Justiça obriga Estado a modificar regulamento do JEMs

0comentário

A pedido da 1ª Promotoria da Infância e da Juventude a Justiça, a Justiça concedeu sexta-feira (dia 15) a tutela antecipada da Ação Civil Pública, que obriga o Estado do Maranhão, representado pela Secretaria de Estado de Esporte e Juventude (Sesjuv) – responsável pela organização dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) – a anular o item 3 do Termo de Cessão de Direito e Responsabilidades para Alunos/Atletas Menores, formulário indispensável para a inscrição dos estudantes no torneio. 

De acordo com o documento, o Estado estava isento de “qualquer responsabilidade civil” por danos ocorridos aos alunos menores de 18 anos durante a competição. Para o Ministério Público a cláusula destoa da Constituição Federal e gera aflição às crianças e adolescentes participantes, entre outros problemas.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques, autor da Ação, existem riscos inerentes à prática desportiva, mas o Estado, como organizador do evento, não pode se eximir totalmente de responsabilidades, a exemplo das relacionadas às condições de segurança, de estrutura e de primeiros socorros, entre outras medidas. “A cláusula que exime a responsabilidade do Estado é excessivamente genérica e não possui clareza”, completou.

Com o deferimento da antecipação de tutela, assinado pelo juiz Wlacir Barbosa Magalhães, todas as escolas públicas e particulares, participantes da competição, devem ser informadas da anulação do item 3 do Termo de Cessão de Direito e Responsabilidades para Alunos/Atletas Menores, por meio de notícia no site da Sesjuv, bem como todos os técnicos participantes devem ser comunicados do fato, por meio de correspondência.

Também foi vedada a substituição do item 3 por outra disposição regulamentar com o fim de afastar a eficácia da decisão judicial.

Caso as providências requeridas sejam descumpridas, é imputada ao titular da secretaria responsável pelo JEMs, multa diária no valor de R$ 415.

As informações são do Ministério Público Estadual

sem comentário »

Dário Lourenço realiza treino secreto no Paysandu

0comentário

dario.jpgO técnico Dário Lourenço resolveu inovar. Em um treino fechado para a imprensa realizado no campo do Kaza, ontem à tarde, em Ananindeua, o treinador mudou o Paysandu dos pés a cabeça.

A equipe que enfrenta o Sampaio, na tarde do próximo domingo, fora de casa, pode sair do 4-4-2 para o 3-6-1, além de apresentar novidades na composição do time titular da defesa ao ataque.

Segundo o comandante alviceleste, que preferiu não confirmar os titulares para o duelo contra o Tubarão Maranhense, o Bicola não medirá esforços para garantir os três pontos, mesmo jogando longe de seus domínios. Dentre as prováveis mudanças no time titular, Bernardo pode aparecer no miolo-de-zaga ocupando o posto de Tales, Daniel tem possibilidades de entrar no meio-campo, assim como o volante Mael de estrear desde os primeiros minutos de bola rolando.

“ Sabemos que se trouxermos os três pontos, trazemos a classificação, mas, se empatarmos, também não vou considerar um resultado ruim”. “É importante entrarmos em campo focados em arrancar pontos deles para, dentro de casa, conseguirmos a vaga na terceira fase”, declarou Dário referindo-se ao encontro com o Águia de Marabá, na próxima quarta-feira, no Mangueirão.

Sobre as chances de mudança radical na disposição dos jogadores dentro de campo, com o time atuando pela primeira vez diferente do 3-6-1, o comandante do Papão avisa que o grupo está preparado para atuar em qualquer sistema. “Gostei da equipe no 3-6-1 e no 4-4-2 também. É importante o time corresponder das duas formas, já que variações podem acontecer durante a partida”, finalizou.

Descaso

A decisão da comissão técnica do Paysandu em comandar um treino de portões fechados, ontem à tarde, no campo do Kaza, em Ananindeua, irritou jornalistas que cobrem o dia-a-dia do clube. Tudo por conta da displicência da assessoria de imprensa do clube que não anunciou a decisão às equipes de reportagens que se dirigiram ao local do treinamento. Márcio Lage, responsável pela assessoria, admitiu em entrevista à Rádio Clube que não avisou ninguém sobre o trabalho de portões fechados, mesmo depois de ter sido comunicado sobre o fato no dia anterior. (R.G)

Ronaldo Gillet, Diário do Pará

sem comentário »

Paysandu contrata ex-volante do Flamengo

0comentário

Depois de fechar na última quarta-feira com o meia-esquerda Andrezinho e com o atacante Samuel Lopes, o Paysandu anunciou ontem pela manhã a contratação do volante Paulinho Guerreiro para a seqüência da Série C do Campeonato Brasileiro.

Paulinho estava defendendo o Nacional de Patos (PB), mas ficou marcado mesmo pela grande campanha vestindo a camisa do Flamengo (RJ) na conquista do título Carioca da temporada 2007.

Apontado pela crônica esportiva carioca como o melhor jogador do Cariocão do ano passado, Paulinho também se destacou no Ipatinga (MG), conquistando o acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2006. O jogador deve desembarcar em Belém ainda hoje, seguindo para a sede social do Papão onde deverá assinar contrato até o final desta temporada.

A contratação de Paulinho Guerreiro, segundo a diretoria alviceleste, foi patrocinada por três empresários fanáticos pelo clube, dentre eles Roger Aguilera e Alcino Neto. Os abnegados estão dispostos a anunciar ainda hoje a aquisição de um atacante que viria a Belém para abalar as estruturas do Bicolor Paraense. Os dirigentes afirmam não conhecer o nome do preterido.

Ronaldo Gillet, Diário do Pará

sem comentário »

STJD aceita recurso e anula jogos da Série C

1comentário

Surpreendentemente, o STJD voltou atrás e acatou o recurso da Promotoria, que pediu a anulação do “jogo de compadres” da Série C, entre Marcílio Dias-SC e Toledo-PR. Com o recurso aceito pela maioria de votos, a partida será anulada e os dois times terão que se enfrentar novamente, assim como Inter-SM e Engenheiro Beltrão, o outro jogo do Grupo 15.

Além disso, o zagueiro Rafinha, do clube paranaense foi condenado com base no artigo 275 (proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição) do CBJD. Com a punição, o jogador foi eliminado do futebol e não poderá mais jogar profissionalmente. Já com relação ao técnico Sérgio Ramírez, do Marcílio Dias-SC, a absolvição foi mantida.
 
Assim, a CBF irá remarcar as duas partidas, que serão realizadas no mesmo dia e horário. Agora, a situação dos times no Grupo 15 é a seguinte: Toledo e Marcílio Dias tem oito pontos, enquanto o Inter-SM tem cinco e o Engenheiro Beltrão seis.

Entenda o caso

A confusão aconteceu na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, quando um empate entre Marcílio Dias-SC e Toledo-PR bastava para classificar as duas equipes, que já sabiam que o Inter havia vencido o Engenheiro Beltrão.

Acontece que as duas partidas deveriam acontecer no mesmo horário, mas o jogo entre Marcílio Dias e Toledo atrasou. Além disso, o zagueiro Rafinha deu entrevistas depois do jogo a uma rádio local insinuando que o resultado teria sido combinado.

Fonte: Agência Futebol Interior

1 comentário »

Veja os gols de Moto 2 x 1 Sampaio

0comentário

 Vídeo/Edição: Luís Victor, Imirante.

sem comentário »

Codó acelera na Olimpíada de Pequim

0comentário

codopequimblog.jpgO maranhense José Carlos Moreira, o Codó, disputou na manhã de hoje as eliminatórias dos 100m no atletismo, na Olimpíada de Pequim. Codó se classificou na primeira série, mas terminou em sexto lugar na segunda e foi desclassificado. Agora, o velocista maranhense vai tentar o tradicional revezamento brasileiro 4 x 100m, que tem grandes chances de chegar à final olímpica.

Fonte: Imirante.com

sem comentário »

Cosme pode acertar com o Sampaio

6comentários

send_binaryca0lp6xw.jpgO presidente do Sampaio, Sérgio Frota confirmou para hoje a apresentação do atacante Cosme que estava no Moto Club. O jogador deverá acertar com o tricolor para os três jogos restantes na 2ª fase do Campeonato Brasileiro Série C.

– O Cosme é um jogador que todos nós conhecemos. Sabemos da qualidade dele e vamos ver de que forma podemos acertar com ele para esses jogos que faltam – adiantou.

Entrevistado pelo BLOG, o técnico Arnaldo Lira disse que ainda vai definir a situação de Cosme com Sérgio Frota. Lira não demostrou nenhum entusiasmo ao falar da contratação do atacante rubro-negro.

– Ele vai lá para treinar. Vou conversar com o Sérgio porque temos muitos atacantes. Hoje o Paulo César vai estrear e o Fábio começa a partida – adiantou.

O contrato de Cosme no Moto acabou no mês passado, mas não houve acordo para renovação.

6 comentários »

Deu Moto na primeira decisiva

14comentários

decisao1.jpgO adversário era um Papão, mas a cabeça dos jogadores do Sampaio parecia mesmo voltada para outro Papão, o da Curuzu. Melhor para o Moto que venceu o Sampaio por 2 a 1, na primeira partida da decisão do 1º turno e agora poderá até perder por um gol de diferença que mesmo assim conquistará o turno e uma das vagas na Copa do Brasil em 2009.

Mesmo com uma equipe bem diferente da que estamos acostumados a ver no Campeonato Brasileiro Série C, oSampaio começou a decisão tomando todas as iniciativas, mas foi o Moto quem abriu o placar com o estreante Carlos Lima, de cabeça, aos 4 minutos.

Na etapa final, o Moto ampliou o placar com Gabriel. O atacante do Papão aproveitou um vacilo do zagueiro Robinho e fez 2 a 0, aos 17 minutos. O placar parecia definido, mas aos 40 minutos o Sampaio conseguiu diminuir a vantagem do rival. Mimica cruzou e Paulo César desviou de cabeça. O gol deu mais ânimo aos jogadores e torcedores do Sampaio que agora precisarão vencer o Moto por dois gols de diferença para conquistar o título.

A partida de volta será realizada dia 28 de agosto, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos. Antes, o Sampaio fará três partidas pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro Série C.

O jogo

O Sampaio começa no ataque e toma a iniciativa do jogo, mas num contra-ataque rápido do Moto, Gabriel e lançado, a zaga corta a bola para escanteio. Kelson bate e Carlos Lima livre desvia de cabeça e faz 1 a 0 para o Papão logo a 4 minutos.

Falta para o Sampaio. Robson bate forte da intermediária. A bola explode no peito do goleiro Beto e vai para escanteio.

Aos 13 minutos, Zé Augusto em jogada individual dribla dois marcadores e chuta. O goleiro do Moto defende outra vez e manda a bola para escanteio.

O Moto responde ao 16 minutos. Gabriel recebe livre pelo meio e lança Márcio Machado. Pressionado, Márcio chuta, a bola passa assustando o goleiro Rodrigo Ramos.

O Tricolor segue dominando o meio-campo. Aos 20 minutos, Zé Augusto chuta, o goleiro Beto defende. No rebote, Leandro Marangon livre empata o jogo. O assistente vê impedimento no lance.

Aos 29 minutos, Zé Augusto faz fila no meio-campo, avança e fica livre. Ele chuta fraco e perde a chance de empatar a partida.

O Moto repete a jogada do primeiro gol e quase amplia o placar aos 34 minutos. Kelson levanta a bola na área, Tilão desvia. A bola passa perto.

Blitz rubro-negra aos 37 minutos. Gabriel ganha de Rodrigo Ramos e chuta. Tica salva a bola em cima da linha.

Aos 44 minutos, Juninho recebe livre, avança e chuta da entrada da área. Rodrigo Ramos voa e manda a bola para escanteio.

No intervalo da partida, o desabafo do goleiro do Sampaio Rodrigo Ramos:

– Eu já estou cansado de falar  amesma coisa. Os caras não fazem os gols, eles vão lá e marcam na gente – reclamou.

O Sampaio retorna para o 2º tempo no 3-5-2 e Robinho entra no lugar de Leandro Marangon. A exemplo do primeiro tempo, o Tricolor começa a etapa final buscando o gol. Após uma seqüência de cinco faltas marcadas pelo árbitro Marcelo Filho
no ataque Tricolor, a bola sobra livre para Fábio Bala que chuta forte, mas o goleiro Beto opera um milagre e salva o Moto.

Aos 9 minutos, Paulo César deixa Zé Augusto na cara do gol. Beto sai e atrapalha o meia Tricolor que chuta desequilibrado e perde o gol. Aos 13 minutos é a vez de Tica chutar de fora da área e o goleiro Beto salvar o Moto mais uma vez.

Aos 14 minutos, o mesmo Tica vacila na defesa e perde a bola para Gabriel. O atacante rubro-negro invade a área sozinho, mas perde a oportunidade de ampliar o placar.

Aos 17 minutos, Diego Palhinha lança a bola na área, o zagueiro Robinho dorme no lance e Gabriel mais rápido domina e faz 2 a 0.

O Sampaio sente o segundo gol e o Moto quase marca aos 21 minutos. Márcio Machado recebe, gira e bate para o gol, assustando Rodrigo Ramos. Aos 28 minutos, a defesa do Sampaio vacila e outra vez Márcio Machado quase faz.

Aos 32 minutos, Marcelo Filho marca falta na entrada da grande área. Paulo César bate e chuta a bola na barreira irritando a torcida Tricolor.

Quando o placar parecia definido, Mimica cruza na área, a defesa do Moto fica olhando e Paulo César, na raça desvia de cabeça e diminui para o Sampaio. Placar final 2 a 1 Moto.

14 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS