Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
O Tocantins é o campeão do Campeonato Tocantinense da temporada 2008. O Tigrão da Serra, como é conhecido, levantou a taça do Estadual, após empatar sem gols com o Gurupi, no Estádio Nilton Santos, em Palmas.
Na partida de ida, o Tocantins havia vencido, por 1 a 0, mesmo jogando fora de casa, em Gurupi. Por conta deste resultado, o time jogou com o regulamento “embaixo do braço” e segurou o empate. Este foi o primeiro título da história do Tocantins, que foi fundado em 10 de outubro de 1999. O maior campeão do Estado continua sendo o Palmas, que tem cinco conquistas e era o atual campeão.
Confira a galeria dos campeões:
Palmas 5 (2000, 2001, 2003, 2004 e 2007)
Tocantinópolis 2 (1993 e 2002)
Gurupi 2 (1996 e 1997)
Tocantins 1 (2008)
Araguaína 1 (2006)
Interporto 1 (1999)
Intercap 1 (1995)
Alvorada 1 (1998)
Colinas 1 (2005)
União Araguainense 1 (1994)
Futebol Interior
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
O Águia não soube usar o fator casa e o Remo está muito próximo de conquistar o Campeonato Paraense de 2008. Na noite desta quinta-feira, os dois times fizeram a primeira partida da final, em Marabá, e não saíram de um empate, por 1 a 1.
Agora, o Remo só precisa fazer a lição de casa, no domingo, diante de sua torcida, no Mangueirão, para levantar o caneco. Ao Águia, resta surpreender e vencer os favoritos fora de casa. Em caso de novo empate, decisão por pênaltis.
Os dois gols da partida saíram de bola parada. No primeiro tempo, o Remo, que eliminou o rival Paysandu na semifinal, abriu o placar com Marlon, em cobrança de falta. O Águia só reagiu no início da etapa final. Marclésio converteu pênalti e deixou tudo igual, evitando um resultado ainda pior para os donos da casa.
Futebol Interior
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
Até o início do treino de ontem, a volta do goleiro Viáfara em lugar de Ney era a única mudança prevista no Vitória para enfrentar o Goiás, no próximo sábado, no Estádio Manoel Barradas.
Após o treinamento no CT da Toca do Leão, uma dúvida foi instaurada na cabeça do treinador Vagner Mancini, que admite promover o retorno do maranhense Jackson ao meio-campo Rubro-negro.
No coletivo em que os titulares venceram os reservas por 3 a 1, com gols de Marco Aurélio, Ramon Menezes e Marco Antônio – Nadson descontou para o time B -, Mancini testou Jackson em lugar de Marquinhos, que saiu do treinamento após uma queda por cima do ombro direito e está sob observação do departamento médico.
O meia Jackson aproveitou para desmentir rumores de que estaria deixando o Vitória. Especulado pela Ponte Preta, o jogador negou qualquer tipo de negociação com o clube paulista. “Não fui procurado por ninguém. Só saio do Vitória se o clube não me quiser mais”, declarou o jogador.
Recuperado da contusão que o tirou dos três últimos jogos do Vitória no Campeonato Brasileiro, Jackson se diz pronto para voltar ao time. “É só o treinador optar por mim”, resume.
Futebol Nordeste
Categoria Série A
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
‘Por que não perguntam a quem jogou?’, diz atacante aos repórteres no desembarque
O atacante Dodô mostrou um pouco de irritação no desembarque do Fluminense nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Cercado por jornalistas que perguntavam sobre a derrota por 4 a 2 para a LDU no jogo de ida da decisão da Libertadores, ele foi ríspido.
– Por que vocês não perguntam para quem jogou? – disse.
Dodô segue na reserva do Tricolor, apesar das seguidas más atuações de Washington, considerado um dos piores do time no jogo de Quito.
Depois, Dodô liderou o discurso otimista para o segundo jogo, na próxima quarta-feira, no Maracanã.
– Tem que levantar a cabeça, não acabou ainda, faltam 90 minutos. A gente conseguiu fazer um gol importante lá. Temos que treinar bastante esta semana, colocar a cabeça no lugar e ir com tudo no último jogo – afirma Dodô (assista ao vídeo acima).
No treino tricolor deve constar uma forma de anular o ponto forte da equipe adversária: os escanteios cobrados de forma fechada, jogada que originou dois dos quatro gols equatorianos na primeira partida da decisão.
– A nossa equipe está consciente do que erramos em Quito. Principalmente, na bola parada. Temos mais 90 minutos no Maracanã, onde nossa equipe é fortíssima. Tenho certeza de que nosso sonho pode ser concretizado – diz o lateral Junior Cesar.
Fonte: de Thiago Fernandes, do Globoesporte.com, com agências de notícias
Categoria Libertadores
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
A partida entre Moto e Bacabal que seria realizada esta noite, no Estádio Nhzoinho Santos foi adiada em função do temporal que caiu em São Luís até por volta de 19h. Todo o lado direito do campo de jogo ficou encharcado e o árbitro Edilson Santiago Cardoso achou melhor adiar a partida.
O jogo não será realizado amanhã porque Moto e Bacabal jogarão no domingo e se isso acontecesse não seria respeitado o intervalo de 48 horas. Os dirigentes das duas equipes aguardarão a Federação Maranhense de Futebol confirmar a nova data para realização da partida. A tendência é que a partida aconteça na próxima quarta-feira, mesma data da decisão da Libertadores entre Fluminense e LDU.
Categoria Bacabal • Campeonato Maranhense • Moto
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
O baixo rendimento do ‘badalado’ Piá no Sampaio começou a preocupar o técnico Celso Teixeira. No jogo contra o Moto, Piá foi substituido no intervalo. O time cresceu e jogou como a torcida Tricolor gosta.
No dia seguinte, Piá teve uma conversa isolada com Celso Teixeira. O treinador cobrou melhor rendimento do atleta. Para ele, Piá pode render muito mais. Essa é também a opinião dos torcedores que já começam a perder a paciência com o jogador.
Ontem na partida contra o São José, Piá foi substituído no 2º tempo pelo zagueiro Mimica. Durante a partida, o técnico Celso Teixeira fez questão de não esconder o seu descontentamento com o jogador e por várias vezes chegou a ameaçar tirá-lo de campo.
Se esta tivesse sido apenas a primeira apresentação do jogador diria que ainda seria cedo para dizer alguma coisa, mas o certo é que, pelos clubes que passou até agora Piá está ‘devendo’ ao torcedor Tricolor.
Outro jogador de quem se espera muito mais é o atacante Maurício Pantera. O ex-goleador do Santa Cruz, até pela idade não tem mais aquela ‘explosão’ que o tornara conhecido no futebol da região.
No início da semana quando anunciou com exclusividade ao BLOG o retorno do meia Paulo César, o técnico Celso Teixeira disse que estava à procura de mais um atacante e outro meia, além de PC. Era a confirmação de que os dois jogadores estão longe do que espera comissão técnica, dirigentes e a torcida Tricolor.
Categoria Campeonato Maranhense • Sampaio
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
O atacante Cosme deverá retornar aos treinamentos com bola no Moto já na próxima semana. Aí o técnico Edson Porto terá uma dor de cabeça a menos. O ataque do Moto anda mal e ainda não conseguiu ganhar a confiança da comissão técnica. Tanto é que o Moto se apressou em contratar Márcio Machado.
Cosme sofreu estiramento da coxa e passou aproximadamente 20 dias em recuperação no departamento médico. No início da semana, o atacante reiniciou os treinamentos físicos e agora voltará a treinar com bola. O retorno aos jogos deverá acontecer no dia 13 de julho, no clássico com o Moto.
Cosme é um jogador diferenciado. Sabe fazer gols como poucos no futebol maranhense, mas as últimas contusões vinham atrapalhando o seu rendimento. Agora 100% recuperado ele garante que ainda vai fazer o torcedor rubro-negro sorrir por muito tempo.
Categoria Campeonato Maranhense • Moto
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
A fraca campanha no primeiro turno do Campeonato Maranhense poderá derrubar o técnico Sandow Feques do São José. O time de Ribamar voltou a ser derrotado ontem e segue na última colocação. Se a competição terminasse hoje, o Peixe estaria rebaixado para a segunda divisão.
Sandow Feques dirigiu o São José na Taça Cidade de São Luís e a equipe foi a sensação da competição chegando a desbancar equipes como Moto e Maranhão que seque conseguiram chegar ao quadrangular decisivo.
O Peixe perdeu jogadores importantes como Washington que foi para o Sampaio, Kelson e Josivan para o Moto, entre outros. Mas conseguiu contratar o meia Válbson e ninguém mais, ninguém menos do que ‘Rei do Gatilho’, Jack Jones, mesmo assim o time não reagiu e venceu apenas uma partida contra o MAC.
Agora, a diretoria quer dar a volta por cima e iniciar uma reação no 2º turno. E o primeiro passo é a contratação de um novo técnico. Na mira estariam alguns nomes conhecidos, entre eles o de Arnaldo Lira que já dirigiu Maranhão, Moto e Sampaio.
Lira está em Fortaleza onde se recupera de uma cirurgia realizada no mês passado.
Categoria Campeonato Maranhense • São José
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
O atacante André Lima é o primeiro reforço do São Paulo para o segundo semestre. O atacante foi anunciado nesta quinta-feira, e seu contrato é de um ano, por empréstimo, junto ao Hertha Berlin, da Alemanha. O atacante será apresentado na próxima segunda-feira, mas só poderá atuar a partir do dia 3 de agosto, por conta da abertura da janela para negociações internacionais.
André vai suprir a lacuna deixada por Adriano, que voltou para o Internazionale (ITA). A posição no Tricolor era preocupante porque existe a possibilidade de Dagoberto, infeliz com a reserva no clube, ser negociado.
O atacante se destacou no futebol brasileiro atuando pelo Botafogo, onde marcou 12 gols no Brasileirão de 2007. Mesmo depois de trocar o clube carioca pelo Hertha, André Lima demorou a perder a condição de artilheiro da competição. Mas nesta temporada pelo Campeonato Alemão (Bundesliga), ele havia balançado as redes apenas duas vezes em 16 partidas.
Leia a reportagem de Joanna de Assis, do Globoesporte.com
Categoria Série A
Por Zeca Soares • quinta-feira, 26 de junho de 2008
Categoria Campeonato Maranhense • Sampaio • São José • Vídeos