Rui Barbosa é tri nas Olimpíadas Escolares
A delegação maranhense se despediu das Olimpíadas Escolares em João Pessoa como começou, conquistando medalhas. A última foi dourada e conquistada pelo time de voleibol do Rui Barbosa de Imperatriz no encerramento da competição que movimentou alunos/atletas de todo o Brasil de 15 a 17 anos.
A decisão do torneio da primeira divisão foi neste domingo no Ginásio Dumerval Trigueiro diante do Arquidiocesano de Sergipe. A equipe maranhense esteve perfeita em quadra e não deu chance de reação ao adversário e venceu o duelo com extrema facilidade por 3 set’s a 0 com parciais de 25/19, 25/19 e 25/16. Foi a terceira vez que o Rui Barbosa, sempre ao comando do técnico Getúlio Júnior, conquista a medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares, desta vez a equipe sagrou-se campeã sem perdr nenhum set no torneio.
“É mais um título importante e essa garotada mereceu essa conquista, estão todos de parabéns pela medalha de ouro” disse Getúlio técnico tetracampeão das Olimpíadas Escolares – três títulos pelo Rui Barbosa e um pelo Santa Luzia.
Os garotos de ouro do Rui Barbosa receberam a premiação no Ginásio do Colégio Motiva das mãos do medalhista olímpico do vôlei de praia, Emanoel Rego e comemoram bastante o título e a volta a divisão especial no torneio de voleibol masculino em 2009.
As meninas do Dom Bosco no basquete também tentaram uma medalha no torneio da divisão especial, mas perderam neste domingo para o Santa Monica do Rio de Janeiro e terminou na quarta colocação.
Saldo positivo – Com a medalha de ouro conquistada no voleibol masculino pelo Rui Barbosa, a delegação maranhense encerra sua participação com um saldo de 17 medalhas, sendo 06 de ouro, 03 de prata e 08 de bronze. Essa foi a melhor participação de uma delegação do Maranhão nas Olimpíadas Escolares.
“Ficamos contentes com o nosso resultado e isso mostra que o esporte maranhense está no caminho certo e que todos da delegação maranhense que vieram para João Pessoa vieram com o intuito de representar bem o nosso Estado e saímos com o dever cumprido” afirmou Silvia de Carvalho, coordenadora do Programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte e Juventude e que chefiou a delegação maranhense na Paraíba.
O Secretário de Esporte e Juventude do Maranhão, Weverton Rocha parabenizou a delegação pela belíssima participação na competição.
“Somos um Estado ainda pobre, mas mesmo assim conseguimos títulos importantes que muitas outras delegações não conseguiram e isso mostra o esforço de todos nós por um esporte cada vez melhor e aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando sempre para o engrandecimento do esporte do Maranhão” declarou Weverton Rocha.
A delegação maranhense já deixou a cidade de João Pessoa com destino ao Maranhão, devendo chegar nesta segunda-feira (17).
Quadro final de medalhas dos atletas maranhenses em João Pessoa
6 Medalhas de OURO
Atletismo – 2 medalhas
Larisse de Sousa na prova dos 800 metros – Colégio Cônego, de Caxias
Larisse de Sousa na prova dos 1.500 metros – Colégio Cônego, de Caxias
Judô – 1 medalha
Emanoel Yago na categoria meio-leve – Colégio Marista
Natação – 1 medalha
Felipe Cunha na prova dos 200 metros medley – Colégio Upaon-Açu
Xadrez – 1 medalha
Bérgson Fernandes Filho – Colégio Batista
Vôlei – 1 medalha
Rui Barbosa de Imperatriz – Voleibol masculino
3 Medalhas de PRATA
Atletismo – 1 medalha
Suynayra Gomes na prova dos 400 metros – Colégio Jacira de Oliveira, de Caxias
Natação – 1 medalha
Felipe Cunha na prova dos 400 metros – Colégio Upaon-Açu
Futsal – 1 medalha
Augusto Batista de Timon – Futsal feminino
8 Medalhas de BRONZE
Judô – 5 medalhas
Ivan Silva na categoria leve – Colégio Upaon-Açu
Priscila Silva na categoria ligeiro – Colégio Upaon-Açu
Ronald Araújo na categoria super-ligeiro – Colégio Cidade de São Luís
Dayana Cardoso na categoria médio – Colégio Batista
José Carlos Neto na categoria meio-pesado – Colégio Dom Bosco
Natação – 2 medalhas
Anderson Maia na prova dos 200 metros medley – Colégio Dom Bosco
Anderson Maia na prova dos 400 metros – Colégio Dom Bosco
Tênis de Mesa
Jaynara Macedo no individual feminino – Colégio Educator