Charge Eletrônica

10comentários

tubaraoxzebra.jpg

Charge: Luís Victor Saldanha, Imirante.com

10 comentários »

Clemer completa 40 anos na reserva do Inter

1comentário

081019clemer11.jpgGoleiro recordista, que faz parte das principais conquistas do clube gaúcho, vive momento de insatisfação no final da carreira

Um dos grandes nomes da história do Inter celebra nesta segunda-feira mais um aniversário, e sem muitos motivos para comemorar. O goleiro Clemer, fenômeno de longevidade e títulos conquistados com a camisa alvirrubra, completa 40 anos em momento complicado, amargando a reserva e sem paciência.

O multicampeão Clemer com as taças da Libertadores, do Mundial e da Recopa
Veterano, o atleta ainda espera renovar seu contrato no próximo ano, quando o clube chegará ao seu centenário. Contudo, a idade pode fazer com que ele, que se destaca no elenco pela liderança, corra o risco de não permanecer no grupo em 2009. Nesta temporada, começou na reserva de Renan, mas por diversos motivos reassumiu a camisa 1. Atualmente, as falhas no Campeonato Brasileiro o fizeram voltar ao banco, e desde então as entrevistas viraram um incômodo.

“Alguém tinha que pagar a conta”, reclamou, ao saber que perdera a titularidade para Lauro, que entrou no time na 29ª rodada do Brasileiro (11/10). Procurado pela reportagem do Pelé.Net para falar do momento no clube, Clemer alegou falta de tempo para conversar e, mesmo após agendar entrevista, evitou dar declarações. Um final de carreira que não dignifica os grandes feitos dentro de campo.

Do inferno ao céu

Clemer é um fenômeno de longevidade num time de futebol. Neste 2008 completa sete temporadas consecutivas no Colorado. De acordo com levantamento feito pelo pesquisador Laert Lopes, nesse período o goleiro disputou 358 jogos e sofreu 370 gols. Os números, buscados exaustivamente pelo jornalista, que fez estudo completo de todos os jogos do clube na história, não batem com os do próprio Inter, que informa em seu site oficial serem 354 jogos.

O maranhense Clemer Melo da Silva estreou no em 6 de março de 2002, numa vitória sobre o Santos por 1 a 0, gol do meia Carlos Miguel. Ele havia sido contratado no começo da temporada, quando após uma reviravolta política no clube, Fernando Carvalho assumiu a presidência e começou um trabalho que, quatro anos depois, levaria o time ao título da Libertadores da América e do Mundo, sempre com Clemer vestindo a camisa nº 1.

Na final do Gauchão deste ano, o Inter aplicou histórica goleada de 8 a 1 sobre o Juventude, e Clemer fechou o placar numa cobrança de pênalti, marcando seu único gol na carreira. Sua mais recente apresentação pelo Inter foi no último dia 4 de outubro, quando a equipe sofreu 4 a 2 do Coritba, e ele cometeu falha indesculpável no primeiro gol do Coxa. A atuação foi determinante para que tivesse perdido a condição de titular, que hoje é de Lauro.
 
A carreira de Clemer sempre esteve em ascensão. Maranhense, fez as primeiras defesas como profissional em 1987, no Moto Club, e depois de se destacar no Remo, não saiu mais da elite do futebol nacional. Passou pelo Goiás, foi vice-campeão brasileiro em 96 com a Portuguesa, além de atuar no Flamengo.

Quando chegou ao Beira-Rio, em 2002, virou referência de uma equipe que só conseguiu escapar do rebaixamento na última rodada. “Não quero passar por isso nunca mais”, desabafou na época. De fato, nunca mais viveu um período tão desagradável.

Em sete anos no Inter, foram recordes atrás de recordes. Se tornou o goleiro que mais conquistou Estaduais (cinco: 2002/03/04/05 e 08), é o colorado que mais atuou em Campeonatos Brasileiros (211 partidas) e foi titular nos principais títulos do clube: a Libertadores da América, o Mundial de Clubes da Fifa, em 2006, e a Recopa Sul-Americana, em 2007.

Saída em etapas

Desde 2007 a titularidade vinha sendo ameaçada. Com a chegada do técnico Alexandre Gallo, o goleiro perdeu a vaga para Renan no início do Brasileiro, mas tamanha liderança no banco de reservas pesou, e o treinador recolocou Clemer no time.

No início deste ano, Renan voltou à vestir a camisa 1, mas seguidamente era desfalque, tanto pelas convocações para a seleção quanto por expulsões e até um surto de hepatite que o tirou das fases finais do Gauchão. O garoto criado no Beira-Rio acabou sendo vendido para o Valência-ESP após a Olimpíada da China, e com isso Clemer voltou para debaixo das traves.

Erros graves, como nas derrotas para Vasco (4 a 0, dia 17/8) e Coritiba (4 a 2, dia 4/10, última vez que entrou em campo) custaram ao time alguns pontos na tabela de classificação, e o técnico Tite decidiu dar chance a Lauro. Desde então Clemer treina descontente com sua situação no elenco, e sem saber como, nem quando, será sua despedida do clube em que fez parte dos momentos mais gloriosos.

Fonte: Vinicius Simas,Especial para o Pelé.Net

1 comentário »

Melhores momentos de Sampaio 1 x 1 Moto

11comentários

11 comentários »

Frota confirma saída do Moto

22comentários

nelsonfrota.jpgUm dia após a desclassificação no 2º turno, o presidente do Conselho Deliberativo do Moto, Nelson Frota confirmou a sua saída do clube. A renúncia não tem qualquer relação com o resultado de ontem, o empate de 1 a 1 com o Sampaio. A decisão já havia sido tomada desde a última quinta-feira.

Nelson Frota é quem, de fato, desde o início da temporada vem garantindo os pagamentos do Moto em dia. Na última quinta-feira, Frota teria se irritado com a interferência de um membro da diretoria rubro-negra, mas o assunto ainda não veio à tona na imprensa.

A permanência do empresário Léo Cunha, no comando do Imperatriz, na temporada 2009 também é uma incógnita. O Cavalo de Aço deverá disputar o Estadual com uma equipe modesta e formada à base de jogadores da região.

O Bacabal será totalmente reformulado. No lugar das grandes ‘estrelas’, o Leão valorizará a prata de casa. O prefeito Lisboa continuará apoiando o BEC, mas a importação de jogadores será bastante reduzida, principalmente se a equipe ficar fora do Brasileiro Série D.

No Itinga, o prefeito derrotado Quininha disse que manterá a equipe na divisão principal, mas isso é o que vamos ver logo nos primeiros dias do mês de janeiro. Vou torcer para que isso aconteça, mas sinceramente não acredito nesta hipótese.

Na semana passada, o empresário João Vicente anunciou a sua saída da presidência do Maranhão Atlético Clube. Esta é até aqui a grande perda já anunciada no futebol maranhense. João Vicente perdeu o estímulo e a vontade de continuar investindo no MAC.

No Santa Quitéria, o presidente Manin Leal já anunciou que a equipe não disputará a 2ª divisão. O Chapadinha também agoniza após o rebaixamento. O prefeito e presidente Magno Bacelar perdeu a eleição e o Galo também deverá ficar fora da segundona.

É assim que os nossos clubes encerram a temporada 2009.

22 comentários »

Os finalistas do 2º turno

6comentários

O último finalista do 2º turno do Campeonato Maranhense foi conhecido neste domingo. O empate de 1 a 1 entre Sampaio e Moto colocou o Bacabal de novo na briga pela conquista do 2º turno. O campeão vai decidir o título do Estadual contra o Moto que conquistou o 1º turno.

Nacional

O time do técnico Mastrillo Veiga é a ‘zebra’ desta semifinal. O Nacional começou o 2º turno lutando para fugir do rebaixamento e esteve invicto até a última rodada quando perdeu para o Santa Quitéria, mas já estava clasificado. Além de permanecer na divisão principal em 2009, o Naça chegou pela primeira vez à condição de semifinalista de um turno. Vai enfrentar o Sampaio. o Time da Capital tem a vantagem e joga por dois resultados iguais. A primeira partida será nesta quinta-feira, às 20h30, no Estádio Binezão, em Santa Inês.

Bacabal

O time do técnico Vitor Hugo não é nem de longe a sombra da equipe da temporada passada. O BEC foi o grande beneficiado com o empate de 1 a 1 entre Moto e Sampaio. O Bacabal manteve os treinamentos enquanto aguardava a definição da última vaga. Com 12 pontos ganhos, o Leão ficou com a 4ª colocação e vai enfrentar o São José que foi o 1º colocado. O Time de São José de Ribamar é quem inicia a semifinal com a vantagem de dois resultados iguais. A partida de ida será nesta quinta-feira, às 20h30, no Estádio Correão, em Bacabal.

São José

Após uma péssima campanha no 1º turno, o São José conseguiu se recuperar sob o comando do técnico Vinícius Saldanha (atualmente no Sampaio). A equipe chegou à condição de 1º colocado na fase de classificação e vai enfrentar o Bacabal com a vantagem e joga a semifinal por dois resultados iguais. O time do técnico Sandow Feques que retornou após a saída de Vinícius Saldanha aposta nos gols do matador Jack Jones – ‘O rei do gatilho’. A primeira partida contra o BEC será nesta quinta-feira no Correão.

Sampaio

O principal objetivo do Sampaio era tirar o Moto do caminho. Objetivo alcançado, o Sampaio aparece agora como favorito absoluto à conquista do 2º turno. O time sob o comando de Vinícius Saldanha está invicto. O Sampaio quer conquistar o 2º turno e garantir uma vaga na Copa do Brasil em 2009. O empate com o Moto foi o bastante para o Mais Querido garantir a 2ª colocação e a vantagem na semifinal contra a ‘zebra’ Nacional. A primeira partida será em Santa Inês, nesta 5ª feira à noite.

6 comentários »

Sampaio aguarda adversários da Série C

2comentários

Cinco possíveis adversários do Sampaio na Série C em 2009 já são conhecidos. Pela fórmula de disputa da competição divulgada na sexta-feira pela CBF, a Série C terá dois grupos regionalizados com 10 equipes cada.

No grupo no norte e nordeste estarão: Sampaio-MA, Paysandu-PA, Icasa-CE, ASA-AL e Salgueiro-PE. O Luverdense-MT também poderá ser incluído neste grupão. Já rebaixado na Série B, o CRB-AL é outro integrante do grupo. De lá poderão vir o América-RN e Fortaleza-CE que também lutam para não cair.

Do octogonal decisivo da Série C, deverão vir entre dois a três integrantes deste grupo. Entre as equipes estão: Águia-PA, Campinense-PB, Confiança-SE e Rio Branco-AC.

Grupão norte e nordeste:

Sampaio-MA
Paysandu-PA
Icasa-CE
ASA-AL
Salgueiro-PE
Luverdense-MT
CRB-AL
América-RN
Fortaleza-CE
Águia-PA
Campinense-PB
Confiança-SE
Rio Branco-AC

2 comentários »

Nhozinho Santos pede socorro

3comentários

O novo prefeito de São Luís terá muitos desafios pela frente. Um deles será a recuperação das praças esportivas, em especial a modernização do Estádio Nhozinho Santos.

A tão badalada reforma das torres mal começou. A ampliação das arquibancadas é uma incógnita, mas ruim mesmo é a situação do campo de jogo. Em nenhuma parte do gramado a bola rola como deveria. A iluminação é péssima.

A situação é agravada no dia-a-dia em função dos treinamentos que são realizados por times de futebol e do excessivo número de jogos. Além do Campeonato Maranhense de futebol profissional, o Nhozinho Santos é palco de centenas de jogos de times amadores. Assim não há gramado que suporte.

Os candidatos João castelo (PSDB) e Flávio Dino (PCdoB) já andaram falando no rádio e na TV sobre a recuperação do Nhozinho Santos. Espero que a ‘promessa’ de campanha possa ser realizada na prática até porque o Nhozinho Santos pede socorro.

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS