Sem precisar pisar fundo no acelerador, o Paraguai derrotou nesta terça-feira a Venezuela e disparou na liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010. Riveros e Haedo Valdez fizeram os gols da vitória por 2 a 0, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
Com o resultado, o Paraguai, única seleção ainda com 100% de aproveitamento em casa, chegou a 17 pontos, cinco a mais do que Brasil e Argentina, que vão a campo nesta quarta-feira, contra Bolívia e Peru, respectivamente. Sendo assim, é impossível perder a liderança ao fim desta rodada, quaisquer que sejam os resultados nos jogos de brasileiros e argentinos.
Ainda sem Cabañas, que não se recuperou de lesão muscular, o Paraguai ao menos teve a volta de Santa Cruz, seu outro atacante mais badalado. O artilheiro havia desfalcado a equipe paraguaia no empate contra a Argentina, no último sábado, por causa de um problema de tornozelo. Nesta terça, com ele de referência, os donos da casa dominaram desde o início.
Muito retraída, a Venezuela pouco ameaçou em quase todo o jogo. O Paraguai, por sua vez, partiu para cima e poderia ter terminado o primeiro tempo com uma goleada. O primeiro gol surgiu apenas aos 28 minutos. Santa Cruz recebeu no lado esquerdo da área e bateu cruzado. Riveros apareceu livre na pequena área e só empurrou para a rede.
Em vantagem, os paraguaios não diminuíram o ritmo e ampliaram pouco antes do intervalo. Haedo Valdez recebeu lançamento na entrada da área e fuzilou o goleiro Vega. Foi o quarto gol do atacante nas eliminatórias, que agora divide a artilharia com Luis Fabiano, o argentino Riquelme e os uruguaios Abreu e Forlán.
No segundo tempo, o Paraguai seguiu dominando territorialmente, mas diminuiu o ritmo e fez o tempo passar. As chances de gol diminuíram e, no fim, surgiu até um olé da arquibancada. O placar, no entanto ficou mesmo em 2 a 0.
Fonte: Globoesporte.com Foto: Agência/EFE