O adversário era um Papão, mas a cabeça dos jogadores do Sampaio parecia mesmo voltada para outro Papão, o da Curuzu. Melhor para o Moto que venceu o Sampaio por 2 a 1, na primeira partida da decisão do 1º turno e agora poderá até perder por um gol de diferença que mesmo assim conquistará o turno e uma das vagas na Copa do Brasil em 2009.
Mesmo com uma equipe bem diferente da que estamos acostumados a ver no Campeonato Brasileiro Série C, oSampaio começou a decisão tomando todas as iniciativas, mas foi o Moto quem abriu o placar com o estreante Carlos Lima, de cabeça, aos 4 minutos.
Na etapa final, o Moto ampliou o placar com Gabriel. O atacante do Papão aproveitou um vacilo do zagueiro Robinho e fez 2 a 0, aos 17 minutos. O placar parecia definido, mas aos 40 minutos o Sampaio conseguiu diminuir a vantagem do rival. Mimica cruzou e Paulo César desviou de cabeça. O gol deu mais ânimo aos jogadores e torcedores do Sampaio que agora precisarão vencer o Moto por dois gols de diferença para conquistar o título.
A partida de volta será realizada dia 28 de agosto, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos. Antes, o Sampaio fará três partidas pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro Série C.
O jogo
O Sampaio começa no ataque e toma a iniciativa do jogo, mas num contra-ataque rápido do Moto, Gabriel e lançado, a zaga corta a bola para escanteio. Kelson bate e Carlos Lima livre desvia de cabeça e faz 1 a 0 para o Papão logo a 4 minutos.
Falta para o Sampaio. Robson bate forte da intermediária. A bola explode no peito do goleiro Beto e vai para escanteio.
Aos 13 minutos, Zé Augusto em jogada individual dribla dois marcadores e chuta. O goleiro do Moto defende outra vez e manda a bola para escanteio.
O Moto responde ao 16 minutos. Gabriel recebe livre pelo meio e lança Márcio Machado. Pressionado, Márcio chuta, a bola passa assustando o goleiro Rodrigo Ramos.
O Tricolor segue dominando o meio-campo. Aos 20 minutos, Zé Augusto chuta, o goleiro Beto defende. No rebote, Leandro Marangon livre empata o jogo. O assistente vê impedimento no lance.
Aos 29 minutos, Zé Augusto faz fila no meio-campo, avança e fica livre. Ele chuta fraco e perde a chance de empatar a partida.
O Moto repete a jogada do primeiro gol e quase amplia o placar aos 34 minutos. Kelson levanta a bola na área, Tilão desvia. A bola passa perto.
Blitz rubro-negra aos 37 minutos. Gabriel ganha de Rodrigo Ramos e chuta. Tica salva a bola em cima da linha.
Aos 44 minutos, Juninho recebe livre, avança e chuta da entrada da área. Rodrigo Ramos voa e manda a bola para escanteio.
No intervalo da partida, o desabafo do goleiro do Sampaio Rodrigo Ramos:
– Eu já estou cansado de falar amesma coisa. Os caras não fazem os gols, eles vão lá e marcam na gente – reclamou.
O Sampaio retorna para o 2º tempo no 3-5-2 e Robinho entra no lugar de Leandro Marangon. A exemplo do primeiro tempo, o Tricolor começa a etapa final buscando o gol. Após uma seqüência de cinco faltas marcadas pelo árbitro Marcelo Filho
no ataque Tricolor, a bola sobra livre para Fábio Bala que chuta forte, mas o goleiro Beto opera um milagre e salva o Moto.
Aos 9 minutos, Paulo César deixa Zé Augusto na cara do gol. Beto sai e atrapalha o meia Tricolor que chuta desequilibrado e perde o gol. Aos 13 minutos é a vez de Tica chutar de fora da área e o goleiro Beto salvar o Moto mais uma vez.
Aos 14 minutos, o mesmo Tica vacila na defesa e perde a bola para Gabriel. O atacante rubro-negro invade a área sozinho, mas perde a oportunidade de ampliar o placar.
Aos 17 minutos, Diego Palhinha lança a bola na área, o zagueiro Robinho dorme no lance e Gabriel mais rápido domina e faz 2 a 0.
O Sampaio sente o segundo gol e o Moto quase marca aos 21 minutos. Márcio Machado recebe, gira e bate para o gol, assustando Rodrigo Ramos. Aos 28 minutos, a defesa do Sampaio vacila e outra vez Márcio Machado quase faz.
Aos 32 minutos, Marcelo Filho marca falta na entrada da grande área. Paulo César bate e chuta a bola na barreira irritando a torcida Tricolor.
Quando o placar parecia definido, Mimica cruza na área, a defesa do Moto fica olhando e Paulo César, na raça desvia de cabeça e diminui para o Sampaio. Placar final 2 a 1 Moto.