JV amarelou

11comentários

A partida entre JV Lideral e São José está confirmada para a próxima segunda-feira, às 15h30, no Walter Lira em Imperatriz.

O acerto aconteceu durante reunião realizada esta tarde, da qual participaram apenas o presidente da FMF, Alberto Ferreira e o presidente do JV, Walter Lira. O diretor técnico, Francisco Ramos não apareceu e também não foi localizado através do telefone.

Surpreendentemente, o JV abriu mão da vantagem conquistada dentro de campo e garantida no regulamento, aceitando a marcação da partida para 2ª feira.

Walter Lira não quis buscar os direitos do clube na Justiça.

Pior para o JV que já sabe que não terminará o triangular dentro de casa, mesmo com a melhor campanha. Qualquer que seja o resultado diante do Sampaio, a última partida do JV será em São Luís com o São José.

O técnico do JV, Sandow Feques disse que o clube propôs à Federação a inversão da ordem dos jogos de volta. Alberto Ferreira anotou tudo e ficou de dar um retorno. Muita inexperiência do JV. Alberto não vai fazer nada.

O Sampaio que também tem interesse no assunto, mas que acompanha à distância, afinal é um dos finalistas do 1º turno, jamais aceitará fazer o seu último jogo lá na região tocantina. Sem o estádio e Ribamar, mesmo que venha a perder para o JV, o Sampaio sabe que irá fazer o seu último jogo no Nhozinho Santos. E quem pode imaginar que o Sampaio vai aceitar qualquer alteração? Abrir mão dessa vantagem? Só mesmo o JV. O Sampaio não abre.

Mas nem tudo ainda está resolvido. Os dirigenmtes do São José garantem que não vão aceitar a mudança da data da partida. Eles garantem que estarão em campo, no domingo, às 15h30. Só garantem.

Nessa confusão toda, a desorganização da Federação ganhou mais uma vez a parada com os clubes. Infelizmente o JV, que podia ajudar a começar a mudar as coisas erradas em nosso futebol acabou amarelando.

11 comentários »

Hermenêutica

8comentários

albertoferreira270309.jpgO presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira foi buscar na filosofia, a explicação para a confusão criada pelo Departamento Técnico em relação à tabela do Triangular decisivo do 1º turno.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, Alberto Ferreira afirmou que o regulamento do Campeonato Maranhense é o que vale, mesmo assim para não desmoralizar o diretor Francisco Ramos decidiu manter o que está na tabela divulgada.

Ferreira explicou que Francisco Ramos utilizou a hermenêutica para interpretar o que diz o regulamento.

– O regulamento prevalece porque ele diz que tem o triangular e que eles jogam entre si no triangular e que o time com melhor índice jogará a última partida em casa e isso, apesar de tudo, o Imperatriz vai jogar a partida contra o Sampaio em sua sede, em sua casa. Agora, se a tabela constou, ela não deveria ter feito, ter constado nada sobre o triangular porque se ia depender do critério técnico, então a tabela teria que ter sido dirigida para evitar esta dúvida, mas na perfeição fizemos logo assim colocando os jogos com os respectivos mandos de campo e isso trouxe essa dúvida, mas o Chicão interpretou da maneira como ele sabe interpretar, porque ele é uma pessoa capaz de interpretar, ele estudou no curso de direito uma matéria que chamada hermenêutica que ensina a interpretar regulamentos, leis, textos e etc; ele na sua inteligência optou por isso e eu também achei que ele fez corretamente e assim sendo, o JV vai receber Ribamar, no primeiro jogo lá na cidade deles. Está correto, apenas houve essa interpretação mas cada uma tem a sua, da maneira que interpreta, mas eu acho que a Federação, o Departamento Técnico interpretou muito bem – explicou.

Desta vez, Alberto Ferreira foi longe demais para explicar uma coisa bem simples. Qualquer torcedor, mesmo aquele que ainda não teve a oportunidade de frequentar um curso de direito saberia como fazer uma tabela com apenas três clubes. O Departamento Técnico da Federação não soube.

A entrevista deixou bem claro que o nosso futebol continua sem comando. As coisas são resolvidas por telefone e através dos programas das emissoras de rádio.

Desta forma fica muito difícil para a imprensa motivar o torcedor a voltar aos estádios de futebol.

Lamento mais uma vez tudo isso que está acontecendo e não entendo porque os clubes, que são os maiores interessados, assistem a tudo passivamente.

Saiba mais:

Hermenêutica é um ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos. A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.

O termo “hermenêutica” provém do verbo grego “hermēneuein” e significa “declarar”, “anunciar”, “interpretar”, “esclarecer” e, por último, “traduzir”. Significa que alguma coisa é “tornada compreensível” ou “levada à compreensão”.

Alguns defendem que o termo deriva do nome do deus da mitologia grega Hermes. O certo é que este termo originalmente exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença “dos deuses”, a qual precisa de uma interpretação para ser apreendida corretamente.

Encontra-se desde os séculos XVII e XVIII o uso do termo no sentido de uma interpretação correta e objetiva da Bíblia. Spinoza é um dos precursores da hermenêutica bíblica.

Outros dizem que o termo “hermenêutica” deriva do grego “ermēneutikē” que significa “ciência”, “técnica” que tem por objeto a interpretação de textos poéticos ou religiosos, especialmente da Ilíada e da “Odisséia”; “interpretação” do sentido das palavras dos textos; “teoria”, ciência voltada à interpretação dos signos e de seu valor simbólico.

Hermes é tido como patrono da hermenêutica por ser considerado patrono da comunicação e do entendimento humano.

8 comentários »

Moto muda de preparador físico

8comentários

A diretoria do Moto confirmou a contratação de um novo preparador físico para o lugar de Fernando Castelo Branco que entregou o cargo por razões pessoais. Por indicação do técnico Cristiano Bággio, o Moto acertou com Diego Camimura, de 28 anos. Os dois já trabalharam juntos por duas vezes no Gama-DF. Diego Camimura vinha trabalhando na Ferroviária de Araraquara, no interior de São Paulo e deverá desembarcar em São Luís, no domingo à noite.

8 comentários »

E dentro de campo Zé Maria?

3comentários

Resistência, velocidade, explosão. A avaliação física realizada hoje no Parque Valério Monteiro serviu para o preparador físico Neto Silva medir como estão os jogadores do MAC em relação a estes três aspectos.

E sabe que foi um dos jogadores com o melhor desempenho? O atacante Zé Maria.

Curiosamente, o jogador revelado pelo Comerciário e que no ano passado chegou a vestir a camisa do Sampaio, sequer conseguiu se firmar como titular no jovem time do MAC. Uma coisa até pode não ter nada a ver com a outra.

Estas avaliações de rotina realizadas pelos preparadores físicos são importantes e fazem parte do planejamento de trabalho das comissões técnicas, mas o que o torcedor atleticano quer saber mesmo como isto pode se traduzir em um melhor desempenho dentro de campo, porque até agora Zé Maria ainda não rendeu absolutamente.

3 comentários »

Vale a tabela ou o regulamento?

8comentários

Quem pensa que a confusão sobre a tabela do triangular decisivo do 1º tempo acabou está enganado. O JV Lideral deverá permanecer em São Luís, até a próxima segunda-feira quando espera enfrentar o São José. Já o São José deve viajar no final da tarde de hoje com destino a Imperatriz.

O diretor de futebol da FMF, Francisco Ramos disse que o jogo será domingo, às 15h30, no Walter Lira. O secretário da FMF, Jorge Ferreira (irmão do presidente da entidade Alberto Ferreira) orientou o JV a permanecer em São Luís e avisou que o jogo será na Capital. O recado de Jorge Ferreira ao JV foi uma determinação, segundo ele, do próprio presidente da Federação.

Entendo que o regulamento deve prevalecer em relação à tabela. E explico. O regulamento não pode ser modificado durante a competição. A tabela não deveria ser mexida também, mas essa não é a prática nas competições realizadas pela Federação e nem mesmo pela CBF.

Se prevalecer o que disse o presidente Alberto Ferreira ao seu irmão, o departamento técnico estará totalmente desmoralizado e não restará outra saída a Francisco Ramos e Manoel Martins, senão deixar a FMF.  Caso ocorra o contrário não será nenhuma novidade. Alberto Ferreira, outra vez terá chutado uma bola fora.

Quero lembrar que a polêmica apenas começou. Na fase de volta terá mais. Se o JV jogar com o São José em casa agora, poderá fazer três partidas em casa no Triangular. Você não deve estar entendendo nada, mas é isto mesmo. Na fase de volta, se vencer o Sampaio em casa, o JV receberá na última rodada o São José, no Walter Lira. E esta será outra confusão sem tamanho. Afinal, a tabela diz isso e o regulamento também. A FMF está num beco sem saída.

Bem, mas e o jogo? Será aqui ou lá? Será sábado ou domingo?

8 comentários »

Wender passa constrangimento

5comentários

O lateral-direito Wender passou por um momento de constrangimento desnecessário, ontem, após a vitória do Sampaio, por 3 a 2, contra o JV Lideral. O jogador foi obrigado pela diretoria a fazer um retratamento ao vivo. O motivo foi o seguinte: quando ainda jogava no ASA-AL, Wender entrou no orkut de Robinho e se referiu ao Sampaio utilizando a expressão: “Bolívia sofrida”. O fato provocou a irritação de torcedores que tiveram acesso à mensagem na internet.

Wender disse que tudo não passou de uma brincadeirinha com Robinho, que ao saber da gravidade da mensagem, imediatamente tratou de apagá-la do seu orkut.

Wender, que até então era titular foi sacado do time na partida de ontem e sequer foi relacionado para o banco de reservas.

– Venho aqui a publico mais uma vez esclarecer essa situação, que está um clima muito chato para mim com a torcida do Sampaio. De foram nenhuma eu quis prejudicar, de forma nenhuma eu quis ofender a torcida do Sampaio Correa, até porque eu sou boliviano e eu queria deixar bem claro, pedir mais uma vez desculpas pelo tipo de brincadeira que houve e muitos torcedores levaram isso com maldade no coração e procuraram me crucificar, mas eu sei que eu tenho a minha mente é… tá claro sobre esse assunto e eu queria mais uma vez, mais uma vez, pedir desculpa à torcida do Sampaio se eles se ofenderam de alguma forma (…) o mais prejudicado foi eu porque hoje fiquei de fora, mas espero que a torcida possa compreender que foi apenas uma brincadeira, que jamais eu queria ofender a instituição Sampaio ou então a torcida – afirmou.

Se a “brincadeira” foi um erro de Wender, diria que a retratação em público foi pior. Acho que, no máximo, o jogador deveria ter sido chamado pela diretoria. Isto poderia ter sido resolvido apenas internamente. Nem multa caberia.

Wender dificilmente encontrará paz para continuar vestindo a camisa Tricolor. É que mesmo antes do episódio, ele já não vivia uma relação de casamento perfeito com a torcida do Sampaio.

5 comentários »

Vinícius exagerou

8comentários

Que o JV Lideral tem bons jogadores e que vem jogando um futebol agradável isto é a pura verdade, mas entendo que o técnico do Sampaio Vinícius Saldanha exagerou ao afirmar que o time de Imperatriz tem um toque de bola que a muito tempo não se ver no futebol brasileiro.

– Foi uma equipe que tem um poder de entrosamento e de toque de bola que faz muito tempo que eu não vejo no futebol brasileiro, sem demagogia, sem ser piegas. É a leitura que tem que ser feita. Eu vi hoje uma saída de bola que eu nunca tinha visto, só jogadores com muita qualidade e um treinador bem competente como é o Sandow para fazer o nº 5 sair, os dois zagueiros passando alternadamente, então você tinha que neutralizar várias situações – avaliou.

Se não foi deboche, Saldanha quis valorizar a difícil vitória do Sampaio. Aliás, esta tem sido a  sua tática após os jogos. Elogios, muitos elogios aos adversários e seus treinadores.

O JV é sim uma boa equipe, mas nem mesmo nenhum dos seus mais apaixonados torcedores se arriscaria a tantos elogios.

Ontem a dose foi excessiva. O técnico do Sampaio falou mais sobre o adversário do que da sua própria equipe. Que tal então trocar as camisas? O Sampaio não teria agora um time para o Brasileiro?

8 comentários »

Os gols de Sampaio 3 x 2 JV Lideral

0comentário

sem comentário »

Sem sentido

7comentários

Não entendi o motivo das críticas feitas pelos jogadores Mazinho e Romarinho, contra a arbitragem de Marcelo Filho, na partida de ontem entre Sampaio e JV Lideral. Reclamam de impedimento nos dois primeiros gols do Sampaio. Não vi nada. As jogadas foram absolutamentes normais.

Quanto à aplicação dos cartões, Marcelo Filho utilizou dos mesmos critérios para os dois lados.

Além de Marcelo, os auxiliares Jorge Henrique Cantanhede Mendonça e José Fonseca de Souza estiveram muito bem.

É importante dizer que tarefa do trio foi facilitada porque os atletas estavam com vontade de jogar futebol.

7 comentários »

Uma dúzia…

3comentários

É isso mesmo. A diretoria do Imperatriz vai dispensar doze jogadores de uma só vez. A “vassourada” foi confirmada após a desclassificação do 1º turno do Campeonato Maranhense.

Enquanto doze serão dispensados por deficiência técnica, apenas quatro virão. Um zagueiro, dos meias e um atacante.

Na lista, segundo o técnico Paulo Fernando Cabrera estariam os nomes de Nilson Paraíba (zagueiro), Alex Mineiro (zagueiro), Leandro Mineiro (meia) e Jack Jones (atacante).

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS