O MAC era favorito absoluto e só precisava empatar para garantir a classificação, mas a derrota por 1 a 0 para o Iape, deixou o time atleticano em situação delicada.
Para se classificar, o MAC terá que torcer para que o Moto não vença o Sampaio no próximo domingo por um placar simples. Outra possibilidade seria uma goleada do Moto por cinco gols de diferença. Neste caso, o MAC se classificaria e o Sampaio ficaria fora do 2º turno.
A vitória garantiu no mínimo a 2ª colocação ao Iape e uma das vagas no mata-mata. Para afastar de vez o fantasma do rebaixamento, o Iape só precisa que o Moto não vença o Sampaio. E mesmo que perca os dois jogos do mata-mata, ainda assim permanecerá na 1ª divisão.
O gol da vitória foi marcado por Joubert, aos 24 minutos do 2º tempo.
O jogo
O Iape entrou em campo precisando vencer para afastar o fantasma do rebaixamento e partiu com tudo ao ataque no início da partida, mas a defesa do MAC, bem posicionada ganhava todas.
O MAC tinha proposta bem definida e procurava explorar os contra-ataques. Edgar ganhava na velocidade da defesa do Iape, mas a conclusão do ataque atleticano saía errada.
Aos 20 minutos, o Iape volta a pressionar. A bola é lançada na área, o atacante Jonathan sobe sozinho e ganha da zaga do MAC. A bola passa assustando o goleiro Rondinelle.
O Maranhão responde. Diego bate o marcador pela esquerda, invade a área e descobre Francisco Júnior, que sozinho perde a chance de abrir o placar.
Aos 23 minutos, Lucas faz jogada no ataque e acha Alberto. Ele recebe a bola e chuta forte assustando o goleiro Jade. Foi o que aconteceu de melhor no 1º tempo.
Segundo tempo
O Iape retornou do intervalo bem diferente. O time dirigido pelo jogar Paulo César tinha mais 45 minutos para fugir da degola e partiu com tudo em busca do resultado.
O MAC continuava desinteresado na partida e certo de que resolveria as coisas a qualquer momento. O Iape pressionava e estava cada vez mais perto de abri o placar.
O Maranhão viria assustar aos 14 minutos. Lucas recebe a bola e observa a passagem de Clayton Cearense. O lateral-esquerdo atleticano chega chutando forte, mas Jade salva para escanteio.
Aos 21 minutos, Lucas recebe a bola dentro da área e deixa Diego livre para marcar. Ele chuta a bola na arquibancada.
O castigo para o MAC aconteceria três minutos depois. Contra-ataque rápido do Iape, Vanvan sai na cara do gol, mas Rondinelle salva o MAC. Na sequência, o Iape recupera a bola e Jouberth aproveita para chutar sem chance de defesa do goleiro do MAC. Um alívio para o Iape 1 a 0 no placar.
Aos 39 minutos, o Iape esteve perto de ampliar. Três contra um num contra-ataque, Vanvan tenta o drible e não passa a bola para Jouberth livre e perde a chance de aumentar a vantagem.
Ao final da partida, os jogadores do Iape comemoraram o resultado e fizeram uma oração no meio do campo. E não era para menos. O time está classificado para a próxima fase e está cada vez mais distante do fantasma do rebaixamento.