Com gol aos 48, Jack Jones dá a liderança ao Peixe

2comentários

 O São José assumiu a liderança isolada do 2º turno do Campeonato Maranhense ao derrotar o Chapadinha por 3 a 2, nesta terça-feira, no Estádio Nhozinho Santos. Com o resultado, o Peixe garantiu matematicamente a vaga nas semifinais do returno e espantou de vez o “fantasma” do rebaixamento.

Juninho e Jack Jones (2) marcaram os gols do São José. Flávio, de pênalti, e Carlão, contra, descontaram para o Galo da Chapada. O nome do jogo foi o artilheiro Jack Jones. O “Rei do Gatilho” deu a vitória ao Peixe com um gol salvador aos 48 minutos do 2º tempo.

Com mais essa derrota, o Chapadinha precisa de um verdadeiro “milagre” para escapar da degola. Em outras palavras, o Galo tem que vencer os dois jogos que lhe restam com boa diferença de gols e ainda torcer por resultados negativos de Santa Quitéria, Itinga, Maranhão e Nacional.

O São José é o líder do returno com 14 pontos, dois a mais que o vice-líder, Bacabal. O Chapadinha é o 8ª colocado com seis pontos. Na classificação geral, que define os dois times rebaixados para a segundona, o Peixe chegou aos 21 pontos e o Chapadinha estacionou na lanterna absoluta, com apenas 11.

Jack Jones desequilibra

Precisando da vitória para respirar no Estadual, o Chapadinha começou o primeiro tempo mais ofensivo. Logo aos cinco minutos, o atacante Vanvan desperdiçou boa oportunidade cara a cara com o goleiro Charles. Minutos depois, foi a vez de Cortez perder a chance de abrir o marcador.

Sem Válbson e com o meia Raí pouco inspirado, o São José tinha dificuldades para chegar ao gol do Chapadinha. A primeira chance do Peixe só surgiu aos 19 minutos com Cleiton. O lateral fez cruzamento perigoso, mas o goleiro Júnior, atento, mandou para escanteio.

Aos 29 minutos, a estrela do artilheiro Jack Jones começou a brilhar colocando um fim à superioridade do Chapadinha. Na primeira vez em que pegou na bola, o “Rei do Gatilho” fez jus ao seu apelido ao mandar uma bomba na trave do goleiro Júnior. Na sobra, a zaga do Galo afastou.

Aos 33 minutos, não teve jeito. Livre de marcação, Jack Jones mandou outro chute de fora da área e no rebote de Júnior, o atacante Juninho marcou o primeiro gol do São José. Quatro minutos depois, o Peixe ampliou. Cleiton lançou Jack Jones que bateu com tranqüilidade na saída do goleiro chapadinhense.  No placar, São José 2 x 0 Chapadinha.

Galo reage, mas leva gol no final

O São José começou o segundo tempo com o único objetivo de administrar o resultado. Já o Chapadinha, precisando da vitória, cresceu no jogo e começou a pressionar o time ribamarense. Os atacantes VanVan e Cortez voltaram a criar chances de gol, mas pararam nas mãos do goleiro Charles.

Aos 17 minutos, um pênalti a favor do Chapadinha mudaria a história do jogo. Flávio foi para a cobrança, Charles defendeu, mas na sobra, o próprio Flávio descontou para o Galo da Chapada.  O gol deu novo ânimo ao Chapadinha que, partiu cima do São José em busca do empate. Aos 22 minutos, a persistência foi recompensada. Silvinho cruzou da direita e o zagueiro Carlão tentou mandar para fora, mas acabou fazendo contra, deixando tudo igual no placar.

O gol de empate deu um tom dramático à partida. Cansados, os jogadores de ambas as equipes se superavam, mas não conseguiam chegar com perigo ao gol adversário. Quando tudo indicava que o jogo terminaria empatado, a estrela do “matador” Jack Jones voltou a brilhar. Aos 48 minutos, após cobrança de falta de Cacá, o “Rei do Gatilho” desviou para marcar o gol da vitória do Peixe-Pedra. Final: São José 3 x 2 Chapadinha.

Por Luís Victor Saldanha, do Imirante.com

2 comentários »

Mica e Washington são dispensados do Sampaio

9comentários

micaewashington.jpgO resultado negativo do Sampaio diante do MAC, lanterna do segundo turno do Estadual, no último domingo, já começou a ter conseqüências. Nesta terça-feira, o lateral-esquerdo Mica e o meio-campista Washington encabeçaram a lista de dispensa da equipe Tricolor.

A decisão de desligar os atletas do elenco foi tomada em reunião do presidente Sérgio Frota com a comissão técnica na tarde de ontem, no CT José Carlos Macieira. Frota havia dito na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, que alguns jogadores do Sampaio deixariam o clube porque o Sampaio não teria condições de continuar pagando os salários dos atletas. Tanto é, que os jogadores que continuaram após a eliminação do “Mais Querido” da Série C, aceitaram reduzir os salários e continuar no elenco boliviano.

No entanto, a péssima atuação contra o Maranhão, rendeu uma bronca por parte do presidente, que não gostou nada do futebol da equipe Tricolor. Nos próximos dias, a lista de dispensa do Sampaio pode aumentar. Pelo que tudo indica, mais um ou dois jogadores deixar o clube.

O Sampaio é o penúltimo colocado no segundo turno, com 4 pontos ganhos, mas com quatro jogos a menos que o líder Bacabal, que soma 12 pontos.

Com informações do Site oficial do Sampaio Corrêa.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

9 comentários »

”Temos time para disputar o título”, diz Saldanha

5comentários

viniciussaldanha2309.jpgO técnico Vinícius Saldanha deu novo ânimo ao São José. Contratado na última rodada do 1º turno com o objetivo de livrar o quadricolor do rebaixamento, o treinador fez mais, recolocando o time na briga pelo título do Campeonato Maranhense. Quando assumiu o São José, o clube ocupava a incômoda 9ª colocação do Estadual, com apenas quatro pontos ganhos em nove jogos. Diante dos números, a degola era tida como certa.

Após algumas rodadas, a situação do time mudou. Hoje, o “renovado” São José é o vice-líder do 2º turno, com 11 pontos ganhos, e dono do maior aproveitamento, 62%. Em outras palavras, o time venceu três jogos, empatou dois e perdeu apenas um. O risco de rebaixamento ainda existe, por conta da péssima campanha feita no primeiro turno, mas em contrapartida, a classificação para as semifinais do returno também está próxima.

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, o treinador revelou que a reabilitação só veio após a recuperação do lado emocional dos jogadores.

– Tivemos um lapso na tabela de 25 dias entre o último jogo do 1º turno, quando eu assumi e, o primeiro jogo do returno. Tivemos muitos dias para trabalhar, trabalho de recondicionamento físico do grupo e, principalmente, do fator auto-estima. Quando você readquire o prazer e a alegria de jogar futebol, tendo qualidade técnica e competência, você consegue, nessa junção, fazer com que a equipe suba – afirmou.

Na classificação geral do Estadual, que define os dois times rebaixados para a Segundona, o São José está na sétima colocação, com 18 pontos ganhos, seguido por Itinga e Santa Quitéria, com 17 e, pelo Chapadinha, com 11. Nas contas de Saldanha, se o Peixe chegar aos 21 pontos, espanta de vez o fantasma do rebaixamento.

Hoje à noite, o São José terá um confronto direto contra o Chapadinha, no Estádio Nhozinho Santos. Para Saldanha, uma vitória sobre o Galo da Chapada garante praticamente a classificação e a permanência do Peixe na elite do futebol maranhense.

Por Luís Victor Saldanha, do Imirante.com

5 comentários »

É quase certo que caia um carioca

0comentário

degolaseriea.jpgO Campeonato Brasileiro começa a chegar na reta final e a calculadora vira instrumento primordial na rotina dos técnicos, jogadores e torcedores. Seja para calcular as chances de levantar a taça, abocanhar a sonhada vaga na Libertadores ou ficar ligado no risco de ir para a Série B, é a hora da matemática invadir os gramados pelo Brasil. Os mais preocupados devem ser os torcedores cariocas, já que, segundo o matemático Tristão Garcia, há 90% de chances de ao menos um dos times deste estado (Fluminense e Vasco) estar entre os rebaixados. A probabilidade de a dupla Flu-Vasco estar junta na Segundona em 2009 é de 32%.

O número de pontos sonhado pelos clubes que lutam para se afastar das quatro últimas posições é 46, mas Garcia acredita que com 45 a equipe ainda tem chance de fugir da degola.

– Com 46, o time se livra sem dúvida. Com 45, já começou a escapar. Abaixo disso é possível, mas precisa ter sorte. Está mais fácil fugir do rebaixamento este ano. Nesta última rodada, por exemplo, a maioria dos times que estão em baixo perderam. Há 90% de chance de algum time do Rio de Janeiro estar entre os quatro últimos. No caso de dois times do Rio caírem juntos, a chance é de 32% – afirma.

O matemático disse ainda que há 99% de chance de um clube que já foi campeão brasileiro cair nesta edição.

– Existe 99% de chance de um campeão brasileiro cair (Fluminense, Vasco, Santos e Atlético-PR e Atlético-MG). Considero até o 12º lugar, o Atlético-MG.

Confira a situação de cada time:

20º lugar – Ipatinga

Pontos – 24
Risco de rebaixamento – 75%
Jogos que faltam – Vasco (C), São Paulo (C), Cruzeiro (F), Figueirense (F), Botafogo (C), Portuguesa (F), Coritiba (C), Inter (F), Sport (C), Palmeiras (F), Grêmio (C) e Fluminense (F).

19º lugar – Fluminense

Pontos – 25
Risco de rebaixamento – 69%
Jogos que faltam – Botafogo (F), Goiás (C), Atlético-PR (F), Vitória (F), Palmeiras (C), Figueirense (F), Vasco (C), Cruzeiro (F), Portuguesa (C), Inter (F), São Paulo (F) e Ipatinga (C).

18º lugar – Portuguesa

Pontos – 26
Risco de rebaixamento – 62% Jogos que faltam – Santos (F), Vitória (F), Coritiba (C), Grêmio (C), Náutico (F), Ipatinga (C), Flamengo (F), São Paulo (C), Fluminense (F), Goiás (C), Sport (C) e Cruzeiro (F).

17º lugar – Vasco

Pontos – 26
Risco de rebaixamento – 53% Jogos que faltam – Ipatinga (F), Figueirense (C), Sport (F), Flamengo (C), Goiás (F), Atlético-PR (C), Fluminense (F), Santos (C), Atlético-MG (F), São Paulo (C), Coritiba (F) e Vitória (C).

16º lugar – Atlético-PR

Pontos – 27
Risco de rebaixamento – 55%
Jogos que faltam – Coritiba (F), Santos (F), Fluminense (C), Inter (F), Cruzeiro (C), Vasco (F), Sport (C), Figueirense (F), Vitória (C), Botafogo (F), Náutico (F) e Flamengo (C).

15º lugar – Figueirense

Pontos – 28
Risco de rebaixamento – 37%
Jogos que faltam – Atlético-MG (F), Vasco (F), Palmeiras (C), Ipatinga (C), Santos (F), Fluminense (C), Grêmio (F), Atlético-PR (C), São Paulo (F), Náutico (C), Botafogo (F) e Inter (C).

14º lugar – Santos

Pontos – 29
Risco de rebaixamento – 21%
Jogos que faltam – Portuguesa (C), Atlético-PR (C), Grêmio (F), Botafogo (F), Figueirense (C), Sport (F), Palmeiras (C), Vasco (F), Inter (C), Coritiba (F), Atlético-MG (F) e Náutico (C).

13º lugar – Náutico

Pontos – 29
Risco de rebaixamento – 22%
Jogos que faltam – Palmeiras (C), Flamengo (C), São Paulo (F), Sport (F), Portuguesa (C), Inter (F), Vitória (C), Coritiba (F), Cruzeiro (C), Figueirense (F), Atlético-PR (C) e Santos (F).

12º lugar – Atlético-MG

Pontos – 33
Risco de rebaixamento – 6% Jogos que faltam – Figueirense (C), Palmeiras (F), Flamengo (F), Cruzeiro (C), Inter (C), Coritiba (F), Botafogo (C), Vitória (F), Vasco (C), Sport (F), Santos (C) e Grêmio (F).

A luta na parte de cima da tabela – 66 é o número de pontos para Libertadores

Na luta pelo título, Tristão Garcia acredita que está tudo indefinido, apesar de achar que a taça dificilmente não ficará entre os três primeiros (Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro). Ele aposta em muito equilíbrio até o fim.

– A briga pelo título está indefinida, mas a tendência é estreitar cada vez mais esse funil. Os três primeiros colocados, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro são os principais cadidatos. Os times que estão mais atrás, como o Flamengo, têm que fazer tudo perfeito e ter sorte. Ninguém dispara mais, o campeonato tende a ser mais equilibrado pela queda do Grêmio – diz.

A emocionante disputa pela vaga na Libertadores está muito acirrada neste ano. O número de pontos para conquistar uma das vagas é 66, meta acima em relação a 2007, quando aconteceram surpresas como o Flamengo e Fluminense, que começaram atrás e se recuperaram.

– O número para conseguir uma vaga na Libertadores é 66. A briga este ano está muito mais acirrada. Em 2007, a meta era 63 e entrou gente com 60. Os times que estavam em cima foram um fiasco, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras. O Fluminense, que já estava com a vaga, acabou ficando em quarto. O Flamengo recuperou os jogos atrasados e entrou com facilidade, com uma rodada de antecedência – lembra.

Confira a situação de cada time:

1º lugar – Grêmio

Pontos – 50
Chance de título – 36% Chance de vaga na Libertadores – 89% Jogos que faltam – Internacional (F), Botafogo (C), Santos (C), Portuguesa (F), Sport (C), Cruzeiro (F), Figueirense (C), Palmeiras (F), Coritiba (C), Vitória (F) e Ipatinga (F).

2º lugar – Palmeiras

Pontos – 49
Chance de título – 39% Chance de vaga na Libertadores – 89%
Jogos que faltam – Náutico (F), Atlético-MG (C), Figueirense (F), São Paulo (C), Fluminense (F), Goiás (C), Santos (F), Grêmio (C), Flamengo (F), Ipatinga (F), Vitória (F) e Botafogo (C).

3º lugar – Cruzeiro

Pontos – 46
Chance de título – 14% Chance de vaga na Libertadores – 68%
Jogos que faltam – São Paulo (F), Sport (C), Ipatinga (C), Atlético-MG (F), Atlético-PR (F), Grêmio (C), Goiás (F), Fluminense (F), Náutico (F), Flamengo (C), Internacional (F) e Portuguesa (C).

4º lugar – Flamengo

Pontos – 43
Chance de título – 4% Chance de vaga na Libertadores – 40% Jogos que faltam – Sport (C), Náutico (F), Atlético-MG (C), Vasco (F), Coritiba (C), Vitória (F), Portuguesa (C), Botafogo (F), Palmeiras (C), Cruzeiro (F), Goiás (C) e Atlético-PR (F).

5º lugar – São Paulo

Pontos – 43
Chance de título – 3% Chance de vaga na Libertadores – 34%
Jogos que faltam – Cruzeiro (C), Ipatinga (F), Náutico (C), Palmeiras (F), Vitória (C), Botafogo (F), Internacional (C), Portuguesa (F), Figueirense (C), Vasco (F), Fluminense (C) e Goiás (F).

6º lugar – Botafogo

Pontos – 42
Chance de título – 2% Chance de vaga na Libertadores – 26%
Jogos que faltam – Fluminense (C), Grêmio (F), Vitória (C), Santos (C), Ipatinga (F), São Paulo (C), Atlético-MG (F), Flamengo (C), Goiás (F), Atlético-PR (C), Figueirense (C) e Palmeiras (F).

7º lugar – Vitória

Pontos – 40
Chance de título – 1% Chance de vaga na Libertadores – 14% Jogos que faltam – Goiás (F), Portuguesa (C), Botafogo (F), Fluminense (C), São Paulo (F), Flamengo (C), Náutico (F), Atlético-MG (C), Atlético-PR (F), Grêmio (C), Palmeiras (C) e Vasco (F).

8º lugar – Coritiba

Pontos – 40
Chance de título – 1% Chance de vaga na Libertadores – 21%
Jogos que faltam – Atlético-PR (C), Internacional (C), Portuguesa (F), Goiás (C), Flamengo (F), Atlético-MG (C), Ipatinga (F), Náutico (C), Grêmio (F), Santos (C), Vasco (C) e Sport (F).

9º lugar – Goiás

Pontos – 39
Chance de vaga na Libertadores – 10%
Jogos que faltam – Vitória (C), Fluminense (F), Internacional (C), Coritiba (F), Vasco (C), Palmeiras (F), Cruzeiro (C), Sport (F), Botafogo (C), Portuguesa (F), Flamengo (F) e São Paulo (C).

11º lugar – Internacional

Pontos – 39
Chance de vaga na Libertadores – 9% Jogos que faltam – Grêmio (C), Coritiba (F), Goiás (F), Atlético-PR (C), Atlético-MG (F), Náutico (C), São Paulo (F), Ipatinga (C), Santos (F), Fluminense (C), Cruzeiro (C) e Figueirense (F).

Fonte: Infobola e Globoesporte.com

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS