Oscar: ‘Atitude de Iziane é deplorável’

0comentário

014660677-dp00.jpgMaior ídolo do basquete masculino brasileiro, Oscar não assitiu à partida que podia garantir a vaga olímpica à seleção feminina, nesta quinta-feira, contra a Bielorrússia. O ex-jogador soube pelo GLOBOESPORTE.COM da derrota do Brasil no Pré-Olímpico e ficou muito surpreso e chateado.

– Perdemos para Bielorrússia? Você tem certeza? Não acredito, meu Deus – reagiu espantado ao ser informado do resultado, 86 a 79 para as adversárias da equipe de Paulo Bassul.

Oscar está em Barra Bonita, município paulista, e não pôde assistir ao jogo. Em um misto de surpresa e chateação, o ex-jogador parece não considerar a hipótese de a seleção não ir a Pequim.

– Mas ainda temos chance, certo? Quais são as outras equipes que vamos enfrentar na repescagem, são fortes?

Recusa de Iziane em voltar à quadra também surpreende o ex-jogador
 
Ela se recusou a jogar? Isso virou bagunça.”

O que Oscar não sabia ainda é que, além da partida e da chance de garantir de imediato a vaga nas Olimpíadas, o Brasil perdeu também uma de suas principais jogadoras, a ala Iziane, por indisciplina da atleta, que se recusou a voltar ao jogo depois de ter sido substituída. Paulo Bassul, comandante da seleção, cortou a jogadora do restante da competição.

– Como é que é, ela se recusou a jogar? Parece que não aprendem, mesmo. Ela deveria ter aprendido com o exemplo do Nezinho, que fez o mesmo no masculino e nunca mais foi convocado. Isso virou bagunça.

Nezinho, citado por Oscar, também se recusou a entrar em uma partida em 2007, durante a fracassada campanha do masculino no Pré-Olímpico das Américas, em Las Vegas, no qual uma das vagas ficou com a equipe B da Argentina. Na ocasião, em partida contra o Uruguai valendo a classificação para a semifinal, o Brasil vencia por larga diferença e Nezinho disse “não ter visto necessidade de entrar”. O então comandante da equipe, Lula Ferreira, cortou o atleta. Seu sucessor, Moncho Monsalve, também deixou o armador de fora este ano.

A recusa de Iziane, porém aconteceu em uma situação diferente, já que a seleção tinha dificudades em quadra, e chegou a ficar boa parte do jogo atrás no marcador. A ala discutiu com Bassul e não voltou à quadra. Oscar, no entanto, não critica o desentendimento entre a atleta e o técnico.

– Discussão acontece sempre, de cabeça quente todo mundo é passível de errar. O que não pode, de forma nenhuma, é fazer o que ela fez. Qualquer briga é perdoável, não é perdoável é não querer jogar, isso sim é deplorável.

Por conta da postura de Iziane, Bassul declarou que ela está fora da equipe, que ainda disputa a repescagem do Pré-Olímpico de Madri. Oscar é bastante taxativo sobre o corte.

– Ele fez muito bem em cortar. Ela tem que ficar fora da seleção por um bom tempo e só voltar se pedir desculpas, e desculpas públicas – ressaltou.

Fora do Pré-Olímpico, a jogadora também não deve integrar o grupo em Pequim, em caso de conquista da vaga. Sobre isso, o Mão Santa prefere não opinar.

– Eu sou uma pessoa que perdoa se o outro se retrata, mas isso fica a cargo do Bassul e da comissão técnica, não posso falar. Mas de qualquer forma, o que não pode, se voltar, é repetir esse absurdo nunca mais.
Leia mais no Globoesporte.com

Sem comentário para "Oscar: ‘Atitude de Iziane é deplorável’"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: