Que o maranhão é celeiro de grandes jogadores de futebol disso ninguém tem dúvida, mas o que ninguém entende é porque alguns desses atletas que saem daqui para grandes clubes do futebol brasileiro, mas não são chamados pelo técnico Dunga para a Seleção Brasileira.
O atacante do Santos, Kléber Pereira, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 18 gols e o principal goleador da temporada no futebol brasileiro. Também maranhense, o atacante Guilherme, do Cruzeiro, com 13 gols, é o terceiro maior goleador do Brasileirão.
Kléber Pereira foi revelado pelo Moto Club, depois transferiu-se para o Atlético-PR onde conquistou o título de campeão Brasileiro. Do Paraná seguiu para o futebol mexicano onde atuou por várias temporadas até transferir-se para o Santos onde vive o melhor momento da sua carreira.
Guilherme não chegou a vestir a camisa de nenhum dos principais clubes do futebol maranhense. O atleta seguiu de Bacabal direto para as divisões de base do Cruzeiro e começou a brilhar no cenário do futebol brasileiro em 2007.
Artilheiros do Brasileirão
18 GOLS
Santos – Kléber Pereira
15 GOLS
Palmeiras – Alex Mineiro
13 GOLS
Cruzeiro – Guilherme
Arte: Luís Victor / Imirante
Zeca,
Guilherme antes do Cruzeiro foi do Real Salvador, time amador aqui de Salvador que tinha contrato com o Cruzeiro e revelou outros jogadores maranhenses, principalmente do interior, que estão espalhados por vários clubes do país.
Guilherme é mais injustiçado do q Kléber, pois poderia e deveria ter ido às Olímpiadas de Pequim.