As taças da Libertadores, do Mundial e da Recopa que dêem um jeito de arranjar espaço para uma nova vizinha no Beira-Rio, porque o Inter é o primeiro brasileiro a conquistar a Copa Sul-Americana. Em um jogo mais complicado do que previam os colorados, a equipe de Tite empatou por 1 a 1 com o Estudiantes no Gigante e pôde levantar o caneco graças ao resultado do primeiro duelo, a vitória por 1 a 0 em La Plata. Nilmar, aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, marcou o gol do título.
A conquista fecha o ciclo de conquistas gringas iniciado em 2006. O Inter é o único clube do Brasil que pode se orgulhar de ter todos os canecos estrangeiros à disposição. Em todo o continente, é uma façanha alcançada também pelo Boca Juniors. E ninguém mais.
Leia a reportagem de Alexandre Alliatti e Leandro Canônico, do Globoesporte.com
Acabei de ler esta informação no site do Sampaio e gostaria de dividí-la com vocês e ouvir a opinião de cada um dos leitores do BLOG.
O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Alberto Ferreira, bem que tentou, mas a CBF descartou qualquer possibilidade de ser escalado um grande clube para enfrentar um dos representantes do Maranhão (Moto e Sampaio) na próxima Copa do Brasil. O problema é que o Estádio Nhozinho Santos, único local disponível para jogos em São Luís, não comporta a vinda de um clube de grande apelo popular. Com capacidade para apenas 16.600 torcedores, o Municipal não daria arrecadação suficiente para cobrir as altas despesas de uma equipe de primeira linha do futebol brasileiro. Por isso, Sampaio e Moto serão escalados para enfrentar times da região na primeira fase da Copa do Brasil.
Enfrentar um time de pequeno porte é a preferência do presidente do Sampaio, Sérgio Frota. O dirigente acha mais conveniente o Sampaio jogar contra uma equipe pequena para ter mais chance de avançar à segunda fase, o que aumentaria até a possibilidade de um maior faturamento dentro da competição. Como cada fase vale R$ 40 mil para quem participa, o interesse sampaíno é ir bem longe na Copa do Brasil e deixar para enfrentar os grandes adversários somente depois.
Nada disso me parece lógico. No primeiro caso não acredito que Alberto Ferreira tenha tentado coisa alguma. E dizer que o Nhozinho Santos não comporta a vinda de um clube de grande apelo popular é piada. Pior ainda é afirmar que o Municipal não daria renda para cobrir as altas despesas de uma equipe de primeira linha. E explico. Não é a renda que paga a despesa de transporte e hospedagem dessa tal ‘equipe de primeira linha’. Os clubes possuem cota fixa na Copa do Brasil. Portanto, prefiro acreditar mais uma vez na falta de prestígio.
No segundo caso, o presidente do Sampaio parece que ainda não aprendeu e sempre ganha antes de jogar. Quer enfrentar um time da região de olho na premiação por cada fase. A tradição dos clubes maranhenses na Copa do Brasil mostra que quase sempre sequer passamos da primeira fase. Na última participação na competição, o Sampaio foi despachado em casa pelo Fortaleza. O Moto também ficou logo na primeira partida em casa para o Goiás. O MAC deu vexame e foi desclassificado por irregularidade na inscrição de jogadores. Restou o Imperatriz que enfrentou o Sport, mas morreu na Ilha do Retiro.
Espero quebrar a cara desta vez, mas como nunca vamos muito longe, gostaria de ver Sampaio e Moto enfrentando grandes equipes do futebol brasileiro sim. O público daqui gosta e merece grandes espetáculos. Jogos com equipes da região teremos bastante em 2009 na Série C com o Sampaio e na Série D com o Moto.
E você o que acha? Dê a sua opinião também.
O lateral-esquerdo Ernandes que foi um dos destaques do Sampaio na temporada não vestirá a camisa Tricolor em 2009. A torcida queria a permanência do jogador, mas sem qualquer explicação Ernandes retornou para o Ceará e deve acertar com o Ferroviário do técnico Arnaldo Lira. O presidente Sérgio Frota também anunciou que estão fora dos planos os atacantes Paulo César e Cristiano, além do lateral Ivan e do volante Leandro Marangon.
Sérgio Frota anunciou que quem fica é o meia Jean Carlo que apesar de já ter atuado em grandes equipes do futebol brasileiro poucas vezes conseguiu repetir as grandes exibições no Mais Querido. Foi apenas mais um em campo.
A boa notícia são os retornos de Rodrigo Ramos, Leandro, Zé Augusto e Ivanzinho. Também estão na lista dos que retornam os jogadores: Robinho, Wallax e Ademilson (zagueiros), Marcelo Mendes e Robson (volantes), Vidinha (meias), Tiago Miracema (ex-Itinga) (atacantes) e Fernandinho (lateral-direito).
O Sampaio está no caminho certo ao manter a base desta temporada mesmo com o fracasso no Campeonato Brasileiro Série C e após a perda do título maranhense para o Moto.
A apresentação da nova comissão técnica e elenco do Botafogo-PB para a temporada 2009 está programada para ser realizada na próxima segunda-feira. E na terça-feira, o time começa os trabalhos para o Paraibano 2009.
Segundo o Diretor de Futebol, Sérgio Meira, a diretoria vem trabalhando para formar uma equipe capaz de brigar pelo título de 2009. Segundo ele, o objetivo é contar com todos os jogadores na apresentação e iniciar os treinamentos.
“Estamos conversando e buscando reforçar o time para as disputas do Estadual. Espero que possamos contar com todos na apresentação na próxima semana”, disse Sérgio.
Para o gerente de futebol, Jean Carlos Dantas, não adianta falar em nomes antecipadamente para não atrapalhar as negociações. Segundo ele, a diretoria só confirma os novos jogadores após a assinatura de contrato.
“Temos que trabalhar com cautela para não atrapalhar as negociações. A torcida pode ficar tranqüila que estamos formando um time capaz de brigar pelo título de 2009”, frisou o dirigente ao site Futebol Interior. O Botafogo estréia no dia 18 de janeiro, contra o Nacional, José Cavalcanti, em Patos.
Fonte: Agência Futebol Interior