Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
O prefeito João Castelo anunciou o apoio aos quatro clubes de São Luís que disputam o Campeonato Maranhense 2009. Moto, Sampaio, Maranhão e Iape receberão cada um a importância de R$ 250 mil nos próximos cinco meses em troca de publicidade do município nos uniformes.
Segundo o prefeito, os clubes deverão ser chamados a partir desta segunda-feira (16).
Castelo também garantiu que fará uma ampla reforma no Nhozinho Santos com a complementação das arquibancadas nos quatro cantos do estádio, colocação de cadeiras em todos os setores e a cobertura das arquibancadas.
Assim, o velho Nhozinho ganhará a cara de uma Arena e passará a ser um estádio moderno.
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
O torcedor que esteve neste domingo no Nhozinho Santos para acompanhar a rodada de abertura do Campeonato Maranhense encontrou um estádio bem diferente. Não seria louco para não admitir que a pintura deu um novo visual. De fato deu mesmo.
Mas a minha grande expectativa continuava. Esperei o 2º tempo da partida entre Moto e Iape para conferir o que foi feito em relação à iluminação. E tive a oportunidade de constatar que continua muito ruim. As sombras dos jogadores em campo são visíveis (foto).
Quero acreditar que a iluminação não foi incluída dentro do pacotão que chamaram de “reforma” do Nhozinho. Por enquanto ainda vou continuar cobrando, afinal não foi desta vez que resolveram esse grave problema.
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
A diretoria do Moto anunciou após o empate de 1 a 1 com o Iape, a contratação do meia Ricardinho, ex-Imperatriz. Além de Ricardinho, o Moto confirmou o acerto com o lateral-direito Iure. Este jogador teria vindo para o Cavalo de Aço, mas acabou vindo parar no Moto Club.
Ricardinho a exemplo de Rodrigo Ramos e Rubsen começou a carreira no Atlético-GO e foi um dos destaques do Imperatriz na campanha de 2005 quando o time colorado conquistou o Campeonato Maranhense na decisão contra o próprio Moto Club. No ano passado, Ricardinho esteve no Barra Mansa, no Rio de Janeiro.
Ricardinho deverá desembarcar em São Luís nesta segunda-feira, mas não deverá ganhar condição de jogo para a partida contra o São José, na próxima quinta-feira.
Categoria Campeonato Maranhense • Moto
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
Não foi uma tarde boa para o atacante Rubsen do Moto, mesmo assim o ex-goleador do Imperatriz foi o melhor jogador do Papão em campo. A equipe saiu do Municipal com um empate por 1 a 1 e, de quebra, o atante rubro-negro perdeu o pênalti, que poderia ter dado a vitória ao Papão. Para o jogador motense, a vontade de marcar o gol o fez errar a cobrança da penalidade. No entanto, o atleta acredita em balanças às redes do São José na próxima quinta-feira.
– A vontade foi muito grande que acabei tirando muito do goleiro. Mas, infelizmente, futebol tem dessas coisas. Tenho certeza de que Deus está guardando um momento bom. Hoje eu poderia ter feito o gol, mas, infelizmente a bola bateu na trave. Quem sabe na quinta-feira o gol não saia – lamentou.
Mas Rubsen revelou que o objetivo do Moto é, em primeiro lugar, se classificar para a próxima fase do Estadual. Segundo o atacante, se o Papão chegar, o bicampeonato está no papo.
– Hoje não foi um bom resultado. Mas, pela estreia, nosso time foi bem. Está no início da competição e tem mais três jogos. Nós estamos pensando em classificar para aí sim, quando chegarmos à classificação, pode ter certeza que o Moto vai para cima do bicampeonato – finalizou.
Redação: Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense • Moto
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
Empate na estreia não estava nos planos do Moto Club. No entanto, foi este o resultado do duelo contra o Iape, atual campeão da Segunda Divisão. Para o técnico rubro-negro, Luís Carlos Brasília, a qualidade do adversário contribuiu para o resultado de 1 a 1.
– A equipe do Iape é muito qualificada. Tem jogadores muito experientes o que dificultou as coisas para gente – disse.
Brasília ainda revelou à reportagem da Rádio Mirante AM, que a ausência de alguns jogadores foi sentida pelo elenco, mas ressaltou os atletas que entraram em campo.
Nós enfrentamos muitas dificuldades com jogadores que a gente não pôde contar do nosso plantel. Mas, os garotos que entraram, honraram a camisa do Moto – comentou.
Para o treinador motense, se um time merecia sair do Nhozinho Santos com os três pontos, este seria o Moto. Brasília ainda pediu paciência para a torcida com relação ao time.
– No geral, estivemos um pouquinho acima. Tivemos um pênalti e tivemos algumas outras chances para vencer o jogo. Agora, a gente tem que ter um pouquinho de paciência, trabalhar e corrigir porque estamos no caminho certo – finalizou.
Redação: Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense • Moto
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
O atual campeão da Segundona, o Iape, conseguiu segurar o ataque do campeão maranhense da Primeira Divisão, o Moto, neste domingo no Estádio Municipal Nhozinho Santos. E o resultado de 1 a 1 foi visto com bons olhos pelo técnico do Canário da Ilha, Izoni Carvalho. Para o treinador, o time do Iape cumpriu tudo o que foi determinado pelo técnico.
– A equipe do Iape mostrou para o que veio na competição. Em momento nenhum se retraiu diante da equipe rubro-negra. O Iape, dentro da nossa proposta de trabalho, cumpriu rigorosamente o que foi determinado – afirmou.
Izoni Carvalho atribuiu a uma “fatalidade”, a perda de dois pontos diante do Moto. Para o treinador, o Iape conseguiu mostrar um bom futebol.
– A gente sabia das nossas deficiências, mas conseguimos apresentar um bom futebol. Não saímos vencedores por uma fatalidade de uma jogada de bola parada do Moto – lamenta.
O Iape se apresenta nesta segunda-feira, já se preparando para enfrentar o Sampaio no dia 26, no Nhozinho Santos.
Redação: Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
O técnico do São José, Braide Ribeiro, gostou do desempenho de sua equipe diante do Maranhão na tarde deste domingo, no Estádio Nhozinho Santos. Para Braide, por ser início de temporada, o São José fez um bom espetáculo.
– Fizemos um bom espetáculo, mas acho que falta ritmo. A competição começou agora, mas vamos trabalhar um pouco mais.
O técnico do São José já está pensando na próxima partida, que será realizada na quinta-feira, dia 19. O adversário é o perigoso Moto Club, no Estádio Nhozinho Santos. Para Braide, a expectativa é que o São José melhore seu rendimento.
– Temos uma partida um pouco difícil contra o Moto Club, mas esperamos que o time venha a render o suficiente – finalizou.
Redação: Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense • São José
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
Após o empate por 0 a 0, o técnico Hiltinho Soares, do Maranhão, falou sobre a partida. Para o treinador, o MAC deveria ter saído do Nhozinho Santos com a vitória. Hiltinho lamentou as chances perdidas pelo ataque do MAC, mas avaliou ter sido um jogo de seus camandados.
– Nós voltamos par o segundo tempo mais em alerta. Se a bola tivesse entrado, o jogo seria outro porque o time deles iria sair. Mas, mesmo assim, o jogo foi bom – disse Hiltinho.
Apesar de ter gostado do jogo, Hiltinho mostrou-se preocupado com o ataque da sua equipe e deixou escapar que, nesta semana, treinos de chute a gol serão feitos no Parque Valério Monteiro. Para Hiltinho, o MAC não pode cometer os mesmos erros: perder gols. O treinador atribuiu a má pontaria de seu ataque, à falta de capricho.
– Temos que acertar os detalhes. Foi o primeiro jogo, mas a equipe mostrou uma evolução muito boa. Vamos trabalhar esta semana para que a equipe, quando tiver oportunidade para matar a partida, possa concluir. Toda vez que a gente está na cara do gol, a bola não entra. Se a gente tivesse um pouquinho de capricho a gente sairia com um resultado melhor – finalizou.
Redação: Paulo de Tarso Jr.
Categoria Campeonato Maranhense • Maranhão
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
Resultados dos jogos realizados neste domingo pelo 1º turno do Campeonato Maranhense:
Maranhão 0 x 0 São José
Moto 1 x 1 Iape
Gols: Robson (Iape) e Jean Carioca (Moto)
Imperatriz 1 x 0 Itinga
Gol: Jhemes
Nacional 1 x 3 JV Lideral
Gols: Adílio (Nacional), Valdanes, Bruno e Romarinho (JV Lideral)
Classificação
Grupo A
1 – Moto, Iape, Maranhão e São José – 1 ponto
* O Sampaio ainda não estreou
Grupo B
1 – JV Lideral – 3 pontos (saldo 2)
2 – Imperatriz – 3 pontos (saldo 1)
3 – Itinga – 0 ponto (saldo -1)
4 – Nacional – 0 ponto (saldo -2)
* O Bacabal ainda não estreou
Próximos jogos
19/02 – Quinta-feira
20h30 – Moto x São José
26/02 – Quinta-feira
20h30 – Sampaio x Iape
20h30 – JV Lideral x Bacabal
1º/03 – Domingo
15h – São José x Iape
17h – Sampaio x Maranhão
17h – Bacabal x Imperatriz
Categoria Campeonato Maranhense
Por Zeca Soares • domingo, 15 de fevereiro de 2009
Deu empate no primeiro duelo entre Moto e Iape pelo Campeonato Maranhense 2009. O ex-rubro-negro Robson abriu o placar aos 108 minutos do 1º tempo. A torcida do Canário da Ilha ainda comemorava quando Jean Carioca empatou para o Moto, aos 20 minutos.
O Moto teve a grande chance de virar o jogo aos 35 minutos do 2º tempo. Aldinho colocou a mão na bola e o árbitro Josivan Ribeiro marcou pênalti. Rubsen (o melhor jogador do Moto em campo) foi para a cobrança e bateu no canto direito. A bola explodiu no poste e calou o grito de gol da torcida rubro-negra.
O Iape ainda teria uma grande chance aos 47 minutos, mas foi prejudicado pela arbitragem. Wellington rouba a bola e lança Vanvan que ganha e descobre Robson livre. Mas quando o atacante do Iape escapava em direção ao gol de Flaubert, o árbitro Jorge Luís Viana não dá a vantagem e resolver marcar falta em Wellington.
O próximo adversário do Moto será o São José, na próxima quinta-feira, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos. O Iape pega o Sampaio, no dia 26 de fevereiro.
Categoria Campeonato Maranhense • Moto