Olimpíadas Escolares

0comentário

lucasbrito.jpgLucas conquista ouro na natação
 
Depois do feito da primeira medalha das Olimpíadas Escolares conquistada pela judoca Ana Carolina Cutrim, a delegação maranhense logo no segundo dia de disputas, da maior competição esportiva estudantil brasileira envolvendo alunos/atletas de 12 a 14 anos, conseguiu a sua primeira medalha de ouro. A honra coube ao nadador Lucas Nobre Brito, do Colégio Crescimento, que ficou com a primeira colocação na prova dos 400 metros livre.

O nadador maranhense Lucas Brito foi destaque nas piscinas de Poços de Caldas na provas dos 400 metros livre. Lucas conseguiu na reta final da prova ultrapassar dois adversários e terminar em primeiro lugar com o tempo de 4 minutos e 20 segundos, e assim garantir a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares deste ano.

Atual campeão brasileiro da prova dos 1.500 metros, Lucas Brito, com 14 anos, cursa a 8ª serie no colégio Crescimento e participa pela 1º vez das Olimpíadas Escolares.

‘É uma honra subir no pódio como campeão pelo Estado do Maranhão. Eu não esperava tanto porque sei que o nível é muito forte, mas tive a felicidade de conseguir a medalha de ouro para meu Estado e fico feliz’, comemorou Lucas Brito.

Dentre os principais títulos de Lucas estão os de o bi-campeão brasileiro da prova de 1.500 e 400 metros livre em julho desse ano, no Estado do Rio de Janeiro, campeão da Copa do Pacífico, em Cali, na Colômbia. Os próximos desafios do jovem atleta maranhense serão os campeonatos da Copa do Pacífico e as Olimpíadas Escolares Sul Americanas, que serão realizadas em outubro e novembro, nas cidades de Montevidéu no Uruguai e Lima no Peru.

Futsal

Enquanto os maranhenses vão conquistando medalhas nas piscinas e nos tatames do interior de Minas Gerais, as equipes de futsal vem acumulando derrotas dentro da competição. A equipe feminina do São José voltou a perder de goleada neste sábado, desta vez foi derrotado por 8 a 1 para o Percepção do Rio de Janeiro e com essa segunda derrota as meninas já estão eliminadas e deverão ser rebaixadas para a primeira divisão, já que esse ano disputam a divisão especial. Neste domingo voltam a quadra apenas para cumprir tabela e terão como adversárias as meninas do Teresinha Paulino do Rio Grande do Norte.

Os garotos do Cintra que estão na primeira divisão também perderam novamente, desta vez foram derrotados por 5 a 4 para o Dóris Trindade do Mato Grosso do Sul e estão fora das Olimpíadas Escolares.

As Olimpíadas Escolares seguem sendo disputadas em Poços de Caldas até o dia 28 de setembro, envolvendo os principais alunos/atletas do Brasil na categoria infantil de 12 a 14 anos.

anacarolinacutrim.jpgAna Carolina é bronze no judô

Logo no primeiro dia de disputa das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas, na categoria infantil (12 a 14 anos), a delegação maranhense conseguiu conquistar a sua primeira medalha. O feito veio no tatame através da judoca Ana Carolina Cutrim do Dom Bosco que obteve a medalha de bronze na categoria meio-leve.

As lutas do judô estão sendo realizadas no Ginásio do Country Club e alguns judocas já entraram no tatame no primeiro dia da competição, mas apenas Ana Carolina Cutrim conseguiu medalhas para o Estado. É bom destacar que o judô e a natação costumeiramente são as modalidades individuais que mais conseguem medalhas para o Maranhão nas Olimpíadas Escolares.

Ana Carolina foi campeã dos XXXVI Jogos Escolares Maranhenses, além disso, conquistou o 5º lugar individual no Campeonato Brasileiro de Judô deste ano e medalha de bronze por equipe no torneio. Com 14 anos, a jovem divide seu tempo entre os estudos e os treinos com os professores José Góes e Antônio Rocha. Ana Carolina cursa a 8º serie do colégio Dom Bosco e com a conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares confirma o bom momento que vive no esporte.

“Foi uma bela e difícil conquista, é claro que queria o ouro, mas fico feliz em ter conquistado a primeira medalha para o Maranhão” afirmou a judoca maranhense, que recebeu a premiação do ex-velocista brasileiro Claudinei Quirino.

Tivemos ainda a participação de outros judocas, como Vitor Rios, que na categoria meio-leve ficou em 5º lugar no individual, perdendo a disputa de terceiro lugar para o atleta amazonense, Rafael Barbosa. O Atleta da categoria Ligeiro, Mateus Hudson, ganhou o atleta do Distrito Federal, atleta da Paraíba, e só perdeu as quarta de finais para o Rio de Janeiro e a repescagem para o Atleta de São Paulo, Pedro Pessoa. Na categoria Ligeiro, Nayara Andréia, de 12 anos, estudante da Escola Municipal Miguel Lins, ganhou duas lutas na repescagem, alcançando a 7º colocação.

O próximo desafio dos atletas será nas categorias, leve, meio-médio e médio, no masculino e no feminino, neste sábado e domingo, encerrando assim a participação da modalidade nas Olimpíadas Escolares.

O primeiro dia de disputa da competição, entretanto não foi só de vitórias, pois no futsal o Maranhão conheceu duas derrotas de goleadas. No masculino, os garotos do Cintra, que estão na primeira divisão, perderam na estréia por 7 a 1, para o Santa Cecília de São Paulo. No feminino, na divisão especial, as meninas do São José perderam para o São Vicente de Santa Catarina por 14 a 3, na sua estréia. Neste sábado as duas equipes de futsal voltam a quadra tentando a reabilitação dentro das Olimpíadas Escolares. O São José vai encarar o Percepção do Rio de Janeiro, já o Cintra terá pela frente o Dóris Trindade do Mato Grosso do Sul.

Jorge Aragão, para o BLOG

Sem comentário para "Olimpíadas Escolares"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: