moto entra em campo contra o São José, às 20h30, no Nhozinho Santos, também pela Taça Cidade.
No domingo, o mesmo Moto Club decide a sorte no Campeonato Brasileiro Série D contra o São Raimundo-PA, às 16h.
Acharam pouco? Na segunda-feira, o Maranhão pega o São José, às 20h30, no Nhozinho Santos em outra partida pela Taça Cidade.
Assim não tem torcedor que aguente, afinal dinheiro não cai do céu.
Categoria Moto • Sampaio • São José • Taça Cidade
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
O zagueiro Mimica é o novo reforço do Iape para a Taça Cidade de São Luís. No início da temporada assinou dois contratos: um com o Sampaio e o outro com o Botafogo-PB e acabou numa fria.
O Sampaio entrou com uma denúncia contra o atleta no STJD e Mimica acabou suspenso pelo STJD por quatro meses. Dois meses da pena já foram cumpridos. O restante da punição será paga através de cestas básicas.
A estreia de Mimica no Iape pode acontecer exatamente contra o Sampaio, nesta quarta-feira, às 20h30, pela Taça Cidade de São Luís, no Nhozinho Santos. Ele será uma das opções do técnico Cabrera no banco de reservas.
Categoria Sampaio • Taça Cidade
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Ele voltou…. O Sandro voltou novamente. O volante Sandro Alagoano, após ter sido dispensado pela diretoria do Moto, na semana passada, treinou normalmente hoje e deverá até ser escalado para a partida com o São José, nesta quinta-feira pela Taça Cidade de São Luís. É que o Moto não tem dinheiro para mandar o jogador de volta para casa.
Não sei o que passa na cabeça dos dirigentes rubro-negros e muito menos na cabeça do jogador que aceita uma situação dessas.
Sem comentário!!!
Categoria Moto • Série D
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Braide Ribeiro é o técnico do Esporte Clube Viana para a disputa da 2ª divisão do Campeonato Maranhense. O trabalho, segundo Braide já teve início no último fim de semana.
O treinador adiantou ao BLOG que o lateral-direito Wender, ex-Sampaio é o primeiro reforço do Viana. O Braide já selecionou 16 atletas da Baixada Maranhense que deverão ser aproveitados durante a competição. O destaque é o atacante Boy. Braide aposta todas as fichas no gartoto de Pinheiro.
A estreia do Viana na segundona será no dia 30 de agosto, em casa contra o Itinga.
Categoria Campeonato Maranhense • Viana
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
O jogo do próximo domingo é decisivo para o Moto Club e também para a sobrevivência do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro 2009. Uma vitória não basta. Mesmo de longe, teremos que torcer para que o Cristal não vença o Tocantins, em Palmas.
Mas vamos por parte. Não adianta achar que a decisão será apenas lá em Palmas. Primeiro o Moto Club precisa vencer dentro de casa, coisa que ainda não fez na Série D. Até aqui foram dois empates dramáticos contra o Cristal e o Tocantins. Não fosse isso, a situação seria bem mais confortável.
De nada adiantará o Cristal tropeçar diante do Tocantins se o Moto não fizer a sua parte. E é exatamente sobre isto que gostaria de falar. O Moto já anunciou uma promoção e baixou o preço do ingresso de arquibancada para R$ 5,00. O objetivo é levar um grande número de torcedores.
Nem duvido que isto realmente possa acontecer, mas não será permitida a repetição da postura “passiva” que teve o torcedor do Sampaio em Codó. Os poucos 500 torcedores do Paysandu fizeram a maior festa no Renê Bayma e o time paraense chegou a se sentir meio na Curuzu.
Agora, a história haverá de ser diferente. O torcedor do Moto terá que fazer a diferença, mas de forma civilizada. Nada que possa prejudicar o clube deverá ser feito. Que fique como exemplo o que aconteceu com o Sampaio, punido duas vezes pelo SJTD, por causa do mal comportamento de apenas “dois” torcedores.
A torcida rubro-negra deverá lotar o Nhozinho Santos, empurrar o time para a vitória diante do São Raimundo e depois esperar para ver o que acontece em Palmas. Mas é preciso lembrar aos jogadores que esta é uma decisão e a torcida só vai jogar com o time se ela sentir que o time entrou em campo “sem medo de vencer”. E se tudo acontecer como esperamos, “palmas” para a torcida do Papão!!!
Categoria Moto • Série D
Por Zeca Soares • terça-feira, 04 de agosto de 2009
Com a classificação assegurada, o elenco do São Raimundo pôde aproveitar a folga de ontem e descansar. No domingo, o time fará a última partida da 1ª fase, contra o Moto Club-MA, em São Luís, pensando em terminar a fase de grupos com a liderança. Um empate é o suficiente para a Pantera. Ontem o técnico Artur Oliveira participou de uma reunião com a diretoria para definir nomes dos atletas que descem para disputar o campeonato amador de Santarém e começar a buscar reforços para a fase eliminatória da Série D.
Artur não escondeu a tranquilidade depois de garantir um dos objetivos traçados. Porém, nada disso muda a ambição do técnico em buscar mais uma vitória na última rodada, o que para ele poderia insuflar a confiança da equipe para a fase eliminatória. ‘É importante fecharmos esta fase com trabalho sério e mais uma vitória. Isso daria mais confiança para enfrentarmos a próxima fase da competição. Temos todas as condições de conseguir uma vaga na Série C’, disse o técnico.
Artur também comentou o desempenho da equipe jogando em Santarém, que, curiosamente, é pior do que o retrospecto fora de casa. ‘Realmente conseguimos vencer bem fora de casa. Em casa jogamos bem também. Contra o Tocantins conseguimos criar várias oportunidades, mas o adversário soube se aproveitar das nossas falhas. Perdemos um pênalti, mas conseguimos recuperar. Mostramos um grande poder de reação’, disse Artur.
O técnico reuniu-se ontem com a diretoria de futebol do clube santareno para enxugar o grupo e começar a buscar reforços para a fase decisiva. Um zagueiro e um meia são as prioridades da equipe.
Jornal Amazônia
Categoria Moto • Série D