Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
Na Federação Maranhense de Futebol as coisas funcionam sempre assim. Primeiro as críticas, depois muita teimosia e finalmente, quando não há mais jeito, a saída é fazer o que é possível.
Ontem, o Departamento Técnico conseguiu corrigir a polêmica tabela do triangular final do 1º turno. Ficou excelente para o Sampaio que mesmo tendo a pior campanha entre os finalistas ganhou o privilégio de decidir em casa. O JV que teve a melhor campanha terá que terminar em São Luís.
O que não consegui entender foi porque a Federação não aproveitou para corrigir logo o erro que virá mais na frente no 2º turno. A tabela inicial apresenta o mesmo erro que constatamos agora.
Outra vez, a equipe que tiver o melhor índice técnico (como o JV no 1º turno) será a grande prejudicada.
É bem simples, basta a Federação adotar o seguinte sistema:
Jogos de ida
3º x 2º
1º x 3º
2º x 1º
Jogos de volta
2º x 3º
3º x 1º
1º x 2º
Acredito que assim é bem simples, fácil de entender e justo com a equipe que tiver acumulado dentro de campo a melhor campanha.
Nem precisei usar a hermenêutica…
Categoria Bacabal • Campeonato Maranhense • Imperatriz • JV Lideral • Maranhão • Moto • Nacional • Sampaio • São José
Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
Após a dobradinha na Austrália, o piloto Rubens Barrichello, da Brawn GP, disse não ter dúvidas de que tem nas mãos um carro com potencial para vencer o título da atual temporada do Mundial de Fórmula 1. Para o brasileiro, a falta de testes antes do início da temporada é um dos poucos fatores que podem atrapalhar a equipe.
– O carro é excelente. É um carro com potencial para ganhar o título. O único problema é que o time é muito pequeno – está bem preparado, mas fez poucos testes. Então é cedo para dizer se está em nossas mãos, porque eu tenho certeza de que quando você faz tão poucos testes, pequenos problemas podem ocorrer – afirmou, em declarações à revista inglesa “Autosport”.
Durante a entrevista, Barrichello reconheceu a controvérsia gerada em torno do difusor utilizado nos carros da Brawn, mas disse que o fato de ter conseguido manter o ritmo no GP da Austrália mesmo depois de a peça ter sido danificada mostra que o carro tem outras qualidades.
– Depois de 16 anos pilotando, posso ver que esse carro tem potencial para ganhar corridas por um bom tempo – disse ele, antes de viajar a Sepang, na Malásia, sede da próxima corrida.
Apesar da confiança, o brasileiro previu uma disputa muito mais apertada na prova do próximo domingo.
– A Ferrari definitivamente estará mais próxima lá. A McLaren sempre foi boa lá. E eu fiquei surpreso com a RBR. Então, acho que vai ser uma corrida muito mais disputada – analisou.
Leia mais no Globoesporte.com
Categoria Fórmula 1
Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
Um lance inusitado marcou a rodada do último final de semana do Campeonato Romeno. Jogando em casa, o Rapid Bucareste vencia o Otelul Galati por 3 a 0 quando, aos 17 minutos do segundo tempo, o árbitro da partida marcou pênalti a favor do time da capital.
No entanto, Costin Lazar, o atacante que sofreu a falta, falou para o árbitro que não tinha sido derrubado e se recusou a cobrar a penalidade. Vendo o fair-play do jogador, o juiz deu bola ao chão e reiniciou a partida que acabou com triunfo de 4 a 0 do Rapid.
Leia mais
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
Kaká admite cobrança nos jogos diante da torcida: espetáculo na medida do possível
Faltam pontos e gols para o Brasil nos jogos recentes em casa pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. São três empates seguidos dentro do país, todos por 0 a 0, contra Argentina, Bolívia e Colômbia. O duelo desta quarta-feira, contra o Peru, no Beira-Rio, pinta como oportunidade para os comandados de Dunga encerrarem o jejum, que emagrece a paciência do torcedor desde 2007. Boa parte da esperança está em Kaká, recuperado de lesão no pé esquerdo. O meia do Milan deve começar o jogo e admite: só a vitória é aceitável.
– O Brasil sempre tem a obrigação de vencer em casa e, na medida do possível, dando espetáculo. Sabemos que teremos dificuldades contra o Peru. É uma seleção que está em último na classificação e, por isso, vai fazer o possível para dificultar contra nós – disse o meia.
O jogador prefere deixar de lado os maus resultados dentro do Brasil pelas eliminatórias. Ele busca em um amistoso o exemplo de que a seleção brasileira sabe apresentar grande futebol diante de seus torcedores. No dia 19 de novembro do ano passado, a equipe verde-amarela fez 6 a 2 em Portugal, uma partida lembrada com carinho por Kaká.
– Depende da forma de ver a questão. É possível lembrar do jogo contra a Bolívia, mas eu também lembro da vitória sobre Portugal, um resultado convincente contra uma grande seleção – observou o jogador.
A seleção brasileira treinou nesta segunda-feira no complexo esportivo da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Nesta terça, à tarde, os atletas voltam a trabalhar, desta vez no Beira-Rio.
Leia a reportagem de Alexandre Alliatti e Thiago Lavinas, do Globoesporte.com
Categoria Seleção Brasileira
Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
Somente ontem, o departamento técnico da Federação Maranhense de Futebol resolveu o problema da tabela do triangular decisvo do 1º turno e definiu as datas dos jogos de volta. O JV Lideral, mesmo com a melhor campanha até aqui não jogará a última partida em casa.
Estive verificando a tabela do 2º turno e desde já vai o aviso. Melhor mesmo é ter a 2ª ou 3ª melhor campanha. Aqui não vale nada ser o primeiro. Poderiam seguir o exemplo da CBF. Na Série C, por exemplo, o Sampaio começará contra o Paysandu em Belém e terminará contra a mesma equipe, só que a partida será aqui em São Luís.
Mas de acordo com a decisão da FMF, a primeira partida de volta será JV Lideral e Sampaio, domingo, às 15h45, no CT Walter Lira. Na quinta-feira, dia 9, o JV LIderal virá a São Luís para enfrentar o São José. Encerrando o turno, o Sampaio pega o São José, no dia 12 de abril.
Tabela do Triangular decisivo
26/03 – Quinta-feira
Sampaio 3 x 2 JV Lideral
29/03 – Domingo
JV Lideral 2 x 0 São José
02/04 – Quinta-feira
São José x Sampaio
05/04 – Domingo
JV Lideral x Sampaio
09/04 – Quinta-feira
São José x JV Lideral
12/04 – Domingo
Sampaio x São José
Categoria Campeonato Maranhense • JV Lideral • Sampaio • São José
Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
O Sampaio deu entrada de um documento junto à Federação Maranhense de Futebol pedindo para não jogar a partida de domingo, contra o JV, no CT Walter Lira, no bairro Camaçari, em Imperatriz. O Tricolor alega que o local não tem as condições mínimas de receber jogos de futebol profissional.
O presidente da FMF, Alberto Ferreira, de imediato não acatou o pedido do Sampaio. Mas a resposta da Federação foi apenas verbal. Hoje, a FMF deverá encaminha ofício ao clube negando o pedido.
O advogado do Sampaio, Tadeu de Jesus Carvalho aguarda a resposta da FMF para recorrer a outras instâncias.
A partida entre JV Lideral e Sampaio está confirmada para o próximo domingo, às 15h45.
Categoria Campeonato Maranhense • JV Lideral • Sampaio
Por Zeca Soares • terça-feira, 31 de março de 2009
O Ceará voltou a campo na noite desta segunda-feira, 30, para enfrentar o time do Horizonte. Após a histórica virada do sábado a equipe mostrou que anda com bom preparo físico e venceu a time horizontino. Destaque para o maranhense Misael, que marcou os dois gols do Vovô.
A equipe alvinegra iniciou com uma formação um pouco diferente da costumeira trazendo Boiadeiro no meio de campo e Arlindo na lateral. O time foi o seguinte: Adilson, Vidal, Robson, Márcio Martins e Arlindo; Michel, Chicão, Geraldo e Boiadeiro; Misael e Sérgio Alves.
O time de Porangabussú tomou a iniciativa do jogo e desde o início pressionava a equipe adversária. Aos 6 minutos tabelinha entre Boiadeiro, Sérgio Alves e Misael quase resulta em gol, mas o zagueiro tira em cima da linha. Na continuação da jogada o árbitro marca uma penalidade a favor do Ceará que Sérgio Alves desperdiçou chutando para fora. Não tardava para o gol acontecer.
Aos 12 minutos em linda jogada de Geraldo, após a cobrança de lateral de Vidal, o meia cruza na medida para Misael cabecear e assinalar o primeiro gol do Vozão. O jogo passou a ficar muito disputado, principalmente por conta do estado do gramado que não facilitava o bom toque de bola e aos 38 o Horizonte achava seu gol de empate. A primeira etapa acaba empatada e mesmo assim os jogadores alvinegros saem de campo aplaudidos por sua vibrante torcida.
Segundo tempo começa e Ruy Scarpino saca Sérgio Alves e lança Alberto. O time alvinegro ganhou nova força no ataque e logo aos 6 minutos após um cruzamento de Boiadeiro, Misael enche o pé e marca o segundo do “Mais Querido”. O comandante alvinegro queria o time ainda mais ofensivo e aos 28 é a vez de Edu Sales entrar no lugar de Arlindo. Os atacantes do Vozão ainda desperdiçaram 4 chances claras de gols.
O Horizonte também teve sua grande chance no finalzinho da partida, mas não conseguiu marcar por 2 vezes. Na primeira Boiadeiro tira de cima da linha do gol e no rebote Adilson pratica grande defesa evitando o empate. Mais não havia tempo para mais nada e o Ceará sai vitorioso da partida. Agora é encarar o Icasa na próxima quinta-feira, 03/04.
Agência Ceará Sporting
Categoria Futebol