Sport inclui o Nordeste no mapa de campeões

2comentários

014866071-dp00.jpg

Primeiro clube nordestino a conquistar um título brasileiro (o de 87, reconhecido pela CBF), o Sport pôs nesta quarta-feira o Nordeste no rol de campeões de mais uma competição nacional. O time pernambucano se torna o primeiro da região a ter a Copa do Brasil na lista de conquistas.

Até então, clubes do Sudeste e Sul dividiam os títulos da competição. Doze para times de São Paulo (cinco), Minas (quatro) e Rio (três). E sete para Rio Grande do Sul (seis) e Santa Catarina (um).

Antes da vitória do Leão pernambucano sobre o Corinthians por 2 a 0 nesta quarta, na Ilha do Retiro, o máximo que clubes nordestinos haviam conseguido na competição foram vice-campeonatos. Em duas oportunidades, equipes da região  chegaram à final, mas acabaram derrotadas.

Na primeira edição do torneio, em 1989, o próprio Sport se classificou para a decisão, após eliminar Fortaleza, Guarani, Vitória e Goiás. Mas acabou derrotado pelo Grêmio na final. No jogo de ida, na Ilha do Retiro, o Tricolor gaúcho segurou o 0 a 0. E no Olímpico, venceu por 2 a 1. O gol do título foi marcado pelo atacante Cuca, atual treinador do Santos.

Em 1994, o Ceará desclassificou Palmeiras e Internacional, mas também caiu diante do Grêmio na finalíssima (0 a 0 em Fortaleza e 1 a 0 em Porto Alegre, gol de Nildo).

Quatorze anos depois, um representante nordestino voltou à decisão. E dessa vez, a taça ficou na região. Depois de eliminar Imperatriz-MA e Brasiliense, o Sport passou por quatro clubes com títulos brasileiros no currículo (Palmeiras, Inter, Vasco e Corinthians).

Outro feito inédito obtido pelo tricampeão pernambucano: foi o primeiro time a conseguir o título após ter perdido o jogo de ida por dois gols de diferença.

Leia a reportagem de Marcelo Monteiro, do Globoesporte.com

2 comentários para "Sport inclui o Nordeste no mapa de campeões"


  1. genilson

    O “rubro-negro maranhense” em parte tem razão quando diz que a maior parte dos maranhenses prefere ficar em casa, diante da tv, assistindo aos jogos dos campeonatos carioca (!!) e paulista. Entretanto devo lembrá-lo de que, quando tínhamos times à altura de nossos adversários, nossos estádios viviam lotados. Nossos clássicos, entre Sampaio, Moto e Maranhão, onde havia jogadores como Zé Roberto, Beato, Messias, Gil Lima, Hélio, Alfredo, Zé Carlos, Batista, Elzo, Bacabal, Raimundinho, Caio, Hiltinho,entre outros, levavam facilmente 40, 50 mil torcedores ao castelão. O nível técnico do estadual era alto e nossas campanhas na Série B davam davam confiança aos torcedores. Faço essa rápida explanação para dizer ao amigo que a motivação do torcedor de ir ao estádio é, na realidade, reflexo da organização dos clubes. O pensamento dos nossos dirigentes ( e até de alguns torcedores !!) de que o torcedor é o responsável pelo declínio do nosso futebol não condiz com a realidade. Tudo é uma questão de CREDIBILIDADE. O primeiro passo seria moralizar a própria Federação Maranhense e estruturar nossos clubes. E, claro, isso leva tempo e é uma questão de perseverança e continuidade de trabalho a médio prazo. Deve ser feito uma verdadeira reestruturação do nosso futebol. Se alcançarmos essa “maioridade”, duvido que algum torcedor ainda fique em casa, assistindo jogos de outros campeonatos…

  2. rubro-negro maranhense

    QUERIA PARABENIZAR O SPORT CLUB DO RECIFE PELO INÉDITO TÍTULO E POR TER COLOCADO MAIS UMA VEZ O NORDESTE EM LUGAR DE DESTAQUE NO FUTEBOL NACIONAL. A TORCIDA TAMBÉM DEU UM SHOW. QUE SIRVA DE EXEMPLO PRA ESSES “MARANHENSES” QUE PREFEREM TORCER PARA TIMES DO RIO E DE SP. CULPAM APENAS OS DIRIGENTE PELO ESTADO DE QUASE MISÉRIA NO FUTEBOL DO MARANHÃO, MAS OS “MARANHENSES” TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS. ACOMODADOS, PREFEREM FICAR EM CASA ASSISTINDO JOGO NA TV.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: