O que diz o regulamento da Série C?

9comentários

Tem muita gente fazendo confusão quanto ao critério de rebaixamento para a Série D. O regulamento em seu artigo 20 é claro. A última equipe de cada um dos quatro grupos da Série C estarão totalmente rebaixados. Dessa forma, a briga do Sampaio será direta com o Luverdense-MT, por enquanto. Rio Branco-AC com 6 pontos e Paysandu-PA com 7 pontos estão em situação bem mais tranquila. Veja o que diz o regulamento:

Art. 20 – Ao final do campeonato os quatro clubes que tenham disputado a 3ª fase ascenderão à Série B de 2010, e o último classificado de cada um dos grupos A, B, C e D, ao final da 1ª fase, descenderá para a Série D de 2010, totalizando quatro clubes no processo de decesso.

9 comentários »

Falta ambição aos nossos clubes

11comentários

A “goleada” do Moto por 4 a 0, no amistoso de sábado contra o MAC só fez crescer a minha preocupação com o futuro do time rubro-negro no Campeonato Brasileiro Série D.

Não vi no Moto, nenhum sinal de um time com vontade de ganhar esta Série D. Ao contrário, o Moto se mostrou um time que vem apenas para participar da competição. Aliás, este tem sido o papel desempenhado pelos nossos representantes em competições nacionais.

Vejam a situação do Sampaio. A classificação ficou quase impossível e o jeito agora será lutar para não cair. Que o exemplo do Tricolor sirva para o Moto que começa a jogar no próximo domingo.

Se quisermos chegar a algum lugar temos que demonstrar sede de vitória. Não podemos errar nas contratações. E montar o time em meio à competição nem pensar. Não dá certo. Não podemos mais deixar as coisas para a última hora.

A semana é decisiva. Se começarmos mal diante do São Raimundo-PA talvez não tenhamos tempo para nos recuperarmos. Por isso é melhor tomar todo cuidado. Antes de finalizar, gostaria muito de deixar uma mensagem cheia de otimismo ao torcedor rubro-negro, mas confesso não ter convicção nenhuma disso.

Espero ao final do Campeonato Brasileiro Série D quebrar a cara. Será bom demais para o Moto e melhor ainda para o futebol maranhense.

11 comentários »

Águia exige arbitragem de fora

0comentário

Para o jogo de domingo, 5, contra o Paysandu, a diretoria do Águia quer arbitragem de fora, seguindo um critério da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, em outros jogos entre equipes rivais, optou por escalar um árbitro filiado a uma federação diferente do estado de origem dos times. A diretoria do Águia deve oficializar sua posição hoje. No jogo da quarta rodada, em Parauapebas, a CBF escalou o baiano Arilson Bispo da Anunciação.

Diferente daquela ocasião, quando a Federação Paraense de Futebol (FPF), por meio do seu presidente, Antônio Carlos Nunes, tentou interceder junto à CBF para que os árbitros a serem colocados no sorteio fossem paraenses, desta vez, a entidade garante que não fará nenhum pedido. ‘Eles (a CBF) definiram um critério, que foi colocar árbitros de outros estados para apitarem os confrontos entre clubes da mesma federação, e não sou eu quem vai pedir para mudar isso’, afirmou Nunes.

A diretoria do Águia vai solicitar 300 ingressos para sua torcida da carga total de 15 mil que será colocada à disposição dos torcedores a partir desta quarta-feira para a partida contra o Paysandu. ‘Devemos fechar isso (o número de ingressos) amanhã em torno de 300 mesmo. Este é o número que nós também colocamos à disposição do Paysandu no jogo em Parauapebas. Por isso, acreditamos que a diretoria do Paysandu não vai criar problemas em relação a esse pedido’, vislumbrou Andrade.

Recuperado, Marabá quer jogar

Recuperado de cirurgia no ombro direito, sofrida há pouco mais de dois meses, o volante Marabá não vê a hora de voltar a defender o Águia. Ele não deve começar jogando, mas está relacionado para o jogo contra o Paysandu.

Marabá foi submetido a cirurgia no ombro direito em 24 de abril deste ano. O último jogo do volante foi em 16 de abril, diante do Fluminense-RJ, pela Copa do Brasil. ‘O mais difícil já passou, agora é uma evolução natural que os próprios trabalhos diários estão me dando. Com o passar do tempo, vou ganhando mais confiança para ter um condicionamento satisfatório e voltar aos poucos’, afirmou o experiente meia, cujo contrato vai até o término da Série C.

O Liberal

sem comentário »

Tarcísio Pugliese comanda virada do Luverdense

0comentário

O Luverdense conseguiu no último sábado (27) uma virada heroica diante do Paysandu. Jogando no estádio Passo das Emas, o time dirigido pelo técnico Tarcísio Pugliese venceu por 3 a 2.

No primeiro turno da primeira fase, contra o Paysandu foi a primeira vitória do time de Lucas do Rio Verde. Nesta partida, o Luverdense já contou com jogadores que foram contratados, como Butti, que estava no Rio Branco de Americana, Wellington Semião, do Poços de Caldas-MG e Edenilson, do Roma Apucarana-PR.

“Nós precisávamos desta vitória. Pode parecer clichê de treinador, mas a gente vinha jogando bem, mas não estávamos vencendo. Contra o Rio Branco, no Acre, fomos roubados de forma escandalosa por um juiz tendencioso e depois, contra o Águia e Sampaio Corrêa, tivemos um maior domínio da partida, mas não fizemos os gols que criamos”, comenta Tarcísio Pugliese, contente com a atuação do time no último sábado.

“Já contra o Paysandu foi diferente. Em menos de dez minutos, o Paysandu fez 2 a 0 e nosso time não se abateu. Muito pelo contrário. continuou tocando a bola e os gols saíram com naturalidade. Além disto, os jogadores que trouxemos para a Série C foram muito bem, como o Wellington Semião, Butti, Paulinho Marília e, principalmente o Edenilson, que fez dois gols”, explica Pugliese.

Em último lugar do Grupo 1, com três pontos, junto com o Sampaio Corrêa, o Luverdense joga no próximo sábado, em Lucas do Rio Verde, contra o mesmo Sampaio e depois enfrenta Águia e Paysandu no Estado do Pará e finaliza a primeira fase recebendo o Rio Branco.

Nesta segunda-feira, o treinador constou na Seleção do site Futebol Interior, Depois de estar perdendo de 2 a 0 para o tradicional Paysandu, o Luverdense foi para cima e, com as mudanças táticas do treinador, virou o jogo para 3 a 2. Com isso, Tarcísio Pugliese, engoliu Edson Gaúcho do Paysandu, sendo elogiado até pela imprensa paraense.

Futebol do Norte

sem comentário »

Série D: Pantera confia na força da torcida

2comentários

O São Raimundo começa hoje a sua semana decisiva para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série D. Em meio a todos os percalços que o clube vem enfrentando para participar da recém-criada competição nacional, todos os insucessos acumulados durante a inter-temporada tem que ser “colocados para escanteio” e o foco principal deverá ser o acesso à Série C de 2010. E desde já o torcedor santareno está sendo conclamado para estar em peso no próximo domingo (5), a partir das 17h, no Barbalhão, incentivando a Pantera Mocoronga a começar o torneio com o “pé direito” contra o Moto Club (MA).

O sucesso da torcida do São Raimundo veio junto com a participação histórica do clube no Campeonato Paraense 2009. Com a boa campanha feita durante os dez jogos do primeiro turno em Belém, o Barbalhão prometia “tremer” no segundo turno com os santarenos fazendo todas as suas partidas em casa. E o sucesso foi tamanho que suplantou a dupla Re-Pa em número de torcedores nas arquibancadas.

Em nove jogos realizados no “Colosso do Tapajós”, o alvinegro levou uma massa de apaixonados que chegou a 92.376 pessoas. O maior público registrado no Barbalhão no Paraense foram 16 mil pagantes. E se falando em renda então, não a nada o que reclamar, pois ela foi milionária. Tirando os inúmeros descontos, os jogos da Pantera deram um montante de R$ 1.093.654 milhão. Então, para quem diz que a Quarta Divisão não possui seus “louros”, a arrecadação, dependendo da situação do time, pode gerar uma boa receita ao clube.

Então, torcida alvinegra, prepare-se. Se na capital paraense o Paysandu é chamado de “Avalanche Bicolor” e o Clube do Remo de “Fenômeno Azul”, está na hora do torcedor santareno ser apelidado de “Força Alvinegra”. Os gritos de incentivo vindo do Barbalhão podem significar uma saída para um momento ruim do time no gramado de jogo. Está na hora de o torcedor de Santarém mostrar que não está aí à toa, e que o futebol do interior está ressurgindo para dias melhores no cenário do futebol do Estado.

Diário do Pará

2 comentários »

André Cassaco pode retornar ao BEC

7comentários

O atacante André Cassaco poderá retornar ao Bacabal para a disputa da Taça Cidade de São Luís. O jogador foi o principal destaque do BEC, no Campeonato Maranhense e se apresentou ao Moto na semana passada para as disputas do Campeonato Brasileiro Série D, mas pode retornar ao Leão que estaria disposto a dobrar o salário. Bom para o Cassaco.

Não vejo nenhum motivo para grande preocupação. Se o Cassaco acha que é melhor retornar ao BEC que assim seja. O jogador tem passe preso ao Horizonte-CE e assinou contrato com o Bacabal até 8 de julho, mas que deverá ser renovado. Se o Moto acredita no potencial do jogador deveria brigar para tê-lo no elenco.

Na verdade não se trata de nenhuma grande estrela, mas pelo que vi no último sábado, André Cassaco tem lugar garantido no ataque rubro-negro.

7 comentários »

Paysandu: entre a vergonha e a revolta

0comentário

Após a primeira derrota no Brasileirão, alguns bicolores evitaram palavras, que poderiam tumultuar o ambiente. O centroavante Torrô foi um deles. Ele não quis criticar e sequer apontar falhas coletivas individuais e coletivas. “Acho que nós estávamos cansados, mas isso não justifica a derrota. Tenho que ter tranquilidade para não falar nada que vire contra mim”, declarou, sinceramente. Vale lembrar que um imprevisto ocorreu, o que atrasou a viagem da delegação com destino a Lucas do Rio Verde.

Questionado sobre a lição principal que se pode tirar da derrota, o autor de um dos gols bicolores usou uma frase clichê do futebol: “O jogo só termina quando apita”.

Quem quebrou a rotina foi o goleiro Rafael Córdova. Ele resolveu criticar, embora indiretamente. “Cada erro infantil que não é mole, não!”, reclamou, emendando sobre a necessidade de o grupo ter a consciência de que o torneio nacional é tecnicamente mais forte comparado ao Campeonato Paraense. “Perdemos para nós mesmos. Estávamos mandando no jogo. A Série C não é mais o Paraense para equipe jogar a hora que quer”, concluiu. Já o zagueiro Luciano lembrou de outro aspecto. “Nós não podemos desperdiçar as oportunidades que temos”. Na próxima rodada, o Paysandu enfrenta o Águia, provavelmente, na Curuzu, 16h, domingo.

Cabeça de Gaúcho está a prêmio

“Não tem nada perdido. Temos que ganhar dois jogos, em casa”. Vencer os dois jogos que restam em casa, situação ressaltada pelo atacante Torrô, pode até resultar numa classificação bicolor à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Para tanto, porém, o Papão terá que torcer contra o Rio Branco (AC), pelo visto, o mais gabaritado a complicar a tarefa paraense no Grupo A da competição.

O Paysandu tem quatro jogos a serem realizados. Dois em Belém – contra o Águia, domingo (05), e Luverdense (MT) –, e o restante fora de casa – contra Rio Branco (AC) e Sampaio Corrêa. O roteiro ideal da classificação alviazul é, primeiramente, não desperdiçar pontos jogando nos seus domínios.

Se passar pelo Águia, os bicolores ‘embolam’ o grupo, ao somar os mesmos 10 pontos do líder Azulão. Depois, se conseguir arrancar pontos do Estrelão do Acre, no Estádio Arena da Floresta, de fato os bicolores darão um passo largo rumo à classificação para a próxima fase da Série C.

Antes, contudo, a direção do clube terá que resolver um problema interno. De acordo com uma fonte ligada à presidência, Edson Gaúcho não é unanimidade. Luiz Omar Pinheiro, mandatário do clube, estaria insatisfeito com algumas atitudes do treinador. Após a derrota no último sábado, o presidente teria recorrido até a cuidados médicos.

Ainda segundo a fonte, o nome do técnico Vágner Benazzi seria o preferido em caso de dispensa do homem-forte da comissão técnica. Mas, a saída do atual comandante bicolor não é considerada a medida mais correta pela direção de futebol do clube, formada por Clodomir Araújo e Antônio Cláudio, o Louro.

“O Paysandu não é uma equipe imbatível. Logicamente que queríamos a vitória, tivemos oportunidade para isso. Não é porque perdemos um jogo que vamos tomar uma atitude contra o treinador. Confiamos no trabalho dele. Não podemos fazer com que um resultado como esse atrapalhe todo um trabalho que nós estamos fazendo”, garantiu Clodomir. 

Diário do Pará

sem comentário »

Moto recebe Rodrigão

2comentários

O atacante Rodrigão é o novo reforço do Moto para o Campeonato Brasileiro Série D. O jogador indicado pelo técnico Abel Ribeiro será a principal novidade no treinamento desta segunda-feira.

Rodrigão é natural de Campo Grande-MS e disputou este ano o Campeonato Mineiro pela Caldense. Ele jogou na Ponte Preta-SP, XV de Jaú-SP, Operário-MT, Cene-MS, Roma-PR e também no exterior, mais precisamente no Drava de Ptuy, da Estônia.

O jogador deverá ser regularizado para a estreia do Moto na Série D, domingo (5), contra o São Raimundo-PA.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS