Torcida única

3comentários

A torcida única é a forma mais rápida e urgente para acabar com a violência nos jogos de futebol. A sugestão é do promotor de Justiça Paulo Sérgio de Castilho, diante de mais um confronto entre torcidas organizadas, do Vasco e do Corinthians, que resultou na morte de um torcedor, ontem (3) em São Paulo.

De acordo com Castilho, a torcida única, em que apenas os torcedores do clube mandante entram no estádio, evitaria que os grupos rivais se encontrassem. Ele informou que a medida foi sugerida, como solução para o problema, pelos líderes de torcidas organizadas. “A torcida única é uma solução imediata para acabar com a violência que me foi sugerida, inclusive, por dirigentes de torcidas organizadas”.

O promotor propõe também que torcedores flagrados portando pedaços de madeiras, barras de ferro e rojões, objetos que não são considerados armas, sejam presos, cadastrados e afastados dos estádios por três anos.

O promotor Paulo Sérgio Castilho é autor de um anteprojeto de lei que prevê alterações no Estatuto do Torcedor, tornando mais rigorosas as penas contra torcedores que se envolvem em violências nos estádios e fora deles.

“Nossa proposta foi elaborada com base no que já existe na Inglaterra, na Espanha e em Portugal, onde as autoridades já venceram a violência no esporte. Estamos adaptando e melhorando, de acordo com a realidade brasileira. Vamos procurar coibir e fechar todas as brechas que estimulam os maus torcedores a praticarem crimes”, disse.

Castilho também defende a criação de um juizado especial para o torcedor com uma procuradoria específica. “Precisamos fazer um trabalho conjunto e envolver a sociedade e autoridades para aprimorar o trabalho de segurança nos estádios. Temos que aproveitar que o presidente da República gosta de futebol e conseguir as mudanças”, afirmou.

O consultor do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Jorge Hori, disse que o conflito entre os torcedores do Vasco e do Corinthians pode trazer lições para os organizadores da Copa de 2014, no Brasil. “As autoridades podem tomar consciência do perigo, e a repercussão do caso levarem a investir mais em segurança”, disse.

Hori integra o grupo que analisa a situação dos principais estádios brasileiros para a Copa de 2014. Ele acredita que os incidentes de ontem não afetarão a imagem do país no exterior, mas deixam claro a falta de planejamento na realização de grandes jogos. “Está na hora de repensarmos a logística das torcidas. Se os ônibus dos torcedores não tivessem se cruzado, se o planejamento fosse melhor um torcedor não teria morrido”, afirmou.

Ivy Farias
Agência Brasil

3 comentários »

“Trio gol” despacha o BEC e deixa o JV numa boa

27comentários

O “trio gol” voltou a funcionar e o JV Lideral venceu o Bacabal por 4 a 2 e ficou ainda mais perto da conquista do título do 2º turno. Romarinho (2), Toninho e Valdanes marcaram os gols do Tricolor do Camaçari. André Cassaco e Fábio descontaram para o Bacabal.

Com 7 pontos ganhos, o JV só não conquistará o returno se for goleado em casa pelo Nacional por quatro gols de diferença. Se perder por três gols, ainda assim o JV será o campeão. O Bacabal deu adeus ao sonho de conquistar o título.

27 comentários »

Hora de reagir

0comentário

O técnico Argel Fucks deve promover uma reformulação total no time titular do Campinense para a partida desta sexta-feira, contra o Atlético-GO, em Campina Grande, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Durante o coletivo realizado nesta quarta-feira, Argel mexeu em oito posições e manteve somente o goleiro Fabiano e os atacantes Marcelinho e Fábio Júnior. Na frente, quem perdeu lugar foi Edmundo, que deve ficar só no banco de reservas.

No resto da equipe, diversas alterações. Defesa mais vazada do torneio, ao lado do Fortaleza, com 11 gols sofridos, o time terá Márcio Paraíba e Cléber, ao invés de Márcio Giovanini e Emerson. Na lateral, Ivan deve dar lugar a Gustavo, enquanto Fernandes assume a lateral-esquerda, na vaga de Almir.

O meio-campo teve experiências, mas a base será mantida. Assim, o quarteto, Vágner, Tiago Salete, Júnior Maranhão e Giuliano permanecerá em campo.

O Campinense deve entrar jogando com a seguinte escalação: Fabiano; Gustavo (Ivan ou Emerson), Márcio Paraíba, Cléber e Fernandes; Vagner, Tiago Salete, Júnior Maranhão e Giuliano; Marcelinho e Fábio Junior.

Agência Futebol Interior

sem comentário »

Decisão será em Porto Alegre

0comentário

020981177-dp00.jpgO Inter vai decidir o título da Copa do Brasil dentro dos seus domínios. Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro, ficou determinado que o primeiro jogo entre Internacional e Corinthians será no  Pacaembu, em São Paulo, dia 17 de junho. A partida de volta foi marcada para 1º de julho no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Na última quinta-feira, Timão e Colorado se garantiram na final. O Corinthians avançou para a última etapa ao empatar em 0 a 0 com o Vasco. Como tinha feito um gol fora, no 1 a 1 no jogo do Rio de Janeiro, se classificou com uma nova igualdade. Já o Inter, mesmo perdendo para o Coritiba por 1 a 0, ficou com a outra vaga, pois tinha vencido o primeiro duelo por 3 a 1.

No mesmo dia do primeiro confronto da decisão da Copa do Brasil, a capital paulista terá também um importante duelo na Taça Libertadores. São Paulo e Cruzeiro fazem, no Morumbi, o segundo jogo pelas quartas de final do torneio. Os mineiros venceram o primeiro confronto por 2 a 1, em Belo Horizonte.

Leia mais no Globoesporte.com

sem comentário »

Até quando?

0comentário

Um torcedor corintiano foi assassinado em confronto com vascaínos antes da semifinal da Copa do Brasil, em São Paulo, entre Corinthians e Vasco.

Um ônibus foi incendiado e outro depredado. A confusão deixou outras oito pessoas feridas.

Não sei onde isto vai parar. É preciso uma punição severa a estes vândalos que insistem em afastar as pessoas de bem dos estádios de futebol no Brasil.

sem comentário »

Arlindo pode retornar ao Parque

0comentário

O destino de Arlindo Azevedo deverá ser o Maranhão Atlético Clube. Ele não ficará no Sampaio como preparador físico e já adiantou que a partir de agora pretende continuar trabalhando na carreira de treinador, abrindo espaço para o filho Arlindo Júnior. O acerto com o MAC deve acontecer nos próximos dias.

O Moto também deve correr por fora e tentar fazer Arlindo Azevedo mudar de  idéia. Ele retornaria ao clube como preparador físico e ainda receberia um dinheiro que não foi pago no ano passado. Neste caso, Diego Camimura não retornaria mais.

sem comentário »

Sampaio terá nova comissão técnica

0comentário

O técnico Edson Porto confirmou agora há pouco ao BLOG que o Sampaio terá além do novo treinador, um novo preparador físico e um novo auxiliar técnico. Os dois nomes foram indicados ao presidente Sérgio Frota pelo próprio Edson. O nome de Cristiano Baggio foi descartado em função do desgaste com o rebaixamento do Moto para a 2ª divisão. Edson Porto também adiantou que Diego Camimura, atualmente no Moto não irá para o sampaio.

Dos seis jogadores que estavam com o treinador no União da Ilha da Madeira em Portugal, e que viriam para o Moto pelo menos dois deles deverão vestir a camisa Tricolor: o zagueiro Marcelo Oliveira e o volante Alex Peres. A situação mais difícil é a do goleirão Nei. É que o Sampaio já tem Rodrigo Ramos.

Sobre os jogadores Rigo, Clayton e Leomir, o treinador disse que são bons jogadores, mas que primeiro é necessário que eles não tenham mais vínculo com o Moto. Dos três, pelo menos Rigo deve acertar com o Sampaio.

Edson Porto deve desembarcar em São Luís neste fim de semana e iniciar o trabalho na próxima segunda-feira.

sem comentário »

A novidade no Moto

0comentário

A mudança anunciada ontem pelo Moto no Departamento de Futebol não foi a melhor solução. Todo mundo sabe que o cargo de diretor ou gerente é hoje uma das funções mais importantes no futebol. É este profissional o responsável pela montagem do time. O diretor ou gerente é um profissional remunerado e com dedicação integral ao clube.

Mas no Moto não é assim. O cargo vinha sendo ocupado por César Castro, acusado de ser inexperiente, foi um cara sempre dedicado e que segurou sozinho a peteca. Tinha também o Ubirajara Torres, mas quem levava as porradas era mesmo o dedicado César. E ele foi o único dirigente do Moto a encarar a imprensa após o vexame do rebaixamento para a 2ª divisão do futebol maranhense. O presidente foi “covarde” e sequer esperou o jogo contra o Sampaio terminar. Os demais não apareceram também.

Agora, o Moto terá três… Três diretores no departamento de futebol. Coincidentemente três ex-presidentes: Carlos Henrique, Ubirajara Torres e Biné Borges. A novidade no Moto contraria a tudo que é feito nos grandes clubes.

Tentei encontra uma explicação para a troca de dois por três. Talvez com mais um no departamento de futebol fique mais fácil encontrar o presidente do clube. Talvez, um deles, por exemplo o Carlos Henrique, o mais próximo a Cleber Verde poderia ser o diretor de futebol do Moto em Brasília. O clube já tem um presidente em Brasília… Depois contrataria um técnico e o time teria uma filial em Brasília… O time poderia mudar o nome de Moto Club de São Luís para Moto Club de Brasília…. Que tal a idéia?

sem comentário »

JV pega o Leão em Barra do Corda

0comentário

Longe da sua torcida, o JV Lideral enfrenta o Bacabal, nesta quinta-feira, pelo triangular decisivo do 2º turno e se vencer dará um passo importante para a conquista do 2º turno e a vaga na decisão do Estadual. Só um grande castigo poderá tirar a taça das mãos do JV.

Melhor ainda se a vitória for por boa diferença de gols. O JV lidera o triangular com 4 pontos ganhos e se vencer chegará a 7 pontos, mas ainda assim poderá ser alcançado pelo Nacional, caso perca em casa na última rodada. Por isso, o saldo de gols poderá definir o segundo finalista do maranhense.

O JV tem dois gols de saldo, enquanto o Nacional tem saldo negativo de um gol. Se o JV vencer o BEC por 1 a 0, por exemplo, o Nacional terá que vencer o time de Imperatriz na última rodada por três gols de diferença.

Se houver empatar com o Bacabal, o JV terá que pelo menos empatar com o Nacional na última rodada para ser o campeão. Se empatar com o BEC e perder para o Naça, o time de Santa Inês será o campeão.

E o BEC já está morto? Claro que não. Precisa vencer o JV Lideral e torcer por um empate na última rodada. Se isto acontecer, o Leão encontrará mais uma vez o Sampaio na final.

A partida entre JV Lideral e Bacabal acontece às 15h30, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda. O JV foi punido com a perda do mando de campo e não poderá jogar no CT Walter Lira, em Imperatriz.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS