É preciso acabar com a teimosia

13comentários

Não dá mais. Os clubes que estão pagando para jogar precisam colocar um ponto final na teimosia da Federação Maranhense de Futebol que insiste em colocar partidas do Estadual, no mesmo horário dos jogos decisivos mostrados pela televisão.

Do jeito que está não pode continuar. Mais uma vez o Sampaio, que acabou de conquistar o 1º turno e teria tudo para estrear no returno com um bom público tomou novo prejuízo. Foram apenas 806 pagantes. O torcedor preferiu ficar em casa e acompanhar a decisão da Taça Rio, pela TV.

Nos próximos dois domingos não será diferente. Teremos as finais do Carioca e do Paulista. Quero ver se os dirigentes de Moto e Maranhão, por exemplo vão concordar em jogar com o estádio vazio. Se assim o fizerem não poderão mais reclamar que os cofres dos clubes estão vazios.

13 comentários para "É preciso acabar com a teimosia"


  1. Bolivia Querida

    ESSE LAÉRCIO COSTA DA MIRANTE FALA TODOS OS DIAS PRA MUDARMOS OS HORÁRIOS DOS JOGOS, ACHO QUE ELE QUER MESMO É FICAR EM CASA COM AS PERNAS PRO AR ASSITINDO O QUE ELE MAIS GOSTA OS JOGOS DO FUTEBOL DO RIO.

    FOI DÁ UM DICA, A MIRANTE NÃO ESCALA MAIS ELE PRA NARRAR, É SIMPLES.

    FOI DÁ MINHA OPINIÃO DE UM HORÁRIO SEM CONCORRENCIA PRO LAÉRCIO COSTA, ÁS 5 DA MANHÃO DE SEGUNDA-FEIRA ESSE HORÁRIO COM CERTEZA TEREMOS SÓ JOGOS NO MARANHÃO.

    RESPOSTA: NÃO TEM NADA A VER. SE VOCÊ ACHA QUE O SAMPAIO ESTÁ COM A VIDA FINANCEIRA BOA, ENTÃO VAMOS JOGAR CONCORRENDO COM A TV.

  2. JUNIOR Tubarões

    (OFF)- Cai a máscara da Rede Globo
    ” TV Globo falsifica o áudio do futebol para agradar corinthianos12:05 ‘Nao pára, nao pára, nao pára!’ Este era o canto da torcida organizada do Corinthians que se ouvia ontem à noite, durante o início da transmissao do jogo pela TV Globo. Pelo menos aqui em Sao Paulo.

    Mas veja, o Estádio da Ilha do Retiro tem capacidade para 36 mil pessoas, das quais 35 mil eram torcedores do Sport e apenas 1000 torciam para o Corinthians. Como entao o canto da torcida era corintiano?

    Tecnologia e engenharia de som. O áudio foi captado e divido em 3 canais – o do narrador, o da torcida do Corinthians e o geral do estádio. Entao, o diretor técnico aumenta o volume do canal da torcida do Corinthians e diminui o volume geral do estádio. Isto cria no telespectador a falsa idéia de que a torcida no estádio é do Corinthians e ajuda a audiência, aqui em Sao Paulo, onde a maioria da populaçao é corinthiana.

    Esta forcinha da técnica durou até o primeiro gol do Sport, pois entao, a esmagadora torcida do Sport foi ao delírio e aí nao houve técnica que ajudasse o torcedor do Timao. Ainda mais depois do segundo gol.

    A transmissao do futebol é uma operaçao JORNALISTICA, realizada pelo departamento de jornalismo esportivo. Nao se pode falsear o áudio do estádio. Nao é ficçao, nao é dramaturgia. É jornalismo.

    A TV Globo foi convidada pelo Comitê Gestor das Olimpíadas de Pequim para gerar as imagens do Volei de Praia. Este convite foi feito pela sua reconhecida competência técnica. Nao pode, ou melhor, nao deve, colocar em risco este reconhecimento para turbinar a audiência de um jogo. . ”

    Fonte : Não consigo colar o link da fonte + tá no site do Blue Blus .
    ——————————————————————————————————————————————————————————-

    O que leva dirigetes de federações a se perpetuar?
    As Federações estaduais de futebol tem algo em comum , perpetuação dos dirigentes . Estive pensando sobre os motivos que leva estes dirigentes a manter-se por vários mandatos a frente das federações :

    1 – Mordomias com viagens , permitindo-lhes conhecer outras pessoas e cidades ?

    2 – Verbas fartas destinadas as federações , sem a devida fiscalização do órgão regulador das contas ?.

    3 – Prazer pela gestão da instituição ?

    Uma coisa pra mim está clara , a gestão da federação ñ está pautada ao engrandecimento da modaldade futebol nem pra o seu crescimento e sim é uma gestão voltada pra dentro da instituição , o que me remete a esta conclusão é a ausência de ações direcionadas ao engrandecimento do futebol (aumento de torcidas no estádio, + receita aos clubes….etc.) .

    Assim como as confederações esportivas nacional (basquete, atletismo, COB, etc.) o posto de Presidente das federações passou a ser um cargo muito + politico do que tecnico e a estrutura das instituições são todas voltadas para que eles se perpetuem no poder(Gestão voltada pra dentro), enquanto que o crescimento do FUTEBOL está em 3* plano .

    EU ADIMIRO MUITO A DIRETORIA DA FMF
    POR ESTES NOBRES MOTIVOS :

    1 – Todo ano ela consegue perder todos os prazos de divulgação do regulamento dos campeonatos e da tabela , descumprindo o estatuto do torcedor .

    2 – Está sempre envolvida em fraldes no futebol deste estado, seja em arbitragem ou descumprindo regulamento , com maracutaias dos cartolas dos clubes , sendo desmoralizada pelo STJD.

    3 – A única coisa que o diretor de futebol diz ser responsável é pela tabela do campeonato e ainda consegue fazer errado , desagradando a tudo e a todos.

    4 – Não consegue fazer das suas competições atrativa a mídia, clubes e patrocinadores , garantindo sempre aos clubes uma competição cada vez mais deficitária .

    5 – Por fim e sem mais delongas, consegue mesmo desagradando a todas instituições do futebol profissional , constituidas ou não (Clubes, imprensa, torcida) permanecer no comando do Futebol deste Estado através dos golpes eleitorais por ela manipulada.

    Parabéns aos diretores da FMF.

  3. JUNIOR Tubarões

    O Motivo dos Campeonatos das serie A,B e agora a serie C , serem em Datas/ Horarios diferentes é que Globo/Sportv quer vender os jogos e pacotes dos 3 campeonatos ……. A questão é comercial.

    O que temos que fazer é saber vender o nosso Estadual . Os Estados da BA, PE,PB,CE, PA tem seus jogos aos domingos no horario do Brasileirão e estaduais do Sul e nestes Estados os Estádios estão sempre lotados.

    Nada de figir do horário tradicional, temos é que nos profissionalizar e encarar . Fugir é adimitir inferioridade .

    e por isso que o futebol daki decresceu se o futebol do maranhao for ficar adiando jogo por causa de sudeste vai sempre se dar mal podem ter certeza o maranhense ama futebol so que infelizmente os dirigentes nao sabem ou nao tem competencia pra organizar um campeonato rentável e vendável.

    o amadorismo pedromina e com isso o povo vai pro bar endeusar futebol do sul e sudeste pela imcompetencia dos dirigentes

    Tá faltando é uma maior promoção e uma motivação maior do nosso torcedor.

    Quando isso acontece não tem jogo de televisão que tire a torcida do estádio, ano passado moto x sampaio tiveram bons públicos mesmos com grandes clássicos passando na TV.

    O problema é que a grande maioria desse pessoal que trabalha no rádio não sabe promover o futebol local. Por mim a imprensa local não deveria sequer mencionar os destaques dos times de outros estados.
    Agora, volto a dizer: Não adianta tampar o sol com a peneira. INFELIZMENTE, a concorrência prejudica e muito nossas rendas. Admitir isso não é valorizar o esporte de fora, mas sim o começo para mudarmos a situação que se encontra hoje o nosso futebol.

    No entanto, dentre os meios de comunicação em massa, a televisão tem um apelo milhares de vezes a frente do rádio.

    Já em se tratando de um programa de rádio e esportivo, as finalidades mudam mais ainda, chegando inclusive a se tornarem assimetricas.

    Não gosto do pensamento do Laércio Costa pq acredito que precisamos de paradigmas mais evoluidos.

    Precisamos de pontos de reflexão que nos dê um melhor norte para nos libertar ideologicamente de diversas amarras que nos foram postas no decorrer dos tempos.

    Laércio Costa assim como outros radialistas, e envolvidos na cobertura do futebol maranhense, no meu ponto de vista, não é essa pessoa, pelo contrário, ele parece defender e corroborar para que essas ideológias fiquem mais fortes.

    E se fosse por Laércio Costa, o castelão seria reinaugurado por Fla x Vas.Agora ele fica falando merda, como de costume, dizendo que os dirigentes têm que ver as datas pra não concorrer com os campaonatos de fora, principalmente o carioca.
    Pra ele até o campeonato gaucho é uma cocorrência desleal.

    Com pessoas como essa, com um pensamento desses, quando é que o nosso futebol vai pra frente ?

    Segunda feira não é dia de futebol !
    Eu nunca vou em jogo dia de segunda.

    Se fosse pra laercio costa os jogos do campeonato maranhense seria segunda as 2 da manhã.

    Ele falou mesmo ao fortalecer o futebol do sudeste e rebaixar ainda mais o futebol daqui ao querer não concorrer com os jogos da televisão. Assim o futebol daqui não avança, com a própria imprensa dando moral pro futebol de fora. Nas vezes que eu o ouvi nas rádios, ele deixa claro que torce para o Vasco, não contribuindo em nada para fortalecer o futebol do Maranhão. Nada contra ele torcer para o Vasco, o problema é ele deixar clara a sua paixão por um time de fora, fazendo com que os torcedores daqui se sintam à vontade em ser mistos. Nada contra os mistos também, já que sou um, mas essa cultura do misto poderia ser modificada aqui no MA, e a imprensa ajudaria bastante se não existissem pessoas como ele.

    Uma vez na Rádio Educadora, algum apresentador que não lembro o nome, abriu o telefone para o povo dizer o que precisava ser feito para mudar o futebol daqui. Só que ele falou esse absurdo: disse que não podia falar em tirar o Alberto Ferreira, só poderia falar em outras opções.

    Ela achava que nós somos idiotas. Todo mundo sabe que a volta por cima do futebol do MA depende da saída dessa pessoa da federação e a imprensa vem e tenta censurar o povo de dizer umas verdades.
    Domingo é dia de futebol, aqui e em qualquer lugar, em nenhum lugar do Brasil se joga segunda-feira por causa de flamengo e friburguense, só na cabeça de certos cronistas que só falam asneiras, isso porque se acham os profissionais, mas quanto amadorismo que vejo.eu não acho legal é promover o futebol de fora e diminuir o nosso.
    Quando tu vais a uma radio e diz q a gnt tem q mudar de horario por conta de um outro jogo, tu esta falando, literalmente, que o nosso futebol não presta e que nosso produto é inferior.

    Acho que o que falta p nosso futebol é valorização.

    Essa imprensa esportiva do Maranhão hein… poucos ese salvam!!

  4. JUNIOR Tubarões

    Imagino que vcs estão se referindo ao fato da mídia do eixo rio- São Paulo valorizar esta competição pelo fato de clubes como Vasco, Corintians serem da reigão sudeste. O motivo de isto acontecer é pq eles são do clube dos 13 e a globo tem contrato com eles , então querem reergue-lo de volta a serie A, só isso.

    + Não esqueçam que clubes como Bahia, Guarani, Fotaleza , Coritiba, Ponte Preta, Ceara, Campinense, Portuguesa, Paraná, Figuerense….. tem grandes torcidas nos seus Estados , e todos estão na B .

    Os torcedores destes clubes dão muita audiência no canal fechado (Sportv) , não é atoa que a emissora esta pagando R$ 900.000,00 em cotas de TV este ano pra os times que subiram da serie C pra B em 2008 [Clubes como Atletico(GO) , Campinense (PB) , Duque de Caxias (RJ) ].

    Eu cho que os clubes grandes ajudaram sim + ñ acho que este é o fator principal de valorização da serie B , tem muitos torcedores apaixonados que torce pra os clubes nos seus Estados.

    É só ver a média de publico dos jogos dos clubes em 2008 , equipes como Sport obteve 21.000 de media, Coritiba (19.000) ….ambas ficaram a frente do Internacional (18.000), Atletico MG (18.000),, Fluminense (17.000) ,Palmeiras(16.000) , ja o nautico com 14.000 de media superou o Vasco e Botafogo (ambos com 13.000) e Santos (9.000) .

    O Ceara, Vila Nova e Fortaleza que participaram da Serie B 2008 ficaram com média acima de 12.000 torcedores , o Campinense(PB) que estava na serie C ficou com media de 8.000 , e ñ jogou contra nenhum clube da serie A .

    Eu lembro que a Boliviatbem botou grandes publicos nos anos que participou a serie B ,e a competição ñ era nos moldes de hj e ñ tinha esta badalação nem clubes grandes (Corintians, vasco, etc.) .

    Se engana quem pensa que só os clubes do Sul são os ban ban ban do futebol Brasileiro.

    passou o oportunismo politico do sr joao castelo eu quero saber se ele ou o governo do MA vai fazer algo pelo esporte pelo futebol profissiional que ta quase falido. aquilo que vi naquela vez no estádio e uma palhaçada usan do o futebol a unica alegria do povo como massa de manobra espero que esses que pegaram bandeira de candidato que eles cobrem algo pelo futebol do maranhão se tão fazendo campanha

  5. JUNIOR Tubarões

    o torcedor, ao fazer o juizo de valor, vai achar que vale a pena ir pra um lazer de baixo nivel pq é de graça.

    Ai sim quando se cotejar o lazer do futebol com o lazer do cinema, por exemplo, este vai sucumbir.

    Essa é uma questão de raciocinio, sociologia, antropoligia e tb de hermeneutica!!!

    QUANTO AMADORISMO, VAMOS CRESÇER E AMADURECER TMB IMPRENSA ESPORTIVA DE SÃO LUÍS.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  6. JUNIOR Tubarões

    Jogo da Tv afasta público do estádio?
    Essa cronica esportiva maranhense não tem jeito.

    Será mesmo que é a TV que faz os estádios maranhenses ficarem vazios ?
    Será que o cara que vai pra um bar no domingo ver bot e flm vai sair de casa numa segunda a noite chovendo pra ir ver o futebol maranhense ?

    Eu acho que não!
    pode até ir um ou outro, mas a esmagadora maioria não vai.

    Exemplo disso é que o nordeste inteiro sofre da mesma abestadalhação que sofre os maranhenses, inclusive todo a nossa “cronica é mistona”, mas no resto da região o futebol é no domingo e o estádio tem um público razoável.

    E olha que não falo do futebol pernambucano, que tem um projeto tipo o nota na mão e estadual forte…

    O problema é que não temos seriedade no nosso futebol, assim como falta atração, conforto e respeito (aqui nego não sabe nem fazer uma fila pra vender ingresso).

    O problema não é a tv, até pq quanto mais a cidade cresce mais atrativo ela tem, então um produto “podre” como é o futebol maranhense não vai ser objeto principal de nada, logo, se não é a tv vai ser o cinema, o shopping, o bar, a praia, a namorada etc.

    A cronica esportiva maranhense, por ser politica é sempre comprometida, fala quando não deveria falar e cala quando deveria gritar.

    Alberto Ferreira tá ai até hoje, sempre se ouve um falando aqui outro ali, mas nunca compraram guerra com ele, e olha que a rádio tb é fonte de ideologia.

    Esse papo furado de dizer que a TV atrapalha não tem fundamento.

    Será que se não tivesse jogo na Tv uma partida local que deu 1mil pessoas iria passar pra 7, 8 mil ?
    Não iria ! todos sabem disso.

    Não adianta, se dá mil concorrendo com a Tv, não concorrendo daria pouco mais que isso.

    Então é muita mediocridade achar que a tv é fonte de destruição.

    Por fim, só mais um exemplo, o ser humano sempre faz um juizo de valor das coisas…ouve falar na cidade que nota na mão pode voltar pro brasileiro desse ano, ai é só comparar, pode botar todos os clássicos do mundo ao vivo que mesmo assim o estádio vai lotar.

  7. Vitorioso

    O que afasta o torcedor do Estádio é o PACTO DE MEDIOCRIDADE que existe no futebol Maranhense (Imprensa, Clubes, federação ,torcida) , Não conseguimos fazer um campeonato atrtivo financeiramente , é amadorismo generaizado . Parte da imprensa não percebeu a importancia que eles tem e são fazedor de opinião , Alguns locutores são declaradmente torcedres dos clubes do SUL ,ABSURDO, O Amadorismo reina na FMF e nos Clubes e a torcida é acomodada (não cobra)

    Não concordo em fugir da concorrência , Em todos os Estados Brasileiros tem futebol aos domingos , (Ontem o publico nos aflitos foi 19.000 torcedores em Recife , o Fortaleza tambem lotou o Castelão , em Campina Grande o estádio Amigão recebeu um bom público ),

    Temos que ser profissional e tratar futebol como um negócio , é assim em todo lugar , precisamos valorizar a marca dos nossos clubes e promover o nosso campeonato assim como é promovido os campeonatos do Sul .

  8. washington

    É preciso sim acabar de uma vez por todas com essa teimosia que não vem de hoje, isso acontece há muito tempo… Não adianta competir com os times do Rio, ainda mais na fase de decisão, com isso os clubes da nossa capital acaba no prejuízo, se o jogo fosse na segunda feira com certeza daria mais público que no domingo diante da telinha.
    A Federação tem que acabar com essa teimosia…

  9. Francisco gaglianone

    Prezado Zeca Soares, para acabar definitivamente com esse papo de concorrência com jogos do campeonato do RJ e SP, na minha opinião duas alternativas…a primeira mais cômoda e que a maioria da imprensa esportiva apoia seria fugir da concorrência com a TV trnasferindo os jogos e a segunda que eu acredito ser definitiva e que vai tirar o futebol maranhense do marasmo e da mesmice que está mergulhado desde que o Sampaio e o Moto deixaram a Série B do Brasileiro, seria uma faxina geral…a começar pela direção da Federação, pelos Clubes..tirando aquelas pessoas que só se aproveitaram politicamente e pela imprensa esportiva que vive fazendo média com os dirigentes quando eles dão um patrocinio ou um “agradinho”. Qualquer coisa concorre com o futebol maranhense…carnaval do lava prato…do lava garfo…marafolia…chuva…sol…vento…enfim, tudo é motivo de desculpa para se encobrir a verdadeira causa do fracasso de público e da consequente falência dos clubes, que é total falta de credibilidade dos dirigentes em particular da Federação.
    Porque em outros estados não existe isso??? por exemplo Ceará…Pernanbuco…RN…PARÁ…!!!

    O futebol maranhense precisa urgentemente passar po um processo de acepcia total..completo e absoluta, sob pena de desaparecer!!!

  10. Arley

    Zeca, não podemos esquecer também que o período de chuvas sempre foi um obstáculo ao deslocamento do torcedor, o mesmo que não conta sequer com um bom serviço de transporte público. Por outro lado, embora pareça que seja uma opinião isolada em meio a tanta indiferença, o estádio NHOZINHO é anacrônico e desconfortável. Embora esteja situado próximo ao Centro da cidade mas parece fazer parte de um corredor polonês. O professor Nascimento e Moraes Rego disse-me comparatilhar da opinião de que os nossos times já deveriam ter seus estádios, e assim virarem clubes de verdade. O NHÔ (para os íntimos) já deveria ter sido substituído até por esta razão. É só fazer uma enquête e verá o que digo. Ele é desconfortável, sobretudo no período de chuvas, não permitindo ao torcedor se abrigar. UM PEQUENO E NOVO ESTÁDIO NO ATERRO DO BACANGA JÁ!!! – local privilegiado com espaço para estacionamento, policiamento e posto de saúde, pois dispõe da maior malha pública de transporte coletivo, já que por lá passam quase todas as linhas de ônibus. Afinal de contas se o espaço é publico, embora tenham-no transformado em área de lucro privado e sabor cultural duvidoso, pode sim ser explorado em uma atividade bem mais salutar. Ora, se pode ser pleiteado como LOCAL SANTíSSIMO em homenagemela ao de cujus João Paulo II, porque não o seria também para uso difuso (que servisse a todos com bom proveito á saúde) ao sofrido torcedor maranhense. O Estado faria melhor agindo assim, retribuindo a todos, de todas as culturas e todas as religiões, aquilo que pertence a todos – A RES PÚBLICA (a coisa pública).

  11. Luiz Sousa Junior

    Concordo que os jogos da tv afastam público do estádio, demosntrando que o torcedor maranhense não apóia o futebol daqui! É uma questão histórica isso, a grande maioria dos torcedores locais torcem para times do RJ e de SP, dando prioridade a eles. Muita gente torce para um time local e um de fora. E é considerável o nº de pessoas que não torce para nenhum time aqui de São Luis. Creio eu, que antes de se pensar em fugir da concorrênca com a televisão deve-se procurar valorizar o futebol daqui, como ele é valorizado em Fortaleza e Belém por exemplo. Essa valorização deve acontecer por parte da imprensa, dos torcedores, dos governos, de todos. Em alagoas e no rio grande do norte existem campanhas para que os torcedores locais torçam apenas para os times locais, valorizando-os. Isso é tema para uma longa discussão, o que deve mudar é a mentalidade de todos…

  12. JUNIOR Tubarões

    rapaz..aqui na capital tem torcedores que amam seus clubes, e acho um equivoco se colcoar esse assunto aqui, teria quer ser era um assunto que insentivasse mais o torcedor maranhense ir aos gramados, como por exemplo, reportagens sobre:

    Dentre os tópicos, entendo que os mais interessantes são: arrecadação dos clubes (principais fontes de renda), principais custos (para onde o dinheiro vai), os bons e maus pagadores do governo (leia-se encargos sociais), exemplos de planejamento de sucesso (bem como os fracassados), marketing e como este marketing traz retorno, responsabilidade social, práticas de boa governança corporativa, exemplos de atitudes profissionais e de meios para um clube estruturar-se (comparando com o alto padrão de clubes da Europa, por exemplo).

    Reforço a necessidade de tais informações para os clubes (empresas) e para as torcidas (clientes) que buscam melhores condições de competitividade. Diversas “empresas” (Os times) terão problemas de continuidade caso não se modernizem.

    então acho uma tremenda besteria lance de mudar jogos pra segunda feira, por causa de campeonato paulista e carioca. cada uma aqui no maranhão mesmo, por isso que não vai pra frente, a começar por boa parte da Imprensa local que é muita AMADORA ainda e falta mais profissionalismo para os mesmo tmb.

    SAMPAIO MINHA VIDA É VOCÊ!

  13. JUNIOR Tubarões

    rapaz..aqui na capital tem torcedores que amam seus clubes, e acho um equivoco se colcoar esse assunto aqui, teria quer ser era um assunto que insentivasse mais o torcedor maranhense ir aos gramados, como por exemplo, reportagens sobre:

    Dentre os tópicos, entendo que os mais interessantes são: arrecadação dos clubes (principais fontes de renda), principais custos (para onde o dinheiro vai), os bons e maus pagadores do governo (leia-se encargos sociais), exemplos de planejamento de sucesso (bem como os fracassados), marketing e como este marketing traz retorno, responsabilidade social, práticas de boa governança corporativa, exemplos de atitudes profissionais e de meios para um clube estruturar-se (comparando com o alto padrão de clubes da Europa, por exemplo).

    Reforço a necessidade de tais informações para os clubes (empresas) e para as torcidas (clientes) que buscam melhores condições de competitividade. Diversas “empresas” (Os times) terão problemas de continuidade caso não se modernizem.

    então acho uma tremenda besteria lance de mudar jogos pra segunda feira, por causa de campeonato paulista e carioca. cada uma aqui no maranhão mesmo, por isso que não vai pra frente, a começar por boa parte da Imprensa local que é muita AMADORA ainda e falta mais profissionalismo para os mesmo tmb.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: