A matemática do Campeonato Maranhense

13comentários

matematicamaranhense.jpgA briga pela classificação para as semifinais do 2º turno do Campeonato Maranhense esquentou após a rodada deste domingo. Apenas o São José já garantiu seu lugar na próxima fase por ter chegado aos 17 pontos. Nacional, Bacabal, Moto, Sampaio, Santa Quitéria e Itinga ainda lutam pelas três vagas restantes. Saibam quais são as chances desses times:

São José

O líder São José garantiu vaga na semifinal com uma rodada de antecedência. Isso porque, o Peixe chegou aos 17 pontos e na pior das hipóteses só poderá ser alcançado pelo Sampaio, que tem 8 pontos e quatro jogos a menos que os demais adversários. Mesmo que o Tricolor vença todos seus confrontos e chegue aos 20 pontos, o São José ainda assim, se classificaria como vice-líder.

Nacional

O Nacional é o vice-líder do returno com 14 pontos e depende apenas de um empate contra o Santa Quitéria na próxima rodada para garantir matematicamente sua classificação. Entenda: Se empatar com o Santa Quitéria, o Nacional ficará com 15 pontos, já a Raposa, com oito, mas com dois jogos pendentes. Mesmo que vença esses dois confrontos, o Santa Quitéria poderá chegar ao máximo de 14 pontos. Um a menos que o Nacional, que na pior das hipóteses ficaria com a terceira vaga, atrás de Sampaio e São José.

Bacabal

A situação do Bacabal é um pouco mais complicada que a do Naça. Terceiro colocado do returno com 12 pontos, o BEC não pode pensar em perder para o Maranhão na próxima quinta-feira, fora de casa. Uma tarefa nada fácil, já que o MAC precisa do resultado positivo para se livrar de vez do rebaixamento. Com uma vitória sobre o Maranhão, o Leão chegaria a 15 pontos, mas ainda assim, teria que torcer pelo tropeço do Santa Quitéria no jogo contra o Nacional para garantir matematicamente a quarta vaga. 

Moto

O empate contra o Maranhão na última rodada complicou bastante a vida do Moto. Com 10 pontos, o Papão é o quarto colocado do returno, mas agora não depende só de si para chegar às semifinais. O rubro-negro terá que vencer o superclássico contra o Sampaio na última rodada e ainda torcer por resultados negativos de Bacabal e Santa Quitéria. Se vencer o arquirival, o Moto subirá para 13 pontos e não poderá mais ser alcançado por Bacabal e Santa Quitéria, se estes, perderem seus últimos confrontos.

Sampaio

Como diz o ditado popular, o Sampaio está com a “faca e o queijo na mão”, apesar dos vacilos nas últimas rodadas. Com oito pontos ganhos e quatro jogos a menos que os demais adversários, o Tricolor só depende de si para obter a classificação e ainda de quebra terminar na liderança do returno. Mas para isso, o Sampaio terá que vencer todos os confrontos que lhe restam, chegando, assim, aos 20 pontos.

Santa Quitéria

A situação do Santa Quitéria também seria confortável se não fosse o mau retrospecto nas últimas rodadas. Foram três empates em três jogos. Apesar da situação delicada, a Raposa ainda tem chances claras de se classificar, se vencer os três jogos que lhe faltam. Atualmente, o time está em 7º lugar com sete pontos, podendo chegar a 16 se obter as três vitórias. Com essa pontuação a Raposa garantiria, no mínimo, a 3ª vaga. Caso vença só duas partidas, o Santa vai para 13 pontos e terá que torcer contra Bacabal e Moto.

Itinga

Só um “milagre” colocaria o Itinga na zona de classificação para as semifinais do returno. Com apenas oito pontos, a Onça precisaria vencer o líder São José no próximo dia 2 e ainda torcer muito contra Moto, Sampaio e Santa Quitéria. Para citar um exemplo: o Sampaio teria que conquistar apenas dois pontos dos 12 que ainda disputa para que o Itinga garantisse a quarta vaga e olhe lá, se Moto e Santa Quitéria também tropeçassem. 

E na sua opinião, quais times vão continuar na briga pelo título do Campeonato Maranhense de 2008?

Por Luís Victor Saldanha, Imirante.com

13 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS